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“Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital1 Parte das discussões deste trabalho foram apresentadas no II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, realizado de 12 a 15 de agosto de 2017 em Fortaleza (CE), em trabalho que teve como título “Reconfigurações do conceito de notícia na recepção do jornalismo por crianças e adolescentes brasileiros e portugueses”.

“Mis propias noticias”: periodismo y el público joven brasileño y português en contexto digital

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o consumo de notícias generalistas por adolescentes e crianças mais velhas brasileiras e portuguesas, com acesso a tecnologias digitais, em perspectiva comparada. A partir de entrevistas e grupos focais, identificamos que o termo “notícia” é entendido às vezes como algo que vai além da esfera do jornalismo (mas que está sempre ligado a algo que é novo, interessante e verdadeiro para as crianças) e que a imprensa tradicional por vezes é rechaçada ou negligenciada. A partir disso, defendemos que os produtos jornalísticos sejam mais transparentes no processo de construção do discurso noticioso, pois isso pode ajudar os leitores mais jovens a compreenderem melhor os elementos basilares (e, consequentemente, o papel social) do jornalismo, principalmente no ambiente digital.

Palavras-chave
Infância; Adolescência; Recepção; Notícias; Internet

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