Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o programa Alerta Nacional para entender como a espetacularização da notícia sobre a criminalidade interfere na relação do público com o jornalismo profissional convencional. O estudo foi concatenado em quatro partes: observação do conteúdo e do perfil dos telespectadores; análise do público com base na pesquisa de opinião; entrevista com o apresentador do programa Alerta Nacional; e a análise da construção de pertencimento com base no modelo de codificação-decodificação de Hall et al. (1980)HALL, S. et al. Culture, media, language. Hutchinson: Centre for Contemporary Cultura Studies, 1980.. Concluiu-se então que o Programa Alerta Nacional traz consigo diversos elementos característicos de ideologização política e influência sobre seus telespectadores, com base em um discurso que reflete uma abordagem que denota a percepção do comportamento social imbuída de um processo de humorização pautado na construção do vínculo comunicacional receptivo.
Palavras-chave:
Telejornalismo; Infotenimento; Sensacionalismo; Teoria da Recepção; Programa Alerta Nacional