Open-access GAROTO BOMBRIL E HAMLET: o ensino da publicidade pela ficção literária

Garoto Bombril y Hamlet: enseñar publicidad a través de la ficción literária

RESUMO

A publicidade, uma das primeiras e das mais relevantes retóricas do consumo, vem passando por transformações viscerais em seu modus operandi, em função, entre outros fatores, da utilização de algoritmos e da inteligência artificial generativa. O mesmo ocorre no plano de seus enquadramentos comunicacionais, atendendo a pressão social com a inclusão de pautas e representações antes silenciadas. Face a esse contexto, como ensinar especialmente criação publicitária? O presente artigo relata uma experiência metodológica aplicada em sala de aula em cursos de publicidade e propaganda e demonstra que o investimento na literatura gera não só uma forma de ensino mais atraente como aprofunda a dimensão humana nos estudantes.

Palavras-chave
ensino; publicidade; literatura; retextualização; metodologia

location_on
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA, Zip code: 01318-912 , Phone and WhatsApp: (+55 11) 9.4178-8528 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaintercom@intercom.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro