Acessibilidade / Reportar erro

Um Estudo Sobre o Acento Gráfico na Aquisição da Escrita: Ortografia e Fonologia

A Study of Diacritical Marks in Writing Acquisition: Orthography and Phonology

Resumo:

Neste texto discute-se os critérios utilizados pelas crianças dos anos iniciais referentes à função do acento gráfico no sistema de escrita. Considerando-se a estreita relação entre o acento prosódico e as regras de uso do acento gráfico pretendeu-se investigar as hipóteses das crianças em relação a este dispositivo ortográfico. Os dados analisados foram coletados a partir de um instrumento de escrita controlada criado especialmente para a pesquisa e de entrevistas orientadas pelo método clínico piagetiano (CARRAHER, 1989). Após a produção escrita as crianças foram provocadas, a fim de que explicitassem os motivos pelos quais utilizaram ou não o diacrítico em suas grafias. A análise dos dados de produção escrita mostra que as crianças acertam a grafia do acento preferencialmente nos contextos em que pode ocorrer a alternância de timbre da vogal tônica, ou seja, nas vogais médias e médias baixas. Os resultados das entrevistas apontam para a emergência de critérios baseados em correlatos acústicos e, também, em correlatos gráficos. Foi possível com a análise realizada definir uma hierarquia de critérios acústicos, a saber: timbre vocálico, duração e proeminência acentual.

Palavras-chave:
Acento Gráfico; Acento Prosódico; Aquisição da Escrita; Ortografia-fonologia; Método Clínico

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br