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Impactos da implementação do Corredor Rodoviário Bioceânico na educação escolar na fronteira Brasil/Paraguai: conhecendo o contexto

Resumo:

A despeito dos méritos eminentemente econômicos, a implementação do Corredor Bioceânico: Rota Porto Murtinho- Portos do Norte do Chile requer também a inteligibilidade de seus diversos impactos sociais sobre as comunidades locais, dentre eles, aqueles que incidem sobre a educação pública. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo compreender o contexto social, econômico e, especialmente, educacional do município sul mato-grossense de Porto Murtinho, que faz fronteira com Carmelo Peralta no Paraguai e é o ponto de saída da Rota no Brasil. Para tanto, realizamos pesquisa de cunho bibliográfico e estatístico, por meio da coleta e análise de indicadores oficiais gerados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).Os resultados mostram que Porto Murtinho, um município de pequeno porte, tem sua economia assentada prioritariamente na agropecuária; a rede pública de ensino atende pouco mais de quatro mil alunos diariamente e essa demanda é marcada pela diversidade cultural e linguística dada a presença de estrangeiros e também de populações indígenas. A partir desses dados, portanto, percebe-se que a implementação do Corredor Bioceânico incidirá sobre um contexto por si só já diverso e tenderá a ampliar a demanda por educação escolar à medida que deve impulsionar a permanência de habitantes que hoje não encontram postos de trabalho no município, e também a chegada de novos sujeitos, dado o potencial crescimento econômico representado pela implementação do Corredor Bioceânico. Assim, a implementação deverá vir acompanhada de investimentos na educação, objetivando sanar lacunas que já existiam e atender as necessidades emergentes.

Palavras-chave:
Corredor Rodoviário Bioceânico; Porto Murtinho; impactos sociais; educação escolar

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