Resumo
Em Cuba, devido às limitações de acesso à Internet, a população criou uma solução inovadora para obter informações disponíveis nas redes, denominada Pacote Semanal (PS), um compêndio de informações que integra diferentes conteúdos digitais, extraídos da Internet e comercializados en HDs e pendrives. A venda do PS tornou-se um negócio e gerou concorrência entre os vendedores, configurando-se como design de serviços organizado de modo espontâneo, surgido de uma emergência sobre a necessidade de consumo de informação, assimilada pelo mercado negro. Este trabalho busca compreender o fluxo de circulação do PS, vinculando análises qualitativas e quantitativas, para identificar os principais atores, bem como as preferências informacionais dos usuários, na cidade de Santa Clara, en Cuba. Diante da restrição de acesso à informação no país, o PS apresenta-se como um recurso com grande aceitação e usabilidade entre os cubanos.
Palavras-chave
Cuba; Pesquisa Qualitativa e Quantitativa; Produção de Conteúdo Digital; Tecnologias da Informação e Comunicação; Design de serviços