Open-access INTERNACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE: O CASO DO PROGRAMA “GANHANDO O MUNDO PROFESSOR” NO PARANÁ

INTERNATIONALIZATION OF TEACHER TRAINING: THE CASE OF THE GANHANDO O MUNDO PROFESSORES PROGRAM

Resumo

Neste artigo1 analisamos o Programa Ganhando o Mundo Professor (GMP), promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR), a partir da perspectiva dos Parâmetros para Internacionalização da Educação Básica (Brasil, 2022) e de internacionalização crítica. Pautamo-nos em Köhler, Britz e Morosini (2023) para tratar da internacionalização na educação básica, nos autores Vavrus, Pekol (2015); Piccin, Finardi, (2019); Finardi, Mendes, Silva, (2022) sobre a internacionalização crítica e em Hudzik (2011) que apresenta o conceito de internacionalização abrangente. As visões dos gestores da (SEED/PR) foram captadas por meio de notícias de jornal e de documentos públicos (leis e editais) relativos ao GMP. Como resultado, o programa GMP, sob o ponto de vista de gestores, apresenta divergências, em relação a esses referenciais, tais como, desvalorizar conhecimentos locais, ao requerer que os participantes repliquem localmente o que aprenderam em um curto espaço de tempo no exterior.

Palavras-chave
Educação Básica; Formação de Professores; Internacionalização

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