Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NAS AULAS DE INGLÊS

IMPACTS FROM COVID-19 PANDEMIC IN ENGLISH LANGUAGE CLASSROOM

Resumo

Este texto objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou como as aulas de inglês foram ministradas e como os professores reagiram às aulas remotas, em caráter emergencial, provocadas pela pandemia da Covid-19 no primeiro semestre de 2020. Um questionário com onze questões discursivas foi disponibilizado via Google Forms para professores de inglês, em junho de 2020. Vinte e quatro professores atuantes em institutos de idiomas, escolas públicas e particulares de ensino regular de educação básica responderam as questões. Os resultados apontam que o ensino remoto por meio de plataforma digital provocou dificuldades e preocupações com relação ao processo de ensino-aprendizagem como um todo. Por outro lado, os professores afirmam que esse novo formato poderá avançar na promoção do letramento digital, contudo as aulas presenciais devem ser mantidas.

Palavras-Chave
Ensino-aprendizagem on-line; Língua inglesa; Ensino remoto emergencial; Plataforma digital; Covid-19

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br