Acessibilidade / Reportar erro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 43, Número: 2, Publicado: 2020
  • Educomunicação Socioambiental: cidade e escola Artigos

    Citelli, Adilson; Falcão, Sandra Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo registra o propósito de refletir acerca da comunicação e da temática socioambiental urbana, considerando, sobretudo, determinadas práticas levadas a termo na educação formal. Interseccionadas com aportes da educação não formal/informal e também do ecossistema midiático, os mecanismos em tela influenciam o cenário de descaso ambiental crescente nos centros urbanos. Os dados a nutrir o conjunto reflexivo resultam de pesquisas realizadas em escolas da rede básica pública e privada na cidade de São Paulo, bem como em espaços outros de diálogo virtual/presencial. O percurso analítico seguido indica que ativar procedimentos educomunicativos ancorados em projetos voltados a esclarecer as intercorrências comprometedoras da qualidade de vida, em particular nas grandes cidades, pode resultar em ampliação de uma perspectiva ecossistêmica que traga ganhos para os jovens educandos e para a sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo registra el propósito de reflexionar sobre la comunicación y el tema socioambiental urbano, considerando, sobre todo, ciertas prácticas llevadas a cabo en la educación formal. Interseccionados con contribuciones de la educación no formal/informal y también del ecosistema mediático, los mecanismos en juego influyen en el escenario de creciente negligencia ambiental en los centros urbanos. Los datos para alimentar el conjunto reflexivo son el resultado de la investigación realizada en las escuelas públicas y privadas de enseñanza fundamental de la ciudad de São Paulo, así como en otros espacios para el diálogo virtual/presencial. El camino analítico seguido indica que la activación de procedimientos educomunicativos anclados en proyectos destinados a aclarar las discrepâncias comprometedoras de la calidad de vida, particularmente en las grandes ciudades, puede resultar en la expansión de una perspectiva ecosistémica que brinde benefícios a los jóvenes estudiantes y a la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper has the purpose of reflecting upon communication and urban social-environmental topics, considering, above all, some of the formal education current practices. Together with support from non-formal and informal education, and also from the media ecosystem, the mechanisms in evidence can influence the environmental neglect which is increasing in the urban areas. The data that support the reflection come from research carried out in public and private basic education schools in São Paulo (city), as well as in other spaces, using different types of virtual and face to face dialogs. The analytical course indicates that encouraging educommunicative procedures within projects related to discuss the problems which compromise quality of life, mainly in big cities, can increase the ecosystemic perspective that may bring benefit to the young students and to the society.
  • Não basta informar, tem que participar: a inserção dos jornalistas nos novos formatos diversionais do telejornalismo Artigos

    Temer, Ana Carolina Rocha Pessoa; Tuzzo, Simone Antoniaci

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho é parte de uma reflexão sobre Comunicação e Jornalismo, desenvolvida no Laboratório de Leitura Crítica da Mídia, da UFG, Brasil. O foco da análise é a coluna “Tô de Folga”, veiculada às sextas-feiras no Jornal Hoje, telejornal de grande audiência e um dos mais antigos ainda no ar da Rede Globo de Televisão. A análise destaca a vedetização do jornalismo, sua aproximação com o entretenimento e os aspectos que pontuam essa estratégia em um momento que o telejornalismo enfrenta problemas de audiência, a concorrência de novas formas de circulação da informação e o tensionamento de sua relação com o Estado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo es parte de una reflexión sobre Comunicación y Periodismo, desarrollada en el Laboratorio de Lectura Crítica de los Medios, de la UFG, Brasil. El foco del análisis es la columna “Tô de Folga”, transmitida a los viernes en “Jornal Hoje”, telediario de gran audiencia y uno de los más antiguos aún en el aire de la Red Globo de Televisión. El análisis destaca la vedetización del periodismo, su acercamiento con el entretenimiento y los aspectos que puntualizan esa estrategia en un momento que el telediario enfrenta problemas de audiencia, la competencia de nuevas formas de circulación de la información y el tensado de su relación con el Estado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work is part of a reflection on Communication and Journalism, developed at the Laboratory of Critical Reading of the Media, at UFG, Brazil. The focus of the analysis is the column “Tô de Folga”, published on Fridays in the “Jornal Hoje”, a newscast with a large audience and one of the oldest still broadcasted by Globo TV Network. The analysis highlights the “starletization” of journalism, its approach to entertainment and the aspects that punctuate this strategy at a time when telejournalism faces audience problems, competition from new forms of information circulation and tension in its relationship with the State.
  • Discursos diplomáticos: objeto de pesquisa da Comunicação Política?1 Artigos

    Pimentel, Pedro Chapaval; Panke, Luciana

    Resumo em Português:

    Resumo O discurso diplomático, com suas narrativas estratégicas, possui características que envolvem persuasão, dissimulação e convencimento. Neste sentido, é um dos elementos que colaboram com a formação da imagem pública das nações, posicionando-as no contexto mundial. Partindo deste enfoque, nos perguntamos acerca da ênfase dada pelo campo da Comunicação à análise dos discursos diplomáticos enquanto Comunicação Política. Para isso, mapeamos sete bancos de dados nacionais e internacionais. Como resultados, destacamos que, dadas as disputas de poder imbrincadas nas relações internacionais, os discursos diplomáticos emergem como parte de um processo estratégico de comunicação internacional mais amplo por parte de Estados e governos. Embora consideremos esses discursos um objeto de Comunicação Política, constatamos a existência de uma escassa literatura sobre o tema na área de Comunicação e apresentamos sugestões para futuras pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El discurso diplomático, por sus narrativas estratégicas, posee características como la persuasión, la disimulación y el convencimiento. De ser así, es uno de los recursos que apoyan la formación de la imagen pública de las naciones, posicionándolas mundialmente. De ese modo, nos preguntamos si el campo de la comunicación considera los discursos diplomáticos como objeto de estudio de la comunicación política. Investigamos siete directorios de informaciones académicas de Brasil e internacionales para verificar cómo los discursos diplomáticos son considerados en el área. Los resultados nos muestran que ellos forman parte de estrategias de comunicación internacional por parte de Estados y gobiernos. No obstante, consideramos los discursos diplomáticos objeto de investigación de la comunicación política, todavía hay poca literatura especializada en el área de comunicación, por eso, intentamos presentar algunas sugerencias para futuras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main characteristics of any strategic narrative developed by diplomatic discourses involve persuading, dissimulating and convincing. Diplomatic discourses are, thus, one of the elements that contribute to the creation of nations’ public images and position them in the world. What is the emphasis given by the Political Communication field to the analysis of such discourses? Aiming at understanding whether diplomatic discourses can be taken as an object of research, we mapped seven national and international databases. As a result, we highlight that given the power struggles entangled in international relations, diplomatic discourses emerge as part of a broader strategic process of international communication by states and governments. Although we understand these discourses as an object of Political Communication research, we noticed the scarce literature regarding this object in the area of Communication and therefore we make suggestions for further researches.
  • Influenciando atitudes e comportamentos com anúncios publicitários: articulando teoria e prática Artigos

    Pereira, Jonathan Jones dos Santos; Iglesias, Fabio

    Resumo em Português:

    Resumo Campanhas publicitárias influenciam o comportamento de consumidores utilizando conceitos-chave que as ciências comportamentais têm mapeado através de experimentos controlados e randomizados. O objetivo deste artigo de pesquisa bibliográfica é, portanto, o de apresentar, articular e discutir as principais teorias da psicologia social referentes tanto à mudança de atitudes quanto de comportamentos. Mais especificamente, este estudo busca reduzir a distância entre o arcabouço teórico-conceitual da psicologia e a prática profissional do criativo publicitário, propondo uma interface entre esses dois universos e indicando como insights psicológicos podem ser aplicados para aumentar a efetividade dos anúncios publicitários.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las campañas publicitarias influyen en el comportamiento del consumidor utilizando conceptos clave que las ciencias del comportamiento han mapeado a través de experimentos controlados y aleatorios. El objetivo de este artículo de investigación bibliográfica es, por lo tanto, presentar, articular y discutir las principales teorías de la psicología social con respecto a los cambios de actitudes y comportamientos. Más específicamente, este estudio busca reducir la distancia entre el marco teórico-conceptual de la psicología y la práctica profesional de la publicidad creativa, proponiendo una interfaz entre estos dos universos e indicando cómo se pueden aplicar las percepciones psicológicas para aumentar la efectividad de la publicidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Advertising campaigns influence consumer behavior using key concepts that the behavioral sciences have mapped using controlled and randomized lab experiments. The aim of this bibliographic research article is, therefore, to present, articulate and discuss the main theories of social psychology regarding both attitude and behavior change. More specifically, this study seeks to reduce the distance between the theoretical-conceptual framework of psychology and the professional practice of advertising production, proposing an interface between these two universes and offering suggestions on how psychological insights could be applied to improve advertising effectiveness.
  • Experiências inovadoras no fotojornalismo contemporâneo: o caso Innovative Storytelling do World Press Photo Digital Storytelling Contest Artigos

    Peixoto, João Guilherme de Melo

    Resumo em Português:

    Resumo Mudanças nas dinâmicas de produção, circulação e consumo de conteúdo fotojornalístico apontam para uma significativa transição de status da atividade, muito além da incorporação de novas tecnologias. O presente artigo tem por objetivo identificar que características inovadoras podem ser mapeadas nas dinâmicas contemporâneas de criação desse conteúdo visual. Para isso, optou-se por desenvolver nesta pesquisa um estudo de caso que analisou, por meio da observação de características diretamente conectadas às dimensões da inovação e do fotojornalismo (uso de tecnologias, mudanças no perfil profissional e processo narrativos adotados), os trabalhos vencedores do Prêmio World Press Photo Digital Storytelling Contest na categoria Innovative Storytelling (anos 2016, 2017 e 2018).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los cambios en las dinámicas de producción, circulación y consumo de contenido fotoperiodista apuntan a una significativa transición de status de la actividad, mucho más allá de la incorporación de nuevas tecnologías. El presente artículo tiene por objetivo explorar cuales características innovadoras pueden ser identificadas en las dinámicas contemporáneas de creación de ese contenido visual. Para ello, se optó por desarrollar en esta investigación un estudio de caso que buscó analizar, a través de la observación de características directamente conectadas a las dimensiones de la innovación y del fotoperiodismo (uso de tecnologías, cambios en el perfil profesional y proceso narrativos adoptados), los trabajos ganadores del Premio World Press Photo Digital Storytelling Contest en la categoría Innovative Storytelling (años 2016, 2017 y 2018).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Changes in the dynamics of production, circulation and consumption of photojournalistic content point to a significant transition of activity status, much beyond the incorporation of new technologies. The present paper aims to explore what innovative features can be identified in the contemporary dynamics of creation of this visual content. We chose to develop in this research a case study which sought to analyze, through the observation of characteristics directly connected to the dimensions of innovation and photojournalism (use of technologies, changes in professional profile and narrative process adopted), the works winners of the World Press Photo Digital Storytelling Contest in the Innovative Storytelling category (2016, 2017 and 2018).
  • A midiatização, as narrativas de bicicleta e os fenômenos midiáticos Artigos

    Soster, Demétrio de Azeredo

    Resumo em Português:

    Resumo Analisa-se narrativas publicadas em livros impressos cujos relatos referem-se, completamente ou em parte, a transformações pessoais ocorridas em decorrência do uso da bicicleta como forma de turismo ou lazer. Em especial as “narrativas de bicicleta”, ou “cicloturísticas”, compreendidas como “(...) relatos, textuais, imagéticos ou sonoros, estruturados a partir de viagens de bicicleta, portanto fáticos, com fins turísticos ou de entretenimento” (SOSTER, 2017, 2018). Inquieta-nos o axioma segundo o qual a) as bicicletas transformam, geralmente para melhor, as pessoas. Mas, também, o pressuposto que a b) materialidade dos sentidos decorrentes desse fenômeno é decorrência das complexificações provocadas pela processualidade da midiatização nas gramáticas circunscritas. Trata-se de uma análise de natureza qualitativa (DEMO, 2000), com enfoque discursivo, nos moldes de Veron (2004).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se analizan narrativas publicadas en libros impresos cuyos relatos se refieren, completamente o en parte, a transformaciones personales ocurridas como consecuencia del uso de la bicicleta como forma de turismo o ocio. En particular, las “narrativas de bicicleta”, o “cicloturísticas”, comprendidas como “(...) relatos, textos, imágenes o sonoros, estructurados a partir de viajes en bicicleta, por lo tanto fácticos, con fines turísticos o de entretenimento” (SOSTER, 2017, 2018). Nos inquieta el axioma según el cual a) las bicicletas transforman, generalmente para mejor, a las personas. Pero, también, el supuesto que la b) materialidad de los sentidos derivados de este fenómeno es consecuencia de las complejas provocadas por la procesalidad de la mediatización en las gramáticas circunscritas. Se trata de un análisis de naturaleza cualitativa (DEMO, 2000), con enfoque discursivo, en los moldes de Veron (2004).

    Resumo em Inglês:

    Abstract It analyzes narratives published in printed books whose reports refer, completely or partially, to the personal transformations occurred as a result of the use of the bicycle as a form of tourism or leisure. In particular “bicycle narratives”, or “cyclotouristic”, understood as “(...) reports, textual, imagery or sound, structured from bicycle trips, therefore phatic, for tourist or entertainment purposes” (SOSTER, 2017, 2018). We are disturbed by the axiom according to which a) bicycles transform, generally for the better, people. But, also, the assumption that the b) materiality of the senses resulting from this phenomenon is due to the complexities provoked by the process of mediatization in the circumscribed grammars. This is an analysis of a qualitative nature (DEMO, 2000), with a discursive approach, following the model of Veron (2004).
  • A música pop em David Lynch: canções de época em longas-metragens do diretor Artigos

    Souza, Fabiano Pereira de; Ferraraz, Rogério

    Resumo em Português:

    Resumo Canções pop e de gêneros adjacentes dos anos 1950 e 1960 são um recurso que o diretor americano David Lynch passou a usar em seus filmes a partir de “Veludo azul” (Blue velvet, 1986) e chegou, de forma esporádica, à temporada de 2017 da série televisiva “Twin Peaks”. O objetivo deste artigo é avaliar se e o quanto tal prática reiterou nesses longas-metragens o contraste com as imagens alcançado no sound design de Alan Splet na filmografia de Lynch por meio dos efeitos sonoros, considerando-se ainda conexões desse uso com teorias do contemporâneo e da cultura pop. Para isso, são analisados os filmes “Veludo azul”, “Coração selvagem” (Wild at heart, 1990), “A estrada perdida” (Lost highway, 1997), “Cidade dos sonhos” (Mulholland Dr., 2001) e “Império dos sonhos” (Inland empire, 2006). Conclui-se que efeitos de sincronia e diacronia operam em simultaneidade, ressignificando e presentificando o passado dessas canções pop.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las canciones pop y de géneros adyacentes - de los años 1950 y 1960 al principio - son un recurso que el director americano David Lynch comenzó a usar en sus películas desde “Terciopelo azul” (Blue velvet, 1986) y llegó, esporádicamente, en la temporada 2017 de la serie de televisión “Twin Peaks”. 284/5000 El propósito de este artículo es evaluar si y en qué medida dicha práctica reiteró en estas películas el contraste con las imágenes logradas en el diseño de sonido de Alan Splet en la filmografía de Lynch a través de efectos de sonido, considerando también las conexiones de este uso con las teorias del contemporáneo y de la cultura pop. Para ello, se analizan las películas “Terciopelo azul”, “Corazón salvaje” (Wild at heart, 1990), “Carretera perdida” (Lost highway, 1997), “Mulholland Drive” (Mulholland Dr., 2001) y “Inland empire” (2006). Se concluye que efectos de sincronía y diacronía operan en simultaneidad, resignificando y presentificando el pasado de esas canciones pop.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Pop and adjoining genres songs from the 1950s and 1960s are a feature that American filmmaker David Lynch began to use in his films from “Blue velvet” (1986) on and reached, in a scarse way, the 2017 season of the television series “Twin Peaks”. The aim of this paper is to evaluate whether and how much such practice reiterated in these feature films the contrast with the images achieved in Alan Splet’s sound design in Lynch’s filmography through sound effects, also considering connections of this use with theories of the contemporary and pop culture. For that, the films “Blue velvet”, “Wild at heart” (1990), “Lost highway” (1997), “Mulholland Dr.” (2001) and “Inland empire” (2006) are analyzed. In conclusion, synchronic and diachronic effects operate in simultaneity, redefining and presentifying the past of those pop songs.
  • Um corpo duplamente esfacelado: (in)visibilidade das vítimas de feminicídio em manchetes de jornal Artigos

    Rosa, Marluza da; Flores, Isadora Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute a construção da imagem das vítimas de feminicídio em dois dos principais portais de notícias do/sobre o Rio Grande do Sul, partindo do pressuposto de que o jornalismo, em sua função social como formador de opinião, produz cenas de visibilidade que tanto incluem quanto excluem sujeitos. A pesquisa toma como base o viés teórico-metodológico da Análise do Discurso em diálogo com as ciências sociais, a fim de problematizar a (in)visibilidade das vítimas em quatro manchetes, publicadas em 2015, ano de sancionamento da Lei 13.104. Este estudo se justifica por impulsionar o debate sobre os modos de produção jornalística concernente às notícias de feminicídio. Pelo olhar discursivo sobre as manchetes selecionadas, entende-se que o corpo é construído como lugar em que, ao mesmo tempo, a vítima é exposta e silenciada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo discute la construcción de la imagen de las víctimas de feminicidio en dos de los principales portales de noticias del (y sobre el) estado de Rio Grande do Sul, partiendo del supuesto de que el periodismo, como formador de opinión, produce escenas de visibilidad que tanto incluyen como excluyen a los sujetos. La investigación se basa en los presupuestos teórico-metodológicos del Análisis del Discurso en diálogo con las ciencias sociales, a fin de problematizar la (in)visibilidad de las víctimas en cuatro titulares publicados en 2015, año de sanción de la Ley 13.104. Este estudio propone el debate sobre los modos de producción periodística concerniente a las noticias de feminicidio. Por la mirada discursiva sobre los títulos analizados, se entiende que el cuerpo es construido como lugar paradoxal en que la víctima es expuesta y silenciada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the journalistic construction of femicide victims in newspaper headlines from two Brazilian news portals, based on the assumption that journalism, as an opinion maker, produces scenes of visibility which both include and exclude subjectivities. The research is based on theoretical and methodological bias of Discourse Analysis in dialogue with social sciences, and it examines four headlines published in 2015, year of sanctioning the Law 13,104 against femicide in Brazil. This study opens to a reflection on the journalistic modes of production concerning news of femicide by arguing that in the analyzed texts the body is constructed as a place where the victim is paradoxically exposed and silenced.
  • Em busca de um método: entre a estética e a história de imagens domésticas do período da ditadura militar brasileira Artigos

    Blank, Thais Continentino; Machado, Patricia Furtado Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe apresentar o processo de construção de um método de análise de imagens de arquivo retomadas pelo cinema contemporâneo. Nosso intuito é apresentar o desenvolvimento desse campo de pesquisa, o modo como analisamos os arquivos nos seus caminhos da tomada à retomada, o cruzamento dos documentos, os desafios encontrados, a particularidade da situação arquivística brasileira. Para demonstrar o método em ação, analisamos imagens domésticas dos tempos da ditadura militar brasileira retomadas em “Que bom te ver viva” (Lúcia Murat, 1989).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El articulo propone iluminar el processo de construccíon de un método de análisis de imágenes de archive revisitadas por el cine contemporáneo. Nuestra meta es presenter ek desarrollo de este campo investigative, el modo como analizamos los archivos en sus trayectos de la tomada a la re-tomada, el cruce de documentos, los desafios encontrados, la particularidad de la situácion archivistica brasileña. Para demonstrar el método en acción, analizamos imágenes domesticas de los tiempos de la dictadura militar brasileña retomadas en “Que bom te ver viva” (Lúcia Murat, 1989).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper intends to present the process of construction of an analytical method used to study archive images when used in contemporary films. Our purpose is to show the development of this particular research field, the way we analyze these archives from the moment they were made to their reutilization years later, the links between the documents, the challenges we faced along the way and the particularities of Brazil’s archival situation. To establish the practical use of this method we chose to analyze the domestic images that were shot during Brazil’s militar dictatorship and the way they are used in the film “Que bom te ver viva” (Lúcia Murat, 1989).
  • Produção documental no sul do Brasil sob a perspectiva de mulheres cineastas (1995-2010) Artigos

    Tomaim, Cássio dos Santos; Nunes, Francine; Machado, Naiady

    Resumo em Português:

    Resumo De um universo de mais de 74 realizadoras identificadas em mapeamento da produção de documentários no Sul do Brasil, entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionadas sete para que, a partir de entrevistas semiestruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam essas mulheres sobre a produção, distribuição e exibição do documentário no Brasil. Os resultados parciais apresentados integram uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo caracterizar a produção documentária contemporânea do Sul do Brasil, procurando compreender onde, o que, como e quem produz na região e onde e de que forma esses filmes são exibidos. A maioria das cineastas entrevistadas tem formação em cursos de Comunicação Social, nos quais conheceram e se envolveram com o cinema e o audiovisual. É consenso entre as realizadoras que a principal dificuldade em se produzir na região está atrelada à dependência financeira, mas reconhecem que, sem o aporte público, o cenário do documentário teria sido diferente no período estudado. Sobre os temas dos filmes, apenas duas delas assumem uma busca por personagens e assuntos femininos, as demais apostam no olhar particularizado da cineasta, em que seus pontos de vistas são marcados pela experiência de ser mulher.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen De un universo de más de 74 realizadoras identificadas en mapeamiento de la producción de documentales en el Sur de Brasil, entre los años 1995 y 2010, fueron seleccionadas siete para que, a partir de entrevistas semiestructuradas, pudiéramos comprender quiénes son y qué piensan estas mujeres sobre la producción, distribución y exhibición del documental en Brasil. Los resultados parciales presentados son parte de una investigación más amplia que tuvo como objetivo caracterizar la producción documental contemporánea en el sur de Brasil, buscando comprender dónde, qué, cómo y quién produce en la región y dónde y cómo se muestran estas películas. La mayoría de las cineastas entrevistadas tienen formación en cursos de comunicación social, donde se conocieron y se involucraron con el cine y el audiovisual. Es consenso entre las realizadoras que la principal dificultad en producirse en la región está ligada a la dependencia financiera, pero reconocen que sin el aporte público el escenario del documental habría sido diferente en el período estudiado. En los temas de las películas, sólo dos de ellas asumen una búsqueda por personajes y asuntos femeninos, las demás apuestan en la mirada particularizada de la cineasta, en que sus puntos de vista están marcados por la experiencia de ser mujer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From a universe of more than 74 women documentarians which were identified by document production mapping, in southern Brazil, during the years 1995 to 2010, we selected seven female directors so that, from semi-structured interviews, we would know who these women are and how they think about the production, distribution and exhibition of the film documentary in Brazil. The partial results presented are part of broader research that aimed to characterize contemporary documentary production in southern Brazil, seeking to understand where, what, how and who produces in the region and where and how these films are shown. Most of the female filmmakers interviewed have a degree in Social Communication, where they often got exposed to and involved with cinema and the audiovisual field. It is a consensus among these filmmakers that the main difficulty in producing in the region is linked to financial dependence, but they recognize that without public contribution the history of the documentary would have been different in this period. Thematically only two of these filmmakers focus on women characters and women’s issues, the rest bet on the singular view of the female filmmaker, where their views are marked by the experience of being a woman.
  • Mídia Impressa e Gênero na construção do impeachment de Dilma Rousseff Artigos

    Moritz, Maria Lúcia; Rita, Mayara Bacelar

    Resumo em Português:

    Resumo Mesmo reconduzida à Presidência da República, Dilma Rousseff foi provisoriamente afastada do cargo 17 meses após a sua posse e teve seu mandato cassado pelo Congresso Nacional em 31 ago. 2016. Muitos atores estiveram envolvidos nesse processo, com destaque para a atuação do Parlamento, do Judiciário e da Mídia. Nesse artigo, analisaremos apenas a Mídia, partindo da ideia que sua atuação é central no atual jogo político-democrático e, neste caso, seu desempenho contribuiu para o desfecho ocorrido. Nosso objetivo é analisar o posicionamento assumido pela mídia impressa nos meses que precederam o afastamento definitivo da Presidenta Dilma, cotejando com uma perspectiva de gênero. Tomamos como corpus da análise os jornais Folha de S. Paulo e O Globo no período entre abril e setembro de 2016. Através da metodologia quali-quanti, as reportagens e editoriais foram contabilizados e categorizados para posterior tratamento analítico à luz da literatura especializada. Os resultados obtidos sugerem que esses periódicos adotaram uma postura favorável ao impeachment, tendo apresentado traços de sexismo em sua cobertura jornalística.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Aunque reconducida a la Presidencia de la República, Dilma Rousseff fue provisoriamente alejada del cargo 17 meses tras su pose y tuvo su mandato casado por el Congreso Nacional el 31/08/2016. Mucho actores estuvieron involucrados en ese proceso, con destaque para la actuación del Parlamento, del judicial y de la prensa. En ese artículo analizaremos solamente la Prensa, partiendo de la idea que su actuación es central en el actual juego político-democrático y, en este caso, su desempeño fue fundamental para el desenlace ocurrido. Nuestro objetivo es analizar el posicionamiento asumido por la prensa en los meses que precedieron el alejamiento definitivo de la presidenta Dilma, cotejando con una perspectiva de género. Tomamos como corpus del análisis los periódicos Folha de São Paulo y O Globo en el periodo entre abril y septiembre de 2016. A través de la metodología cuali-cuanti los reportajes y editoriales fueron contabilizados y categorizados para posterior tratamiento analítico a la luz de la literatura especializada. Los resultados obtenidos sugieren que esos periódicos adoptaron una postura favorable al impeachment, habiendo presentado rasgos de sexismo en su cobertura periodística.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Despite being re-elected as President of Brazil, Dilma Rousseff was temporarily suspended 17 months after taking office. On August 31, 2016, she was finally ousted as president. Political parties, Congress, the judiciary, the media – among others – played relevant roles in the process of impeachment. In this paper it is proposed analyzing the role of the press along the months preceding the ousting of the re-elected head of state. Considering that the media plays a central role in the current democratic system, the gender biased performance of the press along the months prior to the impeachment was fundamental to determine the outcome. The analysis is concentrated on the newspapers Folha de S. Paulo and O Globo, published from April to September 2016. Qualitative/quantitative methodology was used to count and categorize articles and editorials for further analytical treatment, considering specialized literature. The results obtained suggest those newspapers coverage favored the impeachment, revealing some amount of sexism.
  • Você não tem liberdade de expressão, de fato, a menos que também tenha acesso à informação Entrevista – Diálogos Midiológicos 43

    Mendel, Toby; Dutra, Luma Poletti
  • Pesquisas em políticas de comunicação em contextos de crise Resenhas

    Oliveira, Gisele Pimenta de
  • Jornais e jornalistas em perspectiva histórica Resenhas

    Queler, Jefferson José
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br