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Disputas sobre performance nos estudos de Comunicação: desafios teóricos, derivas metodológicas1 1 O presente artigo é fruto do convênio de cooperação PROCAD/CAPES entre os PPGs de Comunicação da UFF-UNISINOS-UFPE, intitulado “Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada”. Informações disponíveis no site do projeto <http://www.cartografiasomimagem.com.br/procad/>. Acesso em: 05 nov. 2017.

Conflictos sobre performance en los estudios de Comunicación: desafíos teóricos, derivas metodológicas

Resumo

O presente artigo discute o termo “performance” nos estudos de Comunicação e mídia a partir de um resgate crítico-teórico do mesmo. Partimos de uma reconstituição conceitual do termo em suas vertentes das Ciências Humanas e Sociais francesa e anglo-saxã para apresentarmos seus desdobramentos no campo comunicacional brasileiro, sobretudo no que tange a temáticas como a música e o entretenimento, os fãs e os sites de redes sociais. Argumentamos que os estudos de performance são relevantes para entender as ações humanas, bem como suas mediações com os corpos, aparatos, ambientes, materialidades e audiências tão corriqueiras no cotidiano da vida contemporânea. Contudo, indicamos a necessidade de rediscussão do conceito para a análise de distintos objetos e ambientes mediados pelas tecnologias de comunicação e apontamos a possibilidade de entender a performance enquanto método de pesquisa.

Palavras-chave
Performance; Comunicação; Método; Entretenimento; Cultura digital

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