Acessibilidade / Reportar erro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 34, Número: 2, Publicado: 2011
  • Aos leitores

  • António Rodrigues Sampaio e a imprensa clandestina da Patuleia (1846-1847) Artigos

    Sousa, Jorge Pedro; Lima, Maria Érica de Oliveira; Tuna, Sandra; Teixeira, Patrícia Oliveira

    Resumo em Português:

    A guerra civil da Patuleia travou-se, em Portugal, entre 8 de outubro de 1846 e 29 de junho de 1847. Nela digladiaram-se as principais forças organizadas da sociedade portuguesa de então: constitucionais, cartistas e absolutistas. Surgiu, nesse contexto, uma forte imprensa clandestina, em especial em Lisboa, sede do poder cartista governamental. O Eco de Santarém e O Espectro foram os mais importantes periódicos constitucionais clandestinos publicados na capital do Reino. Redigidos quase integralmente pelo principal jornalista político português do século 19, António Rodrigues Sampaio, um homem que haveria de chegar a presidente, demonstram a vitalidade dos revolucionários. Neste trabalho, apresentam-se ambos os jornais e analisa-se o seu discurso, centrado na guerra e nos ataques pessoais, sustentando-se, em particular, que serviram a causa Patuleia, dando expressão pública às ideias dos rebeldes, e que apesar de terem beneficiado da extraordinária coragem do seu autor, não foram o produto da acção de um homem só.

    Resumo em Espanhol:

    La guerra civil de Patuleia ocurrió en Portugal entre octubre de 1846 y junio de 1847. En el periodo hubo pugnas entre las principales fuerzas organizadas de la sociedad portuguesa: constitucionales, cartistas y absolutistas. En ese contexto ascendió una fuerte prensa clandestina, en especial en Lisboa, lugar del poder cartista gubernamental. El Eco de Santarém y O Espectro" fueran los más importantes periódicos constitucionales clandestinos publicados en la capital del Reino. Los dos eran redactados casi integralmente por el principal periodista político portugués del siglo XIX, António Rodrigues Sampaio, quien sería, más tarde, presidente del Gobierno, y ambos demuestran la vitalidad de los revolucionarios. En este trabajo se presentan los dos periódicos y se entabla un análisis del discurso de los mismos. Se demuestra que el discurso de los dos periódicos, expresión pública de las ideas insurgentes, se centra en la guerra y en los ataques personales y en el servicio a la causa Patuleia. Sin embargo, contrario a lo que se piensa, los dos periódicos no fueron producto de un solo hombre.

    Resumo em Inglês:

    The Patuleia civil war took place in Portugal between 8 October 1846 and 29 June 1847. It involved the major powers of the Portuguese society at the time: the Constitutional factions, the Chartists and the Absolutists. In this context, a strong underground press emerged, especially in Lisbon, which was the basis of the governmental Chartist power. The O Eco de Santarém and O Espectro were the most important underground constitutional periodicals, published in the capital. They were mostly written by the main Portuguese political journalist of the 19th century - António Rodrigues de Sampaio - who would later become President, and demonstrate the revolutionaries' vitality. The present work provides an outline of both papers, as well as an analysis of their discourse, which focuses frequently on war and personal attacks. It also maintains that such texts served the Patuleia cause, by making the rebels' ideas public, and that even though they benefited from the extraordinary courage of their author, they were not produced by one man alone.
  • Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno Artigos

    Bedran, Laura Martini

    Resumo em Português:

    Esse artigo trata sob um viés histórico, da cidade do Rio de Janeiro que, no início do século XX, ao ser remodelada como cidade capital, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos sob a regência do urbano. Nesse contexto, a pesquisa pretende demonstrar que as aplicações da arte e da indústria gráfica atuaram como mediadoras entre as classes urbanas e que, entre as variadas expressões da cultura impressa, a publicidade brasileira surgiu com desenvoltura e fez uso das características desse novo ambiente com o desenvolvimento de uma linguagem dinâmica e inovadora.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se busca dar a conocer por el sesgo histórico el Río de Janeiro que en el siglo XX, a una refundición de la ciudad capital dirigido no sólo una nueva arquitectura de los flujos, pero también, y principalmente generado nuevos comportamientos inspirado en la regencia del urban. En este contexto, la investigación pretende demostrar las aplicaciones del arte y la industria de la impresión actuaron como mediadores entre las clases urbanas, donde el lenguaje de la publicidad viene con vigor y hace uso de las características de este nuevo entorno para desarrollar un lenguaje innovador y dinâmico.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses over a historic point of view the city of Rio de Janeiro in the early twentieth century. To be recast as the capital city, it was not only directed to a new flowing architecture, as well as, and mainly, it generated new models urban behaviors. In this context, the research intends to demonstrate the applications of the art and the graphical industry had acted as mediating between the urban classes and that among the varied expressions of print culture, where the Brazilian advertising appears with nimbleness and makes use of the characteristics of this new environment to develop a dynamic and innovative language.
  • Um nobre bufão no reino da grande imprensa: a construção da personagem Barão de Itararé na paródia jornalística do semanário A Manha (1926-1935) Artigos

    Jacobus, Rodrigo; Golin, Cida

    Resumo em Português:

    O Barão de Itararé figura entre as mais antológicas criações do jornalista Apparício Torelly (1895-1971) no semanário humorístico A Manha (1926-1959). Por meio de pesquisa bibliográfica e da narratologia como método, este artigo tem como objetivo analisar a construção hiperbólica do Barão de Itararé, projeção fictícia de Torelly n'A Manha, dispositivo paródico da grande imprensa da época. Em 20 textos selecionados nas mais de 450 narrativas publicadas entre 1926 e 1935, demarca a metamorfose da personagem nos diversos títulos que assumiu (nosso querido diretor, marechal-almirante, Barão, Duque, Grão-Duque e Imperador). Conclui que, nas páginas de A Manha, Torelly vestiu a fantasia de um bufão-mor da cena política brasileira, armando uma contundente sátira aos diversos setores hegemônicos da sociedade de então e suas relações com a imprensa. Na sua obra longeva, o jornalista teceu uma importante matriz da narrativa humorística crítica.

    Resumo em Espanhol:

    El Barón de Itararé figura entre las más antológicas creaciones del periodista Apparício Torelly (1895-1971) en el semanario humorístico A Manha (1926-1959). Por medio de una investigación bibliográfica y de la narratología como método, este artículo tiene como objetivo analizar la construcción hiperbólica del Barón de Itararé, una proyección ficticia de Torelly en A Manha en la calidad de dispositivo paródico de la gran prensa de la época. En 20 textos seleccionados entre más de 450 narrativas publicadas entre 1926 y 1935, se demarca la metamorfosis del personaje en los distintos títulos que asumió (nuestro estimado director, mariscal-almirante, Barón, Duque, Gran Duque y Emperador). Se llega a la conclusión que en las páginas de A Manha, Torelly se vistió con un disfraz de bufón mayor de la escena política brasileña, armando una contundente sátira contra los diversos sectores hegemónicos de la sociedad de la época y sus relaciones con la prensa. En su longeva obra, el periodista construyó una importante matriz de la narrativa humorística crítica.

    Resumo em Inglês:

    Baron of Itararé appears among journalist Apparício Torelly's (1895-1971) most anthological creations in the humorous weekly publication A Manha (1926-1959). Aided in a bibliographical investigation and narratological analysis, this research interprets this hyperbolic character's construction, fictitious Torelly's projection in A Manha, great media of its time's parodic device. In a selection of 20 texts under a material that goes over 450 articles published between 1926 and 1935 it can be seen character's metamorphosis in different positions (such as our dear director, marshal-admiral, Baron, Duke, Grain-duke and Emperor). It also concludes that in A Manha's pages Torelly wore a fancy dress of the biggest buffoon of Brazilian political scene, satirizing in a acute way Brazilian society's hegemonic sections of his own time and their relationships with the press. In his enduring work, the journalist wove an important reference of the critic humorous narrative.
  • 2 Vezes 5 Vezes Favela: aproximações e distanciamentos do cinema brasileiro Artigos

    Santos, Roberto Elísio dos

    Resumo em Português:

    Este texto versa sobre a temática social no cinema brasileiro e tem como objeto dois filmes que, realizados com quase 50 anos de diferença, são ambientados em favelas do Rio de Janeiro e abordam os problemas sociais vividos pela população excluída nos grandes centros urbanos. Para compreender as semelhanças e diferenças entre as duas produções, procedeu-se ao estudo comparativo, realizado segundo a análise estrutural da narrativa, a partir do qual foi possível concluir que nessas obras existem semelhanças quanto ao eixo temático, à linearidade e ao realismo documental, mas também distinções em relação à maneira como apresentam a população favelada e quanto ao tom.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo se ocupa de cuestiones sociales en el cine brasileño y tiene como objeto dos películas que, hizo casi 50 años de diferencia, muestran los barrios pobres de Río de Janeiro y se ocupan de los problemas sociales experimentados por la población excluida en los grandes centros urbanos. Para entender las similitudes y diferencias entre las dos producciones, se procedió a un estudio comparativo, hecho de acuerdo con el análisis estructural del relato, de lo cual se concluyó que estas obras son similares en relación con el tema, la linealidad y el realismo documental, pero también difieren en la forma en que se presenta la población de barrios marginales y en relación con el tono.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses the social issues in Brazilian cinema and its corpus consists of two films that, produced with almost 50 years between them, have the slums of Rio de Janeiro as locations and address the social problems of the excluded population of the big urban centers of Brazil. To understand the similarities and differences between the two productions, it was carried out a comparative study, in accordance with the structural analysis of narrative, from which it was possible to conclude that these movies have similarities in relation to the thematic axis, the linearity and documentary realism, but also differ in terms of how the slum population are shown as well as to the tone.
  • Programa integral de comunicação para um setor econômico em crise: estudo de caso da comunidade de pescadores de Corumbá (MS, Brasil)

    Rodríguez Bravo, Ángel; Montoya Vilar, Norminanda; Mas Manchón, Lluís

    Resumo em Português:

    No marco de um projeto de cooperação entre a UAB e a UFMS, os autores ficaram no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul para estudar os problemas das comunidades de pescadores do Rio Paraguai em Corumbá, que está sofrendo uma crise grave devido a diferentes fatores econômicos, políticos e meio ambientais. Foi achado um problema de comunicação, pelo qual foi desenhada uma metodologia qualitativa ad-hoc, baseada numa pesquisa documental sobre três âmbitos complementários: a) paradigmas da Comunicação Institucional e Empresarial, b) contexto histórico e socioeconômico, c) infra-estruturais e conteúdos mediáticos. E, paralelamente, foi feito um desenvolvimento dum Trabalho de Campo baseado em entrevistas em profundidade a 16 atores e observação direta do entorno. Os resultados indicam que a crise produtiva e social dos pescadores corumbaenses esta relacionada com uma crise organizacional e de uso e presença midiática, e foi proposto um Programa Integral de Comunicação como hipóteses cujo teste poderia levar a que seja empregado no resto das comunidades de pescadores na bacia do Rio Paraguai e do resto do mundo.

    Resumo em Espanhol:

    En el marco de un proyecto de cooperación entre la UAB y la UFMS, los autores nos trasladamos al estado brasileño de Mato Grosso do Sul para estudiar el caso de la comunidad de pescadores del Río Paraguay (principalmente en Corumbá), que está viviendo una grave crisis debido a diferentes factores económicos, políticos y medioambientales. Se detectó un problema de comunicación, que fue abordado mediante una Metodología Cualitativa ad-hoc, basada en una investigación documental de tres ámbitos complementarios: a) paradigmas de la Comunicación Organizacional y Empresarial, b) contexto histórico y socioeconómico y c) infraestructuras y contenidos mediáticos. Paralelamente, se desarrolló un Trabajo de Campo basado en entrevistas en profundidad a 16 actores implicados y observación directa del entorno. Los resultados indican que la crisis productiva y social de los pescadores corumbaenses está relacionada con una crisis organizacional y de uso y presencia mediáticos, y se propone un Plan Integral de Comunicación como hipótesis cuyo testeo podría llevar a su aplicación en el resto de comunidades del Río Paraguay y resto del mundo.

    Resumo em Inglês:

    In the Framework of a cooperation project between UAB¹ and the UFMS², the authors moved to the Brazilian State Mato Grosso do Sul to study the case of the fishermen community in the River Paraguay (mainly in Corumbá), which are suffering big crisis du to different economic, politic and environmental factors. It was detected an underlying problem of communication, that was approached by an ad-hoc Qualitative Methodology, based on the documental research of three scopes: a) paradigms of Organization and Corporate Communication, b) Historical and socioeconomic background and c) hardware and media contents. Simultaneously, it was developed a fieldwork base of 16 in-depth interviews and the direct observation of the place and environment in which this activity takes place. The results show that the productive and social crisis of the fishermen in Corumbá is connected to an eventual crisis in terms of organizational and use of media, and an Integral Communication Plan is proponed as hypothesis which testing may conduct to its implementation in the rest of communities in River Paraguay and the rest of the world.
  • Comunicação e representações sociais nas relações de trabalho do pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brasil Artigos

    Maciel, Betania; Nascimento Neto, Nelson Varela do

    Resumo em Português:

    A partir da coleta de informações, por meio de investigação direta e pesquisa bibliográfica, objetivamos analisar hipotéticas influências recíprocas entre as relações de trabalho vinculadas ao pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional do Estado de Pernambuco, e práticas socialmente construídas e compartilhadas a partir das identificações das pessoas com as implicações do ambiente e do nicho de trabalho em questão. Além da observação direta em campo e da pesquisa bibliográfica, também acrescentamos alguns depoimentos das pessoas. Entre os resultados, ficaram claras influências geracionais nos direcionamentos de mercado, algumas consequências da sintonia entre as diferentes faixas etárias, assim como mudanças no cotidiano demarcada pelo intercâmbio constante entre "o local" e "o global".

    Resumo em Espanhol:

    A partir de la recopilación de información directa a través de la investigación y la búsqueda de bibliografía destinada a analizar hipotéticas influencias recíprocas entre las relaciones de empleo vinculado al centro de ropería de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Septentrional del Estado de Pernambuco, y de la interpretación de la cultura de la organización en el mundo de las personas. Investigamos las prácticas socialmente construidas y compartidas de las personas con las implicaciones del medio ambiente y el nicho de trabajo que, además de la observación directa en el campo de búsqueda y la literatura, también añade algunos testimonios de las personas. Entre los resultados, la influencia generacional quedó claro mercado al que se dirigen, algunas consecuencias de la armonía entre los diferentes grupos de edad, así como los cambios en el diario demarcada por el constante intercambio entre el "local" y "global".

    Resumo em Inglês:

    With collecting information, came since presential contacts of field direct observation and bibliographic research, aimed to analyze hypothetic mutual influences between the Santa Cruz do Capibaribe clothing business cluster work relationships, in Pernambuco, Brazil, and the world interpretations among its staff and entrepreneurs, analyzing group identities and cultural organizations. Then, we tried to unveil the profile of the workers inside this ambience and their several appropriation and identification ways above the "work field" meaning, investigating faced with socially built and shared practices the person's identifications with environment and work field. Among the results, staid clear the generation reality interpretation such as influence on markets' direction, the constant everyday life's transformation marked by exchange with global perspective and harmony between generations.
  • A transição da comunicação corporativa: possibilidade de participação nas mídias organizacionais Artigos

    Pessoni, Arquimedes

    Resumo em Português:

    O presente artigo investiga como as formas de comunicação participativa - que preveem a colaboração dos receptores - presentes no mundo midiático do século 21 estão sendo utilizadas no âmbito da comunicação organizacional. Foram observados três canais de comunicação de três empresas: Parceiro-repórter (Odebrecht), Jornal Interagindo (Catuaí Shopping Londrina) e TV Bunge (Bunge), destacados pela Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - por iniciativas no segmento de comunicação participativa no âmbito empresarial. Os resultados indicam que dentro das organizações, existe a possibilidade de comunicação colaborativa, naquele modelo de comunicação consentida e que não interfira no dia-a-dia da empresa, que prejudique sua imagem ou compartilhe informações privilegiadas que possa comprometer a competitividade da empresa no mercado

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del artículo es averiguar cómo las formas de comunicación participativa - las que presuponen la colaboración de los receptores - notable en el mundo de la media del siglo XXI son utilizadas en las empresas. Fueran observados tres canales de comunicación de tres empresas: Parceiro-repórter (Odebrecht), Jornal Interagindo (Catuaí Shopping Londrina) e TV Bunge (Bunge) otorgado por Aberje - Asociación Brasileña de Comunicación Empresarial - para iniciativas en el segmento de las comunicaciones dentro de la participación negocio. Los resultados indican que dentro de las organizaciones, existe la posibilidad de comunicación colaborativa, modelo de comunicación que el consentimiento y no interfiere en el negocio del día a día, lo que afecta negativamente a su imagen o compartir información privilegiada que podría poner en peligro la competitividad de la empresa en el mercado.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to investigate how the participative communication forms - (the ones that predict the collaboration of the receptors) - presents in the 21st century media world have been used in the organizational communication ambiance. The authors observed three communication channels from three companies: Parceiro-Repórter (Odebrecht), Jornal Interagindo (Catuaí Shopping Londrina) and TV Bunge (Bunge) awarded by Aberje - Brazilian Association of Business Communication - for initiatives in the communications segment within participatory business. The results indicate that within organizations, there is the possibility of collaborative communication, communication model that consent and does not interfere in day-to-day business, which negatively affects their image or share privileged information that could compromise the company's competitiveness in the market.
  • O paradoxal estatuto do conhecimento jornalístico: entre a desconsideração e o protagonismo do saber produzido pelas notícias nas sociedades modernas Artigos

    Anchieta, Isabelle

    Resumo em Português:

    O conhecimento jornalístico produz um debate paradoxal: por um lado é a forma mais adequada de conhecer o presente e os fatos distantes tornando-se central nas sociedades modernas; por outro é tido como um conhecimento insuficiente, fragmentado e ideologicamente comprometido sobre realidade social. Neste artigo questionaremos: qual é, afinal, o estatuto do conhecimento jornalístico nas sociedades modernas? Iremos inserir a discussão no contexto da crise das narrativas e da ciência como verdade. Seus efeitos atingem o jornalismo de forma particular e instauram um dilema: se ele não pode legitimar-se em sua cientificidade estaria assim mais próximo do conhecimento do senso comum? Para tanto iremos comparar duas perspectivas teóricas fundadoras sobre o conhecimento noticioso: a do alemão Tobias Peucer, no século 17, e do americano Robert Park, no século 20. Nessa comparação nos interessa observar o que muda, mas especialmente o que permanece nas práticas noticiosas para, enfim, compor um ethos do conhecimento jornalístico.

    Resumo em Espanhol:

    El conocimiento periodístico produce un debate paradoxal: por un lado, es la forma más adecuada para conocer el presente y los acontecimientos históricos en las sociedades modernas, por otra parte, es considerado un conocimiento insuficiente, fragmentado e ideológicamente comprometido con la realidad social. En este articulo nos preguntamos: ¿Cual es, después de todo el lugar del conocimiento generado por el periodismo en las sociedades modernas? Vamos a entrar en la discusión en el contexto de la crisis de los conocimientos clásicos y la ciencia como verdad. Sus efectos alcanzan de forma particular al periodismo y se crea un dilema: si el periodismo no puede legitimarse en términos científicos estaría entonces más próximo del conocimiento basado en el sentido común? Para eso se compararan dos perspectivas teóricas sobre el conocimiento noticioso: la del alemán Tobías Peucer, del siglo 17, y la del estadounidense Robert Park, del siglo 20. En esta comparación nos interesa observar los cambios, pero especialmente lo que permanece en las practicas periodísticas para establecer finalmente la ética del conocimiento periodístico.

    Resumo em Inglês:

    The knowledge of journalism debate produces a paradox: on the one hand, it is the most appropriate way to meet the present and historical events in modern societies, on the other hand, is considered insufficient knowledge, fragmented and ideologically committed to the social reality . In this article we ask: Which is, after all the place of knowledge generated for journalism in modern society? Let's get into the discussion in the context of the crisis of traditional knowledge and science as truth. Its effects reach particularly the form of journalism and creates a dilemma: whether journalism can not be legitimized in scientific terms would then be closer to the knowledge based on common sense? For that, compared two theoretical perspectives on knowledge news: the German Tobias Peucer, seventeenth century, and the American Robert Park, of the twentieth century. In this comparison we are interested in observing the changes, but especially that which remains in journalistic practices to finally establish the ethics of journalistic knowledge.
  • As novas tecnologias de informação e comunicação e as políticas culturais no México : Engenharia em Comunicação Social a serviço da rede social Facebook

    Galindo Cáceres, Jesús

    Resumo em Português:

    O texto apresenta um panorama geral sobre a situação atual do serviço de redes sociais Facebook a partir de informações disponíveis na web, além da tese básica sobre como o desenho da arquitetura deste serviço de rede social tem sido o centro de seu êxito. Também apresenta o argumento de seu poder construtivo de vida social, portanto sua configuração como novo nicho civilizatório. A análise é feita a partir da perspectiva do programa de investigação em Engenharia em Comunicação Social. Facebook é um exemplo de poder de construção e organização social possível no ciberespaço. Ao final, apontamos o que está acontecendo nas relações entre a construção social do ciberespaço, no caso dos serviços de redes sociais e seu poder construtivo, a políticas públicas por parte do Estado, em particular do México. Ressaltamos o caso da promoção cultural desde as políticas públicas antes do surgimento do Facebook e outros serviços de redes sociais. O aparato público está fora do novo movimento do espaço público na internet.

    Resumo em Espanhol:

    El texto presenta un panorama general sobre la situación actual del servicio de redes sociales facebook, a partir de información disponible en la web, además de la tesis básica sobre la arquitectura en el diseño de este servicio de redes sociales ha sido el centro de su éxito. También se presenta el argumento de su poder constructivo de vida social, por tanto su configuración como nuevo nicho civilizatorio. La análisis es hecha desde la perspectiva del programa de investigación en Ingeniería en Comunicación Social. Facebook es un ejemplo del poder de construcción y organización social posible en el ciberespacio. Al final se apunta lo que está sucediendo en la relación entre la construcción social desde el ciberespacio, el caso de los servicios de redes sociales y su poder constructivo, y las políticas públicas por parte del Estado, en particular el Estado Mexicano. Se perfila el caso de la promoción cultural desde las políticas públicas ante la emergencia de Facebook y otros servicios de redes sociales. El aparato público está fuera del nuevo movimiento del espacio público en Internet.

    Resumo em Inglês:

    The text presents an overview of the current state of Facebook social networking service, based on information available on the web, besides the basic thesis of text, the architecture in the design of this social networking service has been central to its success. On the other hand it makes the case of constructive power of social life, so his own niche as a new civilization. After, propose a reading of the phenomenon from the perspective of the research programm in Communicatinos Engenieering. Facebook is an example of the power of construction and possible social organization in cyberspace. At the end, points to what is happening in the relationship between social construction in cyberspace, the case of social networking services and its constructive power, and public policies by the state, particularly the Mexican state. Outlining the case for promoting culture from public policy to the emergence of Facebook and other social networking services. The state apparatus is out of the new movement of public space on the internet.
  • Comunicação para mudança social: projeto Canal*Motoboy Artigos

    Targino, Maria das Graças; Gomes, Alisson Dias

    Resumo em Português:

    Na atualidade, a mídia de referência enfrenta a propagação dos meios alternativos dirigidos à democratização das informações geradas por cidadãos comuns. O Canal*Motoboy constitui exemplo desta modalidade de comunicação. Sua proposta é consolidar uma estrutura aberta para dar voz ao coletivo de motoboys de São Paulo (SP), Brasil. Devidamente treinados e recorrendo ao celular multimídia, registram seu dia a dia no website Canal*Motoboy. Este artigo analisa o projeto, a partir da concepção da comunicação para mudança social, uma vez que o direito à liberdade de expressão, historicamente, tem sido expropriado dos cidadãos por conta da expansão vertiginosa dos conglomerados comunicacionais. Além da revisão de literatura, o objeto de estudo segue perspectiva qualitativa mediante uso das técnicas de observação e de entrevista em profundidade para obtenção de informações complementares junto aos atores do coletivo.

    Resumo em Espanhol:

    En la actualidad, los medios de comunicación de referencia se contraponen a la propagación de los medios alternativos dirigidos a la democratización de informaciones, generadas por ciudadanos comunes. El Canal*Motoboy constituye un ejemplo de esa modalidad de comunicación. Su propuesta es consolidar una estructura abierta para dar voz al colectivo de motoboys de São Paulo (SP), Brasil. Debidamente entrenados y recurriendo al teléfono móvil multimedia, registran su día-a-día en el website Canal*Motoboy. Este artículo analiza este proyecto, a partir de la concepción de la comunicación para el cambio social, una vez que el derecho a la libertad de expresión, históricamente, ha sido expropiado de los ciudadanos por cuenta de la expansión de los conglomerados comunicacionales. Además de la revisión de literatura, el objeto de estudio se ha abordado desde una perspectiva cualitativa a través de la técnica de observación y de entrevista en profundidad para las informaciones de actores del colectivo.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays, reference media faces the alternative media propagation, which uses different means and it is based on the work of independent producers who target the information democratization in every possible format at no cost and created by "common citizens". The Canal*Motoboy, a project by the Catalan Antoni Abad, is an example of this kind of communication. He aims to consolidate an open structure in order to give voice to motoboys¹ from São Paulo (SP), Brazil. After being properly trained and by using their multimedia cell phones, they register their routine on Canal*Motoboy website. This article analyzes the progress of this project, based on the communication for social change, once the right to freedom of expression, historically, has been expropriated from citizens on account of the expansion of communication conglomerates. The methodological approach will consist of observation and deep interview technique, as well as literature review.
  • A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações Artigos

    Ladeira, João Martins

    Resumo em Português:

    Análise da convergência, em nosso país, entre setores de telecomunicações e comunicação de massa audiovisual, por meio da economia política da comunicação e do conceito de empresa em rede. Desdobramento da segunda onda de globalização no segmento audiovisual nacional, a reorganização desta indústria cultural na última década ocorre por meio de participação acionária de corporações de telecomunicações em operações de TV por assinatura, cenário distinto do qual predominavam os oligopólios que historicamente controlaram o mercado brasileiro. Análise dos empreendimentos globais e das alianças estratégicas na aliança entre Globo e Telmex, na fusão entre Sky e DirecTV e na criação da Vivax e de sua incorporação a Net.

    Resumo em Espanhol:

    Análisis de la convergencia entre sectores de telecomunicaciones e comunicación de masa audiovisual, ocurrido en Brasil en la ultima década, a través de lo debate de la economía política de la comunicación e de la empresa en red. Consecuencia de la segunda onda de globalización en lo sector audiovisual, la reorganización dista industria cultural ocurrí por la participación accionaria de corporaciones de telecomunicación en operaciones de televisión paga, circunstancia distinta de los oligopolios que controlaran el mercado brasileño. Lo texto analiza los emprendimientos globales e las alianzas estratégicas en la asociación entre Globo e Telmex, la fusión entre Sky e DirecTV e la creación de Vivax e su compra por Net.

    Resumo em Inglês:

    Analysis about the convergence between telecommunication and audiovisual mass communication sectors in Brazil during the last decade through the political economy of communication and the network enterprise concept. The reorganization of this cultural industry, consequence of the second wave of globalization at the Brazilian audiovisual sector, occurs through shareholder participation of telecommunication corporations in paid television enterprises. That experience can be considered as a different trajectory, compared with the oligopolies which traditionally dominated the Brazilian market. An analyze of global entrepreneurships and strategic alliances at the association between Globo and Telmex, the fusion between Sky and DirecTV, and the creation of Vivax, purchased by Net.
  • Uma encruzilhada da mídia na América Latina e Espanha vista da Europa: quando a Anaconda começa a trocar sua pele

    Chaparro Escudero, Manuel

    Resumo em Português:

    Pensar, escrever da Europa ou sobre a Europa nos obriga hoje a fazer uma dolorosa observação sobre se a Europa é capaz de olhar outra coisa se não a si mesma, além de ter algo novo a dizer. A Europa que sonhamos, a Europa que serviu de modelo as chamadas sociedades democráticas se diluiu em um desenho de uma sociedade mais econômica que social, mais especulativa que solidária. Essa não é uma afirmação gratuita nem exagerada. A Europa tem pouco a dizer porque há tempos perdeu sua bússola. Até os movimentos sociais surgidos no último ano (incluindo o 15-M) sugerem o fim de um ciclo de uma forma de fazer política que resiste a mudanças. Frente a esta situação, a América Latina começa, já faz alguns anos, a oferecer regulações dos meios de comunicação mais comprometidas com os interesses cidadãos.

    Resumo em Espanhol:

    Pensar, escribir desde Europa, o sobre Europa obliga hoy a hacer la insidiosa observación de si Europa es capaz de mirar otra cosa que no sea así misma y si, además, tiene algo nuevo que decir. La Europa que soñamos, la Europa que sirvió de modelo a las llamadas sociedades democráticas se diluye en el dibujo de una sociedad más económica que social, más especulativa que solidaria. No es una afirmación ni gratuita, ni exagerada. Europa tiene poco que decir porque hace rato que perdió su brújula. Sólo los movimientos ciudadanos surgidos en el último año (entre ellos el 15-M) sugieren un fin de ciclo de una forma de hacer política que se resiste a cambiar. Frente a esta situación América Latina empieza desde hace algunos años a ofrecer regulaciones de medios más comprometidas con los intereses ciudadanos.

    Resumo em Inglês:

    As Europeans, thinking and writing about Europe today, we are forced to ask ourselves the painful question of whether Europe is able to look beyond herself or if she has anything new to say. The Europe we all dreamed about, the Europe which became the model for the so called democratic societies, has been diluted down into an economic rather than social reality. As a society built on speculation rather than solidarity Europe has little to say because somewhere along the way she lost her bearings. Only mass protests triggered by such things as 15M are capable of ending political cycles which otherwise refuse to change. As a consequence Latin America has begun, over recent years, to create media regulations which are committed to protecting public interests.
  • O mapa brasileiro da pesquisa experimental em Comunicação Arena

    Melo, José Marques de

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento da pesquisa experimental em Comunicação alcançou estágio significativo no Brasil, integrando o trabalho didático ao ensaio laboratorial. O artigo objetiva resgatar e analisar, com base em análise documental sobre os indicadores da pesquisa experimental e os resultados dos trabalhos ganhadores do Prêmio EXPOCOM 2011, o percurso desse tipo de experimentação e o papel da INTERCOM na dinamização dessa atividade no Brasil. Conclui-se que o enigma persistente está na aferição da qualidade dos trabalhos premiados, de modo a indicar em que medida eles constituem mera reprodução do que pratica o mercado ou são experimentos inovadores.

    Resumo em Espanhol:

    El desarrollo de la investigación experimental de la comunicación se ubicó, en Brasil, principalmente en las Carreras de licenciatura, como soporte didatico o estrategia metodológica. Este artículo tiene como objetivo recuperar y analizar, con base en el análisis documental de la investigación sobre los indicadores y los resultados del trabajo experimental ganadores EXPOCOM de 2011, la ruta de este tipo de experimentación y el papel de INTERCOM en el fomento de esta actividad en Brasil. Llegamos a la conclusión de que la clave está en la calidad de los trabajos ganadores, en qué medida ellos son copia del mercado o experiencias innovadoras.

    Resumo em Inglês:

    Experimental research projects are a relevant metodological tool used by Communication Schools in Brazil at the undergraduate level. This article aims to rescue and discuss, based on documentary analysis of research on indicators and results of experimental work EXPOCOM winners of 2011, the route of this type of experimentation and the role of INTERCOM in stimulating this activity in Brazil. We conclude that the key is in the quality of the winners, to indicate to what are merely copy the market or what practices are innovative experiments.
  • Cibercultur@: informação, comunicação e conhecimento a favor do desenvolvimento social Entrevista - Diálogos Midiológicos 24

    Almeida, Argemiro F. de; Aranha, Taís
  • Letras e imagens: representações da modernidade na América Latina Resenhas

    Macedo, Helton Rubiano de
  • Desafios e tendências da comunicação empresarial Resenhas

    Amoris, Valéria
  • Para uma compreensão do acontecimento na imprensa Resenhas

    Correia, Eduardo Luiz
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br