Resumo
O presente artigo1 1 Texto adaptado a partir da Introdução e dos Capítulos 1 e 3 da tese de doutoramento Criação, teoria e crítica na literatura eletrônica estadunidense (MOURA, 2018), do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação do Prof. Dr. Alckmar Luiz dos Santos e coorientação do Prof. Dr. Stuart Moulthrop (Universidade de Wisconsin, Milwaukee). revisita e discute o início da Literatura Eletrônica estadunidense a partir do nascimento da Ficção Interativa nos anos 1970. Na esteira, segue até a década de 1980 para avaliar os impactos da revolução informática no fazer literário, assim como o surgimento de um maior interesse teórico-crítico nas relações entre literatura e tecnologia. Para tanto, apresenta o surgimento dessa área de estudo através da história do subgênero Hiperficção a partir do programa de criação textual Storyspace (1987), criado por Michael Joyce e Jay Bolter, sua aquisição pela Eastgate Systems e o surgimento, como resultado, do único corpus literário coeso e reconhecido do gênero. Por fim, este estudo expõe e analisa a relação entre a Ficção Interativa e a Hiperficção no interstício em que se deu o declínio da primeira e a ascensão da segunda, na busca de entender seus motivos e impactos no cenário da Literatura Eletrônica.
Palavras-chave
Literatura Eletrônica Estadunidense; Ficção Interativa; Hiperficção;
Storyspace
;
Eastgate Systems