Accessibility / Report Error

Correlação entre a Duração da Internação Hospitalar e a Velocidade da Marcha em Pacientes Submetidos à Cirurgia Cardíaca

Resumo

Fundamento:

As doenças cardiovasculares têm aumentado em todo o mundo nas últimas décadas devido ao aumento na ocorrência de fatores desencadeantes. No período pós-operatório de cirurgia cardiovascular, os pacientes experimentam um declínio funcional, que pode ser potencializado pelo tempo de internação hospitalar. Portanto, é importante avaliar a capacidade funcional destes pacientes.

Objetivo:

Comparar o tempo de internação hospitalar com a velocidade da marcha em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca.

Método:

Estudo de coorte prospectivo, realizado no Instituto Nobre de Cardiologia (Incardio) da Santa Casa de Misericórdia (Feira de Santana, Bahia). Na alta hospitalar, todos os pacientes foram avaliados com o teste de caminhada de 6 minutos (TC6). O tempo de internação hospitalar no período pós-operatório foi também registrado no momento da avaliação e correlacionado com a velocidade da marcha. Utilizamos o teste de Kolmogorov-Smirnov para avaliar a suposição de normalidade e a correlação de Spearman para correlacionar a velocidade da marcha com a idade, tempo de hospitalização e com a duração da circulação extracorpórea (CEC) e da ventilação mecânica invasiva (VMI). Todas as conclusões foram baseadas em um nível de significância de 5%.

Resultados:

Ao todo, 64 pacientes foram incluídos (33 homens [51,5%], idade média 57,2 ± 14,06 anos). A distância média percorrida pelos pacientes foi de 375,8 ± 197,6 metros, a média da velocidade da marcha foi de 0,98 ± 0,53 m/s e a média de permanência hospitalar foi de 8,2 ± 2,3 dias. Foi observada uma fraca correlação entre o tempo de internação hospitalar e a velocidade da marcha (r = 0,27 e p = 0,02).

Conclusão:

A duração da hospitalização mostrou uma fraca correlação com a velocidade da marcha na alta hospitalar em uma amostra de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca.

Registro do estudo:

Registrado no CAAE (41151214.5.0000.5654) em 26 de junho de 2015.

Palavras-chave:
Doenças Cardiovasculares / cirurgia; Cirurgia Torácica; Hospitalização; Caminhada; Fisioterapia; Medição de Velocidade

Sociedade Brasileira de Cardiologia Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaijcs@cardiol.br