Acessibilidade / Reportar erro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 43, Número: 3, Publicado: 2020
  • Análise cultural-midiática como protocolo teórico-metodológico de pesquisas em comunicação1 Artigos

    Steffen, Lauren Santos; Henriques, Mariana Nogueira; Lisboa Filho, Flavi Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é explorar as características e potencialidades da análise cultural-midiática como protocolo teórico-metodológico de pesquisas em comunicação. Para isso, recorremos aos Estudos Culturais, em especial à análise cultural, para demonstrar possíveis apropriações de estudos de comunicação. Elucidamos com aplicações e testagens metodológicas em dissertações de mestrado, as quais encontraram neste protocolo uma possibilidade de exercer pesquisas com profundidade crítica e densidade contextual. Como contribuição, este trabalho se propõe a elucidar um conceito de análise cultural-midiática a fim de que tal metodologia se torne ainda mais acessível e contribua para qualificar o processo investigativo na área da comunicação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es explorar las características y potencialidades del análisis cultural-mediática como protocolo teórico-metodológico de investigaciones en comunicación. Para eso, recurrimos a los Estudios Culturales, en especial al análisis cultural, para demostrar posibles apropiaciones de estudios de comunicación. Ejemplificamos con aplicaciones y testamentos metodológicos en disertaciones de maestría, las cuales encontraron en este protocolo una posibilidad de realizar investigaciones con profundidad crítica y densidad contextual. Como contribución, este trabajo se propone aclarar un concepto para el análisis cultural-mediática a fin de que tal metodología sea aún más accesible y contribuya a calificar el proceso investigativo en el área de la comunicación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this paper is to explore the characteristics and potentialities of the cultural-mediatic analysis as a theoretical-methodological protocol of communication researches. In order to do this, we turn to Cultural Studies, especially to cultural analysis, to demonstrate possible appropriations of communication studies. We elucidate with applications and methodological tests in master’s degree dissertations, which found in this protocol a possibility to carry out research with critical depth and contextual density. As a contribution, this paper proposes to clarify a concept for cultural-mediatic analysis in order that such methodology becomes even more accessible and contributes to qualify the investigative process in the area of communication.
  • Tessituras discursivas e midiáticas da atividade empreendedora no Brasil Artigos

    Casaqui, Vander

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem como objetivo discutir as relações discursivas entre o empreendedorismo e o empreendedorismo social, no Brasil contemporâneo. Observando as plataformas digitais brasileiras que compõem o objeto da pesquisa, identificamos a emergência de projetos e discursos que remetem à utopia da “sociedade empreendedora”, de acordo com Peter Drucker. Nesse contexto, os papéis sociais (DAHRENDORF, 2012) de empreendedores de negócios e de empreendedores sociais se aproximam, pois ambos são identificados com a noção do bem comum. A partir da perspectiva da análise crítica do discurso de Fairclough (2001), estudamos as intersecções e sobreposições entre os dois agentes, entre corporações e iniciativas que visam o lucro e o chamado non-profit sector.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo tiene como objetivo discutir las relaciones discursivas entre el emprendedurismo y el emprendedurismo social, en el Brasil contemporáneo. Al observar las plataformas digitales brasileñas que conforman el objeto de investigación, identificamos el surgimiento de proyectos y discursos que se refieren a la utopía de la “sociedad emprendedora”, según Peter Drucker. En este contexto, los roles sociales (DAHRENDORF, 2012) de los emprendedores de negocios y los emprendedores sociales se enfocan, ya que ambos se identifican con la noción del bien común. Desde la perspectiva del análisis crítico del discurso de Fairclough (2001), estudiamos las intersecciones y las superposiciones entre los dos agentes, entre las empresas y las iniciativas de búsqueda de beneficios y el llamado sector sin fines de lucro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present paper aims to discuss the discursive relationships among entrepreneurship and social entrepreneurship in contemporary Brazil. Observing the Brazilian digital platforms that make the object of research, we have identified the emergence of projects and discourses referring to the utopia of an “entrepreneurial society”, as seen in P. Drucker. In that context, we are able to relate the social roles (DAHRENDORF, 2012) of the business entrepreneur and of the social entrepreneur, both being identified with the notion of common good. From Fairclough’s (2001) critical discourse analysis perspective, we study the intersections and overlapping between such agents, corporations and initiatives that aim at profiting and those of the non-profit sector.
  • Por um mapa das dissidências: os estudos de gênero nas teses e dissertações em comunicação do Brasil (1972-2015) Artigos

    Tomazetti, Tainan Pauli

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem por objetivo realizar um mapeamento das interfaces entre os estudos de gênero e as investigações de mestrado e doutorado em comunicação do Brasil defendidas no período de 1972 a 2015. Ao todo, no período analisado, foram produzidas 13.265 investigações de mestrado e doutorado em comunicação. Desse número total, 316 pesquisas realizam interface com os estudos de gênero. Essas investigações foram vislumbradas por meio de suas problematizações e eixos teóricos principais, entre eles, os estudos feministas, os estudos LGBT e/ou queer e os estudos das masculinidades. Na análise, foi possível notar que a incorporação dos estudos de gênero ainda é incipiente no campo, exigindo o deslocamento e dedicação desses mestres e doutores, fato que indica a necessidade de investir em novas problematizações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo tiene por objetivo realizar un mapeamiento de las interfaces entre los estudios de género y las investigaciones de maestría y doctorado en comunicación de Brasil producidas en el período de 1972 a 2015. En total, en el período analizado, se produjeron 13.265 investigaciones de maestría y doctorado en comunicación. De ese número total, 316 investigaciones realizan interfaz con los estudios de género. Estas investigaciones fueron vislumbradas por medio de sus problematizaciones y ejes teóricos principales, entre ellos, los estudios feministas, los estudios LGBT y/o queer y los estudios de las masculinidades. En el análisis, fue posible notar que la incorporación de los estudios de género todavía es incipiente en el campo exigiendo el desplazamiento y dedicación de estos maestros y doctores, hecho que indica la necesidad de invertir en nuevas problemáticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this paper is to map the interfaces between the gender studies and the master’s and doctoral studies in communication from Brazil defended in the period from 1972 to 2015. Altogether, in the analyzed period, 13,265 master’s and doctoral studies were produced in Communication. Of this total, 316 researches interface with gender studies. These investigations were glimpsed through their problematizations and main theoretical axes, among them, feminist studies, LGBT and/or queer studies and the masculinities studies. In the analysis, it was possible to note that the incorporation of gender studies is still incipient in the field, requiring the displacement and dedication of these masters and doctors, a fact that indicates the need to invest in new problematizations.
  • Histórias de vida como método: estudo da narrativa biográfica do jornalista Lira Neto Artigos

    Martinez, Monica; Albuquerque, Aline

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe o uso do método da história de vida, muito usado nas Ciências Sociais, como uma forma de apuração, compreensão dos fatos e fio condutor na redação no campo da pesquisa em Comunicação e, sobretudo, Jornalismo. Como objeto, emprega a vida e obra do jornalista cearense João de Lira Cavalcante Neto. Mais conhecido como Lira Neto, o profissional atualmente é considerado um dos mais bem-sucedidos biógrafos brasileiros. Além da revisão de literatura, empregou-se a técnica da entrevista em profundidade para levantamento de dados. No plano epistemológico, a experimentação textual deste artigo parte da premissa que é possível unir à fluência narrativa estudada em Jornalismo Literário a densidade da reflexão teórica sobre o método biográfico, sugerindo que um texto acadêmico pode ser ao mesmo tempo consistente e envolvente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo propone el uso del método de la historia de vida, muy usado en las Ciencias Sociales, como una forma de investigación de noticias, comprensión de los hechos e hilo conductor en la redacción en el campo de la investigación en Comunicación y, sobre todo, el Periodismo. Como objeto, emplea la vida y obra del periodista brasileño João de Lira Cavalcante Neto. Más conocido como Lira Neto, el profesional actualmente es considerado uno de los más exitosos biógrafos de este país. Además de la revisión de literatura, se empleó la técnica de la entrevista en profundidad para el levantamiento de datos. En el plano epistemológico, la expe ri mentación textual de este artículo parte de la premisa que es posible unir a la fluencia narrativa estudiada en Periodismo Literario a la densidad de la reflexión teórica sobre el método biográfico, sugiriendo que un texto académico puede ser al mismo tiempo consistente y envolvente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The topic of this paper is the application of the life history method, widely used in the social sciences, as a means of gathering news, understanding facts and guiding writing in the field of Communication research and, above all, Journalism. As an object, it employs the life and work of the Brazilian journalist João de Lira Cavalcante Neto. Better known by his family name, Lira Neto is currently considered one of the most successful Brazilian biographers. Data was collected through the technique of the in-depth interview as well as the literature review. On a epistemological level, the textual experimentation of this article starts from the premise that it is possible to merge the density of the theoretical approach on the biographical method with the narrative fluency studied in Literary Journalism, suggesting that an academic text can be both consistent and engaging.
  • Base Nacional Comum Curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação Artigos

    Silva, Daniela; Borges, Jussara

    Resumo em Português:

    Resumo Dentre as dez competências gerais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a educação básica no Brasil, pelo menos quatro mencionam a atenção para o uso de recursos ou vivências digitais, duas outras tratam mais especificamente de conteúdo e uma outra competência foca no diálogo e cooperação. O objetivo deste artigo é analisar se existe correlação entre as competências gerais previstas na BNCC e conceitos acadêmicos, nomeadamente no âmbito das competências infocomunicacionais. Como metodologia, foram realizadas revisão bibliográfica sobre os conceitos relacionados à Alfabetização Informacional (Alfin) e Midiática, Competências Infocomunicacionais e New Media Literacy; além de análise da BNCC à luz das discussões teóricas. Entre os resultados da pesquisa, evidenciou-se apropriação pela BNCC de referências teóricas atuais, tendo correlação maior com as competências em informação, que se referem à capacidade de localizar, avaliar e aplicar a informação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen De las 10 competencias generales propuestas en la Base Nacional Común Curricular (BNCC, 2018) para la educación básica en Brasil, al menos cuatro mencionan atención para el uso de recursos o vivencias digitales, otras dos tratan más específicamente de contenido y otra competencia se centra en el diálogo y cooperación. El objetivo de este artículo es analizar si existe correlación entre las competencias generales previstas en la BNCC y los avances conceptuales académicos, especialmente en el ámbito de las competencias infocomunicacionales. Como metodología, fueron realizadas revisión bibliográfica sobre los conceptos relacionados a la Alfabetización Informacional (Alfin) y Midiática, Competencias Infocomunicacionales y New Media Literacy; además de análisis de la BNCC a la luz de las discusiones teóricas. Entre los resultados de la investigación, se evidenció apropiación por la BNCC de referencias teóricas actuales, teniendo una correlación mayor con las competencias en información, que se refieren a la capacidad de localizar, evaluar y aplicar la información.

    Resumo em Inglês:

    Abstract She holds a degree in Librarianship from the Federal University of Rio Grande do Sul (1997), a master’s degree in Information Science (2005) and is a PhD in Contemporary Communication and Culture (2011), both at the Federal University of Bahia. She completed a doctoral internship at the University of Aveiro, Portugal (2010) and a post-doctoral internship at the Carlos III University of Madrid (2016). She is a permanent professor at the Graduate Program in Information Science (PPGCI-UFBA) and the Graduate Program in Information Science (PPGCIN-UFRGS). CNPq Research Productivity Scholarship
  • A imagem do Brasil na imprensa alemã antes da crise político-econômica1 Artigos

    Cazzamatta, Regina

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem como objetivo investigar a imagem do Brasil produzida pela imprensa alemã de 2000 a 2014 por meio de análise quantitativa de conteúdo, com base em uma amostra de 742 artigos. O estudo considera, primeiramente, os dois principais jornais alemães de circulação nacional – o Süddeutsche Zeitung (SZ) e o Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) –, além do alternativo tageszeitung (taz) de Berlim. Além disso, incluímos a revista política alemã mais relevante do país - a Der Spiegel. Os resultados indicam uma estrutura destoante dos padrões de cobertura internacional identificados há quase 40 anos pelo estudo global realizado pela UNESCO e batizado como Foreign News Study. Na cobertura sobre o Brasil, – pelo menos até o final do ano de 2014 – predominam temas econômicos, enquanto questões políticas têm pouca visibilidade. Em relação a outros países da América Latina, o Brasil possui a imagem mais equilibrada (ou seja, pequeno grau do fator negativismo) e uma quantidade considerável de artigos culturais. Estudos futuros devem analisar o impacto da virada política conservadora na imagem do país a longo prazo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo tiene como objetivo investigar la imagen brasileña producida por la prensa alemana en el período comprendido entre 2000 y 2014 a través de un análisis cuantitativo de contenido, el cual se basa en una muestra de 742 artículos. Por un lado, la muestra comprende los dos principales periódicos nacionales: Süddeutsche Zeitung (SZ) y Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ); por otro lado, el tageszeitung (taz), un periódico alternativo de Berlín. Asimismo, la muestra incluye la revista política alemana más relevante del país: Der Spiegel. Los resultados muestran una estructura conflictiva de la cobertura internacional, la cual ya fue identificada hace casi cuarenta años por el estudio global de la UNESCO, denominado Foreign News Study. Brasil exhibe, al menos hasta finales de 2014, un fuerte enfoque en los asuntos económicos y poco énfasis en la cobertura política. En comparación con otros países latinoamericanos, la imagen de Brasil es más equilibrada, es decir, muestra un grado menor de negatividad. Además, se le dedica una cantidad considerable de artículos culturales. Los estudios futuros deberían analizar el impacto a largo plazo del cambio político en dirección conservadora en la imagen del país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims at investigating the image of Brazil produced by the German press from 2000 to 2014, employing quantitative content analysis based on a sample of 742 news articles. The study comprises at first the two main leading quality newspapers – the Süddeutsche Zeitung (SZ) and the Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) – and additionally the alternative tageszeitung (taz) from Berlin. Moreover, one included the most relevant German political magazine – Der Spiegel. Results demonstrated a different pattern of foreign reporting from the one discussed almost forty years before by the Foreign News Study. Brazil boasts – at least until 2014 – considerable attention to economic issues and a small focus on politics. Among other Latin American countries, Brazil exhibited the most balanced image (i.e. small negativity) and a considerable amount of cultural coverage. Future studies should analyse in the long run, the impact of the conservative political turn on the country’s image.
  • Abrindo a caixa preta: análise exploratória da rede bolsonarista no WhatsApp Artigos

    Piaia, Victor; Alves, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo A vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 foi marcada por diversos desafios do ponto de vista da comunicação política. Com pouco tempo de televisão, sua campanha se caracterizou pela forte atuação nas mídias digitais, especialmente no WhatsApp. Neste artigo, buscamos entender as dinâmicas comunicativas e as estratégias eleitorais que foram utilizadas pela campanha no aplicativo. Foram analisadas 194.710 mensagens de 21 grupos de apoio a Bolsonaro entre 5 de setembro e 11 de novembro. A análise nos mostrou que i) um pequeno grupo de participantes concentrou a maior parte das postagens; ii) entre os links mais compartilhados, predominam plataformas digitais, como o YouTube e o Facebook; iii) houve ações centralizadas de campanha para neutralizar danos à imagem de Bolsonaro, bem como coordenar votos para sua base parlamentar. Os resultados mostram as potencialidades do uso do WhatsApp, mas também ressaltam que o aplicativo deve ser entendido dentro de uma rede comunicativa em diálogo com outras plataformas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La victoria de Jair Bolsonaro en las elecciones de 2018 estuvo marcada por varias novedades desde el punto de vista de la comunicación política. Con poco tiempo en televisión, su campaña se caracterizó por el fuerte desempeño en las redes sociales, especialmente en WhatsApp. En este artículo, tratamos de comprender la dinámica comunicativa y las estrategias electorales utilizadas por la campaña en dicha aplicación. Analizamos 194.710 mensajes de 21 grupos de apoyo para Bolsonaro entre el 5 de septiembre y el 11 de noviembre. El análisis mostró que i) un pequeño grupo de participantes concentró la mayoría de los mensajes; ii) los enlaces más compartidos incluyen otras redes sociales, como YouTube y Facebook; iii) hubo acciones de campaña centralizadas para neutralizar los daños a la imagen de Bolsonaro, así como para coordinar los votos de su base parlamentaria Los resultados no solo muestran las potencialidades del uso de WhatsApp, sino también enfatizan que la aplicación debe entenderse dentro de una red comunicativa más amplia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The victory of Jair Bolsonaro in the elections of 2018 was marked by several challenges from the point of view of political communication. With little TV time, his campaign was characterized by the strong performance in digital media, especially in WhatsApp. In this paper, we try to understand the communicative dynamics and the electoral strategies that were used by the campaign in the app. We analyzed 194.710 messages from 21 support groups for Bolsonaro between September 5 and November 11. The analysis showed that i) a small group of participants concentrated most of the posts; ii) the most shared links include other social media, such as YouTube and Facebook; iii) there were centralized actions of campaign to neutralize damages to the image of Bolsonaro, as well as to coordinate votes for its parliamentary base. The results show the potentialities of using WhatsApp, but also emphasize that the application should be understood within a broader communicative network.
  • Autofotografia e relato de si: materialidades digitais e audiência algorítmica na prática de selfie Artigos

    Pastor, Leonardo

    Resumo em Português:

    Resumo Busca-se neste artigo, por meio de uma perspectiva atenta às experiências, investigar as relações material-discursivas desenvolvidas através da prática de selfie. Para essa análise, tomamos como ponto de partida imagens publicadas no Facebook realizadas em uma praça localizada na cidade de Salvador, conjuntamente com os metadados de leitura automática associados a ela – considerados aqui como uma audiência algorítmica. Argumenta-se que a prática de selfie configura-se enquanto uma experiência de produção de relatos de si vinculada obrigatoriamente a um outro múltiplo – direcionando-se a uma audiência de emaranhados de sujeitos e algoritmos. Dessa forma, sugere-se compreendê-lo enquanto um aparato de práticas material-discursivas de produção de relato de si que se forma na interação entre diferentes materialidades digitais e experiências relacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Buscamos en este artículo, a través de una perspectiva atenta a las experiencias, investigar las relaciones material-discursivas desarrolladas a través de la práctica de selfie. Para este análisis, tomamos como punto de partida imágenes publicadas en Facebook realizadas en una plaza ubicada en la ciudad de Salvador, junto con los metadatos de lectura automática asociados a ella – considerados aquí como una audiencia algorítmica. Argumentamos que la práctica de selfie se configura como una experiencia de producción de relatos de sí vinculada obligatoriamente a otro múltiplo – dirigiéndose a una audiencia de enmarañados de sujetos y algoritmos. De esta forma, sugerimos comprenderlo como un aparato de prácticas material-discursivas de producción de relato de sí que se forma en la interacción entre diferentes materialidades digitales y experiencias relacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We seek to investigate, through the perspective of experiences, how material-discursive relations are developed through the practice of the selfie. For this analysis, we take as starting point images published on Facebook and taken in a square located in the city of Salvador, along with the automatic alternative text metadata – understood here as an algorithmic audience. We argue that the practice of selfie is an experience of account of oneself related to a multiple another – targeting an audience of entangled subjects and algorithms. In this way, we suggest to understand the selfie as an apparatus of material-discursive practices of account of oneself that is formed in the interaction between different digital materialities and relational experiences.
  • A violência na “trilogia da frieza” de Michael Haneke Artigos

    Baez, Luiz; Chataignier, Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo Por meio de uma abordagem teórica que recorre a diversos ramos do conhecimento, este trabalho busca entender a apresentação imagética da violência e de suas relações com as mídias na “trilogia da frieza” de Michael Haneke, composta pelos filmes O sétimo continente, O vídeo de Benny e 71 fragmentos de uma cronologia do acaso. O artigo defende que a forma com que o cineasta austríaco trata a violência, em especial nessas três obras, distingue-se daquela dos meios de comunicação e do cinema de gênero.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de un abordaje teórico que comprende diversas ramas del conocimiento, este trabajo busca entender la presentación visual de la violencia y de su relación con los medios de comunicación en la “trilogía de la glaciación emocional” de Michael Haneke, compuesta por las películas 71 Fragmentos de una cronología al azar, El video de Benny y El séptimo continente. Este artículo defiende que la forma con que el cineasta austriaco presenta la violencia en sus obras, en especial en esas tres, es distinta de la forma de los medios de comunicación y del cine de género.

    Resumo em Inglês:

    Abstract By using a theoretical approach that makes use of a multitude of branches of knowledge, this piece of work seeks to understand the pictorial presentation of violence and its relations with the media in Michael Haneke’s “glaciation trilogy”, made up of the movies The Seventh Continent, Benny’s Video and 71 Fragments of a Chronology of Chance. This essay defends that the way in which the Austrian director presents violence, explicitly in these three compositions, differs itself from the way that the media and genre cinema treat it.
  • Cinco estratégias de participação política do movimento de democratização da mídia na Nova República Artigos

    Rodrigues, Theófilo Machado; Schneider, Marina

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo analisa as estratégias de participação poítica do movimento social pela democratização da mídia ao longo da Nova República no Brasil. A hipótese apresentada é a de que ao menos cinco estratégias fizeram parte do discurso do movimento nesse período. Em um primeiro momento, a tentativa de influenciar a Constituinte de 1987-88. Em seguida, a institucionalização da agenda através da criação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, FNDC, em 1991. Em terceiro lugar, a realização da Conferência Nacional de Comunicação, Confecom, em 2009. Como quarta estratégia, a organização de veículos de comunicação próprios, em particular na internet. Por fim, a mobilização em torno do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, em 2013. Além da revisão da literatura pertinente, a pesquisa recolheu fontes documentais e da imprensa. O artigo argumenta que cada uma dessas estratégias decorreu dos constrangimentos e oportunidades impostos pela conjuntura poítica do país.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo analiza las estrategias de participación poítica del movimiento social por la democratización de los medios a lo largo de la Nueva República en Brasil. La hipótesis presentada es la de que al menos cinco estrategias formaron parte del discurso del movimiento en ese período. En un primer momento, el intento de influir en la Constituyente de 1987-88. A continuación, la institucionalización de la agenda a través de la creación del Foro Nacional por la Democratización de la Comunicación, FNDC, en 1991. En tercer lugar, la realización de la Conferencia Nacional de Comunicación, Confecom, en 2009. Como cuarta estrategia, la organización de medios de comunicación en particular en Internet. Por último, la movilización en torno al Proyecto de Ley de Iniciativa Popular de los Medios Democráticos, en 2013.Además de la revisión de la literatura, la investigación recopiló fuentes documentales y de médios. El artículo argumenta que cada una de estas estrategias se derivó de las restricciones y oportunidades impuestas por la coyuntura poítica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the strategies of political participation of the social movement for the democratization of the media throughout the New Republic in Brazil. The hypothesis presented is that at least five strategies were part of the discourse of movement in this period. At first, the attempt to influence the Constituent Assembly (1987-88). Then the institutionalization of the agenda through the creation of the National Forum for Democratization of Communication, FNDC, in Portuguese, in 1991. Third, the holding of the National Communication Conference, Confecom, in 2009. As a fourth strategy, the organization of communication vehicles in particular on the internet. Finally, the mobilization around the Popular Initiative Project of Electronic Social Media in 2013. In addition to reviewing the relevant literature, the survey collected documentary and press sources. The article argues that each of these strategies came from the constraints and opportunities imposed by the political conjuncture.
  • Dossiês da ditadura militar sobre José Marques de Melo como revivais temáticos e abonadores biográficos Artigos

    Larangeira, Álvaro Nunes

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo tem por base a documentação do Serviço Nacional de Informações (SNI) sobre o professor José Marques de Melo guardada no Arquivo Nacional. A partir de prontuários e dossiês encontrados no Banco de Dados Memórias Reveladas, mencionando o fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e emérito estudioso, pesquisador e teórico das áreas do Jornalismo e Comunicação, é possível fazer a reconstituição temática durante o período da ditadura militar (1964-1985) e conceber como elegia e abonador biográficos ser prontuariado pela comunidade de informações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo se basa en la documentación del Servicio Nacional de Información (SNI) sobre el profesor José Marques de Melo almacenada en los Archivos Nacionales. A partir de los registros y los dossiers encontrados en la base de datos Memorias reveladas, que mencionan al fundador de la Sociedad Brasileña de Estudios de Comunicación Interdisciplinaria (Intercom) y erudito emérito, investigador y teórico de las áreas de Periodismo y Comunicación, es posible realizar la reconstitución temática durante el período de la dictadura militar (1964-1985) y concebir cómo elegía y patrocinador biográfico ser registrado por la comunidad de información.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper is based on the National Information Service (SNI) documentation about Professor José Marques de Melo stored in the National Archives. From records and dossiers found in the Database Memories Revealed, mentioning the founder of the Brazilian Society of Interdisciplinary Communication Studies (Intercom) and emeritus scholar, researcher and theorist of the areas of Journalism and Communication, it is possible to make the thematic reconstitution during the period of the military dictatorship (1964-1985) and to conceive how it elected biographical sponsors to be recorded by the informations community.
  • Mídia, comunidade e a pedagogia da mudança social Entrevista – Diálogos Midiológicos 44

    Mayer, Vicki; Ronsini, Veneza Mayora; Foletto, Laura Roratto; Marão, Marco; Medeiros, Rafael Ferreira; Rebellato, Mauricio; Reinehr, Lucas
  • Um estudo global sobre as questões de gênero no jornalismo Resenhas

    Dias, Ricardo Henrique Almeida
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br