Acessibilidade / Reportar erro

Aquicultura e inovação com base em processos de aprendizagem interativa: Projeto Pacu em Terenos, MS

Resumo

Este artigo descreve as tecnologias de inovação do Projeto Pacu durante sua trajetória relacionada à aquicultura, assim como os impactos em sua estrutura e dinâmicas. O objeto de pesquisa é a unidade produtiva da Fazenda Santa Rosa em Terenos, Mato Grosso do Sul. A influência dos processos de aprendizagem interativa no ato inovador foi avaliada neste trabalho. Este estudo de caso faz uso do método descritivo e explicativo da origem e dinâmica da empresa, mediante acesso a fontes bibliográficas e documentais, associadas à coleta de dados com apoio de um questionário ao gerente executivo e visitas diretas à unidade. A pesquisa permitiu verificar a importância do papel da aprendizagem interativa exercida pela empresa, desde suas origens, seja em processos de inovação sistêmica, seja na incorporação de competências que potencializam sua resiliência e a possibilidade de propagar os conhecimentos de forma sistêmica.

Palavras-chave
empreendedorismo familiar; aprendizagem interativa; inovação

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br