Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 42, Issue: 3, Published: 2019
  • Communication as alterity’s ethics: explorations with Lévinas1 Artigos

    Martino, Luís Mauro Sá; Marques, Ângela Cristina Salgueiro

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo da Ética é relativamente comum nas pesquisas em Comunicação. No entanto, as abordagens geralmente se voltam para questões práticas e profissionais, delineando argumentos a partir de teorias normativas ou deontológicas. Este texto propõe, a partir da ética da alteridade em Lévinas, que o conceito de comunicação possui aspectos éticos, na medida de seu necessário direcionamento a outrem, tendo como pressuposto a abertura e a possibilidade de acolhimento da alteridade. Essa proposição é trabalhada em três eixos, de acordo com três condições principais para a ética da comunicação enquanto: (a) abertura e hospitalidade; (b) responsabilidade infinita diante do outro; (c) proximidade e interpelação do rosto como ponto inicial da comunicação. O objetivo não é propor outra “Ética da Comunicação”, mas entender a Comunicação enquanto ação ética.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El estudio de la Ética es relativamente común en la investigación en Comunicación. Sin embargo, los enfoques a menudo se centran en cuestiones prácticas y profesionales, esbozando argumentos de teorías normativas o deontológicas. Este texto propone, desde la ética de la alteridad en Lévinas, que el concepto de comunicación tiene aspectos éticos, en cuanto a su dirección necesaria a los demás, teniendo como suposición la apertura y la posibilidad de aceptar la alteridad. Esta propuesta se trabaja en tres ejes, de acuerdo con tres condiciones principales para la ética de la comunicación como: (a) apertura y hospitalidad; (b) responsabilidad infinita a el otro; (c) proximidad e interpelación de la cara como punto de partida de la comunicación. El objetivo no es proponer otra “Ética de la Comunicación”, sino entender la comunicación como una acción ética.

    Abstract in English:

    Abstract Ethics is a common subject in Communication Studies. However, the approaches frequently focus on professional and practical issues and draw arguments from normative or deontological theories. This paper, grounded on Lévinas’ ethics of alterity, proposes that the concept of communication implies ethical concerns, insofar as its necessary addressing to others, having as its presupposition the openness and the possibility of accepting and hosting otherness. The argument develops threefold, as there are at least three main requisites to communication ethics: (a) openness and hospitality to the other; (b) the infinite responsibility towards otherness; (c) proximity and interpellation of the other’s face as the starting point of communication. The idea is not to propose another “Ethics for Communication”, but to understand Communication as an ethical action.
  • Theoretical contributions to research in the field of ournalism. Senses and meanings from the Intellectual Creator Field Artigos

    León-Duarte, Gustavo Adolfo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O habitus acadêmico presente na estrutura do campo da pesquisa jornalística na Espanha desenvolve uma tendência à perda de trabalhos teóricos conceituais. Desenvolvendo as bases da pesquisa qualitativa utilizando técnicas e procedimentos do método de comparação constante, o texto visa integrar, em termos descritivos e preditivos, o constructo, fatores e indicadores de um núcleo teórico que agrega valor real ao campo da pesquisa em jornalismo. O estudo define, a partir da integração teórica da categoria Campo Intelectual Criador (CIC), a contribuição efetiva da teoria de campo de Pierre Bourdieu para o campo da pesquisa jornalística, de modo que o modelo teórico construído possa ser utilizado para observar, descrever e explicar o comportamento de produção jornalística, práticas de circulação e consumo. A proposta teórica pode significar não apenas uma forma de compromisso reflexivo, mas, também, uma proposta prática alternativa às estratégias de pesquisa dominantes, pois descreve uma contribuição efetiva para explicar e prever o comportamento histórico e atual da estrutura e distribuição do capital científico do campo, bem como conseguir uma representação coerente dos usos e significados em sua meta-investigação.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El habitus académico presente en la estructura del campo de la investigación periodística en España desarrolla una tendencia hacia la pérdida de trabajos teóricos conceptuales. Desarrollando las bases de una investigación cualitativa mediante técnicas y procedimientos del método de comparación constante, el texto aspira a integrar, en términos descriptivos y predictivos, el constructo, factores e indicadores de un núcleo teórico que aporta valor real al campo de la investigación del periodismo. Así, el estudio define, a partir de la integración teórica de la categoría de Campo Intelectual Creador (CIC), la efectiva aportación de la teoría de los campos de Pierre Bourdieu al campo de la investigación del periodismo en tanto el modelo teórico construido podría emplearse para observar, describir y explicar el comportamiento de las prácticas de producción, circulación y consumo del periodismo. La propuesta teórica de trabajo podría significar no sólo una nueva forma de compromiso reflexivo sino adicionalmente una propuesta práctica alternativa a las estrategias de investigación hoy dominantes en tanto define una efectiva aportación para explicar y predecir el comportamiento histórico y presente de la estructura y la distribución del capital científico del campo, así como lograr una representación coherentemente de los usos, significados y sentidos en su meta-investigación.

    Abstract in English:

    Abstract The academic habitus present in the structure of the field of journalistic research in Spain develops a tendency towards the loss of conceptual theoretical works. Developing the bases of qualitative research using techniques and procedures of the constant comparison method, the text aims to integrate, in descriptive and predictive terms, the construct, factors and indicators of a theoretical core that brings real value to the field of journalism research. The study defines, from the theoretical integration of the Intellectual Creator Field (ICF) category, the effective contribution of Pierre Bourdieu’s field theory to the field of journalism research as long as the constructed theoretical model could be used to observe, describe and explain the behavior of journalistic production, circulation and consumption practices. The theoretical proposal could mean not only a form of reflective commitment but also an alternative practical proposal to the dominant research strategies as it defines an effective contribution to explain and predict the historical and present behavior of the structure and distribution of the scientific capital of the field as well as achieving a coherent representation of the uses and meanings in its meta-investigation.
  • Digital disruption and participation in popular media initiatives in Brazil Artigos

    Suzina, Ana Cristina

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo se fundamenta em uma pesquisa de doutorado, defendida em junho de 2018, na Université catholique de Louvain, na Bélgica, e discute o impacto da apropriação de recursos digitais nos processos de participação em iniciativas de mídias populares. Uma das principais descobertas do estudo sugere que a tendência à individualização, própria do contexto digital, impõe desafios importantes ao processo de construção coletiva, bastante caro na comunicação popular. A pesquisa de campo, realizada entre 2013 e 2016, envolveu entrevistas com 55 comunicadores atuando na gestão e desenvolvimento de 29 mídias populares nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará. Esta reflexão baseia-se principalmente em dois estudos de caso, discutindo práticas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da rede de comunicadores comunitários Rede Mocoronga, vinculada ao Projeto Saúde e Alegria, na Amazônia.

    Abstract in Spanish:

    Resumem Este artículo está fundamentado en una investigación de doctorado, defendida en Junio de 2018 en la Université catholique de Louvain, en Bélgica, y discute el impacto de la apropiación de recursos digitales en el desarrollo de medios populares. Una de las principales descubiertas de éste estudio sugiere que la tendencia a individualización, propria del contexto digital, impone desafíos importantes a los procesos de participación, que forman parte de los pilares de la comunicación popular. La investigación de campo, realizada de 2013 a 2016, incluyó entrevistas con 55 comunicadores implicados en la gestión y el desarrollo de 29 medios populares en los estados de Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará y Pará. Esta reflexión toma como base principalmente dos estudios de caso sobre las prácticas del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) y de la red de comunicadores comunitarios Rede Mocoronga, vinculada al Projeto Saúde e Alegria, en la Amazonia.

    Abstract in English:

    Abstract This article draws on the results of a doctoral research, defended in June of 2018 at Université catholique de Louvain, in Belgium, and discusses the impact of the appropriation of digital resources in the processes of participation in popular media initiatives. One of the main findings suggests that the tendency of individualization, that is likely in the digital context, imposes important challenges to the participation process, a core feature of popular communication practices. The field research, from 2013 to 2016, included interviews with 55 communicators involved in the management and development of 29 popular media outlets in the states of Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará and Pará, in Brazil. This particular reflection is mainly based on two case studies on the practices of the Landless Rural Workers Movement (MST – Portuguese Acronym) and the network of community communicators Rede Mocoronga, linked to the Projeto Saúde e Alegria, in the Amazon Region.
  • Media Workers Co-ops: possibilities, contradictions and Argentinean scenario1 Artigos

    Grohmann, Rafael

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo tem por objetivo situar o debate sobre cooperativas de trabalhadores de comunicação. Para tanto: a) posiciona a discussão em um cenário de flexibilização e individualização das situações de trabalho dos comunicadores; b) discute a atualidade das cooperativas, entre possibilidades de utopias reais e projetos radicais e contradições envolvendo o modo de produção capitalista; c) descreve algumas experiências cooperativas de trabalhadores de comunicação, com ênfase no cenário argentino atualmente, onde a área de comunicação foi a que mais cresceu em termos de cooperativas nos últimos dois anos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo tiene por objetivo situar el debate acerca de cooperativas de trabajadores de comunicación. Para eso: a) posiciona la discusión en un escenario de flexibilización e individualización de las situaciones de trabajo de los comunicadores; b) discute la actualidad de las cooperativas, entre posibilidades de utopías reales y proyectos radicales y contradicciones acerca del modo de producción capitalista; c) describe algunas experiencias cooperativas de trabajadores de comunicación, con énfasis en el escenario argentino actualmente, donde el área de comunicación fue la que más creció en términos de cooperativas en los últimos dos años.

    Abstract in English:

    Abstract The paper aims to situate the debate on media workers co-ops. Thus, the article: a) discusses flexibilization and individualization of labor in the world of work of media workers; b) discusses the actuality of co-ops, between possibilities of real utopias and radical projects and contradictions involving the capitalist mode of production; c) describes some media workers co-ops, with emphasis on the Argentinean scenario, where the communication area was the one that grew the most in cooperative economy in the last two years.
  • Content or Money? Differences between communication policies of Dilma and Temer governments in Brazil Artigos

    Cervi, Emerson Urizzi; Carvalho, Fernanda Cavassana de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O texto discute diferentes estratégias de comunicação de governos a partir de um estudo de caso específico: a transição entre os governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) na presidência da República Federativa do Brasil. Utilizando dados das prestações de contas mensais do Governo Federal, comparamos os gastos dos dois presidentes com a produção de conteúdos a serem veiculados em meios públicos ou estatais, com gastos de produção e veiculação no sistema comercial de comunicação. Propomos uma tipologia de atuação frente às estratégias comunicacionais, que vai de governo mais passivo e dependente do sistema privado até governo mais ativo e voltado para os próprios meios de comunicação. Os dados mostram que a principal diferença entre Dilma e Temer é que a primeira investiu mais em comunicação própria, com baixa audiência, enquanto o último aumentou os gastos com os meios tradicionais do sistema privado de comunicação.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La propuesta del texto es discutir distintas estrategias de comunicación de gobiernos a partir de un estudio de caso: la transición entre los gobiernos Dilma Rousseff (PT) y Michel Temer (PMDB) en la presidencia de la república brasileña. Utilizando datos de la rendición de cuentas mensuales del gobierno federal, comparamos los gastos de los dos presidentes en la producción de contenidos a ser vehiculados en medios públicos con gatos de producción y difusión en el sistema comercial de comunicación. Proponemos una tipología de actuación frente a las estrategias comunicacionales, que van de gobierno más pasivo y dependiente del sistema privado hasta gobierno más activo y orientado hacia los propios medios de comunicación. Los datos indican que la principal diferencia entre Dilma y Temer es que la primera invirtió más en comunicación propia, con baja audiencia, mientras que el último aumentó dos gastos con los medios tradicionales del sistema privado de comunicación.

    Abstract in English:

    Abstract The paper discusses different communication strategies of governments based on a specific case study: the transition between the Dilma Rousseff (PT) and Michel Temer (PMDB) governments in the presidency of Brazil. Using data from federal government´s monthly accounts, we compare the expenses of this two president’s production of contents to be broadcasted in public media, with production and payment in the commercial communication system. We propose a typology of action in relation to the communication strategies, which goes from a more passive government and it´s dependent on the private system to a more active government directed to public media. The data show that the main difference between Dilma and Temer is that the former invested more in public system, with low audience, while the latter increased spending on the traditional means of the private communication system.
  • Level of consumption of peruvian cinema in the students of the Faculty of Social Sciences of the National University of Altiplano Artigos

    Laura, Winona Gabriela Fernández; Mamani, Emilio Flores

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo trata do consumo de filmes em plena fase de desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional e internacional, orientada para um público consumidor ativo que possa garantir sua permanência no mercado. O objetivo da pesquisa foi determinar o nível de consumo do cinema peruano nos alunos da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional do Altiplano - Puno, 2018-I. O estudo corresponde a uma metodologia quantitativa, uma vez que a coleta de dados foi utilizada através da pesquisa, para realizar uma análise estatística descritiva, a fim de interpretar os resultados obtidos e estabelecer diretrizes para melhorar ou fortalecer a produção de filmes peruanos. O resultado da pesquisa mostra que 78,9% possuem um consumo de filmes peruanos de médio porte, o que equivale ao grupo majoritário. Portanto, a pesquisa levou à seguinte conclusão: o nível de consumo de filmes peruanos dos estudantes é médio.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El articulo trata sobre el consumo de cine en plena etapa de desarrollo de la industria cinematográfica nacional e internacional, orientado hacia un público consumidor activo que pueda garantizar su permanencia en el mercado. El objetivo de la investigación fue determinar el nivel de consumo de cine peruano en los estudiantes de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional del Altiplano – Puno, 2018-I. El estudio corresponde a una metodología cuantitativa, ya que se utilizó la recolección de datos por medio de la encuesta, para realizar un análisis estadístico descriptivo, con el fin de interpretar los resultados obtenidos y establecer pautas para mejorar o fortalecer la producción de películas peruanas. El resultado de la investigación evidencia que el 78.9% tienen un consumo de cine peruano de nivel medio, lo que equivale al grupo mayoritario. Por lo tanto, la investigación ha permitido llegar a la siguiente conclusión: el nivel de consumo de cine peruano de los estudiantes es medio.

    Abstract in English:

    Abstract The paper deals with the consumption of films in full stage of development of the national and international film industry, oriented towards an active consumer audience that can guarantee its permanence in the market. The objective of the research was to determine the level of consumption of Peruvian cinema among the students of the Faculty of Social Sciences of the National University of Altiplano - Puno, 2018-I. The study corresponds to a quantitative methodology, since data collection was used through the survey, to perform a descriptive statistical analysis, in order to interpret the results obtained and establish guidelines to improve or strengthen the production of Peruvian films. The result of the investigation shows that 78.9% of students have a medium level Peruvian film consumption, which is equivalent to the majority group. Therefore, the research has led to the following conclusion: the level of Peruvian film consumption of students is medium.
  • Content or Money? Differences between communication policies of Dilma and Temer governments in Brazil Articles

    Santos, Marcio Carneiro dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Descreve-se um estudo aplicado sobre as possíveis utilizações da tecnologia da realidade virtual no consumo de conteúdo informativo, dentro da recente temática denominada de jornalismo imersivo. O trabalho baseia-se na necessidade das grandes redações de adequar os canais de entrega de seus produtos à situação de fragmentação das suas audiências tradicionais e de mudanças culturais já identificadas nos hábitos de consumo de mídia das novas gerações. O projeto, ainda em andamento, baseia-se em atualização teórica e desenvolvimento de um protótipo para experimentação e avaliação, via questionário, abordando seis áreas ligadas à usabilidade e aos conceitos fundamentais de imersão e presença. Entre os resultados já obtidos destacaram-se a propensão ao desconforto físico e a necessidade de interfaces mais intuitivas para enriquecer a experiência de utilização.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Se describe un estudio aplicado sobre los posibles usos de la tecnología de la realidad virtual en el consumo de contenido informativo, dentro de la reciente temática denominada de periodismo inmersivo. El trabajo se basa en la necesidad de las grandes redacciones de adecuar los canales de entrega de sus productos a la situación de fragmentación de sus audiencias tradicionales y de cambios culturales ya identificados en los hábitos de consumo de medios de las nuevas generaciones. El proyecto, aún en marcha, se basa en actualización teórica y desarrollo de un prototipo para experimentación y evaluación, a través del cuestionario, abordando seis áreas ligadas a la usabilidad ya los conceptos fundamentales de inmersión y presencia. Entre los resultados ya obtenidos se destacaron la propensión a la incomodidad física y la necesidad de interfaces más intuitivas para enriquecer la experiencia de utilización.

    Abstract in English:

    Abstract It describes an applied study about the possible uses of virtual reality technology in the consumption of informative content, within the recent theme called immersive journalism. The work is based on the need of big newsrooms to adapt the delivery channels of their products to the situation of fragmentation of their traditional audiences and cultural changes already identified in the media consumption habits of the new generations. The project, still in progress, is based on theoretical update and development of a prototype for experimentation and evaluation, via questionnaire, addressing six areas related to usability and fundamental concepts of immersion and presence. Among the results already obtained, the propensity to physical discomfort and the need for more intuitive interfaces to enrich the experience of use were highlighted.
  • Beans and rice in Le Creuset cookware: Rita Lobo’s universe in the transmedia gastronomy Artigos

    Freire, Marcelo; Homssi, Aline Monteiro; Pereira, Ana Paula Martins

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A proposta deste artigo é analisar, com base nos conceitos de cultura da convergência e narrativa transmídia e por meio de autores como Jenkins (2009, 2011), Shirky (2011), Scolari (2013) e Martino (2010, 2014), como o universo Panelinha, criado pela chef de cozinha Rita Lobo, ocupa espaço na Internet. Para tanto, será observada a culinária como cultura, tendo como aportes teóricos Montanari (2013), Oliveira (2013) e Asheley et al (2004). A metodologia utilizada é a análise de conteúdo, a partir de Bardin (2011) e os métodos digitais (ROGERS, 2013). Como considerações da pesquisa, destaca-se a construção de uma rede de publicações em diferentes mídias sociais e a percepção de estratégias que variam do estímulo à interatividade ao marketing de conteúdo.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La propuesta de este artículo es analizar, basado en los conceptos de cultura de la convergencia y narrativa transmedia y a través de autores como Jenkins (2009, 2011), Shirky (2011), Scolari (2013) y Martino (2010, 2014), como el universo Panelinha, creado por la chef de cocina Rita Lobo, ocupa sus espacios en la red. Para eso, observa la culinaria como cultura, con aportes teóricos de Montanari (2013), Oliveira (2013) y Asheley et al (2004). La metodología utilizada es el análisis de contenido a partir de Bardin (2011) y los métodos digitales (ROGERS, 2013). Los principales resultados de la investigación son la construcción de una red de publicaciones en distintas redes sociales y la percepción de estrategias que van desde el estímulo a la interactividad hasta el marketing de contenido.

    Abstract in English:

    Abstract This article proposes to analyze, based on the concepts of convergence culture and transmedia narrative, and through authors such as Jenkins (2009, 2011), Shirky (2011), Scolari (2013) and Martino (2010, 2014), how Panelinha’s universe, created by the chef Rita Lobo, occupies space on the web. The culinary will be seen as a culture, through authors such as Montanari (2013), Oliveira (2013) and Asheley et al (2004). The methodology used is content analysis, based on Bardin (2011) and digital methods (ROGERS, 2013). As a result of this research, we emphasize the construction of network publications in different social media and the perception of strategies that range from stimulating interactivity to branded content.
  • Political narratives in dispute on Twitter: the (de) construction of Lula’s public image in the context of the Brazilian political crisis of 2016 Artigos

    Passos, Mariana Rezende dos; Pires, Teresinha Maria de Carvalho Cruz

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo investiga como se deu o processo de (des)construção da imagem pública de Lula, ex-presidente do Brasil, durante a crise política brasileira de 2016, ocorrida em decorrência do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). Para tanto, foi analisada a circulação de narrativas no Twitter que mencionavam a palavra-chave “Lula” e que foram publicadas em quatro contextos ocorridos naquele ano, quais sejam: as manifestações sociais a favor do impeachment que se deram em 13 de março; os protestos sociais contra o impedimento ocorridas em 18 de março, as votações do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, em 17 de abril, e no Senado Federal, em 12 de maio. Entre os principais resultados, ressaltamos o embate narrativo observado a partir de intensa disputa pelo sentido do termo “golpe”, que foi utilizado tanto em relatos desconstrutivos quanto construtivos relacionados à imagem pública de Lula.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El presente artículo investiga cómo se dio el proceso de (des)construcción de la imagen pública de Lula, ex presidente de Brasil, durante la crisis política brasileña de 2016 establecida a raíz del proceso de impeachment de Rousseff. Para ello se analizó la circulación de narrativas en Twitter que mencionaban la palabra clave “Lula” y que fueron publicadas durante cuatro contextos ocurridos en aquel año, cuáles son: las manifestaciones sociales a favor del impeachment que se dieron el 13 de marzo; las protestas sociales contra el impedimento ocurridas el 18 de marzo, la votación del proceso de impeachment en la Cámara de Diputados, el 17 de abril, y en el Senado Federal, el 12 de mayo. Entre los principales resultados resaltamos el embate narrativo observado a partir de intensa disputa por el sentido del término “golpe” que fue utilizado tanto en relatos desconstructivos como constructivos relacionados a la imagen pública de Lula.

    Abstract in English:

    Abstract This article investigates how the public image of Lula, Brazil’s former president, was (de)constructed during the Brazilian political crisis of 2016 established as a result of Dilma Rousseff’s impeachment process. In order to do so, we analyzed the circulation of Twitter narratives that mentioned the keyword “Lula” and that were published during four contexts that occurred in that year, namely: the social demonstrations in favor of the impeachment that occurred on March 13; the social protests against the impediment that took place on March 18, the impeachment vote in the Chamber of Deputies, on April 17, and in the Federal Senate, on May 12. Among the main results, we highlight the narrative clash observed from an intense dispute over the meaning of the term “coup” that was used both in deconstructive and constructive reports related to the public image of Lula.
  • We’re all born naked and the rest is drag: performativity of the bodies constructed in social media Artigos

    Henn, Ronaldo; Machado, Felipe Viero Kolinski; Gonzatti, Christian

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo analisa os modos como o programa RuPaul’s Drag Race desdobra-se através de plataformas digitais visando a compreensão das performatizações de self e, em consequência, de gêneros, que são acionadas nesses processos marcados pela convergência e pelo espalhamento mediático. Através de um uso experimental da análise de construção de sentidos em redes digitais, são tecidas inferências sobre os comentários da página oficial do programa e da página criada por fãs brasileiros RuPaula – ambas do Facebook. A primeira parte do texto problematiza noções de performance, self e performatividade do sexo/gênero, intuindo as maneiras como no contexto dos media tais processualidades têm suas potências semióticas intensificadas, podendo romper com quadros (hetero)normativos. Na segunda parte, os materiais analisados permitem visualizar um jogo de performances que fazem pensar em uma pretensa semiodiversidade que é instaurada em redes específicas mobilizadas pelo reality.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo analiza los modos como el programa RuPaul’s Drag Race se desdobla a través de plataformas digitales buscando la comprensión de las performatizaciones de self y, en consecuencia, de géneros, que se accionan en esos procesos marcados por la convergencia y el esparcimiento mediático. A través de un uso experimental del análisis de construcción de sentidos en redes digitales, se tejen inferencias sobre los comentarios de la página oficial del programa y de la página creada por fans brasileños, RuPaula - ambas de Facebook. La primera parte del texto problematiza nociones de rendimiento, self y performatividad del sexo/género, intuyendo las maneras como en el contexto de los medios tales procesualidades tienen sus potencias semióticas intensificadas pudiendo romper con cuadros (hetero)normativos. En la segunda parte, los materiales analizados permiten visualizar un juego de performances que hacen pensar en una pretendida semiodiversidad que es instaurada en redes específicas movilizadas por el reality.

    Abstract in English:

    Abstract The article analyses the ways in which the RuPaul’s Drag Race programme unfolds through digital platforms aimed at understanding the performations of self and, consequently, of genres that are triggered in those processes marked by convergence and spreadable media. Through an experimental use of the analysis of sense construction in digital media, inferences are made about the comments of the official page of the programme and the page created by Brazilian fans RuPaula – both from Facebook. The first part of the text problematizes notions of performance, self and performativity of sex/gender, intuiting the ways in the media context such processualities have their intensified semiotic potential being able to break with (hetero)normative frames. In the second part, the analysed materials allow us to visualize a set of performances that make us think of a pretended semiodiversity that is established in specific networks mobilized by reality show.
  • Explanatory potential of the reception studies in the context of Big Data1 Arena

    Figaro, Roseli

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Discutimos as relações de comunicação, circulação e produção de sentidos no cenário de manipulação, controle e poder da informação. Procuramos responder à questão: como os estudos de recepção tratam os desafios colocados pelo Big Data na extração, mineração e análise de dados com vistas à manipulação de comportamentos? A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica para a análise crítica e comparativa das perspectivas autorais. Trabalha-se o conceito de sistema, para contestar sua produtividade nas pesquisas de recepção. Como resultado da discussão, os mapas barberianos são retomados em perspectiva, para recolocarmos a história e os conflitos sociais no centro das disputas por hegemonia de sentidos, os quais devem ser problematizados pelos estudos de recepção no contexto social atual.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Discutimos las relaciones de comunicación, circulación y producción de sentidos en el escenario de manipulación, control y poder de la información. Se busca responder a la pregunta: ¿Cómo los estudios de recepción tratan los desafíos planteados por el Big Data en la extracción, minería y análisis de datos con miras a la manipulación de comportamientos? La metodología adoptada es la investigación bibliográfica para el análisis crítico y comparativo de las perspectivas autoriais. Se trabaja el concepto de sistema, para cuestionar su productividad en los estudios de recepción. Como resultado de la discusión, los mapas nocturnos barberianos son retomados en perspectiva, para recolocar la historia y los conflictos sociales en el centro de las disputas por hegemonía de sentidos, los cuales deben ser problematizados por los estudios de recepción en el contexto social actual.

    Abstract in English:

    Abstract We aim to discuss communication relations, circulation and production of meanings in the scenario of manipulation, control and power of information. We try to answer the following question: how do the reception studies respond to Big Data’s challenges in extracting, mining, and analysing data to manipulate digital media users’ behaviors? The method is the bibliographical research for the critical and comparative analysis of the author’s perspectives. The concept of the system is used to challenge its productivity in reception studies. As a result of the discussion, the Barberian maps are taken up in perspective, to put history and social conflicts at the center of disputes over hegemony of meanings, which must be problematized by reception studies in the current social context.
  • Um novo pensamento da comunicação para a mudança social Resenhas

    Ayres, Cássia
  • Comunicação e sensibilidade: reflexões estéticas Resenhas

    Bastos, Antonio; Borges, Gabriela
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