Open-access O que é ética? Quatro possibilidades conceituais na pesquisa em Comunicação

¿Qué es la ética? Cuatro posibilidades conceptuales en la investigación de la comunicación

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar quatro conceitos de ética utilizados no projeto de pesquisa “Publicidade ética-não-moralista”. Cada conceito trata do termo de maneira distinta: ética como sinônimo de moral, ética como legislação, estatuto ou código, ética como reflexão sobre a moral e ética como estética da existência. Para alcançar o objetivo, o trabalho utiliza o método de pesquisa bibliográfica e se fundamenta em textos produzidos principalmente pelos autores Yves de La Taille (2007), Adolfo Sánchez Vázquez (2017), Clóvis de Barros Filho (2014), Bruno Abílio Galvão (2014) e Michel Foucault (2019). Com isso, entende que o termo ética pode ter diferentes sentidos e diferentes entendimentos, dependendo do contexto em que é aplicado.

Palavras-chave:
Ética; Moral; Publicidade; Comunicação

location_on
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA, Zip code: 01318-912 , Phone and WhatsApp: (+55 11) 9.4178-8528 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaintercom@intercom.org.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error