Acessibilidade / Reportar erro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 39, Número: 1, Publicado: 2016
  • Aos leitores Aos Leitores

    Peruzzo, Cicilia M. Krohling; Malcher, Maria Ataide
  • O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo Artigos

    Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de; Ronsini, Veneza Mayora

    Resumo em Português:

    Resumo O texto problematiza diferentes dimensões da "nova classe média", em especial abordagens do discurso midiático que partem de associações com frações de classe de diferente capital econômico. A partir de pesquisa bibliográfica dos temas que articulam teoricamente a questão, observa o fenômeno da "nova classe média" em uma perspectiva relacional e considera seus reflexos na vida concreta de toda a sociedade. Assim, discute o modo como as vivências proporcionadas pelo aumento do poder de consumo entre esses sujeitos são representadas nos meios de Comunicação, remetendo a novas experiências para percepção de si e de sua posição social, colaborando para a conformação da sua identidade de classe e da sua relação com os demais grupos. Por fim, a partir de uma perspectiva que se filia à teoria de Raymond Williams, o texto aborda a "nova classe média" como uma formação cultural em estado pré-emergente, uma experiência social em processo, cujas implicações não estão totalmente classificadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El texto analiza las diferentes dimensiones de la "nueva clase media", especialmente enfoques del discurso de los medios que partan de asociaciones con fracciones de clase de diferente capital económico. A partir de una investigación bibliográfica de los temas que teóricamente articulan la cuestión, observa la "nueva clase media" como un concepto relacional y considera su impacto en la vida real de toda la sociedad. Así, refleja la forma en que están representados en los medios las experiencias ofrecidas por el aumento del consumo de poder entre estos sujetos, en referencia a las nuevas experiencias a la percepción de sí mismos y su posición social, contribuyendo a la formación de su identidad de clase y su relación con otros grupos. Por fin, desde una perspectiva que se une a la teoría de Raymond Williams, el texto analiza la "nueva clase media" como una formación cultural en el estado pre-emergente, una experiencia social en proceso, cuyas derivaciones no se clasifican totalmente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text problematizes different dimensions of the "new middle class", especially approaches of media discourse which depart from associations to class fractions of different economic capital. In thinking the "new middle class" as a relational notion, it observes the phenomenon from the tensioning between different class fractions, considering its reflections in the life of the whole of society. It reflects on the ways in which the experience provided by the increase in consumption power is represented in the media amongst these subjects, referring to new experiences allowing them to perceive themselves and their social position, thus contributing to the conformation of their class identity and of their relation to other groups. Finally, based on theoretical work of Raymond Williams, the text approaches the "new middle class" as a cultural formation in its pre-emergent state, a social experience in progress, whose outcomes are not completely classifiable.
  • Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório Artigos

    Melo, José Marques de; Assis, Francisco de

    Resumo em Português:

    Resumo Em meio a divergências conceituais acerca das classes de matérias produzidas regularmente pela imprensa, o texto objetiva propor um modelo classificatório para melhor entendimento da questão, arraigado em perspectiva comunicacional e atento aos rituais peculiares ao Jornalismo. Com base em pesquisa bibliográfica, tomada como recurso metodológico, e considerando o resultado de investigações empíricas realizadas, sistematicamente, durante vários anos, defende-se, aqui, que as mensagens jornalísticas devam ser compreendidas a partir de sua subdivisão em dois estágios: os gêneros e os formatos a eles submetidos. Sinalizando esses particulares, busca-se organizar os parâmetros que norteiam uma das classificações mais adotadas no Brasil, evitando apreciações distorcidas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En medio de disputas conceptuales sobre las clases de materiales producidos regularmente por la prensa, el artículo tiene como objetivo proponer un modelo de clasificación para que se comprenda mejor la cuestión, basándose en una perspectiva desde la Comunicación y con atención a los rituales peculiares del Periodismo. Con base en bibliografía específica y tomando como base los resultados de investigación empírica, llevada a cabo de forma sistemática desde hace varios años, se argumenta aquí que los mensajes del periodismo deben ser entendidos por su subdivisión en dos etapas: los géneros y los formatos, estos sometidos a los primeros grupos. Al marcar esos aspectos, buscamos organizar los parámetros que guían la mayoría de las clasificaciones adoptadas en Brasil, evitando valoraciones distorsionadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Amongst conceptual divergences about regular press production, this article aims to propose a classification model to improve the understanding on such matter, deep-rooted on a communicational perspective, paying attention to Journalism particular rituals. Based on bibliographical research and considering empirical investigation results, systematically attained during several years, the defense here presented states that journalistic messages must be understood from two steps subdivisions: the genres and the formats subjected to them. From this point of view, the aim is to organize the parameters that orientate one of the most adopted classifications in Brazil, avoiding distorted appreciations.
  • O Jornalismo em transição, a ante-sala de um modelo de 'Total Journalism' Artigos

    López García, Xosé; Rodríguez Vázquez, Ana Isabel

    Resumo em Português:

    Resumo O Jornalismo vive uma profunda metamorfose no processo de reconfiguração do ecossistema midiático. O impacto da internet nas rotinas jornalísticas marcou um antes e um depois na prática profissional. Ninguém põe em dúvida que as alterações introduzidas foram relevantes. Tanto na pesquisa de material e na sua difusão houve mudanças. O resultado é um renovado conjunto de rotinas sedimentadas que convivem com outras mais experimentais e ainda em construção. Um olhar para o Jornalismo atual, focado principalmente na Península Ibérica e na Europa em geral, permite indicar, no entanto, que o básico permanece. Os jornalistas continuam contando histórias de não-ficção e permanecem como mediadores que têm uma influência relevante nas sociedades atuais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumo O Xornalismo está a vivir unha profunda metamorfose no proceso de reconfiguración do ecosistema mediático. O impacto de internet nas rutinas xornalísticas marcou un antes e un despois na práctica profesional. Ninguén pon en dúbida que os cambios introducidos foron relevantes. Tanto na busca de material como na súa difusión houbo mudanzas. O resultado é un renovado conxunto de rutinas sedimentadas que conviven con outras máis experimentais e aínda en construción. Unha mirada ao Xornalismo actual, focalizada sobre todo na Península Ibérica e no conxunto de Europa, permítenos indicar, sen embargo, que o básico permanece. Os xornalistas seguen contando historias de non ficción e permanecen como mediadores que teñen unha influenza decisiva nas sociedades actuais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Journalism is undergoing for a strong metamorphosis in the process of reconfiguration of the media scene. The impact of the internet on the news routines was a turning point in the professional practice. No one doubts the relevance of the recent changes. There have been changes both in the search for material and in the dissemination processes. The result has been a renewed set of steady routines that are living together with more experimental and under construction practices. An overview of the current Journalism, focused mainly on the Iberian Peninsula and in Europe in general, enables us to see that the essence remains. Journalists go on to tell non-fictional stories and they remain mediators who have decisive influence over the current societies.
  • Mensagens personalizadas nos perfis de organizações na Espanha Artigos

    García Carballo, Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo As redes sociais representam uma mudança no panorama da Comunicação para as organizações espanholas na atualidade. Muitas delas estão a gerir campanhas de Publicidade e de Relações Públicas para alcançar os objetivos comunicativos marcados. Conduzindo uma análise de conteúdo das mensagens em plataformas sociais, de uma parcela das organizações que compõem a amostra, durante seis meses, se definirá o panorama da Comunicação personalizada na Espanha. E por meio de uma enquete a uma das comunidades da amostra, obteremos dados sobre os usuários destas redes sociais. Comprova-se a inexistência de mensagens personalizadas, demonstrando apenas uma simples fidelização com técnicas arcaicas que não têm os mesmos efeitos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las redes sociales suponen un cambio en el panorama de la Comunicación para las organizaciones españolas en la actualidad. Muchas de ellas están gestionando campañas publicitarias y de Relaciones Públicas para alcanzar los objetivos comunicativos marcados. Llevando a cabo un análisis de contenido de los mensajes en las plataformas sociales, tomando una muestra de las organizaciones que componen la muestra durante seis meses, se definirá el panorama de la Comunicación personalizada en España. Y a través de una encuesta a una de las comunidades de la muestra, obtendremos datos sobre los usuarios de estas redes sociales. Se comprueba la inexistencia de mensajes personalizados, apreciándose solo una simple fidelización con técnicas arcaicas que no tienen los mismos efectos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Social networks represent a change in the landscape of Communication for Spanish organizations today. Many of them are managing advertising and Public Relations campaigns to achieve communicative goals scored. Conducting analysis of the content of messages in social platforms, taking samples of the organizations that form this research during six months, the landscape of personalized Communication in Spain will be defined. And through a survey to a community that takes part of the sample, we will obtain data about the users of these social networks. The absence of personalized messages was confirmed by appreciating just a simple loyalty with archaic techniques that do not have the same effects.
  • Monitoramento de redes sociais digitais como estratégia organizaciona Artigos

    Mortari, Elisangela Carlosso Machado; Santos, Suzana Fernandes dos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, cujo tema está relacionado às crises de imagem organizacional e às redes sociais digitais, se articula metodologicamente por meio de pesquisa exploratória que busca compreender a atuação estratégica do profissional de Relações Públicas na antecipação de possíveis crises de imagem organizacional por meio do monitoramento de redes sociais digitais e da interação mútua com os usuários. Assim, após a retomada bibliográfica acerca dos conceitos que balizam o estudo, somados à apropriação das redes sociais digitais pelas organizações contemporâneas, conclui-se que crises de imagem podem ser evitadas por meio do processo de monitoramento e da identificação de sinais que apontam para a iminência da crise. Neste entorno, o estudo apresenta um passo a passo com a aplicação do monitoramento de redes sociais digitais, o qual pode ser adaptado a todos os tipos de organização, auxiliando na identificação de sinais de alerta que precedem as crises.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo, que se refiere a crisis de imagen en las organizaciones y a las redes sociales digitales, se articula por medio de una investigación exploratoria que se centra en el papel estratégico del profesional de las Relaciones Públicas en la previsión de una posible crisis de imagen organizacional mediante la supervisión de las redes sociales digitales y de la mutua interacción con los usuarios. Después de una revisión de la literatura acerca de los conceptos que guían el tema, y también a la apropiación de las redes sociales digitales por parte de las organizaciones contemporáneas, se concluye que las crisis de imagen se pueden evitar por el proceso de supervisión de las redes sociales. Así, el estudio proporciona el paso a paso de la implementación de supervisión de las redes sociales digitales, que se puede adaptar a todo tipo de organización y por lo tanto ayuda en la identificación de estas señales de advertencia que preceden a las crisis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article, which refers to the organizational image crisis and digital social networks, is methodologically articulated by means of an exploratory research that focuses on understanding the strategic performance of Public Relations professional in anticipation of possible organizational image crisis by monitoring digital social networks and mutual interaction with users. Thus, after an appropriation of bibliography about concepts that based this topic, we concluded that image crisis can be avoided through the monitoring process and the identification of signals that show the imminence of the crisis. In this environment, the study provides a guide to monitoring digital social networks, which can be adapted to all types of organization and thus aid in identification of these warning signs preceding the crisis.
  • Entre o acelerador e o freio: o motorista no discurso publicitário Artigos

    Meneguin, Ana Marusia Pinheiro Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva identificar elementos recorrentes do discurso da Publicidade na composição do imaginário sobre o trânsito, destacando o motorista de automóvel como destinatário preferencial, tanto de campanhas mercadológicas quanto da Propaganda social. Com o suporte teórico e metodológico da Análise do Discurso Francesa, traça-se um comparativo entre diversas peças publicitárias veiculadas a partir de 1990. Os efeitos de sentido são evidenciados a ponto de se questionar a escolha da abordagem e da própria Propaganda como ferramenta de mudança comportamental num país onde o automóvel, mais que um objeto de desejo do indivíduo, é um objeto de desejo do Estado. Ao final, vislumbram-se algumas perspectivas sobre a segurança no trânsito.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo identificar los elementos recurrentes del discurso publicitario en la composición del imaginario del tráfico, destacando el conductor del coche como el destinatario preferido de ambas campañas comerciales y sociales. Con el apoyo teórico y metodológico del Análisis del Discurso Francés, es realizada una comparación entre varios anuncios veiculados desde 1990. Los efectos de sentido se muestran a punto de se cuestionar la elección del enfoque y de la propia Propaganda como herramienta para el cambio de comportamiento en un país donde el automóvil, más que un objeto del deseo del individuo, es un objeto del deseo del Estado. Por último, se vislumbran algunas perspectivas sobre la seguridad vial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to identify the recurrent elements in the discourse of Advertising in the composition of the imagery on road traffic, highlighting the car driver as the preferential addressee, in both commercial and social campaigns. With the theoretical and methodological support of the French Discourse Analysis, it compares several advertisements aired from 1990. The meaning-effects are evidenced to the extent that it turn into questionable the choice of the approach and the very Advertising as instrument for change in behavior, in a country where the car, more than an object of desire of individuals, is an object of desire of the State. At the end, some perspectives on road traffic safety are presented.
  • A guerra gaúcha: o Cinema argentino no Brasil (1935 - 1945) Artigos

    Autran, Arthur

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo aborda a circulação da produção cinematográfica argentina no mercado brasileiro entre 1935 e 1945 objetivando mapear quais filmes foram exibidos no Rio de Janeiro e em São Paulo, sua repercussão na imprensa, como os produtores portenhos buscaram comercializar suas películas e as dificuldades encontradas por eles. A pesquisa tem como base principal fontes constituídas por revistas cinematográficas e jornais do período, além de bibliografia sobre a história do Cinema. Foi possível concluir que a estrutura do mercado no Brasil, caracterizada pelo predomínio de Hollywood, foi uma barreira intransponível para a ampla comercialização do produto argentino apesar da sua boa qualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo aborda la circulación de la producción cinematográfica argentina en el mercado brasileño entre 1935 y 1945 con el objetivo de plantear las películas que fueran exhibidas en Rio de Janeiro y São Paulo, su impacto en la prensa, como los productores porteños trataran de vender sus películas y las dificultades encontradas por ellos. La investigación se basa principalmente en fuentes como las revistas de cine y periódicos de la época, así como en literatura sobre la historia del cine. Se concluyó que la estructura del mercado en Brasil, caracterizada por el predominio de Hollywood, era una barrera infranqueable a la amplia comercialización del producto argentino a pesar de su buena calidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the circulation of Argentine film production in the Brazilian market between 1935 and 1945 aiming to map out which films were shown in Rio de Janeiro and São Paulo, their repercussion in the press, as Argentine producers sought to market their products and the difficulties encountered by them. The research is mainly based on sources such as film magazines and newspapers of the period, besides bibliography about the history of Cinema. It was concluded that the market structure in Brazil, characterized by the dominance of Hollywood, was an insurmountable barrier to broad commercialization of Argentine product despite its good quality.
  • Ressonâncias da Tropicália no cinema brasileiro: uma análise comparada de 'Macunaíma' e 'Tenda dos Milagres' Artigos

    Lapera, Pedro Vinicius Asterito

    Resumo em Português:

    Resumo Por meio da análise fílmica e da documentação referente à recepção de Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969) e de Tenda dos Milagres (Nelson Pereira dos Santos, 1976), avaliaremos como o debate sobre raça e etnicidade foi articulado no campo do cinema brasileiro por seus intelectuais após o golpe civil-militar de 1964. Partindo de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre o tema, elegemos como foco a apropriação das conquistas estéticas da Tropicália pelos intelectuais ligados ao cinema brasileiro. O objetivo de reunir filmes não tão próximos no mesmo artigo é avaliar o efeito temporal sobre o papel dos intelectuais na transformação do debate sobre raça e etnicidade no campo do cinema brasileiro. Desse modo, enquanto Macunaíma fez parte do "momento tropicália", Tenda dos Milagres aproveitou os ganhos estéticos do movimento, ressoando posteriormente a guinada no papel dos intelectuais no campo do cinema brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A través del análisis fílmico y de la documentación sobre la recepción de Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969) y Tenda dos Milagres (Nelson Pereira dos Santos, 1976), vamos a evaluar cómo se articula el debate sobre raza y etnicidad en el campo del cine brasileño por sus intelectuales a partir del golpe en 1964. A partir de una investigación bibliográfica inicial sobre el tema, elegimos centrarnos en la apropiación de los logros estéticos de Tropicalia por los intelectuales vinculados al cine brasileño. El objetivo de reunir a las películas no tan cerca en el mismo artículo es valorar el efecto temporal sobre el papel de los intelectuales en la transformación del debate acerca de la raza y la etnicidad en el campo del cine brasileño. Así, mientras que Macunaíma era parte del "momento Tropicália", Tenda dos Milagres tomó los logros estéticos del movimiento, haciéndose eco del cambio en el rol de los intelectuales en el campo del cine brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Through film analysis and documentation of the reception of Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969) and Tenda dos Milagres (Nelson Pereira dos Santos, 1976), we will evaluate how the debate on race and ethnicity was articulated in the field of Brazilian Cinema by its intellectuals after the coup in 1964. From an initial literature search on the subject, we chose to focus on the appropriation of the aesthetic achievements of Tropicalia by some intellectuals related to Brazilian Cinema. The goal of gathering films not so close in the same article is to evaluate the temporal effect on the role of intellectuals in transforming the debate about race and ethnicity in the field of Brazilian cinema. Thus, while Macunaíma was part of the "Tropicália moment", Tenda dos Milagres took the aesthetic gains of the movement, resonating later the shift in the role of intellectuals in the field of Brazilian Cinema.
  • 'Troca de Família': espiando as famílias, enxergando a sociedade Artigos

    França, Vera V.; Souza, Fabíola

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto apresenta uma leitura do programa televisivo Troca de Família, apresentado pela Rede Record. Sua análise nos incita a rever as características dos reality shows, inserindo-os na dinâmica mais ampla dos valores e dos embates sociais e no quadro da cultura. Por meio da análise de uma troca, propomos investigar o modo como as mães se inserem no novo lar e as relações estabelecidas por elas nas novas famílias. À luz do conceito de performance, e tendo desenvolvido uma grade analítica a partir dos acontecimentos fixos e centrais do programa, deparamo-nos com a convivência conflituosa entre dois modelos de família bastante distintos. No desenrolar da relação, mais do que o papel da mãe, atuaram os modelos culturais que instruíam a performance dos participantes e ressaltaram suas diferenças e contradições.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta una lectura de la serie de televisión Troca de Família, transmitida por la Rede Record. El análisis nos insta a revisar las características de los reality shows, colocándolos en la dinámica más amplia de valores y conflictos sociales y en el contexto de la cultura. A través del análisis de un episodio, vamos a investigar cómo las madres viven en el nuevo hogar y las relaciones establecidas por ellas en las nuevas familias. A la luz del concepto de performance y un grado analítico a partir de los eventos centrales y fijos de lo programa, percibimos la coexistencia conflictiva entre dos modelos familiares muy diferentes. En el curso de la relación, más que el papel de la madre, los modelos culturales instruyeron el desempeño de los participantes y destacaron sus diferencias y contradicciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents a reading of the television show Troca de Família, broadcast by Rede Record. The analysis of this reality show urges us to review the characteristics of reality shows, placing them in the broader dynamic of values and social conflicts and in the context of culture. Through the analysis of an episode, we propose to investigate how mothers insert in the new home and the relations that they establish in new families. Illuminated by performance concept and after we have developed an analytical grid based on fixed and central program events, we are faced with the conflicting coexistence between two very different family models. During the relationship, more than the role of the mother, acted cultural models that instructed the performance of the participants and highlighted their differences and contradictions.
  • Jogo Contemporâneo e novas plataformas: construção de novos espaços de jogo e interação Artigos

    Duek, Carolina

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é explorar a relação entre jogos e as crianças de hoje. O texto parte de considerar o jogo como uma prática importante para, depois, se concentrar nos modos associados com a aquisição de novas Tecnologias de Informação e Comunicação. No decorrer da nossa pesquisa, o Facebook foi identificado como o espaço mais importante que as crianças associam com seus jogos. É por isso que o papel "jogado" pelo Facebook organiza os eixos deste trabalho: os usos da rede social, os jogos e as ligações mais importantes entre crianças, a socialização e o Facebook. Não é nosso objetivo analisar em profundidade os jogos, mas entrar no universo em que são construídas as ligações entre as crianças, as representações, a Mídia e os adultos. Desta forma, analisamos o Facebook como plataforma a partir da qual a socialização, a exposição e competição são construídas pelos informantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es explorar la relación entre los juegos y los niños en la actualidad. El texto parte de considerar al juego como una práctica significativa para, luego, focalizar en las formas que adquiere vinculado con las nuevas Tecnologías de la Información y de la Comunicación. A lo largo de la investigación, Facebook fue identificado como el espacio más importante que los niños y niñas asocian con sus juegos. Es por ello que el rol que "juega" Facebook organiza los ejes de este trabajo: los usos de la red social, los juegos y las articulaciones más relevantes entre los niños y niñas, la socialización y Facebook. No es nuestro objetivo analizar los juegos en profundidad sino ingresar al universo en el que se construyen los vínculos entre los niños y niñas, las representaciones, los medios y los adultos. En este camino, analizamos Facebook como la plataforma desde la cual la socialización, la exhibición y la competencia son construidas por los informantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this paper is to explore the relationship between games and children in the contemporary context. The article begins with the consideration of children's play as a meaningful practice focussing on new technologies of information and Communication. Along the research, Facebook was identified as the most important place that children associated with games. That is why, the role that Facebook "plays" is one of the most important focusses of this paper: the uses made of the most used social network, the games they play and the most relevant articulations between children, socialization and Facebook. It is not our objective to analyse games thoroughly but to enter into a universe in which children built their social connections with each other, representations, media and adults are related and intertwined. In this path, we analyze Facebook as the most important contemporary platform from which socialization, exhibition and competition are built by children.
  • 'Convergência e conexão são o que impulsiona a mídia agora' Entrevista - Diálogos Midiológicos 33

    Jenkins, Henry; ,; Kalinke, Priscila; Rocha, Anderson
  • A busca de um jornalista, professor e pesquisador pela origem do Jornalismo na Bacia do Rio da Prata Resenhas

    Dias, Ricardo Henrique Almeida
  • A emergência epistemológica das Ciências da Comunicação no Brasil na obra 'Pensamento Comunicacional Brasileiro' Resenhas

    Souza, Élmano Ricarte de Azevêdo
  • 'Número Zero': Jornalismo zero ou mil? Resenhas

    Targino, Maria das Graças
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br