Acessibilidade / Reportar erro

“Só mais um minutinho, teacher”: planejamento estratégico colaborativo e individual para tarefas orais em L2 em uma escola pública

“Hang on a sec, teacher”: Collaborative and individual strategic planning as a means to perform L2 oral tasks at a public school

Resumo

Tendo como base os desafios envolvidos na produção oral (LEVELT, 1989), especialmente na L2 (KORMOS, 2014), este estudo examina o planejamento estratégico (ELLIS, 2005) e seu impacto no desempenho de aprendizes de inglês como L2 em uma tarefa oral, por eles planejada, de forma individual e/ou colaborativa. Com o aporte da hipótese da produção (SWAIN, 1985), esta pesquisa analisou aspectos quantitativos e qualitativos das narrativas produzidas por 17 adolescentes do ensino médio. No que diz respeito à análise quantitativa, houve uma vantagem estatisticamente significativa para a variável outcome quando os participantes planejaram colaborativamente. Na mesma direção, fluência e acurácia também apresentaram resultados favoráveis a essa condição de planejamento, apesar de esses não serem estatisticamente significativos. Os dados qualitativos, por sua vez, apontaram uma grande aceitação das tarefas orais com o uso do WhatsApp. Em vista dos resultados indicados, sugere-se a adoção de tarefas que incluam o planejamento estratégico a fim de diminuir as demandas atencionais na produção oral em L2 (FORTKAMP, 2000FORTKAMP, Mailce Borges Mota. Working memory capacity and L2 speech production: an exploration study. Tese (Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Programa de Pós-Graduação em Inglês, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000. Disponível em: Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78287 . Acesso em: 10 julho 2019.
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/...
) como recurso pedagógico atraente para auxiliar aprendizes de inglês no desenvolvimento da língua de forma contextualizada.

Palavras-chave:
Tarefa Oral; Planejamento Estratégico; Trabalho Colaborativo; Hipótese da Produção; Aquisição de L2; WhatsApp

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br