| Produção de conhecimento acadêmico: inclui-se todo o produto de trabalho, investigação e pedagogia do acadêmico, assim como suas condições laborais |
Tipos de produção e meios de divulgação |
Artigos de investigação, ensaio, entrevistas, palestras, estudos de caso, artigo de opinião, manuais etc. |
| Contexto de produção |
Investigação financiada ou não, colaboração nacional/internacional, apoio institucional, cocitações etc. Cursos que ensina, grau, centro de pesquisa, existe uma instância na unidade acadêmica que arbitra a pesquisa etc. |
| Medidas de avaliação da produção |
Exigências institucionais etc. |
| Condições laborais |
Condições de trabalho |
| CO – considerada como um subcampo acadêmico da Comunicação |
Temáticas de CO (Angel; Marroquín; Vásquez, 2017) |
Novas tecnologias, reputação, responsabilidade social/sustentabilidade, comunicação estratégica/comunicação política, publicidade e marketing, relações públicas, Dircom, cultura organizacional, comunicação corporativa |
| Metáforas da CO (Putnam; Phillips; Chapman, 1986; Angel; Marroquín; Vásquez, 2017) |
Condução, lente, acoplamento, performance, símbolo, voz, discurso |
| Discursos da CO (Deetz, 2001; Angel; Marroquín; Vásquez, 2017) |
Normativo, interpretativo, crítico, dialógico, constitutivo |
| Status da CO: institucionalidade, reconhecimento de pares, etc. (Bourdieu, 1984) |
Nível de ensino (pós-graduação, mestrado), disciplina específica, pesquisa na área, membro de uma associação de CO |
| Perspectiva latino-americana |
Tradição crítica aos estudos de comunicação latino-americanos. |
| Características da tradição LA de CO (Marques de Melo, 1999; Vásquez; Marroquín; Angel, 2018) |
Mestiçagem teórica, hibridização metodológica, posicionamento, consideração de dimensões extranacionais ou regionais (LA); papel ético e político do investigador como agente de mudança, orientação para a prática |
| Meios de enunciação (Villanueva, 2016) |
| Particularidades nacionais (locais) e contemporâneas (Navarro, 1999) |
| Epistemologias do Sul (Santos, 2011) |
Saberes locais, epistemicídio, multiculturalidade, apropriação/dominação cultural. |
Objetivos gerais da investigação 1. Mapear a produção de conhecimento acadêmico sobre CO na América Latina. 2. Estabelecer critérios científicos e marcos analíticos que correspondam à realidade do contexto de produção de conhecimento acadêmico de CO na América Latina para avaliar a produção detectada. 3. Explorar a tese de que existe uma perspectiva de CO latino-americana. |