Acessibilidade / Reportar erro

Concepções de desenvolvimento e aprendizagem em crianças com microcefalia: representações de estudantes universitários

Concepts of development and learning in children with microcephaly: representations of university students

Concepciones de desarrollo y aprendizaje en niños con microcefalia: representaciones de estudiantes universitarios

Resumo:

O presente trabalho objetivou discutir as representações sociais de universitários acerca da microcefalia, do desenvolvimento e da aprendizagem. O trabalho foi realizado com 100 estudantes. Fez-se uso de uma entrevista semiestruturada analisada pelo software IRAMUTEQ. As representações perpassam a compreensão da microcefalia enquanto doença que limita o desenvolvimento e a aprendizagem. Percebe-se a necessidade de novos estudos que contribuam para a discussão mais crítica diante dessa problemática.

Palavras-chave:
representações sociais; microcefalia; desenvolvimento; universitários; aprendizagem

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br