Open-access A JORNADA DO MATHLIBRAS: a evolução dos roteiros das videoaulas do projeto

El viaje de MathLibras: la evolución de los guiones de videoclases del proyecto

RESUMO

O texto apresenta uma análise sobre as modificações realizadas nos roteiros dos vídeos do MathLibras, que têm o objetivo de criar material didático acessível e bilíngue para o ensino matemático de alunos surdos, sendo a Libras a primeira língua e o Português na legenda como segunda. O trabalho teve como foco a análise de quatro vídeos, os quais possibilitaram uma autorreflexão, na qual foram verificadas semelhanças e divergências, e como as mudanças possibilitaram um alcance maior do projeto, tanto em inscritos no canal quanto na aplicação prática na escola parceira. Essa análise fundamentou um novo modelo de roteiro, mais curto, direto e voltado para a prática e resolução de exercícios com o uso de objetos do cotidiano.

Palavras-chave
roteiro; vídeo; Educação de Surdos; Libras; Educação Matemática

location_on
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA, Zip code: 01318-912 , Phone and WhatsApp: (+55 11) 9.4178-8528 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaintercom@intercom.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro