Logomarca do periódico: Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Open-access Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Publication of: UNESP
Area: Health Sciences, Human Sciences
ISSN printed version: 1414-3283
ISSN online version: 1807-5762
Creative Common - by 4.0

Table of contents

Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Volume: 4, Issue: 6, Published: 2000

Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Volume: 4, Issue: 6, Published: 2000

Document list
Apresentação
God and the devil in the land of technology... Schraiber, Lilia B.
Ensaios
Patients and passengers Sant'Anna, Denise Bernuzzi de
Ensaios
Art, technique and the cultural industry Maia, Ari Fernando
Ensaios
A discussion of the role of technology in praxis Pereira Junior, Alfredo
Ensaios
An analysis of the transformations of medical technique: reflexions about a proposal Dalmaso, Ana Sílvia Whitaker
Artigos e Relatos
Healthcare policies in Brazil and regulatory strategies in an environment of technological changes Ribeiro, José Mendes Costa, Nilson do Rosário Silva, Pedro Luís Barros

Abstract in Portuguese:

O artigo discute as políticas regulatórias em curso que envolvem tanto o mercado expresso pelo setor de saúde suplementar como as relações entre a administração pública e os prestadores de serviço junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Aponta as especificidades do setor saúde frente às indústrias submetidas a novos regimes, como telecomunicações, setor elétrico e de petróleo, e a tendência a adoção de políticas reguladoras responsivas e mais pactuadas relacionadas ao SUS e à Saúde Suplementar.

Abstract in Spanish:

Este texto discute tales políticas en relación al mercado de las organizaciones proveedoras privadas y de los prestadores cuyos servicios adquieren las administraciones públicas locales. Apunta las singularidades del sector de salud por comparación a las industrias sometidas a los nuevos regiménes, como telecomunicaciones, electricidad y petróleo y se afirma la tendencia al uso de políticas reguladoras responsivas y concertadas junto a los sistemas públicos y privados.

Abstract in English:

This article examines regulatory policies currently in force, involving both the market for supplementary healthcare and the relations between the public administration, as well as the entities that provide services to SUS (the Unified Healthcare System). Discusses the specificities of the healthcare sector vis à vis those industries that are subject to new operating models, such as telecommunication, or the electrical and oil industries, and the trend toward more responsive and better adjusted regulatory policies as regards SUS and Supplementary Healthcare.
Artigos e Relatos
An Anatomy lesson Nova, João Luiz Leocadio da Bezerra Filho, José Joffily Bastos, Liana Albernaz de Melo

Abstract in Portuguese:

Na formação médica, diagnosticamos a falência do modelo pedagógico/assistencial que se revela, dentre outros sintomas, na ideologia de frieza e distanciamento que perpassa a prática médica. Este modelo de relação médico-paciente reproduziria a relação estudante-cadáver. Visando modificar tal ideologia, desenvolvemos, na UFRJ, em atividade interdisciplinar com a Anatomia, grupos de reflexão com os alunos do primeiro período da Faculdade de Medicina. A partir dos resultados, de dois anos dessa pesquisa, denominada "O cadáver e a formação médica", realizamos, com o apoio da Fundação José Bonifácio, um vídeo didático, "Lição de Anatomia", por meio de equipe multidisciplinar, incluindo professores e alunos do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, da Faculdade de Medicina da UFRJ e do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ (NUTES). Pretendemos que a utilização desse recurso audiovisual constitua mais uma ferramenta para a melhoria do ensino e da prática médica, introduzindo a discussão de questões éticas. A pesquisa e a realização do vídeo nos mostraram a possibilidade de se repensar e inovar o ensino universitário, o que foi, para todos nós, uma lição de convívio democrático.

Abstract in Spanish:

En la formación médica diagnosticamos la crisis del modelo pedagógico/asistencial que se revela, entre otros síntomas, en la ideología de frialdad y distanciamiento por la que atraviesa la práctica médica. Este modelo de relación médico-paciente reproduce la relación estudiante-cadáver. Apuntando a la modificación de tal ideología desarrollamos, en la Universidade Federal do Rio de Janeiro, como actividad transdisciplinaria conjuntamente al curso de Anatomía, grupos de reflexión con alumnos del primer periodo de la Faculdade de Medicina. A partir de los resultados desta experiencia llevada a cabo durante dos años, denominada "El cadáver y la formacción médica", realizamos con el apoyo de la Fundação José Bonifácio, un video didáctico: "Lección de Anatomía", de forma multidisciplinaria con profesores y alumnos del Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, de la Faculdade de medicina de la UFRJ y del Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ (NUTES). Pretendemos que la utilización de este recurso audiovisual se transforme en una herramienta más para enriquecer la enseñanza y la práctica médica introduciendo la discusión de cuestiones éticas. La investigación y la realización del video nos mostraron la posibilidad de repensar y de innovar la enseñanza universitaria transformándose para todos nosotros en una lección de convivencia democrática.

Abstract in English:

In medical education, we are currently witnessing the breakdown of both the teaching and the care models. There are many symptoms that reveal this phenomenon, including the ideology of coldness and the distance that pervades medical practice. This model of the patient-physician relationship reproduces the student-cadaver relation. With a view to modifying this ideology, we have developed an interdisciplinary activity at UFRJ (the Federal University of Rio de Janeiro), in conjunction with the Anatomy course, consisting of reflection groups with first year medical students. Based on the results attained over two years through this research project, called "The Cadaver and Medical Education", we produced a teaching video, "Anatomy Lesson", with the support of FUJB (José Bonifácio Foundation). This was the result of a multidisciplinary team effort, which included both teachers and students from the UFF Institute of Arts and Social Communication, the UFRJ Medical School and the NUTES (Educational Technology Center for Healthcare) of the UFRJ. It is our intention that this visual aid be used as a tool to help improve teaching and medical practice, by introducing a discussion of ethical issues. The research and process of producing the video revealed the possibility of rethinking and innovating in university education and proved to be, for all of us, a lesson on how to work together democratically.
Artigos e Relatos
Between functionality and playfulness: condoms in aids prevention campaigns Marinho, Mônica Benfica

Abstract in Portuguese:

Este trabalho parte da idéia da existência de impedimentos ao uso da camisinha. Abordou-se alguns desses impedimentos que são as significações marginais como a infidelidade e a promiscuidade que a camisinha encarna. Essas significações marginais foram analisadas em relação a um modelo de comportamento que rege a prática sexual e a reprodução humana - a monogamia. Enfatizou-se que as campanhas, que têm como tema o estímulo ao uso da camisinha, podem alcançar uma maior eficácia ao diluírem a imagem "negativa" emanada dessas significações, associando, por exemplo, a camisinha a prazer e segurança, por meio de spots lúdicos e descontraídos

Abstract in Spanish:

Este trabajo parte de la idea de la existencia de obstáculos al uso del condón. Se abordaron algunos de esos obstáculos que son las significaciones marginales como la infidelidad y la promiscuidad que el condón representa. Esas significaciones marginales fueron analizadas en relación a un modelo de comportamiento que guía la práctica sexual y la reproducción humana: la monogamia. Se enfatizó que las campañas, que tienen como tema el estímulo al uso del condón, podrían tener más eficacia si borrasen la imagen "negativa" surgida de esas significaciones, asociando, por ejemplo, el condón a placer y seguridad, mediante spots lúdicos y desembarazados.

Abstract in English:

The starting point for this study is the idea that there are obstacles to the use of condoms. It discusses some of these impediments, namely, the parallel meaning of condoms as something associated with infidelity and promiscuity. These interpretations were analyzed relative to the behavioral model that governs sexual practice and human reproduction, i.e., monogamy. This paper emphasizes that campaigns designed to encourage the use of condoms may be more effective if they dilute the "negative" image connected with these meanings, by associating condoms, for instance, with pleasure and safety, through playful and relaxed advertising.
Debates
Um ensaio sobre o médico e suas valises tecnológicas: contribuições para compreender as reestruturações produtivas do setor saúde Merhy, Emerson Elias
Debates
Cuidado: tecnologia ou sabedoria prática Ayres, José Ricardo de C. M.
Debates
A microrregulação médica Ribeiro, José Mendes
Debates
Trabalho médico e gestão de Saúde Rocha, Juan S. Yazlle
Entrevista
Novas tecnologias e sociedade pedagógica Serres, Michel
Livros
Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora Assis, Jesus de Paula
Livros
Cibercultura Foresti, Miriam Celí P. P.
Teses
Equipe multiprofissional de saúde: a interface entre trabalho e interação Peduzzi, Marina
Teses
O significado da prática profissional e do ensino em Unidade Básica de Saúde: um estudo de cultura organizacional no Centro de Saúde-Escola Barra Funda Silveira, Cássio
Teses
Currículo paralelo em medicina: o caso da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco Valença, Otávio Augusto de Andrade
Notas Breves
Seminário internacional: uma tribuna para a ciência na América Latina Leite, Denise
Notas Breves
Qual o ensino médico eficaz? Os "quase doutores" do Espírito Santo dão sua opinião Silva, Ana Gláucea Quarto Demoner, Carlos Carnelli Silva Segall Junior, Carlos Henrique Pagotto, Daví Dias Ferreira, Sabrina Tiradentes
Notas Breves
Processo de municipalização: uma avaliação do nível de informação dos profissionais de saúde das Unidades Básicas da região oeste do município de Londrina - Paraná Lopes, Maria Lúcia da Silva Melo, Vânia de Oliveira Chiaratto, Rosieli Alves Cordoni Júnior, Luiz Gonini, Cristiane de Andrade Janene

Universidad y Ciencia en América Latina Zuñiga Quintanilla, Ubaldo
Espaço Aberto
Tecnologia, aids e ética em pesquisa Scheffer, Mário
Espaço Aberto
Método clínico e paradigmas da ciência Maia, José A.
Espaço Aberto
Jornalismo, saúde e cidadania Kucinski, Bernardo
Espaço Aberto
Intencionalidade, jornalismo opinativo e leitura Ferreira, Luiz Antonio
Criação
Vivido sobre a areia Sequeira, Rosane Preciosa
location_on
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error