Acessibilidade / Reportar erro

Consumo televisivo da população cigana e suas reflexões sobre o reality show Los Gypsy Kings

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as percepções da população cigana de Barcelona (Espanha) sobre o reality show espanhol Los Gypsy Kings. Será feita uma breve discussão teórica sobre a representação da população cigana nos meios de comunicação espanhóis. Para compreender o debate, mostraremos dados sobre seu consumo televisivo, focando nos programas de entretenimento, com informações sobre preferências de canais de televisão e tipos de programa. Em seguida, apresentaremos as reflexões da mostra sobre o reality show. A metodologia se baseia em entrevistas semiestruturadas com 20 ciganos e ciganas, realizadas entre os anos de 2017 e 2019. Os resultados mostram as semelhanças na representação das populações ciganas em conteúdos de entretenimento e informativos. Vemos também que o consumo de reality shows e o debate público proposto por associações ciganas sobre Los Gypsy Kings estão refletidos nas reflexões da mostra.

Palavras chave
População Cigana; Consumo Televisivo; Representação; Los Gypsy Kings ; Reality show

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br