Acessibilidade / Reportar erro
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Volume: 22, Número: 66, Publicado: 2018
  • Competência tecnológica crítica em Saúde Editorial

    Almeida-Filho, Naomar de
  • Itinerários terapêuticos, cuidados e atendimento na construção de ideias sobre maternidade e infância no contexto da Zika Dossiê: Zika Vírus: Uma Epidemia Em/e Seu Mundo Social

    Scott, Russell Parry; Lira, Luciana Campelo de; Matos, Silvana Sobreira de; Souza, Fernanda Meira; Silva, Ana Claudia Rodrigues; Quadros, Marion Teodósio de

    Resumo em Português:

    Com pesquisa de campo etnográfico, seguimos itinerários terapêuticos de cuidadoras de filhos com Síndrome Congênita do Zika para compreender como diferentes contextos (descoberta, casa, unidades de saúde, assistência social, associações) contribuem para formar noções sobre maternidade e infância. O conceito de “conjunturas vitais” em ritos de passagem geracionais singulariza experiências que levam a estabilizações e/ou caminhos invertidos na passagem entre etapas. A construção prática e simbólica de maternidade e infância oscila entre uma multiplicidade de significados marcados pela obrigatoriedade de mulheres se empenharem na tarefa de cuidar, vivendo sofrimento e sacralização do cuidado, numa realidade cotidiana que amarra suas vidas a buscas de explicações causais e respostas terapêuticas diversas sem mudanças geracionais marcadas. Quem trilha esses itinerários terapêuticos constrói uma imagem multifacetada de si mesma em relação, direta ou indiretamente, à maternidade, à infância e à filiação biológica e social.

    Resumo em Espanhol:

    Con investigación de campo etnográfico seguimos itinerarios terapéuticos de cuidadoras de hijos con Síndrome congénito del zika para comprender cómo diferentes contextos (descubrimiento, casa, unidades de salud, asistencia social, asociaciones) contribuyen para formar nociones sobre maternidad e infancia. El concepto de “coyunturas vitales” en ritos de pasaje generacionales singulariza experiencias que llevan a estabilizaciones y/o caminos invertidos en el paso entre etapas. La construcción práctica y simbólica de maternidad e infancia oscila entre una multiplicidad de significados marcados por la obligatoriedad de que las mujeres se empeñen en la tarea de cuidar, viviendo el sufrimiento y la sacralización del cuidado, en una realidad cotidiana que amarra sus vidas a búsquedas de explicaciones causales y respuestas terapéuticas diversas sin cambios generacionales marcados. Quien recorre estos itinerarios terapéuticos construye una imagen multi-facetada de sí misma en relación, directa o indirectamente, a la maternidad, a la infancia y a la filiación biológica y social.

    Resumo em Inglês:

    Based on an ethnographic field research, we followed the therapeutic paths of caregivers of children with the Zika congenital syndrome in order to understand the way different contexts (discovery, household, health units, social work, associations) contribute to creating notions about maternity and childhood. The concept of “vital conjunctures” in generational rites of passage singularizes experiences that lead to stabilization and/or inverted paths in the passage between stages. The practical and symbolic construction of maternity and childhood oscillates among a multiplicity of meanings marked by the obligatoriness of women to strive in the task of caring and experiencing suffering and care sacralization, in a daily reality that ties their lives to searches for causal explanations and diverse therapeutic answers without marked generational changes. Those who take these therapeutic paths build a multifaceted image of themselves in a direct or indirect relationship to maternity, childhood and their social and biological affiliation.
  • Cuidado nos tempos de Zika: notas da pós-epidemia em Salvador (Bahia), Brasil Dossiê: Zika Vírus: Uma Epidemia Em/e Seu Mundo Social

    Williamson, K. Eliza

    Resumo em Português:

    Este artigo traz uma reflexão sobre a pós-epidemia do vírus Zika por meio das narrativas de mães de crianças nascidas com más-formações neurológicas associadas ao vírus na Bahia. A partir de 11 entrevistas semiestruturadas com mães e pais cujos filhos fazem atendimento em um centro de referência estadual em reabilitação e em diálogo com teorizações contemporâneas de tempo e deficiência na antropologia cultural, propõe-se uma abordagem à temporalidade do Zika vírus e aos seus efeitos. São destacadas três falas, demostrando como a condição imprevisível dos filhos, junto com as precariedades que já vivenciam, fazem com que o futuro seja algo quase impossível de imaginar. Destaca-se que, diante de tamanha incerteza, as mães criam formas alternativas de pensar sobre, interagir com e valorizar a criança nos seus próprios termos. Sugere-se que a esperança pode incluir, paradoxalmente, “não esperar nada”.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una reflexión sobre la post-epidemia del virus del Zika por medio de las narraciones de madres de niños nacidos con malformaciones neurológicas asociadas al virus en Bahia. A partir de once entrevistas semi-estructuradas con madres y padres cuyos hijos reciben atención en un centro de referencia del estado en rehabilitación y en diálogo con teorizaciones contemporáneas de tiempo y deficiencia en la antropología cultural, se propone un abordaje a la temporalidad del Zika y a sus efectos. Se destacan tres diálogos, demostrando cómo la condición imprevisible de los hijos, juntamente con las precariedades que ya viven, hacen que el futuro sea algo casi imposible de imaginar. Se subraya que, ante tanta incertidumbre, las madres crean formas alternativas de pensar sobre el niño e a interactuar con él en sus propios términos. Se sugiere que la esperanza puede incluir paradójicamente el “no esperar nada”.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a reflection on the “afterlife” of the Zika virus epidemic, drawing on the narratives of mothers of children born with neurological malformations associated with the virus in Bahia. Based on eleven semi-structured interviews with mothers and fathers whose children are attended in a state rehabilitation center, and in dialogue with contemporary theorizations of time and disability in cultural anthropology, it proposes an approach to the temporality of Zika and its effects. Three narratives are highlighted, showing how their children’s unpredictable condition, together with the precarities they already experience, make the future almost impossible to imagine. In the face of so much uncertainty, mothers create alternative forms of thinking about, interacting with, and appreciating the child in her or his own terms. This article suggests that hope may include, paradoxically, “expecting nothing”.
  • Zika, protagonismo feminino e cuidado: ensaiando zonas de contato Dossiê: Zika Vírus: Uma Epidemia Em/e Seu Mundo Social

    Moreira, Martha Cristina Nunes; Mendes, Corina Helena Figueira; Nascimento, Marcos

    Resumo em Português:

    Neste ensaio iluminamos temas lançados ao debate pós-epidemia de Zika Vírus (ZIKAV) na vida de mulheres e crianças. Analisamos 23 artigos, publicados entre 2016 e 2017, selecionados em periódicos brasileiros, no campo das Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Há um discurso mestiço de reivindicação por direitos – grandes narrativas de apelo social e explicação pelas forças sociais de um Estado negligente – associado a pequenas narrativas de cuidado de um filho com deficiência. Provisoriamente, concluímos que a zona de contato se dá pelo movimento de resgate das pequenas narrativas na tradução das iniquidades produzidas pelo Estado na vida das pessoas comuns.

    Resumo em Espanhol:

    En este ensayo iluminamos temas abiertos al debate post-epidemia de Zika vírus (ZIKAV)en la vida de mujeres y niños. Analizamos 23 artículos, publicados entre 2016 y 2017, seleccionados en periódicos brasileños, en el campo de las ciencias sociales y humanas en salud. Hay un discurso mestizo de reivindicación de derechos, grandes narrativas de atractivo social y explicación por las fuerzas sociales de un estado negligente, asociado a pequeñas narrativas de cuidado de un hijo con discapacidad. Provisionalmente, concluimos que la zona de contacto se realiza por el movimiento de rescate de las pequeñas narrativas en la traducción de las inequidades producidas por el Estado en la vida de las personas comunes.

    Resumo em Inglês:

    In this essay, we dialogue with themes launched in the post-epidemic debate of Zika Vírus (ZIKAV), on the lives of women and children. We analyzed 23 Brazilian papers published between 2016 and 2017, selected in Brazilian journals, in the fields of Social and Human Sciences. There is a mixed speech of claiming for rights - grand narratives of social appeal and explanation by the social forces of a negligent State – associated with minor narratives of caring for a disabled child. We tentatively conclude that the contact zone is the movement of retrieval of the minor narratives in the translation of the iniquities produced by the State in the life of ordinary people.
  • “Eu não esperava por isso. Foi um susto”: conceber, gestar e parir em tempos de Zika à luz das mulheres de Recife, PE, Brasil Dossiê: Zika Vírus: Uma Epidemia Em/e Seu Mundo Social

    Carneiro, Rosamaria; Fleischer, Soraya Resende

    Resumo em Português:

    Este artigo discute concepções de concepção, gestação e parto logo após o “boom” da epidemia de Zika no Brasil, a partir das narrativas de mulheres mães de bebês com microcefalia. Os seus filhos foram concebidos e gestados em um contexto sui generis, bastante caótico e inseguro, por conta do desconhecimento da raiz da deficiência, nas ruas de Recife e em bairros de camadas populares. A maioria nasceu em hospitais públicos da capital pernambucana. Dessa forma, procurando compreender tais experiências da vida sexual e reprodutiva dessas mulheres, com elas estivemos em 2016 e, depois, em 2017, por meio da observação diária de seu cotidiano e relações sociais, mas, nesse caso, a partir da memória de suas gestações e partos. Trata-se de mais uma particularidade, da vida sexual e reprodutiva das mulheres brasileiras, a ser pensada, por isso aqui recuperamos suas ideais e suas práticas, cotejando-as a outras, um pouco mais amplas, sobre o assunto.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo discute nociones de concepción, gestación y parto inmediatamente después del “boom” de la epidemia de Zika en Brasil, a partir de las narrativas de mujeres madres de bebés con microcefalia. Sus hijos fueron concebidos y gestados en un contexto sui generis, bastante caótico e inseguro, debido al desconocimiento de la raíz de la discapacidad, en las calles de Recife y en barrios de capas populares. La mayoría nació en hospitales públicos de la capital del estado de Pernambuco. De esa forma, buscando comprender tales experiencias de la vida sexual y reproductiva de esas mujeres, estuvimos con ellas en 2016 y después en 2017, por medio de la observación diaria de su cotidiano y relaciones sociales, pero, en ese caso, a partir de la memoria de sus gestaciones y partos. Se trata de una particularidad más de la vida sexual y reproductiva de las mujeres brasileñas que debe ser pensada y por eso aquí recuperamos sus ideas y prácticas comparándolas con otras, un poco más amplias, sobre la cuestión.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses conceptions of conception, gestation and childbirth shortly after the boom of the Zika epidemic in Brazil, from the narratives of female mothers of babies with microcephaly. His children were conceived and gestated in a sui generis context, quite chaotic and insecure, due to the deconditioning of the deficit, the roads of Recife and the neighborhoods of popular litters. Most were born in public hospitals in the state capital of Pernambuco. This way, trying to comprehend these sexual and reproductive experiences of these women, with her we were in 2016 and then in 2017, in this case, from the memory of your gestations and births. Try to be more of the particularity of sexual and reproductive life of Brazilian women, to be thought, for this reason we recover their ideals and practices, comparing them to others, a little wider, on the subject.
  • O conceito de medicalização em Michel Foucault na década de 1970 Artigos

    Zorzanelli, Rafaela Teixeira; Cruz, Murilo Galvão Amancio

    Resumo em Português:

    Este artigo visa situar o conceito de medicalização na obra de Michel Foucault para pensar sua utilidade teórica na análise deste fenômeno. Partimos da hipótese de que a medicalização envolve dois sentidos para o autor: um relacionado à medicina como prática social que passa do Estado à população; e outro relacionado ao fenômeno da medicalização indefinida, ou seja, da impossibilidade de se produzirem práticas corporais fora do alcance da medicina. Em seguida, trataremos da medicalização inserida no campo do biopoder contemporâneo, que tem uma nova configuração a partir da emergência da noção de risco e das novas biotecnologias. Por fim, apresentaremos a posição do filósofo frente aos seus contemporâneos, a fim de situá-lo historicamente e mostrar como sua teoria se aproxima e se distancia do debate em torno da medicalização nos anos de 1970.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es situar el concepto de medicalización en la obra de Michel Foucault para pensar su utilidad teórica en el análisis de este fenómeno. Partimos de la hipótesis de que la medicalización envuelve dos sentidos para el autor: uno relacionado con la medicina como práctica social que pasa del Estado a la población y otro relacionado con el fenómeno de la medicalización indefinida, es decir, de la imposibilidad de que se produzcan prácticas corporales fuera del alcance de la medicina. A continuación, trataremos de la medicalización inserida en el campo del biopoder contemporáneo, que tiene una nueva configuración a partir de la emergencia de la noción de riesgo y de las nuevas biotecnologías. Finalmente, presentaremos la posición del filósofo ante sus contemporáneos con la finalidad de situarlo históricamente y mostrar como su teoría se aproxima y se distancia del debate alrededor de la medicalización en la década de 1970.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to describe the concept of medicalization in the work of Michel Foucault and to consider its theoretical usefulness in analyzing the phenomenon. The study is based on the hypothesis that medicalization involves two meanings according to Foucault: the first related to medicine as a social practice doled out by the State to the population; and the other related to the undefined phenomenon of medicalization, i.e., the impossibility of producing practices involving the body outside of the reach of medicine. Next, medicalization is inserted in the field of contemporary biopower, which presents a new configuration based on the emergence of the notion of risk and new biotechnologies. Last, we compare the philosopher’s position with that of his contemporaries, in order to historically situate him and compare and contrast his theory with the debate about medicalization in the 1970s.
  • Princípios e valores implicados na prática da sedação paliativa e a eutanásia Artigos

    Eich, Melisse; Verdi, Marta Inez Machado; Finkler, Mirelle; Martins, Pedro Paulo Scremin

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou compreender os sentidos atribuídos, pelos profissionais de saúde, à prática da sedação paliativa no processo de morrer, as relações desta prática com a eutanásia, bem como os valores considerados importantes e que subsidiam a equipe de cuidados paliativos na tomada de decisão. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, baseada na hermenêutica dialética. Os resultados indicam que os sentidos atribuídos pelos profissionais entrevistados acompanham o desenvolvimento científico, os quais têm buscado esclarecer os fatos clínicos de cada processo de tomada de decisão e os valores implicados, seguindo a evolução da reflexão ética sobre a prática da sedação paliativa e eutanásia. No âmbito da reflexão ética, os princípios não são vistos como absolutos, pois, ao considerarem os valores, os profissionais analisam as circunstâncias e as consequências que permeiam as decisões.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue entender los sentidos atribuidos por los profesionales de salud a la práctica de la sedación paliativa en el proceso de muerte, las relaciones de esta práctica con la eutanasia, así como los valores considerados importante y que sirven de subsidio al equipo de cuidados paliativos en la toma de decisión. Se trata de una encuesta exploratoria y descriptiva de abordaje cualitativo, con base en la hermenéutica dialéctica. Los resultados indican que los sentidos atribuidos por los profesionales entrevistados acompañan el desarrollo científico, los cuales han buscado aclarar los hechos clínicos de cada proceso de toma de decisión y los valores implicados, siguiendo la evolución de la reflexión ética sobre la práctica de la sedación paliativa y la eutanasia. En el ámbito de la reflexión ética, los principios no son vistos como absolutos, puesto que, al considerar los valores, los profesionales analizan las circunstancias y las consecuencias presentes en las decisiones.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to investigate the meaning attributed by healthcare professionals to the practice of palliative sedation in the dying process, the relationship of this practice with euthanasia, and the values considered important and that ground decision making by palliative care teams. This is an exploratory and descriptive qualitative study, based on dialectical hermeneutics. The results show that the meanings attributed by the interviewed professionals were in line with scientific development. They reported that they sought to clarify the clinical facts involved in each decision-making process and the implicated values according to the evolution of ethical reflections regarding the practice of palliative sedation and euthanasia. Within the scope of ethical reflection, principles are not considered absolute, because, when considering as values, professionals analyzed the specific circumstances and the consequences involving their decisions.
  • O tratamento da dependência na perspectiva das pessoas que fazem uso de crack Artigos

    Almeida, Renata Barreto Fernandes de; Santos, Naíde Teodósio Valois; Brito, Ana Maria de; Silva, Keila Silene de Brito e; Nappo, Solange Aparecida

    Resumo em Português:

    O artigo pretende compreender, a partir da fala dos usuários, quais os aspectos fundamentais para o sucesso no tratamento da dependência do crack. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, onde foram entrevistadas 39 pessoas que fazem uso de crack, atendidas num programa de proteção social para usuários de drogas. Para a compreensão das narrativas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, com referencial teórico baseado em Bardin. Foram mencionados, como importantes aspectos, realizar tratamento voluntário e espiritualidade, categorias que podemos agrupar como aspectos individuais; como, também, ampliação do cardápio de atividades, oferta de espaço protegido da droga e qualificação profissional com inclusão socioprodutiva, como aspectos institucionais. Essas demandas precisam ser consideradas para um melhor entendimento das necessidades para o sucesso no tratamento, assim como serem contempladas pelas políticas públicas voltadas para o problema.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo pretende comprender, a partir de las palabras de los usuarios, cuáles son los aspectos fundamentales para el éxito en el tratamiento de la dependencia del crack. Se trata de un estudio descriptivo, con abordaje cualitativo, en donde fueron entrevistadas 39 personas que utilizan crack, atendidas en un programa de protección social para usuarios de drogas. Para la comprensión de las narrativas se utilizó la técnica de análisis de contenido con referencial teórico basado en Bardin. Se mencionaron como aspectos importantes la realización de tratamiento voluntario y la espiritualidad, categorías que podemos agrupar como aspectos individuales, como también la ampliación del menú de actividad, oferta de espacio protegido de la droga y calificación profesional con inclusión socio-productiva, como aspectos institucionales. Esas demandas deben considerarse para un mejor entendimiento de las necesidades para el éxito en el tratamiento, así como su inclusión por las políticas públicas enfocadas en el problema.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to understand the essential aspects for a successful treatment for crack dependency, based on the speech of users. This is a descriptive study, using a qualitative approach. Interviews were conducted with 39 crack users who were assisted in a social protection program for drug users. In order to understand the narratives, the content analysis technique was used and the theoretical framework was based on Bardin. Aspects that were mentioned as important were undergoing voluntary treatment and spirituality, categories that can be grouped as individual aspects, as well as increasing the list of activities, supply of settings protected from drugs and professional qualification with socio-productive inclusion, as institutional aspects. These demands must be considered for a better understanding of what is needed for a successful treatment, and contemplated by public policies targeted at this issue.
  • “Minha filha devolveu minha vida”:uma cartografia da Rede Cegonha Artigos

    Carvalho, Maria Raquel Rodrigues; Jorge, Maria Salete Bessa; Franco, Túlio Batista

    Resumo em Português:

    O estudo analisou o protagonismo do cuidado nas redes de saúde junto dos trabalhadores em uma capital do nordeste brasileiro, por meio dos entrelaces da Rede Cegonha, da Rede de Atenção Psicossocial e das Redes Vivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e cartográfica sobre a experiência de uma gestante que utilizava drogas, abrangendo a participação de trabalhadores de saúde do território estudado, envolvidos no processo de cuidado. Os instrumentos e as técnicas de análises utilizados neste trabalho foram: oficinas, entrevista em profundidade, diário de campo, observação e fluxograma analisador. Dos resultados alcançados emergiram a fragilidade das redes formais para o cuidado integral dos seus usuários e a potência das redes vivas como espaços eficientes de cuidado. O estudo apresenta uma nova perspectiva de pensar as redes, os seus acessos e os seus fluxos.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio analizó el protagonismo del cuidado en las redes de salud con los trabajadores en una capital del nordeste brasileño, por medio de dos entrelazamientos de la Red Cigüeña, de la Red de Atención Psicosocial y de las Redes Vivas. Se trata de una encuesta cualitativa y cartográfica sobre la experiencia de una embarazada que utilizaba drogas, incluyendo la participación de trabajadores de salud del territorio estudiado, envueltos en el proceso de cuidado. Los instrumentos y técnicas de análisis utilizados en este trabajo fueron: talleres, entrevista en profundidad, diario de campo, observación y diagrama de flujo analizados. Entre los resultados alcanzados, surgieron la fragilidad de las redes formales para el cuidado integral de sus usuarios y la potencia de las redes vivas como espacios eficientes de cuidado. El estudio presenta una nueva perspectiva para pensar las redes, sus accesos y sus flujos.

    Resumo em Inglês:

    The present study analyzed the protagonist role of health workers in healthcare systems in a capital city of Northeastern Brazil, through the coordinated work of the Rede Cegonha (“Stork Network”), Psychosocial Care Networks, and Redes Vivas (“Living Networks”). This was a qualitative and cartographic study about the experience of a pregnant woman who used drugs, and the participation of health workers in the studied territory, who were involved in her care process. Data collection and analysis was carried out using workshops, in-depth interviews, field diary, observation, and flow charts. The results showed the frailty of formal networks in providing comprehensive care to its users and the power of living networks as efficient spaces of care. The study presents a new perspective for thinking networks, and their access points and work flow.
  • Hormônios sexuais, moralidades de gênero e contracepção de emergência no Brasil Artigos

    Brandão, Elaine Reis

    Resumo em Português:

    Propõe-se discutir juízos sociais distintos sobre o crescente uso de hormônios sexuais, para fins contraceptivos ou não, prática cada vez mais abrangente no contexto internacional e no Brasil. Há uma expansão vertiginosa de indicações clínicas para uso de hormônios sexuais em diferentes circunstâncias da vida (como envelhecimento, embelezamento, melhoria de performance sexual e física), sendo tais inovações tecnológicas propagadas com entusiasmo pela mídia. Paradoxalmente, convive-se com certa reserva ao uso da contracepção de emergência pelas jovens mulheres. A despeito da popularização do conhecimento científico sobre hormônios sexuais como fontes de aprimoramento humano, a difusão e uso da contracepção de emergência, aprovados há vinte anos no Brasil, com indicações clínicas precisas, continuam marginais e sofrendo restrições, em um país no qual o aborto segue interditado às mulheres. A hipótese considera uma perspectiva de gênero que subjuga o exercício da sexualidade feminina a determinados padrões morais vigentes.

    Resumo em Espanhol:

    Se propone discutir juicios sociales distintos sobre le creciente uso de hormonas sexuales, para fines contraceptivos o no, práctica cada vez más incluyente en el contexto internacional y en Brasil. Hay una expansión vertiginosa de indicaciones clínicas para la utilización de hormonas sexuales en diferentes circunstancias de la vida (tales como envejecimiento, embellecimiento, mejora del desempeño sexual y físico), siendo tales innovaciones tecnológicas propagadas con entusiasmo por los medios. Paradojalmente, se convive con cierta reserva al uso de la contracepción de emergencia por parte de las mujeres jóvenes. A pesar de popularización del conocimiento científico sobre hormonas sexuales como fuentes de perfeccionamiento humano, la difusión y el uso de la contracepción de emergencia, aprobados desde hace veinte años en Brasil, con indicaciones clínicas precisas, continúan marginalizados y sufriendo restricciones en un país en el cual el aborto sigue siendo prohibido para las mujeres. La hipótesis considera una perspectiva de género que subyuga el ejercicio de la sexualidad femenina a determinados estándares morales vigentes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study is to discuss different social judgments about the growing use of sex hormones, a practice that is increasingly common in Brazil and worldwide. There has been a rapid expansion of clinical indications for the use of sex hormones in different circumstances, such as aging, beauty purposes and improvement of physical and sexual performance. These technological innovations are disseminated by the media enthusiastically. Paradoxically, there is some reserve regarding the use of emergency contraception by young women. Despite the popularization of scientific knowledge of sex hormones as a tool to improve some physical human aspects, the diffusion and use of emergency contraception, which was approved twenty years ago with precise clinical indications, remain marginal and restricted, in a country where abortion is still unavailable to women. The study hypothesis considers a gender perspective that subjugates the exercise of women's sexuality to specific prevailing standards.
  • Vivências de usuárias lésbicas sobre o processo de atenção perinatal na região metropolitana do Chile em 2016 Artículos

    Videla, Camila Fuenzalida; Muñoz, Andrea Velásquez

    Resumo em Português:

    O objetivo do trabalho foi percorrer as vivências da atenção perinatal, de usuárias lésbicas na região metropolitana do Chile em 2016. Trata-se de estudo transversal de exploração com abordagem fenomenológica, utilizando a amostragem em bola de neve. Foram realizadas entrevistas em profundidade, com análise de conteúdo. Foram observadas vivências favoráveis das usuárias lésbicas acerca de seus processos de gestação, parto e puerpério, e um tratamento inclusivo e sem discriminação dos prestadores de saúde. Existe uma geral aceitação dos profissionais da saúde em relação às famílias homossexuais e à visibilidade da homossexualidade. O empoderamento e a autoestima das usuárias entrevistadas é um elemento que favorece o relacionamento médico-paciente. Porém, as alternativas para alcançar a maternidade não são acessíveis para toda a população, devido ao alto custo que elas têm.

    Resumo em Espanhol:

    El objectivo de la investigación fue explorar las vivencias de la atención perinatal de usuarias lesbianas en la Región Metropolitana, Chile en 2016. Se trata de un estudio transversal exploratorio con enfoque fenomenológico, usando la estrategia muestral bola de nieve. Fueron realizadas entrevistas en profundidad con análisis de contenido. Se han experimentado vivencias favorables de las usuarias lesbianas sobre su proceso de gestación, parto y puerperio y un trato inclusivo y antidiscriminatorio de los proveedores de salud. Hay una aceptación generalizada de los profesionales de salud hacia las familias homoparentales y a la visibilización de la homosexualidad. El empoderamiento y la autoestima de las usuarias entrevistadas es un elemento que favorece la relación médico-paciente. Sin embargo, las alternativas para acceder a la maternidad no se encuentran asequibles para toda la población debido al alto costo que poseen.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed to explore the experiences of perinatal care of lesbian users in the metropolitan area of Chile in 2016. It was a cross-sectional and phenomenological study with snowball sampling. In-depth interviews were carried out and the reports were interpreted using the content analysis technique. The interviews revealed positive experiences by lesbian users during their pregnancy, childbirth and postpartum periods, and an inclusive treatment, with no prejudice by healthcare providers. There is a broad acceptance by healthcare professionals of homosexual families and the visibility of homosexuality. The empowerment and self-esteem exhibited by the interviewed users favor the doctor-patient relationship. However, the alternatives to achieve motherhood are not available for the entire population because of their high cost.
  • Experiências de mulheres em situação de violência em busca de atenção no setor saúde e na rede intersetorial Artigos

    Soares, Joannie dos Santos Fachinelli; Lopes, Marta Julia Marques

    Resumo em Português:

    O estudo teve por objetivo analisar as experiências de mulheres em situação de violência em busca de atenção no setor da saúde e na rede intersetorial. Utilizou-se abordagem qualitativa. As participantes foram 14 mulheres atendidas em um Centro de Referência de Atendimento à Mulher em decorrência de situações de violência nas relações íntimas. Foram realizadas entrevistas em profundidade e pesquisa documental nos formulários de atendimentos. A análise de conteúdo constatou inadequação das práticas profissionais e da organização e estrutura de muitos serviços para acolher essas mulheres. Destaca-se a necessidade de estabelecer adequada articulação da rede intersetorial para tanto atender os aspectos práticos do enfrentamento da violência, tais como a atenção aos danos físicos e a garantia dos direitos e da segurança, quanto para oferecer apoio ao sofrimento decorrente.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue analizar las experiencias de mujeres en situación de violencia en búsqueda de atención en la salud y en la red intersectorial. Se utilizó un abordaje cualitativo. Las participantes fueron 14 mujeres atendidas en un Centro de Referencia de Atención a la Mujer debido a situaciones de violencia en las relaciones íntimas. Se realizaron entrevistas en profundidad e investigación documental en los formularios de atención. El análisis de contenido constató inadecuación de las prácticas profesionales y de la organización y estructura de muchos servicios para acoger a esas mujeres. Se destaca la necesidad de establecer una adecuada articulación de la red intersectorial para poder atender tanto los daños físicos y la garantía de los derechos y de la seguridad, como para ofrecer apoyo al sufrimiento consecuente.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to analyze the experiences of women in situation of violence seeking care in the health sector and in the intersectoral network, using a qualitative approach. The participants were 14 women assisted in a Women’s Care Reference Center due to situations of violence in intimate relationships. In-depth interviews and documentary research were conducted on the service charts. Content analysis evidenced inappropriate practices on the part of the professionals and the organization, and a structure with several services to assist these women. It is necessary to establish an appropriate coordination of the intersectoral network to meet both the practical aspects of coping with violence and the care of physical harm to these population, ensuring their rights and safety, and offering support to the suffering experienced.
  • Apoio matricial em Saúde Mental na atenção básica: efeitos na compreensão e manejo por parte de agentes comunitários de saúde Artigos

    Amaral, Carlos Eduardo Menezes; Torrenté, Mônica de Oliveira Nunes de; Torrenté, Maurice de; Moreira, Carolina Pinheiro

    Resumo em Português:

    O apoio matricial (AM) é um dispositivo pedagógico-assistencial utilizado, sobretudo, para aumentar a resolutividade da atenção primária à saúde, possuindo considerável difusão na Saúde Mental. Esse estudo avaliou os efeitos do AM em Saúde Mental em uma unidade de saúde da família (USF) em Salvador, Bahia, Brasil. A pesquisa utilizou observação participante e entrevistas com 12 agentes comunitários de saúde, analisados por meio de análise de conteúdo temática. Identificamos efeitos em quatro dimensões: a) mudanças na atitude dos profissionais; b) ampliação do acesso aos serviços; c) desenvolvimento de novas práticas de cuidado; d) aumento da resolutividade. O AM produziu mudanças na compreensão e prática dos profissionais, assim como mudanças organizacionais na USF e em sua relação com a rede de serviços, evidenciando o AM como uma intervenção efetiva na qualificação da atenção à Saúde Mental.

    Resumo em Espanhol:

    El apoyo matricial (AM) es un dispositivo pedagógico-asistencial utilizado principalmente para aumentar la capacidad de resolución de la atención primaria de la salud, teniendo considerable difusión en la salud mental. Ese estudio evaluó los efectos del AM en la salud mental en una unidad de salud de la familia en Salvador, Bahia, Brasil. El estudio utilizó observación participante y entrevistas con 12 agentes comunitarios de salud, analizados por medio de análisis de contenido temático. Identificamos efectos en cuatro dimensiones: a) cambio en la actitud de los profesionales; b) ampliación de acceso a los servicios; c) desarrollo de nuevas prácticas de cuidado; d) aumento de la capacidad de resolución. El AM produjo cambios en la comprensión y práctica de los profesionales, así como cambios organizacionales en la USF y en su relación con la red de servicios, mostrando al AM como una intervención efectiva en la calificación de la atención a la salud mental.

    Resumo em Inglês:

    Matrix support is a pedagogical-care device primarily used to increase the problem-solving capacity of primary care, and highly employed in mental health care. The present study assessed the effects of matrix support in mental health in a family health unit in the city of Salvador, Bahia, Brazil. The study employed participant observation and interviews with 12 community health agents, which were analyzed using thematic content analysis. Four dimensions of effects were identified: a) changes in the attitudes of the professionals; b) expanding access to services; c) developing new care practices; d) increasing problem-solving capacity. The support matrix produced changes in the understanding and practices of professionals, as well as in organizational changes of family health units and in their relationship with the service network, indicating that matrix support is an effective intervention to qualify mental health care.
  • Apoio Institucional na ótica de gestores, apoiadores e trabalhadores: uma aproximação da realidade a partir de diferentes lugares Artigos

    Machado, Sávia Souza; Moreira, Luiz Carlos Hubner; Nascimento, Maria Ângela Alves do; Casotti, Elisete

    Resumo em Português:

    Trata-se de estudo sobre sentidos e significados atribuídos ao Apoio Institucional na Atenção Básica em dois municípios do oeste baiano, Nordeste do Brasil. Participaram 22 profissionais, entre gestores, apoiadores e trabalhadores de equipes de Saúde da Família. A entrevista e a observação foram utilizadas como técnicas de coleta de dados, e o material empírico analisado na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados revelam que todos os participantes reconhecem positivamente o trabalho do Apoio Institucional. Contudo, há desafios relacionados ao número insuficiente de apoiadores, aos limites da concepção do trabalho pelos gestores e às expectativas de atuação relatadas pelas equipes. Conclui-se que há necessidade de espaços de análise que envolvam o gestor, os apoiadores e as equipes, uma condição para que a prática de apoiar e de ser apoiado se consolide como uma estratégia de fortalecimento da cogestão nas redes de Saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio sobre sentidos y significados atribuidos al Apoyo Institucional en la Atención Básica en dos municipios del oeste del estado de Bahia, en la región Nordeste de Brasil. Participaron 22 profesionales, entre gestores, apoyadores y trabajadores de equipos de Salud de la Familia. La entrevista y la observación se utilizaron como técnicas de colecta de datos y el material empírico analizado bajo la perspectiva de contenido. Los resultados revelan que todos los participantes reconocen positivamente el trabajo del Apoyo Institucional. Sin embargo, hay desafíos relacionados al número insuficiente de apoyadores, a los límites de la concepción del trabajo por parte de los gestores y a las expectativas de actuación relatadas por los equipos. Se concluye que hay necesidad de espacios de análisis que envuelvan al gestor, a los apoyadores y a los equipos, una condición para que la práctica de apoyar y de ser apoyado se consolide como una estrategia de fortalecimiento de la co-gestión en las redes de Salud.

    Resumo em Inglês:

    This is a study on the senses and meanings given to the Institutional Support in Primary Care of two municipalities in the west of the state of Bahia, Northeast region of Brazil, with the participation of 22 professionals, namely family health managers, supporters and workers. Data were collected through interviews and observation, and the empirical material was analyzed according to the content analysis framework. Results revealed that all the participants have a positive perception of the work developed by the Institutional Support. Nevertheless, there are challenges related to the insufficient number of supporters, the limits of the conception of work from the perspective of managers and the work expectations reported by the teams. It is necessary to create analysis spaces involving managers, supporters and teams, which is a condition for consolidating the practice of supporting and being supported as a strategy to strengthen co-management in healthcare networks.
  • Mandala de avaliação: oferta de um instrumento para realização de processos avaliativos no Apoio Institucional Artigos

    Barros, Rebeca Silva de; Pereira, Maria José Bistafa; Santos, Claudia Benedita dos

    Resumo em Português:

    O Apoio Institucional (AI), estratégia metodológica para a cogestão, surge como inovação para ampliação da democracia institucional no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo experimentada nos níveis municipal, estadual e federal. A revisão de literatura identificou lacunas na publicação científica relacionada a: formação, acompanhamento, supervisão e avaliação do processo de trabalho de apoiadores institucionais. Este artigo apresenta a Mandala de Avaliação como instrumento para realização de processos avaliativos no AI com vistas à produção de diálogo entre os trabalhadores e a gestão. Este instrumento alicerçado na Educação Permanente em Saúde, na Avaliação Apreciativa e na gestão participativa, propõe pistas para o processo avaliativo, orientação e Educação Permanente de apoiadores institucionais. A construção deste instrumento permitiu definir os atributos para avaliar a função Apoio: observação e escuta; porosidade; capacidade de negociação; proposição de ofertas; ativação de espaços coletivos e trabalho em equipe.

    Resumo em Espanhol:

    El Apoyo Institucional (AI), estrategia metodológica para la cogestión, surge como innovación para la ampliación de la democracia institucional en el Sistema Brasileño de Salud (SUS) experimentada en el ámbito municipal, de los estados y federal. La revisión de la literatura identificó lagunas en la publicación científica relacionada a la formación, acompañamiento, supervisión y evaluación del proceso de trabajo de apoyadores institucionales. Este artículo presenta la Mandala de evaluación como instrumento para la realización de procesos evaluadores en el AI con el objetivo de la producción de diálogo entre los trabajadores y la gestión. Este instrumento fundamentado en la Educación Permanente en Salud, en la Evaluación Apreciativa y en la gestión participativa, propone pistas para el proceso evaluador, orientación y Educación Permanente de apoyadores institucionales. La construcción de este instrumento permitió definir los atributos para evaluar la función Apoyo: observación y escucha; porosidad; capacidad de negociación; proposición de ofertas; activación de espacios colectivos y trabajo en equipo.

    Resumo em Inglês:

    Institutional support (IS), a methodological strategy for co-management, emerges as an innovation to promote institutional democracy in the Brazilian National Health System (SUS), being tested in the municipal, state and federal levels. A literature review was conducted and identified gaps in the scientific literature related to the education, follow-up, supervision and assessment of the work process of institutional supporters. This paper presents the assessment mandala as an instrument to conduct evaluative processes in IS with the aim of fostering dialogue among workers and managers. This instrument is grounded on permanent education in health, appreciative inquiry and participative management, and proposes directions to the evaluative process, guidance, and the permanent education of institutional supporters. The construction of this instrument allowed to define the attributes to assess the Support function: observation and listening; porosity; negotiation capacity; offers; activation of collective spaces, and team work.
  • Na correnteza da vida: a descoberta da doença renal crônica Artigos

    Xavier, Suênia Silva de Mesquita; Germano, Raimunda Medeiros; Silva, Isabelle Pereira da; Lucena, Silvia Kalyma Paiva; Martins, Jéssica Martinelli; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes

    Resumo em Português:

    Reconstruir, a partir da escuta, a trajetória de vida de uma paciente renal crônica em tratamento hemodialítico constitui o objetivo deste artigo. Como procedimento metodológico, trabalhamos com a história oral de vida, utilizando a entrevista como principal instrumento. A análise se pauta nas narrativas da colaboradora, ancorada em estudos que tratam da história oral e da subjetividade humana, com destaque para a resiliência. Foi possível apreender, com sua trajetória de vida, que a superação das dificuldades é um marco da singularidade. Portanto, sua história nos leva a concluir que, apesar das adversidades e do sofrimento, existe no ser humano a força de navegar nas torrentes e conseguir ser feliz.

    Resumo em Espanhol:

    Reconstruir, a partir de la escucha, la trayectoria de vida de una paciente renal crónica en tratamiento de hemodiálisis es el objetivo de este artículo. Como procedimiento metodológico trabajamos con la historia oral de vida, utilizando la entrevista como instrumento principal. El análisis se pauta en las narrativas de la colaboradora, anclado en estudios que tratan de la historia oral y de la subjetividad humana, subrayando la resiliencia. Fue posible captar, con su trayectoria de vida, que la superación de las dificultades es un marco de la singularidad. por lo tanto, su historia nos lleva a concluir que, a pesar de las adversidades y del sufrimiento, existe en el ser humano la fuerza de navegar por los torrentes y conseguir ser feliz.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study is to reconstruct the life trajectory of a chronic kidney disease patient undergoing hemodialysis. We worked with oral life history, using the interview as the main instrument. Data analysis was based on her narratives, anchored in studies that address oral history and human subjectivity, which is uniquely marked by overcoming challenges. Thus, her story allows us to conclude that despite adversity and suffering, humans have the strength to navigate rough waters and achieve happiness.
  • Percepções, significados e adaptações à hemodiálise como um espaço liminar: a perspectiva do paciente Artigos

    Santos, Viviane Fernandes Conceição dos; Borges, Zulmira Newlands; Lima, Sônia Oliveira; Reis, Francisco Prado

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um olhar etnográfico sobre a experiência das pessoas que dependem da hemodiálise para continuar vivendo. Neste artigo, o foco é o paciente, apresentamos suas percepções e experiências, tomando como base seu convívio com a doença e suas estratégias de enfrentamento, pois as características bastante peculiares desse tratamento geram uma relação complexa, acompanhada de contradições e ambiguidades. Os entrevistados, com idades entre 18 e setenta anos, estavam há mais de um ano nesse tratamento e revelaram vidas marcadas pela experiência da doença, além de depoimentos que nos levam a analisar a hemodiálise como espaço de liminaridade. Interpretamos, aqui, à luz da teoria antropológica e a partir de alguns depoimentos dos 117 entrevistados, que todo paciente com insuficiência renal crônica, dependente da hemodiálise, vive em um espaço liminar que pode durar meses ou anos.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta una mirada etnográfica sobre la experiencia de las personas que dependen de la hemodiálisis para continuar viviendo. En este artículo el enfoque es el paciente y presentamos sus percepciones y experiencias, tomando como base su convivencia con la enfermedad y sus estrategias de enfrentamiento, puesto que las características bastante peculiares de este tratamiento generan una relación compleja, acompañada de contradicciones y ambigüedades. Los entrevistados con edades entre 18 y 70 años estaban desde hacía más de un año en ese tratamiento y revelaron vidas marcadas por la experiencia de la enfermedad, además de declaraciones que nos llevan a analizar la hemodiálisis como espacio de condición preliminar. Interpretamos aquí a la luz de la teoría antropológica y a partir de algunas declaraciones de los 117 entrevistados que todos los pacientes con insuficiencia renal crónica, dependientes de hemodiálisis viven en un espacio preliminar que puede durar meses o años.

    Resumo em Inglês:

    This study presents an ethnographic view about the experience of people who depend on hemodialysis to survive. The investigation focused on patients, their perceptions and experiences, based on their relationship with the disease and coping strategies, given that the specificities of this type of treatment originate a complex process, followed by contradictions and ambiguities. The interviewees, who were aged between 18 and 70 years and had been on this treatment over a year, revealed having lives marked by the disease experience and statements which make hemodialysis to be construed as a liminality space. The study, grounded on the anthropological theory, and some of the reports by the 117 interviewees developed the interpretation that every patient with chronic kidney disease who depends on hemodialysis lives in a liminal space that can last months or years.
  • Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty Artigos

    Brasil, Christina César Praça; Silva, Raimunda Magalhães da; Brilhante, Aline Veras Morais; Melo, Anna Karynne; Batista, Maxmiria Holanda

    Resumo em Português:

    A voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty para análise dos dados, conduzindo- se pela noção de corpo e de entrelaçamento homem e mundo. As categorias identificadas foram: “desdobramentos do trabalho na voz, no corpo e nas emoções” e “emoções no corpo expressos pela voz”. As discussões mostram a não separabilidade corpo e mente e a percepção da voz como um modo de vivenciar o corpo e as emoções. A noção de corpo próprio, complexo e sistémico extrapola o entendimento de corpo orgânico-biológico e contribui com a ampliação dos debates sobre a saúde vocal do professor.

    Resumo em Espanhol:

    La voz es una herramienta de trabajo del profesor, reflejando sus condiciones de salud y emociones. El objetivo de este estudio es comprender la percepción de las profesoras sobre el entrelazado de la voz y las emociones. Se trata de un estudio cualitativo realizado a partir de grupos focales con 26 profesoras de la Enseñanza Fundamental. Se utilizó la fenomenología de la percepción de Merleau-Ponty para análisis de los datos, conduciéndose por la noción de cuerpo y de entrelazado hombre y mundo. Las categorías identificadas fueron: “desdoblamientos del trabajo en la voz, en el cuerpo y en las emociones” y “emociones en el cuerpo expresadas por la voz”. Las discusiones muestran la inseparabilidad cuerpo y mente y la percepción de la voz como un modo de vivir el cuerpo y las emociones. La noción de cuerpo propio, complejo, sistémico, extrapola el entendimiento del cuerpo orgánico-biológico y contribuye a la ampliación de los debates sobre la salud vocal del profesor.

    Resumo em Inglês:

    Voice is an essential tool of the work of teachers, reflecting their health and emotional conditions. The aim of this study was to understand the perception of teachers about how voice and emotion are interwoven. This was a qualitative study using focus groups with 26 elementary school teachers. Data analysis was based on the phenomenology of perception proposed by Merleau-Ponty, guided by his notion of the body and the interweaving of man and world. The resulting categories were: “consequences of the job on the voice, the body and emotions” and “emotions in the body expressed through the voice”. Discussions showed the indissociability of the mind and body and the perception of the voice as a way of experiencing the body and emotions. The notion of the “own body”, which is complex and systemic, surpasses the organic-biological understanding of the body and helps expand debate about the vocal health of teachers.
  • Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde Artigos

    Dallegrave, Daniela; Ceccim, Ricardo Burg

    Resumo em Português:

    São apresentados os conceitos de “encontros de aprendizagem” e de “projetos pedagógicos singulares”, ambos resultantes do estudo sobre o ensino da saúde em programas de residência. O primeiro refere-se à ética do acompanhamento e ao acoplamento educação-trabalho; o segundo, à constituição de currículos singulares em substituição a currículos conservadores. A metodologia do estudo foi designada como “pesquisar com Alice” (Alice no País das Maravilhas), usando a multiplicidade de comunicações sistemáticas (convite à conversa) e assistemáticas (escutas em cenas de debate) proporcionadas por um Encontro Nacional de Residências em Saúde, diante das palavras ensino e aprendizado. Pode-se compreender que os aprendizados da prática são resultantes de exposições e apreensões afetivas, e que um currículo se faz pela capacidade de se apreenderem perguntas e dar-lhes lugar, não à curricularização escolar daquilo que há por aprender, especialmente quando a educação ocorre em serviço.

    Resumo em Espanhol:

    Se presentan los conceptos de “encuentros de aprendizaje” y de “proyectos pedagógicos singulares”, ambos resultantes del estudio sobre la enseñanza de la salud en programas de residencia. El primero se refiere a la ética del acompañamiento y al acoplamiento educación-trabajo, el segundo a la constitución de currículos singulares en substitución a los currículos conservadores. La metodología del estudio se designó como “investigar con Alicia” (Alicia en el país de las maravillas), utilizándose la multiplicidad de comunicaciones sistemáticas (invitación a la conversación) y asistemáticas (escuchas en escenas de debate) proporcionadas por un Encuentro Nacional de Residencias de Salud, ante las palabras enseñanza y aprendizaje. Es posible comprender que los aprendizajes de la práctica resultan de exposiciones y captaciones afectivas y que un currículo se realiza por medio de la capacidad de captar preguntas y darles espacio, no por la colocación en currículo escolar de lo que se debe aprender, especialmente cuando la educación se realiza durante el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This is a presentation of the concepts of “learning meetings” and “singular pedagogical projects”, both resulting from a study on health education in residency programs. The first concept refers to follow-up ethics and the educationwork pair, whereas the second refers to the constitution of singular syllabuses in replacement of conservative syllabuses. The methodology was designed as “researching with Alice” (Alice in Wonderland), making use of the multiplicity of systematic (invitation to dialogue) and nonsystematic communication (hearings in debate scenes) provided in a in a Health Residency Programs National Meeting, in light of the words teaching and learning. It is understood that practical learning results from emotional exposure and apprehensions, and that a syllabus is made up of the possibility to apprehend questions and contextualize them, rather than creating a school syllabus based on what will be learned, especially when it comes to in-service education.
  • A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância Artigos

    Rodrigues, Luciana Soares; Gontijo, Tarcísio Laerte; Cavalcante, Ricardo Bezerra; Oliveira, Patrícia Peres de; Duarte, Sebastião Júnior Henrique

    Resumo em Português:

    Este estudo avalia a evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde. O método de estudo de caso foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos e análise documental. Os resultados apontaram que a evasão foi um processo bastante heterogêneo e provocado por vários motivos, entre eles, dificuldades em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação adotadas em cursos a distância, e de conciliar os estudos com trabalho e/ou família, além da baixa interação alunotutor-professor. Foi possível concluir que a evasão pode ser minimizada por meio de ações voltadas aos fatores modificáveis, como: a capacitação de tutores e professores e implantação de estratégias pedagógicas visando reduzir as dificuldades no uso de tecnologias de informação e comunicação.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio evalúa la evasión en un curso de especialización en Gestión en Salud. El método de estudio de caso se realizó por medio de entrevistas semi-estructurada con alumnos evadidos y análisis documental. Los resultados señalaron que la evasión fue un proceso bastante heterogéneo y causado por diversos motivos, entre ellos, dificultades en relación al uso de las tecnologías de información y comunicación adoptadas en cursos a distancia y de conciliar los estudios con trabajo y/o familia, además de la baja interacción alumno-tutor-profesor. Fue posible concluir que la evasión puede minimizarse por medio de acciones enfocadas en los factores modificables, tales como: la capacitación de tutores y profesores y la implantación de estrategias pedagógicas con el objetivo de reducir las dificultades en el uso de tecnologías de información y de comunicación.

    Resumo em Inglês:

    The present study assessed the dropout rates of a health management specialization course. The case study was conducted using semi-structured interviews with dropout students and document analysis. The results indicated that the dropout process is very heterogeneous and caused by various factors, among them, difficulty in using information and communication technologies adopted in distance courses and reconciling school with work and/or family, in addition to the low level of student-tutor-teacher interaction. In conclusion, dropout rates could be reduced through actions targeting the following factors: tutor and teacher training and implementation of pedagogical strategies to reduce difficulties relative to the use of information and communication technologies.
  • Saberes e práticas de cuidado em saúde da população do campo: revisão integrativa da literatura Revisão

    Rückert, Bianca; Cunha, Daisy Moreira; Modena, Celina Maria

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa de literatura sobre os saberes e as práticas de cuidado em saúde da população do campo em território brasileiro. Foram analisados 16 artigos, a partir de seleção nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SciELO e Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas (Obteia), sem recorte temporal. A análise da literatura evidenciou a diversidade das práticas de cuidado, que envolvem plantas medicinais, crenças e religiosidade, alimentação saudável, apoio social, prevenção, entre outras. Verificouse que o contexto cultural e a dificuldade econômica e de acesso aos serviços de saúde favorecem o desenvolvimento dessas práticas, e que estas se baseiam em inúmeros saberes. Ressalta-se a necessidade de maior valorização desses saberes, bem como a sua integração com os saberes do sistema convencional de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los resultados de una revisión integradora de literatura sobre los saberes y las prácticas de cuidado en salud de la población del campo en el territorio brasileño. Se analizaron 16 artículos, a partir de una selección en las bases de datos BVS, Scielo y Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas (OBTEIA), sin recorte temporal. El análisis de la literatura dejó en evidencia la diversidad de las prácticas de cuidado que envuelven plantas medicinales, creencias y religiosidad, alimentación saludable, apoyo social, prevención y otras más. Se verificó que el contexto cultural y la dificultad económica y de acceso a los servicios de salud favorecen el desarrollo de esas prácticas y que ellas se basan en innumerables saberes. Se subraya la necesidad de una mayor valorización de esos saberes, así como su integración con los del sistema convencional de salud.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of an integrative literature review about the healthcare knowledge and practices of the Brazilian rural population. The analyzed sample had 16 papers found in the Brazilian Health Virtual Library (BVS), the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Observatory of the Brazilian Policy for Comprehensive Health of Countryside, Forest and Water Populations (OBTEIA) databases with no restriction regarding the year of publication. Examination of literature evidenced the diversity of healthcare practices, which involve medicinal plants, beliefs and religiosity, a healthy diet, social support and prevention, among other aspects. It was found that cultural context, economic issues and difficult access to health services favor the development of these practices and that these draw upon many types of knowledge and wisdoms. It is worth noting the need to value this knowledge and its integration with the conventional healthcare system background.
  • O efeito do contexto sobre a incidência de homicídios: existem evidências suficientes? Revisão

    Sousa, Carlos Augusto Moreira de; Silva, Cosme Marcelo Furtado Passos da; Souza, Edinilsa Ramos de

    Resumo em Português:

    Ao buscar evidências de associações entre óbitos por homicídios e indicadores sociais, os estudos apresentam achados divergentes. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica crítica acerca das associações entre homicídios e indicadores sociais. Métodos: Revisão bibliográfica. Foram efetuadas consultas na BVS, Scielo, Lilacs, Medline e Scopus. Os descritores utilizados foram: “violência”, “homicídios”, “agressões”, acrescidos dos termos “fatores socioeconômicos”, “desigualdade”, “desorganização social”, “fatores epidemiológicos”, somados a “análise estatística”, “análise espacial”, “estudos ecológicos”. Foram utilizados 49 indicadores diferentes. 12 indicadores apresentaram concordância dos achados e nove indicadores apresentaram discordância, ora estando associados diretamente, ora associados inversamente aos desfechos.Devido à complexidade do tema dos homicídios, alguns estudos esbarram em uma série de limitações metodológicas e conceituais e também são prejudicados pela falta de informações de livre acesso disponíveis nas bases de dados secundárias.

    Resumo em Espanhol:

    Al buscar evidencias de asociaciones entre los fallecimientos por homicidios e indicadores sociales, los estudios presentan hallazgos divergentes. El objetivo fue realizar una revisión bibliográfica crítica sobre las asociaciones entre homicidios e indicadores sociales. Se efectuaron consultas en BVS, Scielo, Lilacs, Medline y Scopus. Los descriptores utilizados fueron: “violencia”, “homicidios”, “agresiones”, añadiéndose los términos “factores socioeconómicos”, “desigualdad”, “desorganización social”, “factores epidemiológicos”, sumados a “análisis estadístico”, “análisis espacial”, “estudios ecológicos”. Se utilizaron 49 indicadores diferentes. 12 indicadores presentaron concordancia de los hallazgos y nueve indicadores presentaron discordancia, tanto asociados directamente o indirectamente a los desenlaces. Debido a la complejidad del tema de los homicidios, algunos estudios tropiezan en una serie de limitaciones metodológicas y conceptuales y también se ven afectados por la falta de informaciones de libre acceso disponibles en las bases de datos secundarias.

    Resumo em Inglês:

    Studies have shown divergent findings on the evidence of associations between deaths by homicide and social indicators. The objective of this study was to conduct a bibliographic critical review regarding the associations between homicides and social indicators. The databases VHL, Scielo, Lilacs, Medline, and Scopus were searched. The descriptors used were: “violence”, “homicides”, “assaults”, added to the terms “socioeconomic factors”, “inequality”, “social disorganization”, “epidemiological factors”, “statistical analysis”, “spatial analysis”, and “ecological studies”. 49 different indicators were used. 12 indicators presented agreement as for the findings and nine indicators showed disagreement, sometimes being directly associated and other times inversely associated with the outcomes. Given the complexity of the homicides subject, some studies face a series of methodological and conceptual limitations, being also hampered by the lack of free access information available in secondary databases.
  • Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde Espaço Aberto

    Imbrizi, Jaquelina Maria; Kinker, Fernando Sfair; Azevedo, Adriana Barin de; Jurdi, Andrea Perosa Saigh

    Resumo em Português:

    A produção escrita de narrativas tem se apresentado como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. Neste artigo, discutimos como os estudantes se apropriam desta atividade e como os professores estabelecem critérios para avaliar o material que substitui a prova. São apresentadas três experiências: o memorial; a biografia sobre o brincar e a história de vida dos usuários de um Núcleo de Atenção Psicossocial (Naps). O método se baseou na escolha de trechos dos escritos dos estudantes de 2014 e posterior análise à luz de autores que discutem narrativas. Os dados produzidos apontam a importância de considerar o processo criativo na elaboração de um texto; a transitoriedade entre a verticalidade da história singular e a horizontalidade da cultura; e a reflexão acerca da constituição subjetiva no encontro com a diferença.

    Resumo em Espanhol:

    La producción escrita de narrativas se ha presentado como estrategia de enseñanzaaprendizaje en la formación en salud del campus Baixada Santista de la Universidad Federal de São Paulo. En este artículo discutimos cómo los estudiantes se apropian de esta actividad y cómo los profesores establecen criterios para evaluar el material que sustituye el examen. Se presentarán tres experiencias: el memorial, la biografía sobre el jugar y la historia de vida de los usuarios de un Núcleo de Atención Psicosocial (Naps). El método se basó en la elección de trechos de los escritos de los estudiantes de 2014 y análisis posterior a la luz de autores que discuten narrativas. Los datos producidos señalan la importancia de considerar el proceso creativo en la elaboración de un texto, la transitoriedad entre la verticalidad de la historia singular y la horizontalidad de la cultura y la reflexión sobre la constitución subjetiva en el encuentro con la diferencia.

    Resumo em Inglês:

    The written production of narratives has been used as a teaching-learning strategy in health education in the Baixada Santista campus of the Federal University of Sao Paulo. In the present study, the authors discuss how students explore this activity and how professors establish criteria to evaluate the material, which replaces conventional tests. Three experiences are presented: memorial, a biography about playing, and life history of users of a psychosocial care center. The method was based on the choice of excerpts from texts written by students of the class of 2014 and a posterior analysis grounded on the ideas of authors who discuss storytelling. The data points to the importance of considering the creative process when drafting a text, the transience between the verticality of a singular history and the horizontality of culture and the reflection on the subjective constitution in the encounter with difference.
  • Gestão estratégica promovendo a integração ensino e serviço: implantação de Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia Espaço Aberto

    Jaggi, Leila Maria de Abreu; Canabarro, Simone Travi; Rabin, Eliane Goldberg; Caregnato, Rita Catalina Aquino

    Resumo em Português:

    O presente estudo apresenta o planejamento e implementação de um produto educacional em Saúde na modalidade Residência Multiprofissional Integrada em Onco-Hematologia, com enfoque teórico da gestão estratégica. Trata-se de uma intervenção aplicada que integra ensino e serviço, conforme o processo do Project Management Institute. O cenário foi uma universidade federal brasileira em parceria com um centro de alta complexidade em Oncologia. Em 2014, o programa foi planejado orientado pela gestão estratégica das instituições, sendo implementado em 2015. A residência oportuniza qualificação multiprofissional, oferecendo oito vagas por ano. Este produto resultou de um trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, financiado pelo Governo Federal. A academia e o serviço potencializaram esforços para promover ações colaborativas atendendo às necessidades da sociedade, alinhados às políticas de Estado que priorizam a atenção ao câncer, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio presenta la planificación e implementación de un producto educativo en salud en la modalidad Residencia Multi-profesional integrada en Onco-Hematología, con enfoque teórico de la gestión estratégica. Se trata de una intervención aplicada que integra enseñanza y servicio, conforme el proceso del Project Management Institute. El escenario fue una universidad federal brasileña en alianza con un centro de alta complejidad en Oncología. En 2014, se planificó el programa orientado por la gestión estratégica de las instituciones, implementándose en 2015. La residencia proporciona la oportunidad de calificación multi-profesional, ofreciendo ocho plazas por año. Este producto fue resultado de un trabajo desarrollado en la Maestría Profesional en Enseñanza en Salud, financiado por el Gobierno Federal Brasileño. La academia y el servicio potenciaron esfuerzos para promover acciones colaborativas atendiendo las necesidades de la sociedad, alineados a las políticas de Estado que priorizan la atención al cáncer, siguiendo las directrices del del Sistema Brasileño de Salud (SUS).

    Resumo em Inglês:

    In this paper we share details about the planning and implementation of a health education product deployed in a multi-professional residency in onco-hematology, using strategic management as the theoretical framework. The study represents an applied intervention that integrates teaching and service provision, based on processes established by the Project Management Institute. The study took place at a Brazilian Federal University in partnership with a center for high complexity oncology. Planning for the program began in 2014, based on the strategic management of the institutions involved, and implementation started in 2015. The residency provides an opportunity for professional training, with eight places made available each year. The product was the result of work carried out in the Professional Master's for Health Teaching that is financed by the Brazilian Federal Government. The academic institution and the service provider joined forces to promote collective actions that meet societal needs and are aligned with public policies that place a priority on cancer care, based on guidelines laid out by the Brazilian National Health System (SUS).
  • Minha viagem pelo Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (ESPIE): como as metodologias ativas estimularam uma aprendizagem significativa na gestão de políticas de saúde Espaço Aberto

    Maiadanic, Alma Nina Cohn; Nordi, Aline Barreto de Almeida

    Resumo em Português:

    Embarquei nesta experiência em uma etapa da vida na qual, segundo os costumes hegemônicos, devemos sair da vida laboral para dedicar-se a descansar e disfrutar da vida. Estas reflexões tratam da experiência no Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências – ESPIE. Na partida levada uma bagagem que me permitiu empreender um caminho desconhecido. Na viagem visitei muitos lugares novos que, embora já houvesse escutado, pude conhecê-los mais cabalmente con a ajuda dos meus companheiros de viagem, entre eles: o planejamento estratégico, a gestão de políticas de saúde, a busca da melhor evidêwncia científica disponível e a metodologia construtivista. A integração dialética entre teoria e prática a partir da problematização da realidade é o que tem me permitido encontrar sentido ao meu trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Me embarqué en esta experiencia en una etapa de la vida en la cual, según las costumbres hegemónicas, dejase el trabajo para dedicarse a descansar y disfrutar de la vida. Estas reflexiones tratan de la experiencia en el Curso de Especialización en Gestión de Políticas de Salud Informadas por Evidencias-ESPIE. En la partida llevaba un equipaje para permitirme emprender un camino desconocido. En el viaje visité muchos lugares nuevos que, aunque los había escuchado mencionar, pude conocerlos más cabalmente con ayuda de mis compañeros de viaje, entre ellos: el planeamiento estratégico, la gestión de políticas públicas en salud, la búsqueda de la mejor evidencia científica disponible y la metodología constructivista. La integración dialéctica entre teoría y práctica a partir de la problematización de la realidad es lo que me ha permitido encontrar el sentido a mi trabajo.

    Resumo em Inglês:

    I embarked on this experience in a stage of life in which, according to the hegemonic customs, we must leave the labor life to dedicate itself to rest and enjoy the life. These reflections deal with the experience in the Specialization Course on Health Policy Management Informed by Evidence – ESPIE. At the departure I carried a baggage that allowed me to undertake an unknown road. On the trip I visited many new places that, although I had listened about them, I was able to get to know them more thoroughly with the help of my fellow travelers, among them: Strategic planning, health policy management, the search for the best available scientific evidence, and the constructivist methodology. The dialectical integration between theory and practice from the problematization of reality is what has allowed me to find meaning in my work.
  • Religião, corpo e saúde: uma entrevista com Thomas Csordas Entrevistas

    Toniol, Rodrigo; Matsue, Regina; Pereira, Pedro Paulo Gomes
  • Zika: do sertão nordestino à ameaça global, de Debora Diniz Resenhas

    Fazzioni, Natália Helou
  • (Inter)Conectando o mundo acadêmico e o mundo das práticas de saúde: a trajetória de Regina Marsiglia (1943-2017) Notas Breves

    Silveira, Cássio; Carneiro Junior, Nivaldo; Montanari, Patrícia Martins; Malvasi, Paulo Artur
  • Um dia com Josi: uma fotoetnografia do cuidado e do cansaço Criação

    Alves, Raquel Lustosa da Costa

    Resumo em Português:

    Este ensaio fotográfico foi realizado a partir da pesquisa “Microcefalia, deficiência e cuidados: um estudo antropológico sobre os impactos da síndrome congênita do vírus Zika no estado de Pernambuco”. A narrativa visual busca problematizar a saúde de mulheres, mães de bebês com síndrome congênita – um desdobramento do Zika vírus -, considerando a rotina intensa, solitária e cansativa dessas mulheres.

    Resumo em Espanhol:

    El presente ensayo fotográfico se dio a partir de la investigación “Microcefalia, discapacidad y cuidados: un estudio antropológico sobre los impactos del síndrome congénito del virus Zika en el estado de Pernambuco”. La narrativa visual busca problematizar la salud de mujeres, madres de bebés con síndrome congénito - un desdoblamiento del Zika virus -, considerando la rutina intensa, solitaria y agotadora de esas mujeres.

    Resumo em Inglês:

    This photographic essay was based on the research “Microcephaly, disability and care: an anthropological study on the impacts of congenital syndrome of the Zika virus in the state of Pernambuco”. The visual narrative seeks to reflect about the health of women, mothers of babies with congenital syndrome - an unfolding of the Zika virus -, considering the intense, solitary and exhaustive routine of these women.
  • Errata Errata

UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br