Open-access A abordagem da paisagem como patrimônio do patrimônio. Uma experiência no complexo frigorífico abandonado de General Daniel Cerri (província de Buenos Aires, Argentina)

Resumo

A paisagem como tema de interesse para a Geografia pode não ser novidade. No entanto, a forma de abordá-la vem mudando dependendo da perspectiva de análise que é considerada. Nesse sentido, na perspectiva da análise da Ação e Desenvolvimento Territorial, na qual o Desenvolvimento Local está vinculado, o estudo da paisagem é inédito ao ser considerado como patrimônio do patrimônio. O objetivo deste trabalho é considerar o estudo da paisagem como patrimônio do patrimônio, a partir de uma proposta teórica que possa subsidiar ações de gestão da paisagem local para contribuir com a sua conservação, por meio de processos de patrimonialização e construção da identidade local. Para tanto, apresenta-se o caso do abandonado complexo frigorífico General Daniel Cerri (local situado no distrito de Bahía Blanca, no sudoeste da província de Buenos Aires, na Argentina). A metodologia qualitativa utilizada baseia-se no trabalho de campo e no levantamento de informações de várias fontes que são, posteriormente, analisadas e interpretadas, e por conseguinte, fazer a leitura da paisagem a partir da análise dos aspectos morfogênese através da adaptação desta metodologia.

Palavras-chave:
paisagem; patrimônio do patrimônio; história local.

location_on
Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel.: (55 67) 3312-3608 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro