Interações (Campo Grande), Volume: 23, Issue: 1, Published: 2022
  • A relação existente entre cultura, identidade e patrimônio cultural Editorial

    Dorsa, Arlinda Cantero
  • Nossa Senhora do Pantanal: from prayer to song Artigos

    Silus, Alan; Pinto, Maria Leda

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente texto tem por objetivo apresentar como a história de Nossa Senhora do Pantanal fez-se ecoar da localidade pantaneira para a música da cantora e compositora Alzira E. Como fundamentos teóricos, calcamo-nos nas pesquisas de Béra e Lamy (2015), Bernardi e Castilho (2016), Couto (2009), Dal Farra (2014), Espíndola (2017), Lotman (1998; 2000), Mesquita (2015), Murgel (2005), Nogueira (1990; 2002), Pinto (2006), Rosa e Duncan (2009), Rosendahl (2005), entre outros. Como aporte metodológico, apresentaremos uma breve compreensão do aparecimento da santa no contexto pantaneiro e analisaremos, também, a letra da canção composta por Orlando Antunes e musicada por Alzira E. Das discussões e resultados obtidos, encontramos na religiosidade e na cultura pantaneira um objeto singular: o compromisso com a gente e com a terra, presentes no cotidiano dos povos do Pantanal.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este texto tiene como objetivo presentar cómo la historia de Nossa Senhora do Pantanal se hizo eco desde la región del Pantanal a la música de la cantante y compositora Alzira E. Como fundamentos teóricos, nos apoyamos en la investigación de Béra y Lamy (2015), Bernardi y Castilho (2016), Couto (2009), Dal Farra (2014), Espíndola (2017), Lotman (1998; 2000), Mesquita (2015), Murgel (2005), Nogueira (1990; 2002), Pinto (2006), Rosa y Duncan (2009), Rosendahl (2005), entre otros. Como aporte metodológico, presentaremos una breve comprensión de la aparición de la santa en el contexto del Pantanal y, adernás, analizaremos la letra de la canción compuesta por Orlando Antunes y musicalizado por Alzira E. De las discusiones y resultados obtenidos, encontramos en la religiosidad y cultura del Pantanal un objeto único: el compromiso con las personas y la tierra, presente en la vida cotidiana de los pueblos del Pantanal.

    Abstract in English:

    Abstract: This article aims to present how the history of Nossa Senhora do Pantanal echoed from the locality of Pantanal to the music of the singer and songwriter Alzira E. As theoretical foundations, we base ourselves on the research by Béra and Lamy (2015), Bernardi and Castilho (2016), Couto (2009), Dal Farra (2014), Espíndola (2017), Lotman (1998; 2000), Mesquita (2015), Murgel (2005), Nogueira (1990; 2002), Pinto (2006), Rosa and Duncan (2009), Rosendahl (2005), among others. As a methodological contribution, we will present a brief understanding of the appearance of the saint in the Pantanal context and also analyze the lyrics of the song composed by Orlando Antunes and set to music by Alzira E. From the discussions and results found, we discovered in the Pantanal religion and culture a single object: the commitment to the people and the land, present in the daily life of the Pantanal people.
  • History learning using cultural heritage Artigos

    Oliveira, Almir Félix Batista de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a possibilidade do aprendizado da História por meio do uso do patrimônio cultural. Inicia-se perguntando: terá o patrimônio cultural um caráter educativo? Para começar a responder a esse questionamento, procura-se lembrar uma série de produções teóricas que conclamam a necessidade de utilização do patrimônio cultural em sala de aula como forma de ampliação dos sentidos ou da necessidade de levar estudantes em qualquer faixa etária para visitas a museus (inclusive explorando não só as características dos objetos e sua historicidade, mas imergindo nas ações educativas propostas por essas instituições ou aquelas que a estas se assemelham, como os memoriais, os centros culturais, os arquivos públicos, entre outras), ou ainda da utilização da metodologia da Educação Patrimonial como forma de despertar nos educandos a vontade de conhecer os patrimônios que compõem ou que fazem parte do seu passado ou do grupo a que pertencem e, com isso, não somente passem a valorizá-los como também se tornem seus futuros defensores. Este artigo defende o papel educativo do patrimônio cultural, reconhece a importância da temática e da necessidade da sua presença no livro didático de História, elencando uma série de motivos para essa presença, assim como procura discutir a construção de uma ideia e conceituação de patrimônio por faixa etária dos educandos, apontando formas de efetivação desse uso no ensino de história, e, por fim, indica uma série de ganhos para a relação ensino-aprendizagem a partir dessa utilização.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo discutir la posibilidad de aprender historia a través del uso del patrimonio cultural. Comienza preguntando: iTiene el patrimonio cultural un carácter educativo? Para comenzar a dar respuesta a esta pregunta, se busca recordar una serie de producciones teóricas que reclaman la necesidad de utilizar el patrimonio cultural en el aula como una forma de expandir los sentidos o la necesidad de llevar a estudiantes de cualquier grupo de edad a visitar museos (incluída la exploración no solo de las características de los objetos y su historicidad, sino sumergirse en las acciones educativas que proponen estas instituciones o las que se les asemejan, como memoriales, centros culturales, archivos públicos, entre otros), o incluso el uso de la metodologia de la Educación Patrimonial como una forma de despertar en los alumnos la voluntad de conocer los patrimonios que conforman o que forman parte de su pasado o del colectivo al que pertenecen y, con ello, no solo empezar a valorarlos sino también convertirse en sus futuros defensores. El artículo defiende el rol educativo del patrimonio cultural, reconoce la importancia del tema y la necesidad de su presencia en el libro didáctico de Historia, enumerando una serie de razones de su presencia, adernás de discutir la construcción de una idea y conceptualización del patrimonio por grupo de edad de los estudiantes, senalando formas de hacer efectivo este uso en la ensenanza de la historia, y, finalmente, señalando una serie de ganancias para la relación ensenanza-aprendizaje a partir de este uso.

    Abstract in English:

    Abstract: This article aims to discuss the possibility of learning History through cultural heritage. It begins with the question: does cultural heritage have an educational character? To begin to answer this question, we seek to recall a series of theoretical productions that call for the need to use cultural heritage in the classroom as a way of expanding the senses or the need to take students of any age group to visit museums (including exploring not only the characteristics of objects and their historicity but immersing themselves in the educational actions proposed by these institutions or those that resemble them, such as memorials, cultural centers, public archives, among others), or even the use of the methodology of Education Heritage as a way to awaken in the students the will to know the patrimonies that make up or that are part of their past or the group to which they belong and, with that, not only start to value them but also become their future defenders. In this paper, we defend the cultural heritage educational role, recognize the importance of the theme and the need for his presence in the History textbook, listing several reasons for his presence, as well as discussing the construction of an idea and conceptualization of Heritage by age group of students, pointing out ways to make this use effective in teaching History, and, finally, indicating a series of gains for the teaching-learning relationship from this use.
  • Cultural heritage as a collective identity: the know-how of the sweet pé de moleque (peanut brittle) in Piranguinho, MG Artigos

    Rodrigues, Lucas Inácio; Pimenta, Carlos Alberto Máximo; Mello, Adilson da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: A reflexão proposta é sobre o processo de formação da identidade coletiva a partir do saber-fazer do doce pé de moleque, patrimônio cultural do município de Piranguinho, na microrregião de Itajubá, sul do Estado de Minas Gerais. No aspecto cultural, o município se caracteriza por contar com a produção e venda do doce pé de moleque, sendo que as significações se apresentam constituídas em torno do artefato, as quais influenciam na mentalidade, organização da identidade e nas escolhas de caminhos de desenvolvimento. Dessa perspectiva, justificamos nossa participação no debate sobre desenvolvimento regional-local, considerando as estratégias adotadas em municípios de pequeno porte. Portanto, objetivamos compreender o saber e o fazer do pé de moleque enquanto um elemento de contribuição ao desenvolvimento, sem perder de horizonte a história e as composições que suportam a ideia de local. Utilizamos os recursos da pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais realizamos no período de setembro a dezembro de 2019. Os resultados alcançados demonstram que a cultura e a identidade na dinâmica do lugarse expressam também por meio da construção do doce de pé de moleque como patrimônio cultural, formando a identidade coletiva e se implicando com as questões do desenvolvimento da microrregião de Itajubá.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: La reflexión propuesta es sobre el proceso de formación de la identidad colectiva a partir del saber hacer del dulce pé de moleque (turrón crocante de maní), patrimonio cultural del município de Piranguinho, en la microrregión de Itajubá, al sur del Estado de Minas Gerais. En el aspecto cultural, el município se caracteriza por contar con la producción y venta de dulce pé de moleque, y los significados se constituyen en torno ai artefacto, que influyen en la mentalidad, organización identitaria y opciones de caminos de desarrollo. Desde esta perspectiva, justificamos nuestra participación en el debate sobre el desarrollo regional-local, considerando las estrategias adoptadas en los pequenos municípios. Por ello, buscamos entender el conocimiento y la práctica del dulce pé de moleque como un elemento de aporte al desarrollo, sin perder de vista la historia y las composiciones que sustentan la idea de lugar. Utilizamos los recursos de la investigación de campo, a través de entrevistas semiestructuradas, que realizamos de septiembre a diciembre de 2019. Los resultados alcanzados muestran que la cultura y la identidad en la dinámica del lugar también se expresan a través de la construcción del pé de moleque como patrimonio cultural, formando la identidad colectiva y se involucrando con los temas del desarrollo de la microrregión de Itajubá.

    Abstract in English:

    Abstract: The proposed reflection is on the process of forming collective identity from the know-how of the sweet pé de moleque (peanut brittle), cultural heritage ofthe municipality of Piranguinho, in the microregion of Itajubá, south of the State of Minas Gerais. In the cultural aspect, the municipality is characterized by counting on the production and sale of the sweet pé de moleque, and the meanings are constituted around the artifact, which influences the mentality, identity organization, and development path choices. From this perspective, we justify our participation in the debate on regional-local development, considering the strategies adopted in small municipalities. Therefore, we aim to understand the knowledge and practice of the sweet pé de moleque as an element of contribution to development, without losing sight of the history and compositions that support the idea of place. We used the resources ofthe field research, through semi-structured interviews, which we carried out from September to December 2019. The results achieved show that culture and identity in the dynamics of the place are also expressed through the construction of the pé de moleque as cultural heritage, forming the collective identity and getting involved with the issues of the development of the microregion of Itajubá.
  • “Indigenous people in Piauí: he hid to resist and appeared to exist!”: trajectory of the indigenous groups of the Tabajara ethnicity in Piauí Artigos

    Silva, Brisana Índio do Brasil de Macêdo; Macedo, João Paulo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Nas últimas quatro décadas, no Brasil, um maior número de grupos indígenas passou a se autodeclarar e a reivindicar o reconhecimento de sua condição étnica e de seus direitos constitucionais, em um fenômeno nomeado de processo de indianização e/ou de fortalecimento da indianidade. No Piauí, destacamos os grupos da etnia Tabajara que se organizam por meio de associações indígenas, inaugurando um novo capítulo na história indígena piauiense, visto que, por muito tempo, a presença indígena no estado foi invisibilizada, silenciada e negada. Nesse bojo, o presente estudo buscou conhecer as condições sócio-históricas que contribuíram para o processo de indianização dos grupos indígenas da etnia Tabajara no Piauí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base nos estudos sobre produção de sentido no cotidiano. O estudo foi realizado nos municípios de Piripiri, PI, e Lagoa de São Francisco, PI, com 20 lideranças, mediante os seguintes recursos metodológicos: observação no cotidiano, conversa no cotidiano e entrevista semiestruturada. Em suma, observamos que, diante dos escombros do passado, os Tabajara buscam escrever sua história do presente, a partir do resgate histórico de suas raízes indígenas e da ação de mediadores, evocando e (re) significando fatos e acontecimentos que lhe são significativos e que fortalecem suas indianidades e sua ação política.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: En los últimos cuatro decenios, en el Brasil, un mayor número de grupos indígenas ha Negado a declararse y a reclamar el reconocimiento de su condición étnica y sus derechos constitucionales, en un fenómeno denominado proceso de indianización y/o fortalecimiento de la indianidad. Destacamos los grupos de la etnia Tabajara que se organizan a través de asociaciones indígenas, inaugurando un nuevo capítulo de la historia indígena en Piauí, ya que durante mucho tiempo la presencia indígena en el estado fue invisible, silenciada y negada. En este abultamiento, el presente estudio trató de conocer las condiciones sociohistóricas que contribuyeron al proceso de indianización de los grupos indígenas de la etnia Tabajara en Piauí. Se trata de una investigación cualitativa, basada en estudios sobre la producción de sentido en la vida cotidiana. El estudio se llevó a cabo en los municípios de Piripiri, PI, y Lagoa de São Francisco, PI, con 20 líderes, a través de los siguientes recursos metodológicos: observación en la vida cotidiana, conversación en la vida cotidiana y entrevista semiestructurada. En resumen, observamos que, ante los escombros del pasado, los Tabajara buscan escribir su historia del presente, a partir del rescate histórico de sus raíces indígenas y de la acción de los mediadores, evocando y (re)significando hechos y acontecimientos que les son significativos y que fortalecen sus indianidades y su acción política.

    Abstract in English:

    Abstract: In the last four decades, in Brazil, a greater number of indigenous groups have come to declare themselves and claim recognition of their ethnic status and constitutional rights, in a phenomenon called the process of indianization and/or the strengthening of indianity. In Piauí, we highlight the groups of the Tabajara ethnic group that organize themselves through indigenous associations, inaugurating a new chapter in the indigenous history of Piauí, since, for a long time, the indigenous presence in the State was invisible, silenced, and denied. In this bulge, the present study sought to know the socio-historical conditions that contributed to the indianization process of the indigenous groups of the Tabajara ethnicity in Piauí. It is a qualitative research based on studies on the production of meaning in daily life. We conducted the study in the municipalities of Piripiri, PI, and Lagoa de São Francisco, PI, with 20 leaders, through the following methodological resources: observation in daily life, conversation in daily life, and semi-structured interview. In short, we observed that, in the face of the debris of the past, the Tabajara seek to write their history of the present, based on the historical rescue of their indigenous roots and the action of mediators, evoking and (re)signifying facts and events that are significant to them and that strengthen their indianities and their political action.
  • Returns to education in Brazil: focus on the South and Northeast regions for year 2017 Artigos

    Silva, Tatiana Borges da; Bondezan, Kézia de Lucas; Lucas, Miriã de Sousa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os efeitos da educação nos rendimentos dos indivíduos residentes no Brasil e, de forma específica, os das regiões Sul e Nordeste. As estimativas são realizadas a partir da base de dados da PNAD contínua para o ano de 2017, utilizando-se da equação de rendimentos proposta por Mincer (1974) e do procedimento de Heckman (1979) para corrigir o viés de seleção. Utiliza-se também o método de Trostel (2004) para o cálculo dos retornos da escolaridade tanto do Brasil quanto das regiões Sul e Nordeste. Como resultado principal, o modelo teórico e suas estimativas indicam que, em todas as regiões analisadas, o capital humano apresenta retornos crescentes, sendo estes cada vez maiores à medida que o indivíduo alcança graus mais elevados de educação, apontando que no Brasil pessoas com 4 anos de estudo têm retornos de 2,9% em seus salários; já com 15 anos de estudo, os retornos são de 33,2%. No Sul e Nordeste, os valores são, respectivamente, de 1,8% e 2,7% para 4 anos e 26,3% e 33,2% para 15 anos de estudo, apontando retornos maiores para a região Nordeste. Portanto os resultados sugerem que é de fundamental importância se delinearem políticas que incentivem a conclusão de níveis mais elevados de educação, a fim de se aumentar a renda dos trabalhadores.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El objetivo de este trabajo es analizar los efectos de la educación en los ingresos de las personas que residen en Brasil y, específicamente, en las regiones del Sur y Noreste. Las estimaciones se hacen de la base de datos PNAD para el año 2017, se utilizando la ecuación de ingresos propuesta por Mincer (1974) y el procedimiento de Heckman (1979) para corregir el sesgo de selección. El método de Trostel (2004) también se utiliza para calcular los rendimientos de la escolarización tanto en Brasil como en las regiones del Sur y Noreste. Como resultado principal, el modelo teórico y sus estimaciones indican que, en todas las regiones analizadas, el capital humano presenta rendimientos crecientes, que son cada vez más altos a medida que el individuo alcanza mayores grados de educación, señalando que en Brasil las personas con 4 años de estudio tienen retornos del 2.9% en sus salarios; con 15 años de estudio, los retornos son del 33.2%. En el Sur y Noreste, los valores son, respectivamente, 1.8% y 2.7% por 4 años y 26.3% y 33.2% por 15 años de estudio, lo que indica mayores retornos para la región Noreste. Por lo tanto, los resultados sugieren que es de fundamental importancia diseñar políticas que alienten la realización de niveles más altos de educación para aumentar los ingresos de los trabajadores.

    Abstract in English:

    Abstract: This paper aims to analyze the effects of education on the income of individuals residing in Brazil and, specifically, in the South and Northeast regions. Estimates are made from the PNAD database for the year 2017 using the income equation proposed by Mincer (1974) and Heckman’s (1979) procedure to correct the selection bias. The method of Trostel (2004) is also used to calculate the returns to schooling both in Brazil and in the South and Northeast regions. As a main result, the theoretical model and its estimates indicate that in all the regions analyzed, human capital presents increasing returns, which are increasingly higher as the individual reaches higher degrees of education, pointing out that in Brazil people with 4 years of study have returns of 2.9% in their salaries; with 15 years of study the returns are 33.2%. In the South and Northeast, the values are respectively 1.8% and 2.7% for 4 years, and 26, 3% and 33.2% for 15 years of study, indicating higher returns for the Northeast region. Therefore, the results suggest that it is of fundamental importance to devise policies that encourage the completion of higher levels of education to increase workers’ income.
  • Gift relationships in the process of linking cultural trajectories in creators of cultural institutions in a city in the interior of Minas Gerais Artigos

    Pires, Sanyo Drummond

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente artigo pretende identificar o processo de “escolha do legado”, compreendido a partir do momento de “receber” do ciclo da dádiva na teoria de Mauss, em pessoas que se dedicam à criação e manutenção de instituições culturais em uma cidade do interior de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas com três sujeitos, buscando compreender suas histórias de vida e a relação destas com os processos culturais. Identificou-se que o processo de escolha ocorre a partir de dois momentos: o primeiro, a partir do ato de “receber” atividades culturais específicas na infância, geralmente marcada por figuras de admiração e identificação por parte do sujeito, e o segundo momento no início da vida adulta, em que a vinculação com processos culturais se articula com as atividades profissionais.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El presente artículo pretende identificar el proceso de “elegir el legado”, entendido desde el momento de “recibir” el ciclo de don en la teoria de Mauss, en personas que se dedican a la creación y mantenimiento de instituciones culturales en una ciudad del interior de Minas General. Se realizaron entrevistas con tres sujetos, buscando comprender sus historias de vida y su relación con los procesos culturales. Se identificó que el proceso de elección se da a partir de dos momentos: el primero, desde el acto de “recibir” actividades culturales específicas en la infancia, generalmente marcadas por figuras de admiración e identificación por parte del sujeto, y el segundo momento en la edad adulta temprana, en que el vínculo con los procesos culturales se articula con la actividad profesional.

    Abstract in English:

    Abstract: The present article intends to identify the process of “choosing the legacy”, understood from the “receiving” moment of the gift cycle in Mauss theory, in people who are dedicated to the creation and maintenance of cultural institutions in a city in the interior of Minas Gerais. Interviews were conducted with three subjects, seeking to understand their life stories and their relationship with cultural processes. We identified that the choice process occurs from two moments: the first, from the act of “receiving” specific cultural activities in childhood, usually marked by figures of admiration and identification by the subject, and the second moment in early adulthood, in which the link with cultural processes is articulated with professional activities.
  • The protection of social rights from the perspective of development and of non-discriminatory and egalitarian public policies Artigos

    Molinari, Daniela da Rosa; Turatti, Luciana; Carreno, Ioná

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre os direitos sociais e o Estado enquanto agente prestacional e protetor dos direitos fundamentais. Em sociedades marcadas pelo multiculturalismo e migrações, as diferenças precisam ser respeitadas e reconhecidas, e os direitos sociais desta população também. A partir deste contexto, exigem-se adaptações nas políticas públicas, a fim de atender às especificidades dos migrantes, de forma que sejam capazes de estabelecer o diálogo, o respeito e o reconhecimento, bem como a inclusão desses novos atores na sociedade de acolhida, afastando, por consequência, a desigualdade e a discriminação. O artigo está estruturado em três seções. Na primeira seção, procura-se abordar os direitos sociais enquanto prestação positiva do Estado e a partir da dignidade humana, de modo a explicar na segunda seção a relevância da efetivação desses direitos sob a perspectiva do desenvolvimento e da liberdade segundo Amartya Sen e da ampliação das capacidades de Martha Nussbaum. A partir dessas premissas, demonstra-se, na parte final do texto, a importância da instituição de políticas públicas voltadas à concretização dos direitos sociais dos indivíduos, especialmente da população migrante, que, pelas circunstâncias do processo migratório, são reféns da vulnerabilidade social. Desenvolvidos de forma igualitária e não discriminatória, esses direitos são capazes de compensaras desigualdades sociais, bem como atuar como impulsionadores das liberdades, das capacidades e do protagonismo no tecido social. O método utilizado para a análise é o teórico bibliográfico, que elucida a relevância da temática diante do atual contexto de intensa mobilidade humana.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo propone una reflexión sobre los derechos sociales y el Estado como agente de servicios y protector de los derechos fundamentales. En sociedades marcadas por el multiculturalismo y la migración, las diferencias deben ser respetadas y reconocidas, y los derechos sociales de esta población también. Desde este contexto, se requieren adaptaciones en las políticas públicas, para cumplir con las especificidades de los migrantes, de manera que ellas posan establecer diálogo, respeto y reconocimiento, asícomo la inclusion de estos nuevos actores en la sociedad de acogida, eliminando, por consecuencia, desigualdad y discriminatión. El artículo está estructurado en tres secciones. En la primera sección, se busca abordar los derechos sociales como una disposición positiva del Estado ybasada en la dignidad humana, con el fin de explicar en la segunda sección la relevancia de la realización de estos derechos desde la perspectiva del desarrollo y libertad según Amartya Sen y de la expansión de las capacidades de Martha Nussbaum. Sobre la base de estas premisas, la parte final del texto demuestra la importancia de instituir políticas públicas dirigidas a la realización de los derechos sociales de las personas, en especial de la población migrante, quienes, por las circunstancias del proceso migratorio, son rehenes de la vulnerabilidad social. Desarrollados de manera igualitaria y no discriminatoria, estos derechos son capaces de compensar las desigualdades sociales, adernás de actuar como impulsores de libertades, capacidades y protagonismo en el tejido social. El método utilizado para el análisis es el teórico bibliográfico, que aclara la relevancia del tema en el contexto actual de movilidad humana intensa.

    Abstract in English:

    Abstract: This article proposes a reflection on social rights and the State as a service agent and protector of fundamental rights. In societies marked by multiculturalism and migration, differences need to be respected and recognized, and the social rights of this population as well. From this context, adaptations in public policies are required to meet the specificities of migrants, so that they can establish dialogue, respect, and recognition, as well as the inclusion of these new actors in the host society, removing, for consequence, inequality and discrimination. We structured the article into three sections. The first section seeks to address social rights as a positive provision of the State and based on human dignity, to explain, in the second section, the relevance of the realization of these rights from the perspective of development and freedom according to Amartya Sen and the expansion of Martha Nussbaum's capabilities. Based on these premises, the final part of the text demonstrates the importance of instituting public policies aimed at realizing the social rights of individuals, especially the migrant population, who, due to the circumstances of the migratory process, are hostages to social vulnerability. Developed in an egalitarian and non-discriminatory manner, these rights are capable of compensating for social inequalities, as well as acting as drivers of freedoms, capacities, and protagonism in the social fabric. The method used for the analysis is the bibliographic theoretical, which elucidates the theme relevance in the current context of intense human mobility.
  • Impacts and compensatory measures: transport infrastructure project from BR-429/RO to the Tupari community of Tl Rio Branco, Brazilian Amazon Artigos

    Bonifácio, Diego Rodrigues; Laroque, Luís Fernando da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Os empreendimentos de infraestrutura de transporte que impactam Terras Indígenas (Tl) estão sujeitos ao processo de compensação ambiental, pois os danos causados devem ser compensados em decorrência dos impactos gerados na localidade. O trabalho teve como objetivo analisar a política dos povos indígenas e as interfaces entre povo Tupari da Terra Indígena Rio Branco, em Rondônia, e projeto de infraestrutura de transporte da BR-429/RO, fazendo uma reflexão sobre as relações socioambientais de obras de engenharia em terras indígenas. Dentre os procedimentos metodológicos, destaca-se o levantamento documental, tendo como objetos de estudos o Plano de Controle Ambiental da BR-429/RO (PCA), o Estudo de Componente Indígena (ECI) e o Plano Básico Ambiental Indígena (PBAI). Nota-se que a política dos povos indígenas prevê um processo de compensação ambiental com potencial para mitigação dos impactos gerados por rodovias. No entanto, é necessário implementar medidas que busquem a equivalência ecológica nas áreas impactadas. Evidencia-se que o instrumento de compensação ambiental do projeto de infraestrutura de transporte da BR-429/RO não tem conseguido efetivar-se de forma eficiente e, também, não supre os reais impactos gerados no meio ambiente.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Los emprendimientos de infraestructura de transporte que impactan a Tierras Indígenas (Tl) están sujetos al proceso de compensación ambiental, ya que los danos causados deben ser compensados como consecuencia de los impactos generados en la localidad. El trabajo tuvo como objetivo analizar la política de los pueblos indígenas y las interfaces entre el pueblo Tupari de la Tierra Indígena Rio Branco, en Rondônia, y el proyecto de infraestructura de transporte de la BR-429/RO, reflexionando sobre las relaciones socioambientales de las obras en tierras indígenas. Entre los procedimientos metodológicos, se destaca el levantamiento documental, que tiene como objeto de estudios el Plan de Control Ambiental de la BR-429/RO (PCA), el Estudio del Componente Indígena (ECI) y el Plan Básico Ambiental Indígena (PBAI). Se destaca que la política de pueblos indígenas contempla un proceso de compensación ambiental con potencial para mitigar los impactos generados por las carreteras. Sin embargo, es necesario implementar medidas que busquen la equivalencia ecológica en las áreas impactadas. Es evidente que el instrumento de compensación ambiental del proyecto de infraestructura de transporte BR-429/RO no se ha podido Nevar a cabo de manera eficiente, y tampoco atiende los impactos reales sobre el medio ambiente.

    Abstract in English:

    Abstract: Transport infrastructure projects that impact Indigenous Lands (Tl) are subject to the environmental compensation process because the damage caused must be compensated due to the impacts generated in the locality. The work aimed to analyze the politics of indigenous peoples and the interfaces between the Tupari people of the Rio Branco Indigenous Land in Rondônia and the transport infrastructure project BR-429/RO, reflecting on the socio-environmental relations of engineering works on land indigenous peoples. Among the methodological procedures, the documentary survey stands out, having as objects of studies the Environmental Control Plan of BR-429/RO (PCA), the Study of Indigenous Component (ECI), and the Basic Environmental Indigenous Plan (PBAI). It is noted that the indigenous peoples' policy provides for an environmental compensation process with the potential to mitigate the impacts generated by highways. However, it is necessary to implement measures that seek ecological equivalence in the impacted areas. It is evident that the environmental compensation instrument of the BR-429/RO transport infrastructure project has not been able to be carried out efficiently and also does not meet the real impacts generated on the environment.
  • The urban revitalization plan for the central area of Campo Grande, MS Artigos

    Oliveira, Lina Yule Queiroz de; Castilho, Maria Augusta de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar as propostas do atual Plano de Revitalização da área central da cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, a fim de realizar inferências críticas sobre o mesmo, verificando até que ponto ele contempla a dimensão humana na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Também foi analisado como se desenvolveu o processo de participação pública em sua implantação. Para atingir esse objetivo, o estudo tem abordagem qualitativa, utilizando como base metodológica a pesquisa documental. Desta forma, o estudo buscou expor elementos para contribuir para a reflexão da imprescindibilidade da criação colaborativa, participação ativa e gestão urbana democrática dos espaços públicos, levando em conta a dimensão humana, num processo de desenvolvimento local, de natureza inclusiva. O estudo permitiu verificar que, embora as estratégias para a requalificação do local do Plano de Revitalização do Centro abranjam diferentes dimensões do sistema urbano e abordem pontos importantes tratados no urbanismo na dimensão humana em suas estratégias, o destaque maior é na frente econômica do que de sua frente social. Também se verificou que a participação pública nos processos de tomada de decisão do plano ainda é realizada de forma insatisfatória, uma vez que ainda é regida pelos princípios neoliberais e resulta mais em um processo de consulta imposto de forma vertical do que em um diálogo ativo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar las propuestas del actual Plan de Revitalización del área central de la ciudad de Campo Grande, en Mato Grosso do Sul, con el fin de hacer inferências críticas al respecto, verificando en qué medida contempla la dimensión humana en la mejora de la calidad de vida de los ciudadanos. También se analizó cómo se desarrolló el proceso de participación pública en su implementación. Para lograr este objetivo, el estudio tiene un enfoque cualitativo, utilizando la investigación documental como base metodológica. Así, el estudio buscó exponer elementos que contribuyan a la reflexión de la indispensabilidad de la creación colaborativa, la participación activa y la gestión urbana democrática de los espacios públicos, teniendo en cuenta la dimension humana, en un proceso de desarrolló local, de carácter inclusivo. El estudio permitió constatar que, si bien las estrategias para la recalificación del local del Plan de Revitalización del Centro abarcan diferentes dimensiones del sistema urbano y abordan puntos importantes tratados en el urbanismo en la dimensión humana en sus estrategias, el mayor énfasis está en el frente económico que en tu frente social. También se encontró que la participación ciudadana en los procesos de toma de decisiones del Plan sigue siendo insatisfactoria, ya que aún se rige por princípios neoliberales y resulta más en un proceso de consulta impuesto verticalmente que en un diálogo activo.

    Abstract in English:

    Abstract: This article aims to analyze the proposals of the current Revitalization Plan for the central area of the city of Campo Grande in Mato Grosso do Sul, to make critical inferences about it, verifying the extent to which it contemplates the human dimension in improving the quality of life for its citizens. It was also analyzed how the process of public participation in its implementation developed. To achieve this objective, the study has a qualitative approach, using documentary research as a methodological basis. Thus, the study sought to expose elements to contribute to the reflection of the indispensability of collaborative creation, active participation, and democratic urban management of public spaces, considering the human dimension in a local development process of an inclusive nature. The study allowed us to verify that, although the strategies for the requalification of the site of the Revitalization Plan for the central area cover different dimensions of the urban system and address important points treated in urbanism in the human dimension in their strategies, the greater emphasis is on the economic front than on its social front. It was also found that public participation in the decision-making processes of the Plan is still unsatisfactory since it is still governed by neoliberal principles and results more in a consultation process imposed vertically than an active dialogue.
  • Between divine and money: analysis of magistic services in a Candomblé terreiro (worship place) Artigos

    Gonçalves, Fábio da Silva; Oliveira, Daniel Coelho de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O objetivo do artigo é analisar as principais trocas materiais em um terreiro de Candomblé em Bocaiuva, MG, na perspectiva do clientelismo, ou seja, situações que envolvem a cobrança em dinheiro pelos serviços ofertados: trabalhos de “amarração de amor” e jogo de búzios. Metodologicamente, procedemos por pesquisa bibliográfica, observação participante e realização de entrevistas no período de maio a agosto de 2018. Além de apresentar generalidades a respeito do Candomblé e alguns paradigmas atuais que o rondam, o artigo analisa os referidos serviços magísticos enquanto relações sociais e econômicas presentes na vida deste terreiro. A pesquisa demonstrou que o Candomblé e seus adeptos exprimem relações não apenas religiosas, mas mercadológicas entre si e com o público exterior ao terreiro. No caso estudado, dinheiro e serviços magísticos não são “esferas separadas” ou “mundos hostis”, mas estruturas em que os agentes realizam “boas combinações”.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: El objetivo del artículo es analizar los principales intercambios materiales en un terreiro (sitio de adoración) de Candomblé en Bocaiuva, MG, desde la perspectiva del clientelismo, es decir, situaciones que involucran la recaudación de dinero por los servicios ofrecidos: obras de “amarre de amor” y lectura de caracoles. Metodológicamente, procedemos mediante revisión bibliográfica, observación participante y entrevistas en el período de mayo a agosto de 2018. Adernás de presentar generalidades sobre Candomblé y algunos paradigmas actuales que lo rodean, el artículo analiza dichos servicios mágicos como relaciones sociales y económicas presentes en la vida de este terreiro. La investigación mostró que Candomblé y sus seguidores expresan no solo relaciones religiosas, sino también de mercado entre ellos y con el público fuera del terreiro. En el caso estudiado, los servicios de dinero y magia no son “esferas separadas” o “mundos hostiles”, sino estructuras donde los agentes realizan “buenas combinaciones”.

    Abstract in English:

    Abstract: This article aims to analyze the main material exchanges in a Candomblé terreiro (worship place) in Bocaiuva, MG, from the perspective of clientelism, that is, situations involving the collection of money for the services offered: works of “love tying” and cowrie shells divination. Methodologically, we proceeded by bibliographic research, participant observation, and interviews from May to August 2018. In addition to presenting generalities about Candomblé and some current paradigms that surrounds it, the article analyzes these magical services as social and economic relations present in the life of this terreiro. The research showed that Candomblé and its supporters express not only religious but market relations with each other and with the outside public. In this case, money and magical services are not “separate spheres” or “hostile worlds” but structures where agents perform “good combinations”.
  • “Don't look a gift horse in the mouth”: when a public housing policy violates the way of living of the peasant Artigos

    Gomes, Amanda Marques; Burnett, Frederico Lago

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a violência simbólica presente no processo de execução do programa habitacional Minha Casa, Meu Maranhão, analisando o desenvolvimento do programa, verificando as diretrizes e sua aplicação, além das atitudes dos beneficiários após a materialização da referida violência encontrada na casa do programa. Considerando o modo de morar rural como intrínseco às suas condições gerais de vida, o texto analisa a concepção do programa habitacional criado a partir do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), comprovadamente pouco eficaz na região Nordeste do país e distante da realidade social dos beneficiários. Com base em pesquisa de campo realizada entre 2015 e 2019 em Pequizeiro, povoado do município de Belágua, Maranhão, discute o processo de apropriação da nova moradia pelas famílias contempladas, analisando reformas identificadas na nova casa, assim como os diferentes usos dos ambientes, que se alteram de acordo com a necessidade de cada núcleo familiar. Com base no estudo das intervenções físicas pós-ocupação, conclui que o programa é incompatível com a realidade local, e a desconsideração e violência praticadas sobre o modo de vida camponês têm suas respostas nas intervenções na casa e em seu entorno que buscam restituir as condições necessárias à sua reprodução social.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo discutir la violencia simbólica presente en el proceso de implementación del programa de vivienda Minho Coso, Meu Moronhõo, analizando el desarrollo del programa, verificando sus directrices y su aplicación, adernás de las actitudes de los beneficiarios después de la materialización de la mencionada violencia en la casa del programa. Considerando el modo de vida rural como intrínseco a sus condiciones generales de vida, el texto analiza la concepción del programa habitacional creado a partir del Progromo Nocionol de Hobitoçõo Rurol (PNHR), demostrado como poco efectivo en la región Nordeste del país y lejos de la realidad social de los beneficiarios. A partir de una investigación de campo realizada entre 2015 y 2019 en Pequizeiro, una aldea del município Belágua, Maranhão, se discute el proceso de apropiación de la nueva vivienda por parte de las famílias contempladas, analizando las reformas identificadas en la nueva casa, así como los diferentes usos de los ambientes, que cambian según las necesidades de cada núcleo familiar. A partir del estudio de las intervenciones físicas posteriores a la ocupación, se concluye que el programa es incompatible con la realidad local, y el desprecio y la violencia practicados sobre el modo de vida campesino tienen sus respuestas en las intervenciones en la casa y su entorno que buscan restaurar las condiciones necesarias para su reproducción social.

    Abstract in English:

    Abstract: This article aims to discuss the symbolic violence present in the implementation process of the Minho Coso, Meu Moronhão housing program, analyzing its development, verifying its guidelines and their application, and the attitudes of the beneficiaries after the materialization of the reported violence found in the program house. Considering the rural way of living as intrinsic to their general living conditions, the text analyzes the conception of the housing program created from the Progromo Nocionol de Hobitoção Rurol (PNHR), demonstrably ineffective in the Northeastern region of the country and far apart from the reality of the beneficiaries. Based on field research conducted from 2015 to 2019, in Pequizeiro, a village of the Belágua municipality, Maranhão, this article discusses the process of appropriation of the new home by the contemplated families, analyzing modifications and identifying them, as well as analyzing the different uses of the environments, which change according to the needs of each family nucleus. Based on the study of post-occupation physical interventions, it concludes that the program is incompatible with the local reality, and the disregard and violence practiced on the peasant way of life have their answers in the interventions in the house and its surroundings that seek to restore the necessary conditions for its social reproduction.
  • Relations between tourism public policies and the actions of tourist services in the municipality of Bonito, a national ecotourism pole Artigos

    Oliveira, Ademir Kleber Morbeck de; Diettrich, Luciana Correia; Mariani, Milton Augusto Pasquotto

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: As políticas públicas de turismo e os serviços turísticos são meios que possibilitam a organização e concretização da atividade turística, importante fonte de renda para diversas regiões, no Brasil e no mundo. Em Bonito, estado de Mato Grosso do Sul, o ambiente natural é o grande responsável pela demanda de turistas, o qual, e não apenas por isso, deve receber atenção de órgãos públicos e entidades privadas com vistas à sua sustentabilidade, pois a existência ou não de políticas públicas e a forma como se dão as relações entre os componentes da atividade turística interferem no desenvolvimento do turismo. Desta forma, este artigo objetiva compreender as relações entre as políticas públicas de turismo e as ações dos serviços turísticos em Bonito, na perspectiva do ambiente natural. A metodologia utilizada foi de caráter quantitativo e qualitativo, de natureza descritivo-exploratória, por meio de um questionário aplicado junto aos serviços turísticos, avaliado com auxílio do software Sphinx Léxica 5.0. Os resultados indicaram que tanto as políticas públicas quanto as ações desenvolvidas pelos serviços turísticos são ainda insuficientes para garantir a conservação do ambiente. São poucas as ações realizadas pelo setor e, destas, uma pequena parcela acontece por influência dos órgãos governamentais por meio de suas políticas, demonstrando, assim, que as relações são ainda inexpressivas. As relações existem, mas não ocorrem de modo adequado a favorecer as práticas turísticas, considerando o que se convencionou chamar de sustentabilidade ambiental.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Las políticas públicas de turismo y los servicios turísticos son medios que permiten la organización y realización de la actividad turística, importante fuente de ingresos para varias regiones, en Brasil y en el mundo. En Bonito, estado de Mato Grosso do Sul, el medio natural es en gran parte responsable de la demanda de turistas, que, y no solo por ello, debe recibir atención de organismos públicos y privados con miras a su sostenibilidad, ya que la existencia o no de políticas públicas y la forma en que tienen lugar las relaciones entre los componentes de la actividad turística interfieren en el desarrollo del turismo. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo comprender la relación entre las políticas públicas de turismo y las acciones de los servicios turísticos en Bonito, desde la perspectiva del entorno natural. La metodologia utilizada fue cuantitativa y cualitativa, de naturaleza descriptiva-exploratoria, a través de un cuestionario aplicado a los servicios turísticos, evaluado con la ayuda del software Sphinx Léxica 5.0. Los resultados indicaron que tanto las políticas públicas como las acciones desarrolladas por los servicios turísticos aún son insuficientes para garantizar la conservación del medio ambiente. Hay pocas acciones tomadas por el sector y de estas, una pequena porción ocurre debido a la influencia de las agencias gubernamentales a través de sus políticas, lo que demuestra que las relaciones siguen siendo inexpresivas. Existen relaciones, pero no ocurren de manera adecuada para favorecer las prácticas turísticas, considerando lo que convencionalmente se llama sostenibilidad ambiental.

    Abstract in English:

    Abstract: The tourism public politics and the tourist services are means that enable the organization and realization of tourist activity, an important source of income for several regions, in Brazil and worldwide. In Bonito, state of Mato Grosso do Sul, the natural environment is the great responsible for the tourist's demand, which, and not only for this reason, should receive attention from public and private agencies with a view to its sustainability, because the existence or not of public policies the way in which the relations between the components of the tourism activity occur interfere in its development of tourism. Thus, this article intends to understand the relationships between the public politics of tourism and the actions of the tourist services, in Bonito, in the perspective of the natural environment. The methodology used was quantitative and qualitative of a descriptive-exploratory nature, through the application of a questionnaire applied in the tourist services of Bonito, appraised with the aid of the software Sphinx Léxica 5.0. The results indicated that as much the publics politics of tourism as the actions developed by tourist services are still insufficient to guarantee the conservation of the natural way. They are few the actions accomplished by the section and, of those, a small parcel happens for influence of the government organs through their politics, demonstrating, therefore, that the relationships are still inexpressive. The relationships exist but do not occur in an appropriate way to favor tourism practices, considering what has been called environmental sustainability.
  • The Critical Discourse Analysis in the economic and social context arising from covid-19 in Brazil Artigos

    Akamine, Mariana de Barros Casagranda; Shiota, Hanae Caroline Quintana; Dorsa, Arlinda Cantero

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Foi identificada pela primeira vez, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, a doença infecciosa conhecida como síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) e denominada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de covid-19. A partir de então, diversas ações têm sido tomadas por chefes de Estado de todo o mundo, a fim de conter a disseminação da doença que assola todos os continentes. Em decorrência da falta de consenso quanto às medidas a serem adotadas diante da atual crise mundial, as desigualdades sociais já existentes foram exacerbadas, colocando em foco os discursos, antes abafados, sobre a situação da saúde pública, desigualdade social e economia brasileira. Tais discursos têm sido frequentemente vinculados nas mídias por meio das charges, criticando as posturas das diferentes esferas administrativas diante do atual cenário de crise mundial decorrente da pandemia do novo coronavírus. O gênero textual chargístico apresenta uma visão crítica e ideológica sobre a temática, proporcionando uma reflexão profunda, explorada no presente estudo pelo viés da Análise Crítica do Discurso (ACD) conforme Teun Van Dijk, por intermédio das representações sociais que influenciam a interpretação e construção dos sentidos, escancarando a visão crítica dos problemas sociais, por meio da produção do discurso de poder, dominação e desigualdade social.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Se identificó por primera vez en diciembre de 2019, en la ciudad de Wuhan, China, una enfermedad infecciosa conocida como síndrome respiratorio agudo severo coronavírus 2 (SARS-CoV-2) y nombrada por la Organización Mundial de la Salud (OMS) como covid-19. Desde entonces, jefes de estado de todo el mundo han tomado varias acciones para contener la propagación de la enfermedad que azota a todos los continentes. Como consecuencia de la falta de consenso sobre las medidas a adoptar ante la actual crisis mundial, se han exacerbado las desigualdades sociales que ya existían, centrándose en discursos, previamente sofocados, sobre la situación de la salud pública, la desigualdad social y la economia brasileha. Tales discursos han sido muchas veces vinculados en los medios de comunicación a través de dibujos animados, criticando las posturas de los distintos ámbitos administrativos, ante el actual escenario de crisis mundial derivado de la pandemia del nuevo coronavirus. El género textual de dibujos animados presenta una mirada crítica e ideológica sobre el tema, aportando una reflexión profunda, explorada en el presente estudio por el sesgo del Análisis Crítico del Discurso (ACD) según Teun Van Dijk, a través de las representaciones sociales que inciden en la interpretación y construcción de los sentidos, abriendo la mirada crítica de los problemas sociales, a través de la producción del discurso del poder, la dominación y la desigualdad social.

    Abstract in English:

    Abstract: It was first identified in December 2019 in Wuhan city, China, an infectious disease known as severe acute respiratory syndrome coronavírus 2 (SARS-CoV-2) and named by the World Health Organization (WHO) as covid-19. Since then, several actions have been taken by heads of state from around the world in order to contain the spread of the disease that plagues all continents. As a result of the lack of consensus on the measures to be adopted in the face of the current world crisis, the social inequalities that already existed have been exacerbated, focusing on discourses, previously stifled, on the situation of public health, social inequality, and the Brazilian economy. Such speeches have often been linked in the media through cartoons, criticizing the postures of different administrative spheres in the face of the current world crisis scenario resulting from the pandemic of the new coronavírus. The cartoon textual genre presents a critical and ideological view on the theme, providing a deep reflection, explored in the present study by the bias of Critical Discourse Analysis (ACD) according to Teun Van Dijk, through the social representations that influence the interpretation and construction of the senses, opening the critical view of social problems, through the production of the discourse of power, domination, and social inequality.
  • Cooperative principles and the small-scale mining culture: an analysis in the mineral cooperatives of Minas Gerais Artigos

    Silva, Samuel Soares da; Freitas, Alan; Freitas, Rodrigo; Ramalho, Tamires

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: O garimpo se configurou como uma realidade social emblemática na história do Brasil e se tornou um problema público latente na agenda governamental, devido à questão ilegal e informal. Como forma de solução, o Estado priorizou o modelo cooperativo na Permissão de Lavra Garimpeira com a Lei n. 11.685 de 2008, o que resultou num aumento expressivo de constituição de cooperativas minerais. As cooperativas são organizações coletivas que priorizam a autogestão, a cooperação e o respeito ao meio ambiente e à comunidade, princípios distintos do individualismo e dos conflitos que parecem inerentes à atividade garimpeira ilegal. No seio dessa suposta incoerência, surge o seguinte problema de pesquisa: os princípios da doutrina cooperativista são praticados pelas cooperativas de garimpeiros? O objetivo do trabalho consiste em verificar se as cooperativas minerais do estado de Minas Gerais aderem aos princípios propostos pela doutrina do cooperativismo. Para responder a tal inquietude, foram estudadas 11 cooperativas minerais localizadas em nove municípios do estado de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com representantes das cooperativas e do poder público local. Os principais achados apontam que a indução da atividade garimpeira em organizações cooperativas não significa a promoção da cooperação e nem a aplicação dos princípios do cooperativismo à atividade garimpeira. A principal conclusão é de que cooperativas minerais evidenciam significativas diferenças dos outros ramos do cooperativismo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: La minería se ha convertido en una realidad social emblemática en la historia de Brasil y se ha convertido en un problema público latente en la agenda del gobierno, debido a la investigación ilegal e informal. Como una forma de solución, el Estado priorizó el modelo cooperativo en el Permiso de Minería Garimpeiro, con la Ley n. 11.685, de 2008, lo que resulto en un aumento significativo en la constitución de cooperativas minerales. Las cooperativas son organizaciones colectivas que priorizan la autogestión, la cooperación y el respeto por el medio ambiente y la comunidad, diferentes princípios de individualismo y conflictos que parecen inherentes a las actividades garimpeiros ilegales: dentro de esta supuesta inconsistencia, surge el siguiente problema de investigación: ise aplican los princípios de la doctrina cooperativista por las cooperativas de garimpeiros? El objetivo del trabajo es verificar si las cooperativas minerales del estado de Minas Gerais se adhieren a los princípios que propone la doctrina del cooperativismo. Para responder a esta pregunta, se estudiaron 11 cooperativas minerales ubicadas en nuevos municípios del estado de Minas Gerais. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con representantes de las cooperativas y el gobierno local. Las características principales indican que la inducción de la actividad garimpeiro en organizaciones cooperativas no significa la promoción de la cooperación o la aplicación de los princípios del cooperativismo a la actividad garimpeiro. La conclusion principal es que las cooperativas minerales muestran diferencias significativas con respecto a otras ramas del cooperativismo.

    Abstract in English:

    Abstract: Small-scale mining has become an emblematic social reality in the history of Brazil and has become a latent public problem on the government's agenda due to the illegal and informal issue. As a form of solution, the State prioritized the cooperative model in the Permission of Mineral Prospector Mining, with Law n. 11.685 of 2008, which resulted in a significant increase in the constitution of mineral cooperatives. Cooperatives are collective organizations that prioritize self-management, cooperation, and respect for the environment and the community, different principles of individualism and conflicts that seem inherent to illegal mining activities. Within this supposed inconsistency, the following research problem arises: principles of cooperative doctrine apply to mineral prospector cooperatives? The objective of the work is to verify if the cooperative minerals of the state of Minas Gerais adhere to the principles proposed by the doctrine of cooperativism. To answer this question, 11 mineral cooperatives located in nine municipalities in the State of Minas Gerais were studied. We conducted semi-structured interviews with representatives of the cooperatives and the local government. The main findings indicate that the induction of mining prospector activity in cooperative organizations does not mean the promotion of cooperation or the application of the principles of cooperativism to mining prospector activity. The main conclusion is that mineral cooperatives show significant differences from other branches of cooperatives
  • Childhood and the city: the socialization processes of children Artigos

    Gonzaga, Rúbia Renata das Neves; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Apresentam-se os resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento no Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, cujo principal objetivo é conhecer como as crianças compreendem a cidade em que vivem. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação. As pesquisadoras acompanham um grupo de 49 crianças de uma escola pública de Londrina durante os três primeiros anos do Ensino Fundamental. A análise se concentra nos espaços retratados pelas crianças nos desenhos solicitados e, apesar de preliminar, aponta os lugares de trânsito delas, como a moradia, os espaços de lazer e o centro da cidade. O referencial teórico é ancorado na Sociologia da Infância e no estudo da cidade.

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Este artículo presenta los resultados parciales de una investigación em el desarrollo en el Doctorado en Educación de la Universidad Estatal de Londrina, cuyo objetivo principal es saber como los nihos entienden la ciudad en la que viven. La metodologia utilizada es la investigación de acción. Las investigadoras siguen a un grupo de 49 nihos de una escuela pública en Londrina durante los primeros tres anos de la escuela primaria. El análisis se centra en los espacios representados por los nihos en los dibujos solicitados y, aunque sea preliminar, indica sus lugares de tránsito, como la vivienda, los espacios de ocio y el centro de la ciudad. El marco teórico está anclado en la Sociología de la Infancia y el estudio de la ciudad.

    Abstract in English:

    Abstract: This article presents partial results of a research in development at the Doctorate in Education of the State University of Londrina, whose main objective is to know how children understand the city in which they live. The methodology used is action research. The researcher follows a group of 49 children from a public school in Londrina during the first three years of elementary school. The analysis focuses on the spaces portrayed by the children in the drawings and, although preliminary, point out places they pass by, such as houses, recreational areas, and downtown area. The theoretical framework is anchored in studies of Childhood Sociology and the study of the city.
  • Communitarian activity, esteem for the place and conscientization: an analysis of the social participation of the Resistência Vila Vicentina movement Artigos

    Pacheco, Fábio Pinheiro; Bomfim, Zulmira Aurea Cruz

    Abstract in Portuguese:

    Resumo: Analisa-se a relação entre a participação em atividades comunitárias, o Índice de Estima de Lugar e o processo de conscientização de moradores de uma comunidade ameaçada de desapropriação em Fortaleza, Ceará. Trata-se de um estudo misto, realizado com 17 moradores da comunidade Vila Vicentina (Fortaleza, Ceará), que responderam à Escala de Estima de Lugar e participaram, individualmente, de uma entrevista semiestruturada. Dentre os resultados, observa-se a organização de atividades de I) resgate, preservação e construção histórica da comunidade; II) recreação; III) discussão e mobilização; e IV) diálogo com representações da sociedade civil e jurídica. A participação ativa repercutiu em I) uma maior estima potencializadora; II) mais engajamento na própria luta e nas de outras comunidades; e, consequentemente, III) maior abertura no processo de conscientização

    Abstract in Spanish:

    Resumen: Se analiza la relación entre la participación en actividades comunitarias, el Índice de Estima del Lugar y el proceso de concientización entre los residentes de una comunidad amenazada de expropiación en Fortaleza, Ceará. Este es un estudio mixto realizado con 17 residentes de la comunidad de Vila Vicentina (Fortaleza, Ceará), quienes respondieron a la Escala de Estima de Lugar y participaron, individualmente, de una entrevista semiestructurada. Entre los resultados, se encuentra la organización de actividades de I) rescate, preservación y construcción histórica de la comunidad; II) recreación; III) discusión y movilización; y IV) diálogo con representantes de la sociedad civil y jurídica. La participación activa se refleja en I) una mayor estima de potencialización; II) más participación en la lucha misma y en las de otras comunidades; y, en consecuencia, III) mayor apertura en el proceso de concientización.

    Abstract in English:

    Abstract: We analyze the relationship between participation in the communitarian activity, the Esteem for the Place Index, and the conscientization process among residents of a community threatened with expropriation in Fortaleza, Ceará. This is a mixed study conducted with 17 residents of the Vila Vicentina community (Fortaleza, Ceará), who responded to the Esteem for the Place Scale and participated, individually, in a semi-structured interview. Among the results, there is the organization of activities of I) rescue, preservation, and historical construction of the community; II) recreation; III) discussion and mobilization; and IV) dialogue with representatives of civil and legal society. The active participation reflected in I) higher potentiating esteem for the place; II) more engagement in the resistance itself and those of other communities; and, consequently, III) a higher openness to the conscientization.
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