Open-access MÉTODOS VISUAIS PARA ANÁLISE DE IMAGENS JORNALÍSTICAS um estudo exploratório

Métodos visuales para el análisis de imágenes periodísticas: un estudio exploratorio

RESUMO

Este artigo explora como a pesquisa sobre jornalismo visual pode aplicar métodos visuais para analisar coberturas jornalísticas, considerando características que emergem no contexto contemporâneo de convergência e plataformização, como precarização do trabalho, profusão de imagens no ambiente digital, descentralização da produção da imagem jornalística e circulação multiplataforma. Aplicamos três métodos em um estudo de caso para compreender como a Folha de S. Paulo retratou a campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2022 em seis meses de publicações no website do veículo: (1) grids de imagens; (2) redes de visão computacional; e (3) linhas do tempo. Identificamos que pesquisa sobre jornalismo visual pode se beneficiar ao aplicar esses métodos pois eles alinham os aspectos quantitativo e qualitativo da pesquisa. Ao mesmo tempo, analisar imagens em grupo permite fazer observações comparativas das imagens tanto em relação umas às outras quanto em relação à cobertura como um todo.

Palavras-chave
Jornalismo visual; Fotojornalismo; Métodos visuais; Visão computacional; Grid de imagens

location_on
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA, Zip code: 01318-912 , Phone and WhatsApp: (+55 11) 9.4178-8528 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaintercom@intercom.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro