Acessibilidade / Reportar erro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 34, Número: 1, Publicado: 2011
  • Aos leitores

  • Qualidade da informação: a agenda social da mídia em ano eleitoral presidencial Artigos

    Motta, Luiz Gonzaga; Alencar, Railssa Peluti

    Resumo em Português:

    O objetivo da análise descrita no artigo é observar até que ponto o trabalho de agendamento de jornalistas e candidatos a respeito de temas relacionados às crianças e adolescentes durante o período eleitoral de 2006 aumentou a qualidade da cobertura da mídia. Um trabalho de sensibilização de jornalistas e dos comitês dos candidatos presidenciais foi realizado durante todo o ano eleitoral a fim de qualificar a informação sobre esse tema social. O artigo relata uma análise de conteúdo de 54 jornais e quatro telejornais brasileiros que mediu o impacto desse agendamento prévio na qualidade do noticiário do período. Houve um crescimento significativo das notícias sobre o tema. Mas o jornalismo brasileiro (particularmente o telejornalismo) centrou a foco nos candidatos e não nas políticas públicas, perdendo a oportunidade de qualificar a cobertura social com informações relevantes que estavam acessíveis.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del análisis descrita en el articulo es observar hasta que punto un agendamiento previo de periodistas y candidatos presidenciales respecto a problemas de los niños y adolescentes durante todo el año electoral de 2006 produjo un mejoramiento en la calidad de la cobertura periodística. Un trabajo de sensibilización de periodistas y comités electorales de los candidatos fue realizado durante todo el año para cualificar la información sobre este tema social. El artículo relata un análisis de contenido de 54 periódicos y 4 tele-noticieros brasileños que midió el impacto de ese agendamiento previo en la calidad de las noticias. Hubo un crecimiento significativo de las noticias sobre el tema. Sin embargo el periodismo brasileño (especialmente los tele-noticieros) ha centrado el foco en los candidatos mas que en las políticas públicas, perdiendo la oportunidad de calificar la cobertura social con informaciones relevantes que estaban disponibles.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the analysis described in the article is to observe to what extent the previous task of agenda setting journalists and candidates about child and youth problems throughout the 2006 electoral period resulted in the improvement on quality of media reporting. Across the electoral year there was an effort to render sensitive journalist and candidates' committees about this issue. The article reports a content analysis of 54 Brazilian newspaper e 4 newscasts on the subject "children and youth problems" throughout the electoral year to measured the results of the previous effort. There had been a significant growth in space and time about children and youth problems. But Brazilian journalism (particularly newscasts) centralized news reporting on the candidates more than public policies, and lost the opportunity to qualify social reporting when relevant information were at hand.
  • A cobertura da gripe A(H1N1) 2009 pelo Fantástico Artigos

    Medeiros, Flavia Natércia da Silva; Massarani, Luisa

    Resumo em Português:

    A televisão é uma das principais fontes de informação sobre saúde tanto para o público geral quanto para os profissionais de saúde. O objetivo deste estudo é analisar a cobertura da gripe A(H1N1) 2009 pelo Fantástico, conjugando uma análise de conteúdo com uma análise qualitativa sobre a forma como o programa apresentou a doença. Encontramos 16 matérias sobre o tema, veiculadas entre 26 de abril e 16 de agosto de 2009. A maioria teve como frame principal o alastramento da doença, mostrando dados epidemiológicos na forma de numeradores sem denominadores e falando em "alarde", "pânico" e "preocupação". As fontes mais frequentes foram representantes de governo e as vozes mais ouvidas foram cidadãos comuns. Medidas de contenção da gripe foram mencionadas com alta frequencia, com destaque para o uso de máscaras e a higienização das mãos. Também foram frequentes recomendações feitas por médicos e cerca de metade das matérias abordou os sintomas. Nossos resultados indicam que a cobertura do Fantástico optou por manter um tom de preocupação por meio das narrativas compostas e das imagens que acompanharam as matérias feitas sobre a gripe A(H1N1) 2009.

    Resumo em Espanhol:

    La televisión es una de las más importantes fuentes de informaciones sobre salud para el público general y los profesionales de salud. Este estudio tiene por objetivo investigar la cobertura de la influenza A(H1N1) 2009 por el principal programa de infotainment brasileño, Fantástico, utilizando análisis de contenido complementada por análisis cualitativa. Ubicamos 16 piezas sobre el tema, exhibidas entre el día 26 de abril y el día 16 de agosto 2009. La mayoría tuvo como frame principal la diseminación de la nueva influenza, presentando datos epidemiológicos como numeradores sin denominadores y usando palabras como "alarde", "pánico" y "preocupación". Las principales fuentes fueran representantes de gobierno y las voces más escuchadas fueran ciudadanos ordinarios. Las medidas de contención adoptadas contra la enfermedad fueran mencionadas en la mayor parte de la cobertura, con énfasis en el uso de máscaras y la higienización de las manos. Con frecuencia fueran mencionadas recomendaciones de médicos y cerca de mitad de las piezas mencionó los síntomas de la nueva influenza. Nuestros resultados indican que la cobertura del Fantástico mantuve un tono de preocupación por medio de las narrativas compuestas y de las imágenes que acompañaran las historias presentadas sobre la influenza A(H1N1) 2009.

    Resumo em Inglês:

    Television is one of the main sources of health information for the general public and health professionals. The aim of this paper is to analyze the coverage of the influenza A(H1N1) 2009 by the main Brazilian infotainment program, Fantástico, broadcast on Sunday prime time. We studied Fantástico coverage through quantitative and qualitative content analysis. A(H1N1) flu generated a sustained coverage that started on the 26th April and finished on the 16th August 2009. We found 16 stories, which were most often built on the spread of the disease, presenting epidemiological data as numerators without denominators, and using words such as "alarm", "concern" and "panic". The most frequently mentioned sources were governmental authorities and the most frequently heard voices were average citizens. Containment measures appeared in most stories, highlighting the use of surgical masks and the correct washing of hands. Recommendations were also frequently made by physicians and symptoms were described in most stories. Our results suggest that Fantástico kept a tone of concern along its coverage of the new flu, both through the text and the images used to compose its narratives.
  • Estratégias discursivas e representações do Projecto de Lei Agrária (1974) no jornal La Tierra

    Poggi, Marina

    Resumo em Português:

    Em junho de 1974 o Ministério da Economia argentino elabora e põe em estudo o Projeto de Lei Agrária, com o propósito de regular o uso, o domínio e a propriedade da terra, utilizando como fundamento que a utilização da terra deveria cumprir uma função social. O texto completo do projeto, é publicado em junho de 1974 pelo jornal La Nación; rapidamente a notícia adquire relevância e reproduz-se na imprensa nacional, provocando reações tanto adversas como favoráveis nas diversas entidades agrárias. O propósito do presente estudo é analisar os esquemas argumentativos utilizados pelo jornal La Tierra da FAA, para construir um discurso a favor do projeto e utilizá-lo como ferramenta de luta em prol da modificação do regime de propriedade da terra. O formato de informação semanal do jornal possibilita que se instale em uma posição intermediária entre os meios gráficos de circulação diária e a revista, o que o permite converter-se em uma fonte de informação especializada e ao mesmo tempo reflexiva.

    Resumo em Espanhol:

    En junio de 1974, el Ministerio de Economía argentino elabora y pone en estudio el Proyecto de Ley Agraria, con el propósito de regular el uso, el dominio y la tenencia de la tierra, utilizando como fundamento que el empleo de la tierra debería cumplir una función social. El texto completo del proyecto es publicado en junio de 1974 por el diario La Nación; rápidamente la noticia adquiere relevancia y se reproduce en la prensa nacional, provocando reacciones tanto adversas como favorables en las diferentes entidades agrarias. El propósito de este estudio es analizar los esquemas argumentativos utilizados por el periódico La Tierra de la FAA, para construir un discurso a favor del proyecto y utilizarlo como herramienta de lucha en pro de la modificación del sistema de tenencia de la tierra. El formato de información semanal del periódico posibilita instalarse en una posición intermedia entre los medios gráficos de circulación diaria y la revista, lo cual le permite convertirse en una fuente de información especializada y a la vez reflexiva. Como herramientas metodológicas se utilizaron algunas categorías propuestas por el Análisis Crítico del Discurso.

    Resumo em Inglês:

    In June of 1974, the Argentine Ministry of Economy elaborates and he puts in study the Project of Agrarian Law, in order to regulate the use, dominion and possession of the Earth, using the fundament that the Earth should have a social function. The plaintext of the project is published in June of 1974 by the newspaper La Nación; quickly the news acquires relevance and reproduces in the national press, bringing about adverse reactions as much as favorable in different agrarian organizations.The intention of this study is to analyze the argumentative schemes used by La Tierra newspaper of the FAA, to construct a discourse in favor of the project and to use it as tool of fight for the modification of the system of possession of the Earth. The format of weekly information of the newspaper makes possible to settle in an intermediate position between the average daily graphs of traffic and the magazine, which allows him to become a specialized and simultaneously reflective source of intelligence. As methodologic tools are used some propose categories by the Critical Analysis of the Discourse.
  • Mídia Educação e a formação cidadã: análise das oficinas de rádio da escola municipal Olavo Soares Barros de Cambé - PR Artigos

    Deliberador, Luzia M. Yamashita; Lopes, Mariana Ferreira

    Resumo em Português:

    O presente artigo trata de um estudo sobre mídia educação baseado nas oficinas de rádio ministradas para alunos da 4ªsérie (quinto ano) do ensino fundamental da Escola Municipal Olavo Soares Barros, em Cambé - PR. O trabalho apresenta por objetivo refletir teoricamente sobre a mídia educação e avaliar a possibilidade de sua prática incitar o comprometimento dos jovens com a sua realidade e, assim, servir de alicerce para a construção de sua cidadania. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica sobre os pressupostos da mídia educação e também na pesquisa-ação que compreendeu as oficinas realizadas no período de agosto a dezembro de 2008. Conclui-se que quando a mídia educação é trabalhada em seu contexto produtivo buscando despertar as crianças a refletirem sobre as questões relativas ao seu entorno social, seja ele a sua escola, seu bairro ou sua cidade, estabelece-se a uma educação para a cidadania, configurada pela formação participativa e de comprometimento dos envolvidos.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de un estudio acerca de la educación en los medios basada en prácticas de la radio hecha para alunmos de cuarto grado (quinto año) de la educación básica en la escuela municipal Olavo Soares Barros en Cambe - PR. El documento se presenta teóricamente destinado a reflexionar sobre educación en los médios y evaluar la posibilidad de su práctica para fomentar el compromiso de los jóvenes con su realidad y, por lo tanto, constituyen la base para la construcción de ciudadanía. La metodología consistió en la literatura de los supuestos sobre la educación en los médios y también en la investigación-acción que incluye las prácticas realizadas durante el período de agosto a diciembre de 2008. Se deduce que, la educación en los medios, cuando trabajados em su contexto productivo tratando de despertar a los niños para discutir las cuestiones relativas a su entorno social, sea su escuela, su barrio o su ciudad, proporciona una educación para la ciudadanía compuesta por la capacitación participativa y el compromiso de los implicados.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with a study on media education workshops based on the radio given to students in 4th grade (fifth year) of basic education of the Municipal School Olavo Soares Barros in Camberley - PR. The works has aimed at reflecting on media education theory and assess the possibility of their practice to encourage the involvement of young people with its reality and thus form the development of their citizenship. The methodology consisted of literature on the assumptions of media education and also in research to understand the workshops held during the period August to December 2008. It follows that when media education is crafted in its production context aiming at awakening the children to discuss issues relating to their social surroundings, whether it be your school, your neighborhood or your city, down to an education for citizenship, set by training participation and commitment of those involved.
  • Jornalismo de variedades: cartografia de uma especialidade da imprensa Artigos

    Assis, Francisco de

    Resumo em Português:

    O artigo traça um panorama histórico e evolutivo dos referenciais existentes a respeito do jornalismo de variedades, tencionando ideias e aproximando os posicionamentos que mais se achegam à realidade do mercado. Seu principal objetivo é mais bem conceituar essa prática jornalística, que tem ganhado considerável espaço em jornais e em revistas, mas que ainda carece de balizamento teórico. A metodologia adotada resume-se à pesquisa bibliográfica. Com especial atenção ao cenário brasileiro, o texto revela as transformações provocadas na imprensa, desde o século 19, que culminaram na atual concepção que se pode ter do jornalismo de variedades: uma especialidade que se ocupa da cobertura sobre cultura e entretenimento, com enfoque nas opções de lazer que estão à disposição do público-leitor.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo proporciona una visión histórica y evolutiva de las referencias existentes sobre el periodismo de variedades, con la intención de exponer las ideas que se acercan más a la realidad del mercado. Su objetivo principal es describir mejor esta práctica periodística, que ha ganado un espacio considerable en los periódicos y en las revistas, pero que aún requiere organización teórica. La metodología se basa en la investigación bibliográfica. Con especial atención a la realidad brasileña, el texto pone de manifiesto los cambios producidos en la prensa desde el siglo 19, que culminaron en el diseño actual del periodismo de variedades: una especialidad que se ocupa de la cobertura de la cultura y del entretenimiento, centrándose en las opciones de ocio que están disponibles para los lectores.

    Resumo em Inglês:

    The article provides a historical and evolutionary overview on the references regarding variety journalism, confronting ideas and articulating stances that most resemble the market features. Its main goal is to better conceptualize this journalistic practice, which has been conquering significant space in newspapers and magazines, but that still lacks theoretical marking. The methodology is based on bibliographical research. With a special attention to the Brazilian scenery, the text unveils the changes shaped by the press, since the nineteenth century, that ended up on the current design of what may be considered variety journalism: a specialty that deals with arts and entertainment focusing on leisure options available to the readership.
  • O Jornalismo e a história da decadência do cinema em Novo Hamburgo: um estudo hermenêutico Artigos

    Silva, Cristina Ennes da; Puhl, Paula Regina

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como finalidade analisar a relação entre o jornalismo impresso e a história do cinema em Novo Hamburgo. Para isso, focamos nos registros veiculados no Jornal NH que retrataram a decadência das salas de cinema na cidade entre os anos 1970 e 2000. O método escolhido para a análise do material é a Hermenêutica de Profundidade, de acordo com Thompson (1995), pois a mesma permite analisarmos as matérias veiculadas pelo jornal, considerando-as como formas simbólicas inseridas em um dado contexto histórico e social, permitindo ainda uma re-interpretação dos fatos nos dias de hoje. O estudo ainda destaca a importância das informações mediadas pela imprensa como fontes de pesquisa e a utilização desses registros para a reconstrução de fatos culturais importantes para a sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo busca analizar la relación entre el periodismo impreso y la historia del cine en Novo Hamburgo. Para ello, detenémonos en los registros vehiculados en el Jornal NH que reflejan la decadencia de las salas de cine en la ciudad entre los años 70 y 2000. El método elegido para el análisis cualitativo del material será la Hermenéutica de Profundidad, según Thompson (1995), pues la misma permite que analicemos los reportajes vehiculados por el periódico, considerándolos como formas simbólicas insertadas en tal contexto histórico y social, permitiendo, aún, una reinterpretación de hechos de lo cotidiano. El estudio todavía subraya la importancia de las informaciones mediadas por la prensa como fuentes de investigación y la utilización de esos registros para la reconstrucción de hechos culturales importantes para la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze the relationship between print journalism and the history of local cinemas in Novo Hamburgo, Brazil. For this, we focus on the records published on NH Newspaper that depicted the decline of movie theaters in the city between the 70's and the year 2000. The method chosen for such qualitative analysis is depth hermeneutics according to Thompson (1995). It allows analyzing the materials reported in the newspaper, seeing them as symbolic forms embedded in a given socio-historical context and allowing a re-interpretation of the facts today. The study also highlights the importance of information as mediated by the press as sources of research and use these records to reconstruct cultural facts of importance to society.
  • A censura de O Poço: mediação entre a realidade e o simbólico Artigos

    Costa, Maria Cristina Castilho

    Resumo em Português:

    O artigo faz uma análise do processo de censura prévia de O Poço (1950), peça teatral de Helena Silveira, sob guarda do Arquivo Miroel Silveira da ECA-USP. Através dessa análise, apresentamos a metodologia de trabalho desenvolvida no estudo dessa documentação, envolvendo metodologia multidisciplinar denominada por alguns autores de Etnografia de Arquivos, com atividades de gerenciamento de informação, pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e interpretação histórica. Com esse estudo que cruza o real e o simbólico, é possível entender o significado dos arquivos, da censura e da realidade como fonte de representação simbólica.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza el proceso de censura de O Poço (El Pozo, 1950), obra de Helena Silveira, que está bajo custodia de los TTPóic Miroel Silveira da ECA-USP. A través de este análisis, se presenta la metodología de trabajo desarrollada en el estudio de dicha documentación, con un enfoque multidisciplinar que algunos autores llaman de Etnografia de Archivos, con las actividades de gestión de la información, revisión de la literatura, análisis de contenido y la interpretación histórica. Con este estudio, que cruza lo real y lo simbólico, es posible comprender el significado de los archivos, de la censura y de las representaciones simbólicas de la realidad.

    Resumo em Inglês:

    This paper brings an analysis on the prior censorship process of the theater play O Poço (The Well, 1950), by Helena Silveira, whose documents are filed in the Miroel Silveira Archives of ECA-USP. Through this analysis, we introduce a methodology of work developed in the study of those documents. It envolves a multidisciplinary approach named, by some authors, Ethnography of Archives, with activies of information mamangement, bibliographic research, content analysis and historical interpretation. With this study that crosses real and symbolic, it is possible to understand the meaning of archives, censorship and of reality as source symbolic representation.
  • Corpo, mito e imaginário nos postais das praias cariocas Artigos

    Siqueira, Euler David de; Siqueira, Denise da Costa Oliveira

    Resumo em Português:

    "Cidade Maravilhosa", "capital cultural", o Rio de Janeiro é ícone do Brasil em uma série de discursos, entre eles o turístico. As bancas de jornal da cidade exibem cartões-postais com fotos que exploram a imagem do corpo feminino na orla carioca e a mostram como imagem da cidade. A partir da análise de uma amostra intencional e não-probabilística de exemplares dessa mídia, o objetivo deste trabalho é o de estudar a relação entre o corpo e o espaço urbano na construção do imaginário sobre a cidade do Rio de Janeiro. Entre alguns dos resultados encontrados, observa-se a construção de um imaginário que reforça antigos clichês em que a cidade do Rio de Janeiro e seus personagens são apresentados como tendo uma natureza sensual, quente e festiva.

    Resumo em Espanhol:

    "Ciudad maravillosa", "capital cultural", Río de Janeiro es uno icono de Brasil en una serie de discursos, entre ellos el turístico. Las tiendas de periódicos de la ciudad presentan tarjetas-postales con fotos que exploran la imagen del cuerpo femenino en las playas de Río y lo presentan como imagen de la ciudad. A partir del análisis de una elección de ejemplos de este medio, el objetivo de este trabajo es estudiar la relación entre el cuerpo y el espacio urbano en el imaginario de la ciudad de Río de Janeiro. Entre algunos de los resultados encontrados, está la construction de un imaginario que refuerza el viejo "cliché" de que la ciudad de Río de Janeiro y sus personajes como poseedores de una naturaleza sensual, cálida y festiva.

    Resumo em Inglês:

    "Wonderful city", "cultural capital", Rio de Janeiro is an icon of Brazil in a series of speeches, among them the touristic one. Many postcards of the city show pictures that explore the image of the women body in the beaches of Rio and show it as the image of the city. From the analysis of an election of examples of this media the aim of this work is to study the relationship between the body and urban space in the construction of the imaginary about the city of Rio de Janeiro. Among the results of the study, we can find an imaginary that reinforces the old "cliché" where Rio de Janeiro and its inhabitants are presented as having a sensual, warm and festive nature.
  • Reflexões sobre a adaptação como fenômeno ubíquo: o filme V de Vingança Artigos

    Guimarães, Denise Azevedo Duarte

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o filme V for Vendetta (2006), dirigido por James Mc Teigue - uma adaptação da graphic novel de Alan Moore e David Lloyde (1988-89). O objetivo é enfatizar a dinâmica do processo tradutório e também problematizar conflitos e/ou soluções criativas nas negociações entre os dois suportes. Esta análise usa o método comparativo baseado na semiótica de Charles Sanders Peirce e em outros teóricos da adaptação, como Robert Stam, Linda Hutcheon, Umberto Eco e Júlio Plaza. São utilizadas ainda teorias sobre quadrinhos e cinema, tentando mostrar como as imagens impressas são dispostas na tela. Conclui-se que a obra analisada conseguiu integrar as exigências intersemióticas concernentes a uma adaptação fílmica bem sucedida.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza la película V for Vendetta (2006), dirigida por James Mc Teigue - una adaptación de la narrativa gráfica de Alan Moore y David Lloyde (1988-89). El objectivo es enfatizar la dinámica del proceso tradutório y también debatir los conflictos y/o soluciones creativas en las negociaciones entre los dos soportes.La análisis utiliza el método comparativo basado en la semiótica de Charles Sanders Peirce y en otros teóricos de la adaptación, cómo Robert Stam, Linda Hutcheon, Umberto Eco y Júlio Plaza. También se utilizan las teorías de los cómics e del cine, intentando demostrar cómo las imágenes impresas se arreglan en la pantalla. Se concluye que la película logró integrar los requisitos intersemióticos relativos a una exitosa adaptación para el cine.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the movie V for Vendetta (2006), directed by James Mc Teigue - an adaptation of Alan Moore and David Lloyde's graphic novel (1988-89).The objective is to emphasize the dynamic of the translating process and also to discuss conflicts and/or creative solutions in the negotiations between the two media. This analysis uses the comparative method based on Charles Sanders Peirce's semiotics and on other theorists of adaptation, as Robert Stam, Linda Hutcheon, Umberto Eco and Júlio Plaza. It also uses the comics and cinema theories, trying to show how the printed images are displayed on the screen. The conclusion is that the analyzed film was able to integrate the intersemiotic requirements pertaining to a well done movie adaptation.
  • 50 anos de pesquisa em Comunicação no México: um recorte descritivo da produção publicada

    Navarro, Raúl Fuentes

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta e contextualiza um recorte de publicações acadêmicas fruto de pesquisas na área da Comunicação no México, durante os últimos 50 anos, baseado no acervo documental do site ccdoc. O objetivo é analisar a produção científica da área da Comunicação. Ao sistematizar e interpretar os dados, surgem evidências de um "estancamento concentrado", que hipoteticamente corresponde a uma combinação de fatores estruturais que deveriam continuar sendo investigadas, preferencialmente em projetos comparativos com outras áreas sócio-científicas e com a pesquisa na área da Comunicação em outros países.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta y contextualiza un recuento de publicaciones académicas producto de investigación de la Comunicación en México, durante los últimos 50 años, basado en el acervo documental del sitio ccdoc. El objetivo es analizar la producción científica del campo de la Comunicación. Al sistematizar e interpretar los datos, hay evidencias de un estado de "estancamiento concentrado", que hipotéticamente responde a una combinación de factores estructurales que habría que seguir investigando, preferentemente en proyectos comparativos con otras áreas científico-sociales y con la investigación de la Comunicación en otros países.

    Resumo em Inglês:

    Counting and contextualizing some data on Mexican Communication Research published academic production over five decades, extracted from the website ccdoc. The objective is to analyze the scientific production of the Communication area. Some evidences interpreted by the author emerge to sustain a hypothesis concerning the "concentrated stagnation" which seems to characterize the field, and which leads to the recognition of a combination of structural factors, that suggest further research efforts, especially in comparative projects with other scientific-social fields and with other countries.
  • Pesquisa empírica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas: proposta metodológica e olhar sobre a prática de assessorias de Comunicação em Goiás Artigos

    Tuzzo, Simone Antoniaci; Mainieri, Tiago

    Resumo em Português:

    A proposta do artigo é apresentar e discutir uma pesquisa empírica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Ao destacarmos os resultados da pesquisa empírica, propõe-se também discutir alguns de seus aspectos metodológicos. Partindo do princípio que as pesquisas empíricas nem sempre trazem a devida explicitação metodológica, temos um prejuízo no avanço e na consolidação das pesquisas de campo. Nesse sentido, analisamos os resultados e o percurso da pesquisa empírica sobre as assessorias de Comunicação de organizações do Estado de Goiás. Mais que isso, o próprio resultado da pesquisa também se caracteriza como objeto de estudo, ao passo que reafirma a importância dos Relações Públicas na atuação em Assessorias de Comunicação.

    Resumo em Espanhol:

    La propuesta de este artículo es presentar y discutir una investigación empírica en Comunicación Organizacional y Relaciones Públicas. Hemos destacado los resultados de la investigación empírica, proponiendo también discutir algunos de sus aspectos metodológicos. Partiendo del principio de que las investigaciones empíricas ni siempre traen la debida explicación metodológica, tenemos una pierda en el avance y en la consolidación de las investigaciones de campo. En este sentido, hemos analizado los resultados y el recorrido de la investigación empírica sobre las asesorías de comunicación en las organizaciones de Goiás, en Brasil. Más que eso, el propio resultado de la investigación también se caracteriza como objeto de estudio, al paso que reafirma la importancia de la actuación de los Relaciones Públicas en las Asesorías de Comunicación.

    Resumo em Inglês:

    This paper has a purpose to present and discuss an empirical research in organizational communication and public relations. When we emphasize the empirical research results, we also discuss some of their methodological aspects. As the empirical researches don't always bring the correct methodological evidences, we can have some losses as in the advancement as in the researches consolidation. So, we have analyzed the development and the results of empirical researches in the communication departments in some organizations of Goiás state. Besides, the research result can be considerate as the study object, and also giving to the publics relations their real importance in the communication departments.
  • Criatividade e pensamento crítico Arena

    Tremblay, Gaëtan

    Resumo em Português:

    Neste breve artigo, com base em uma análise dos recentes discursos acadêmicos e políticos sobre a criatividade, apresenta-se uma reflexão teórica sobre a necessária articulação dialética do pensamento crítico e criativo em estudos de Comunicação. Em uma primeira etapa, são questionados os pressupostos com o objetivo de construir um novo paradigma social e econômico baseado na criatividade. Coloca-se em dúvida, em particular, as hipóteses teóricas e metodológicas de Richard Florida sobre a emergência de uma classe criativa. Em uma segunda etapa, é mostrado como é fácil para os políticos que promovem a criatividade como um valor positivo tornar-se uma pedra angular no desenvolvimento da sociedade da informação. Como conclusão, destaca-se a renovação do pensamento crítico como um complemento necessário da valorização do processo criativo nos estudos de Comunicação.

    Resumo em Espanhol:

    Este breve artículo, basado en un análisis de los recientes discursos académicos y políticos en la creatividad, presenta una reflexión teórica sobre la necesaria articulación dialéctica del pensamiento creativo y crítico en los estudios sobre Comunicación. En una primera etapa, los supuestos son cuestionados con el fin de construir un nuevo paradigma basado en la creatividad social y económica. El pone en duda, en particular, los supuestos teóricos y metodológicos Richard Florida en el surgimiento de una clase creativa. En un segundo paso, se muestra lo fácil que es para los políticos que promueven la creatividad como un valor positivo para convertirse en una piedra angular en el desarrollo de la sociedad de la información. En conclusión, es expuesta una renovación del pensamiento crítico como un complemento necesario de la apreciación del proceso creativo en los estudios sobre comunicación.

    Resumo em Inglês:

    In this short paper, based on an analysis of recent academic and political discourses on creativity, is develops a theoretical reflexion on the necessary dialectical articulation of creative and critical thinking in communication studies. In a first step, are questions the assumptions aiming to build a new social and economic paradigm based on creativity. It doubts, in particular, Richard Florida's theoretical and methodological hypotheses regarding the emergence of a creative class. In a second step, is showing how it is easy for politicians to promote creativity as a positive value making it a corner stone in the development of the information society. As a conclusion, it is showing that the renovation of critical thinking as a necessary complement of the promotion of creative process in communication studies.
  • Entre formas minimalistas e maximalistas de participação midiática Entrevista - Diálogos Midiológicos 23

    Carpentier, Nico
  • Os novos ambientes comunicacionais Resenhas

    Menezes, José Eugenio de O.
  • Mídia radiofônica: do local ao global Resenhas

    Freire, Libny Silva
  • La construcción mediática de las crisis políticas

    Lopez-Rabadan, Pablo
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br