Avaliação do Estilo de Vida em Discentes Universitários da Área da Saúde através do Questionário Fantástico

Carolina Campos Tassini Gabriela Ribeiro do Val Sarah da Silva Candido Cynthia Kallás Bachur Sobre os autores

Resumo

Fundamento:

Atualmente, a constante preocupação relacionada à qualidade de vida tem instigado a população a buscar parâmetros para a prevenção de doenças, com isso surge a necessidade de investigação e a capacidade de mensurar elementos que caracterizam o estilo de vida adequado.

Objetivo:

comparar as determinantes de qualidade de vida a partir do questionário Fantástico entre estudantes da área da saúde.

Métodos:

estudo de caráter descritivo, transversal, de base populacional. A amostra deste estudo foi por conveniência, em estudantes de Medicina e Fisioterapia, de uma instituição privada de ensino superior que aceitaram responder ao questionário, sem distinção de sexo e etnia. O instrumento Fantástico utilizado neste estudo possui 25 questões fechadas que exploraram 9 domínios sobre os componentes físicos, psicológicos e sociais do estilo de vida.

Resultados:

Participaram 57 estudantes do ensino superior, sendo 28 (15%) do curso de Fisioterapia e 29 (50,8%) do curso de Medicina, 40 (70,1%) do sexo feminino e 17 (28,8%) do sexo masculino, com idade média de 23 ± 2 anos. A classificação geral foi de "Regular" e nenhum participante apresentou pontuação na categoria "Muito Bom" e "Excelente". Os domínios que mais necessitam de mudança do curso de Medicina estão relacionados em Nutrição e Atividade Física e da Fisioterapia são Cigarro, drogas, e álcool.

Conclusão:

Baseado nos dados coletados a partir do questionário FANTASTICO, é notável a necessidade de melhoria no manejo da qualidade de vida de ambos os cursos abordados, possibilitando assim algumas medidas socioeducativas, através de promoção de saúde e prevenção de doenças.

Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Doença Crônica / prevenção & controle; Estudantes de Medicina; Estudantes de Ciências da Saúde; Inquéritos e Questionários

Sociedade Brasileira de Cardiologia Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaijcs@cardiol.br