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Educação rural: um olhar sobre a percepção dos agricultores familiares do município de Vitorino, PR

Rural education: a look at the perception of family farmers in the municipality of Vitorino, PR

Educación rural: una mirada a la percepción de los agricultores familiares en el municipio de Vitorino, PR

Resumo

Nas últimas décadas, o Brasil acompanhou um aumento no debate sobre a relevância da agricultura familiar, principalmente no que se refere a sua importância como agente de transformação do rural e para o desenvolvimento regional. Assim, a educação, entendida como agente transformador, ganha papel fundamental. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo compreender a percepção dos agricultores familiares do município de Vitorino, Paraná, sobre a educação rural e a sua importância como elemento estratégico para a manutenção dos jovens no campo. Para isso, foram realizadas entrevistas com vinte agricultores familiares do município. A partir das entrevistas, foi possível compreender que, apesar de a maioria das escolas rurais do município terem sido fechadas, as crianças e os jovens rurais têm acesso à educação, mas em escolas urbanas. Entretanto, o currículo urbano, em sua maioria, não valoriza o modo de vida rural, o que acaba contribuindo para o êxodo dos jovens rurais. Nesse sentido, é importante a criação de estratégias educacionais e políticas públicas para o fortalecimento da sucessão e permanência dos jovens no campo, assegurando a reprodução social da agricultura familiar.

Palavras-chave
educação rural; agricultores familiares; desenvolvimento rural; escola; jovens

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