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Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros: Implicações para o ensino de pronúncia

Long-Term Effects of Perceptual Training on The Perception and Production of Word-Initial Voiceless Stops by Brazilian Learners: Implications for Pronunciation Teaching

Resumo

Neste artigo, verificamos os efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção dos padrões de VOT de plosivas iniciais do Inglês por aprendizes brasileiros. O experimento consistiu em um pré-teste, um pós-teste imediato e dois pós-testes postergados. O primeiro pós-teste postergado foi realizado um mês após o treinamento, e o último, três anos mais tarde. Os resultados mostraram um aumento tímido nos índices de identificação por parte do Grupo Experimental, não tendo sido verificado um aumento nas durações de VOT entre o pré-teste e o último pós-teste. Através destes dados, chamamos a atenção para a necessidade de uma abordagem de treinamento perceptual conjugada a atividades adicionais de conscientização acerca dos aspectos fonético-fonológicos, além de integrada a uma exposição contínua às formas-alvo.

Palavras-chave:
Treinamento Perceptual; Plosivas Iniciais; Ensino de Pronúncia

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