Open-access Violência contra profissionais de saúde: eventos noticiados pela mídia sul-mato-grossense

Violence against healthcare professionals: events reported by the press of Mato Grosso do Sul

Violencia contra profesionales de la salud: eventos informados por la prensa de Mato Grosso do Sul

Abstract

Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento dos relatos de violência ocorrida no ambiente de trabalho contra profissionais de saúde em Mato Grosso do Sul e que foram noticiados pela mídia. Trata-se de um estudo de natureza mista (quantitativo e qualitativo), de base documental, fundamentado em análise de conteúdos jornalísticos. Os dados foram extraídos de jornais on-line de Mato Grosso do Sul, com o recorte temporal de 1º de janeiro de 2012 a 30 de março de 2024. Utilizou-se análise descritiva, com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Foram identificados, na mídia, 44 casos de profissionais vítimas de violência no trabalho, sendo a maioria do sexo feminino (51%). Os profissionais de enfermagem foram os mais citados nas matérias jornalísticas, representando 57% dos conteúdos publicados. A violência física (88%) foi a forma mais reportada, e um dos principais motivos de agressão foi a discordância de pacientes quanto ao manejo do atendimento (29%).

Palavras-chave:
enfermagem; meios de comunicação de massa; profissional de saúde; vigilância em saúde do trabalhador; violência no trabalho.

location_on
Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel.: (55 67) 3312-3608 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro