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Psicolinguística do bilinguismo: implicações em processos formais de aquisição de línguas

Psycholinguistics of Bilingualism: Implications in Formal Processes of Language Acquisition

Resumo

Neste artigo1 1 Este texto é oriundo da comunicação oral apresentada no ENCONTRO DO GT DE PSICOLINGUÍSTICA, no XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL, em junho de 2018, na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, em Cuiabá. discutimos as inter-relações entre variáveis contextuais e individuais na aquisição e uso de segunda língua (L2), a partir de pesquisas desenvolvidas em nosso grupo de estudo. Partimos do pressuposto de que, na aquisição tardia de L2, há variabilidade na proficiência dos aprendizes, sendo necessário (re)conhecer os efeitos das variáveis individuais nos processos de ensino-aprendizagem. Os experimentos, criados à luz da psicolinguística do bilinguismo e realizados em contextos formais de aquisição, avaliaram associações entre sistemas de atenção e de memória de trabalho (MT) e o desempenho de bilíngues na L2. Os resultados, ainda que incipientes, indicam que efeitos de abordagens pedagógicas podem ser afetados por diferenças individuais. Ademais, revelam a necessidade de mais experimentos que enfoquem essas variáveis nos processos de ensino-aprendizagem de L2.

Palavras-chave:
Condições Pedagógicas; Diferenças Individuais; Psicolinguística; Bilinguismo

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