RESUMO
Este artigo explora como a pesquisa sobre jornalismo visual pode aplicar métodos visuais para analisar coberturas jornalísticas, considerando características que emergem no contexto contemporâneo de convergência e plataformização, como precarização do trabalho, profusão de imagens no ambiente digital, descentralização da produção da imagem jornalística e circulação multiplataforma. Aplicamos três métodos em um estudo de caso para compreender como a Folha de S. Paulo retratou a campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2022 em seis meses de publicações no website do veículo: (1) grids de imagens; (2) redes de visão computacional; e (3) linhas do tempo. Identificamos que pesquisa sobre jornalismo visual pode se beneficiar ao aplicar esses métodos pois eles alinham os aspectos quantitativo e qualitativo da pesquisa. Ao mesmo tempo, analisar imagens em grupo permite fazer observações comparativas das imagens tanto em relação umas às outras quanto em relação à cobertura como um todo.
Palavras-chave
Jornalismo visual; Fotojornalismo; Métodos visuais; Visão computacional; Grid de imagens
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Fonte: visualização elaborada pelo autor
Fonte: Folha de S.Paulo
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