Acessibilidade / Reportar erro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 44, Número: 2, Publicado: 2021
  • Atravessamentos metodológicos na pesquisa em Comunicação Artigos

    Wottrich, Laura

    Resumo em Português:

    Resumo O texto1 assume a centralidade da metodologia para a configuração do conhecimento comunicacional, a partir das suas processualidades investigativas. Ou seja, toma a metodologia não como um a priori, mas como um processo em que o pesquisador, ao configurar uma investigação, é também configurado por ela. O enfoque é discutir os processos de aprender e ensinar metodologia na Comunicação, formado por três atravessamentos: epistemológicos, políticos e subjetivos. A exploração dessas dimensões indica que o amadurecimento metodológico do campo comunicacional passa pelo debate da dependência epistêmica, das vinculações entre teoria e metodologia e da reflexividade, além do estímulo à curiosidade epistemológica e à configuração de lugares de escuta.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El texto asume la centralidad de la metodología para la configuración del conocimiento comunicacional, en función de sus procesos de investigación. Es decir, toma la metodología no a priori, sino como un proceso en el que el investigador, al configurar una investigación, también está configurado por él. El objetivo es discutir los procesos de aprendizaje y de enseñanza de la metodología en la comunicación, formada por tres cruces: epistemológicos, políticos y subjetivos. La exploración de estas dimensiones revela que la maduración metodológica del campo comunicacional implica el debate sobre la dependencia epistémica, los vínculos entre la teoría y la metodología y la reflexividad, además del estimulo a la curiosidad epistemológica y la configuración de los lugares de escucha.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper1 places methodology at the center of the configuration of communication knowledge in terms of its investigative processualities. That is, methodology is not seen as a given but, rather, as a process in which the researcher, in configuring research, is likewise configured by it themselves. The focus is to discuss the processes of learning and teaching methods in Communications from the perspective of three intersections: epistemological, political, and subjective. Exploring these dimensions reveals that the methodological maturation of the field of Communications includes discussions on epistemic dependence, on the links between theory and methodology, on reflexivity, as well as on the encouragement towards epistemological curiosity and the configuration of places of listening.
  • Impactos persistentes da cultura de massas na comunicação: a crise da empatia e o rebaixamento cognitivo Artigos

    Contrera, Malena Segura

    Resumo em Português:

    Resumo O texto apresenta resultados de pesquisa teórica realizada nos últimos anos acerca da importância da empatia para a comunicação e trata do que se pode considerar uma crise da empatia gerada por um século de comunicação de massas, propondo relações entre comunicação presencial e eletronicamente mediada e perda da propriocepção corporal fundamental para os processos empáticos. A predominância da comunicação eletrônica deixou suas marcas tanto nos processos emocionais e empáticos da comunicação, bem como no que podemos considerar como uma espécie de rebaixamento cognitivo. Ambos os processos estão na base de uma crise social de enormes proporções que se instaura hoje no Brasil e que se revela tanto na crescente intolerância social, quanto na facilidade com que a sociedade é hoje afetada negativamente pela desinformação. O pensamento proposto baseia-se nos entrelaçamentos entre ferramentas conceituais dos estudos de Comunicação e Mídia, de Psicologia e de Etologia Humana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El texto presenta los resultados de las investigaciones teóricas realizadas en los últimos años sobre la importancia de la empatía para la comunicación y trata de lo que puede considerarse una crisis de empatía generada por un siglo de comunicación masiva, proponiendo relaciones entre la comunicación mediada electrónicamente y pérdida de la propriocepción corporal fundamental para los procesos empáticos. El predominio de la comunicación electrónica ha dejado sus notas tanto en los procesos emocionales y empáticos de la comunicación, como en lo que podemos considerar como una especie de degradación cognitiva. Ambos procesos son la base de una crisis social de enormes proporciones que se establece hoy en Brasil y que se revela tanto en la creciente intolerancia social como en la facilidad con la que la sociedad se ve afectada negativamente debido a la desinformación. El pensamiento propuesto se basa en el entrelazamiento entre las herramientas conceptuales de Comunicación y Estudios Mediáticos, Psicología y Etología Humana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text presents the results of a theoretical research conducted over the last years: the importance of empathy in communication. It also deals with what can be considered a crisis of empathy, generated by a century of mass communications, presenting relationships between physical/presential and electronically mediated communications, the loss of bodily proprioception (which is fundamental for empathy). The prevalence of electronic communication left its mark both in processes dealing with emotion and empathy, as well as in what we can consider a sort of cognitive debasement. Both of these processes are on the foundation of a social crisis of enormous proportions currently found in Brazil, which is brought out in growing social intolerance and how easily today’s society is affected negatively by disinformation. The proposed pondering is based on multidisciplinary work ranging from conceptual tools in Communications and Media Studies, Psychology and Human Ethology.
  • Contextualização e complexidades temporais: um exercício a partir da narrativa jornalística Artigos

    Carvalho, Carlos Alberto; Leal, Bruno Souza; Jácome, Phellipy Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é discutir os processos de contextualização como ferramenta metodológica nas análises de narrativas jornalísticas. Nesse sentido, recupera-se, do ponto de vista teórico, uma discussão sobre o “contexto”, buscando considerar as complexas redes temporais nas relações textuais. Em seguida, propõe-se um gesto analítico a partir das diferentes formas de contextualizar uma imagem fotográfica nas páginas de um jornal impresso. Como metodologia, adotamos a seleção de uma página do jornal O Estado de S. Paulo, que contém uma fotografia vencedora do Prêmio Esso, cotejando com outras fotografias jornalísticas, investigando-as como situadas em contextos específicos, mas também como elas próprias são agentes de contextualização.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es discutir los procesos de contextualización como una herramienta metodológica en el análisis de narrativas periodísticas. En este sentido, se recupera una discusión sobre el “contexto” desde el punto de vista teórico, buscando considerar las complejas redes temporales en las relaciones textuales. Luego, se propone un gesto analítico basado en las diferentes formas de contextualizar una imagen fotográfica en las páginas de un periódico impreso. Como metodología, adoptamos la selección de una página del periódico O Estado de S. Paulo, que contiene una fotografía ganadora del Premio Esso, cotejando con otras fotografías periodísticas, investigándolas como situadas en contextos específicos, pero también como agentes contextualizadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Professor at the Social Communication Department at the Federal University of Minas Gerais and Permanent Researcher in the Postgraduation Program in Communication (PPGCOM/UFMG), in the Mediatic Textualities research line. PhD in Social Communication at UFMG. He is a member of the Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência research group. His research interests include studies on mediatic narratives, historicity of communication processes, temporality, referentiality and fiction (with journalism - in its multiple textualities - as the main object). In addition to dozens of articles in Brazilian and foreign academic journals and books, he is the author of “Fissuras no espelho realista do jornalismo: a narratividade crítica de Barcelona” (Belo Horizonte: PPGCom UFMG, 2015) e “A constituição moderna do jornalismo no Brasil” (Curitiba: Appris, 2020).
  • Um panorama da cartografia no Brasil: uma investigação a partir das teses e dissertações da Comunicação entre 2010 e 2017 Artigos

    Rosário, Nísia Martins do; Coruja, Paula; Segabinazzi, Tiago

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, buscamos esclarecer aspectos fundantes da cartografia e apresentar resultados de uma pesquisa que tem por objetivo investigar os modos de uso do método como aporte metodológico pela área da Comunicação no Brasil. Para tanto, apresentamos inicialmente um mapa desse método e examinamos o estado da arte a partir de teses e dissertações defendidas no período entre 2010 e 2017. É possível perceber, em algumas pesquisas, a adoção do termo como sinônimo de outros procedimentos metodológicos, bem como o uso superficial do arcabouço epistêmico-metodológico disponível. Foi possível identificar cinco perspectivas cartográficas que vêm ganhando destaque em função da base epistemológica empregada: a baseada em Deleuze e Guattari, a apoiada em Walter Benjamin, a Cartografia das Controvérsias (respaldada pela Teoria Ator-Rede), a apoiada nos estudos de Martín-Barbero e a cartografia poética proposta por Lucia Leão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, buscamos aclarar aspectos fundamentales y presentar los resultados de una investigación que tiene como objetivo investigar Las formas de utilizar el método como contribución metodológica del área de Comunicación en Brasil. Con este fin, inicialmente presentamos un mapa de este método y examinamos el estado del arte basado en las tesis y disertaciones defendidas en el período entre 2010 y 2017. Es posible percibir, en algunas investigaciones, la adopción del término como sinónimo de otros procedimientos metodológicos, así como el uso superficial del marco epistémico-metodológico disponible. Fue posible identificar cinco perspectivas cartográficas que están ganando importancia debido a la base epistemológica empleada: la basada en Deleuze y Guattari, la respaldada por Walter Benjamin, la Cartografía de controversias (respaldada por la Teoría del Actor-Rede), la respaldada por los estudios de Martín-Barbero y la cartografía poética propuesta por Lucía Leão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is aimed to clarify fundamental aspects and present the results of a research that objectives to investigate the procedures for using Cartography as a methodological approach for the field study of Communication in Brazil. Therefore, we initially present a map of the method and examine the state of the art from the theses and dissertations defended between 2010 and 2017 is examined. It is possible to observe the adoption of the term as a synonym for other methodological procedures, along with the superficial use of the available epistemic-methodological framework. It was possible to identify five cartographic perspectives gaining prominence due the epistemological foundation employed, as it follows: Deleuze and Guattari, Walter Benjamin, Cartography of Controversies (based on Actor-Network Theory), Martín-Barbero and Lucia Leãos’s poetics cartography.
  • Evolução dos estudos sobre a ascendência da publicidade de marcas corporativas na formação da agenda pública de 2006 – 2018 Artigos

    Barreto Filho, Eneus Trindade; Zimmermann, Daniel Dubosselard; Meira, Karla de Melo Alves

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo fornece uma análise longitudinal de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, anais de congressos brasileiros, teses e dissertações que abordam a influência da publicidade de marcas corporativas na formação da agenda em fontes de publicidade, marketing e comunicação de 2006-2018. A problemática da pesquisa é a compreensão sobre o que há e quais são as características da literatura científica publicada sobre a influência da publicidade de marcas na formação da agenda pública. O objetivo é elucidar a direção e a progressão dessa temática no campo da publicidade e verificar a produção específica, seus aportes, métodos e conclusões. A partir de dados virtuais e leitura crítica, as produções selecionadas foram analisadas considerando: (1) segmento, (2) presença de teoria, (3) autores, (4) país de origem, (5) abordagens de pesquisa, (6) métodos, (7) aportes, argumentos e conclusões. Os resultados mostram que há o reconhecimento de que a publicidade interfere na agenda pública, mas não trazem aportes concretos para a comprovação dos modos destas interferências.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen O artigo fornece uma análise longitudinal de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, anais de congressos brasileiros, teses e dissertações que abordam a influência da publicidade de marcas corporativas na formação da agenda em fontes de publicidade, marketing e comunicação de 2006-2018. A problemática da pesquisa é a compreensão sobre o que há e quais são as características da literatura científica publicada sobre a influência da publicidade de marcas na formação da agenda pública. O objetivo é elucidar a direção e a progressão dessa temática no campo da publicidade e verificar a produção específica, seus aportes, métodos e conclusões. A partir de dados virtuais e leitura crítica, as produções selecionadas foram analisadas considerando: (1) segmento, (2) presença de teoria, (3) autores, (4) país de origem, (5) abordagens de pesquisa, (6) métodos, (7) aportes, argumentos e conclusões. Os resultados mostram que há o reconhecimento de que a publicidade interfere na agenda pública, mas não trazem aportes concretos para a comprovação dos modos destas interferências.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article provides a longitudinal analysis of scientific articles in national and international journals, Brazilian congresses annals, dissertations, and theses that address the influence of corporate brand advertising on the formation of the 2006-2018 agenda in advertising, marketing, and communication sources. The research problem is the understanding of what there is and what are the characteristics of the scientific literature published on the influence of brand advertising on the public agenda’s formation. The objective is to elucidate this theme’s direction and progression in the field of advertising and to verify the specific production, its contributions, methods, and conclusions. From virtual data and critical reading, the selected productions were analyzed considering: (1) segment, (2) presence of theory, (3) authors, (4) country of origin, (5) research approaches, (6) methods, (7) contributions, arguments, and conclusions. The results show that there is a recognition that advertising interferes with the public agenda, but they do not bring concrete contributions to prove these interferences’ modes.
  • Mídia audiovisual no interior do Brasil e produção local de informação Artigos

    Moreira, Sonia Virgínia; Del Bianco, Nélia Rodrigues; Martins, Cézar Franco dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo se propõe a verificar a existência ou inexistência de produção local de conteúdo informativo em emissoras de rádio e em retransmissoras de rádio e TV no universo dos 32 municípios brasileiros de IDHM Muito Baixo localizados nas regiões Norte e Nordeste. A abordagem desses municípios emprega conceitos de mídia local e de jornalismo de proximidade para fundamentar a análise dos meios nas localidades. Os arranjos territoriais de mídia e de produção de informação em emissoras e retransmissoras locais são os objetos pesquisados. A consulta a textos legais e a observação empírica do conteúdo (re)produzido por emissoras de rádio nos municípios estudados sugerem que há um direcionamento, natural ou intencional, na implantação de sistemas de reprodução da informação originada de cidades médias ou centros urbanos. Os conceitos usados são: territórios, mídia local e “desertos de notícias”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es verificar la existencia o no de producción local de contenidos informativos en las emisoras de radio y retransmisoras de radio y televisión en 32 municipios en Brasil con indicadores muy bajo (IDHM Muito Baixo) ubicados en las regiones Norte y Nordeste. El enfoque de estos municipios impone el uso de conceptos que apoyan los argumentos del análisis de datos de los medios de comunicación relacionados con estas localidades. El estudio observa los arreglos territoriales de medios y de producción de información en el ámbito de las emisoras de radio y retransmisoras de radio y TV. La consulta de los textos legales y la observación empírica de los contenidos producidos por las emisoras de radio en las ciudades estudiadas sugieren que existe una dirección (natural o intencional) de un sistema para la reproducción de la información de las ciudades medianas o grandes. Los conceptos utilizados son: territorios, noticia local y “desierto de noticias”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to verify whether there is or there is not local news content being produced by radiobroadcasters and by radio and TV re-broadcasters in the 32 municipalities with very low development indicators (Very Low IDHM), all of them in the North and in the Northeast regions. The scope of the study was determined by the lack of information either on media practices or local characteristics, which entailed the use of local media and local journalism concepts to advance the field analysis. The article considers territorial arrangements and media arrangements in observing the production of radio and RTV re-broadcasters. Legal and policies documents and empirical observation suggest that there is a direction (natural or intentional) in establishing a system of reproduction of information from other media in larger cities. The concepts used are territories, local media, and “news desert”.
  • Disseminação de discursos de ódio em comentários de notícias: uma análise a partir de notícias sobre o universo LGBT em cibermeios sul-mato-grossenses no Facebook Artigos

    Silva, Marcos Paulo da; Silva, Lucas Souza da

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo ancora-se na hipótese de fundo de que nenhuma modalidade de discurso se dissemina socialmente se não encontrar respaldo em padrões culturais mais amplos pavimentados na vida cotidiana. Nesse sentido, busca-se analisar as modalidades de manifestação do discurso de ódio contra a população LGBT nos comentários de publicações de notícias na plataforma Facebook no cenário de Mato Grosso do Sul. O trabalho aborda o contexto de constituição das redes sociais, a crescente apropriação desses espaços pelas empresas jornalísticas para a veiculação de notícias e as consequências desses fenômenos na manifestação de discursos de ódio. Apresenta-se uma análise qualitativa e quantitativa dos comentários classificados como discursos de ódio nas publicações de nove notícias dos três principais cibermeios sul-mato-grossenses – Campo Grande News, Midiamax e Correio do Estado. Em um universo total de 1.784 comentários destas publicações, 477 foram classificados como discurso de ódio, com prevalência das categorias “repulsa pela existência ou repúdio pelas atitudes das pessoas LGBT” e “descrédito da informação jornalística”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo se basa en la hipótesis de fondo de que ninguna modalidad de discurso se extiende socialmente si no está respaldada por patrones culturales más amplios pavimentados en la vida cotidiana. En este sentido, la investigación busca analizar las modalidades de manifestación del discurso de odio contra la población LGBT en los comentarios de publicaciones de noticias en la plataforma Facebook en el escenario Mato Grosso do Sul. El artículo aborda el contexto de la constitución de redes sociales, la creciente apropiación de estos espacios por parte de las empresas periodísticas para la difusión de noticias y las consecuencias de estos fenómenos en la manifestación del discurso de odio. El estudio presenta un análisis cualitativo y cuantitativo de los comentarios clasificados como discurso de odio en nueve publicaciones de noticias de los tres principales cibermedios en Mato Grosso do Sul – Campo Grande News, Midiamax e Correio do Estado. De un universo total de 1.784 comentarios de estas publicaciones, 477 se clasificaron como discurso de odio, con la prevalencia de las categorías “repulsión por la existencia o repudio de las personas LGBT” y “desacreditación la información periodística”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper is based on the background hypothesis that no discourse modality spreads socially if it is not supported by broader cultural patterns paved in everyday life. The goal is to analyze the modalities of the hate speech against the LGBT population in comments of news posts on Facebook platform in the Mato Grosso do Sul context. The research addresses the scenario of the constitution of social networks, the increasing appropriation of these spaces by journalistic companies for the dissemination of news and the consequences of these phenomena in the manifestation of hate speech. The paper presents a qualitative and quantitative analysis of comments classified as hate speech in the nine news posts of the three main cybermedia from Mato Grosso do Sul – Campo Grande News, Midiamax e Correio do Estado. Within a total universe of 1.784 comments from these publications, 477 were classified as hate speech, with the prevalence of the categories “repulsion for the existence or repudiation of LGBT people’s attitudes” and “discrediting journalistic information”.
  • Comunicação organizacional e interesse público: estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais Artigos

    Silva, Diego Wander da; Baldissera, Rudimar

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, discorremos sobre comunicação organizacional com os objetivos de evidenciar estratégias acionadas pelas organizações em perspectiva de reduzir e/ou direcionar sua (in)visibilidade nas mídias sociais e de problematizar tais práticas em perspectiva do interesse público. Para isso, acionamos dados de pesquisa realizada por Da Silva (2018), que evidencia um conjunto de sete estratégias empregadas por organizações com atuação no Brasil para gestão de sua (in)visibilidade nas mídias sociais. Complementarmente, em perspectiva do interesse público, evidenciamos que tais estratégias também são empregadas por organizações para fins que não são orientados pela ética e, mesmo, para ações ilícitas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, discutimos la comunicación organizacional con el objetivo de evidenciar las estrategias activadas por las organizaciones con la intención de reducir y/o conducir su (in)visibilidad en las redes sociales y problematizar tales prácticas en la perspectiva del interés público. Para hacerlo, utilizamos datos de una encuesta realizada por Da Silva (2018), que muestra un conjunto de siete estrategias utilizadas por organizaciones que operan en Brasil para gestionar su (in)visibilidad en las redes sociales. Complementariamente, en la perspectiva del interés público, mostramos que dichas estrategias también son utilizadas por organizaciones con fines que no están guiados por la ética e, incluso, por acciones ilícitas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we discuss about organizational communication with the objective of highlight strategies triggered by organizations with a view to reduce and/or direct their (in)visibility in social media and problematize such practices in the perspective of the public interest. To do so, we used data from a survey conducted by Da Silva (2018), which shows a set of seven strategies used by organizations operating in Brazil to manage their (in)visibility on social media. Complementarily, in the public interest perspective, we show that such strategies are also used by organizations for purposes that are not guided by ethics and, even, for illegal actions.
  • Gêneros musicais, conservadorismo e nacionalismo: trilhas sonoras da convocação a atos políticos em defesa da presidência brasileira Artigos

    Evangelista, Simone; Sá, Simone Pereira de

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho tem como objetivo investigar as apropriações de diferentes gêneros musicais por militantes da direita radical brasileira. Para isso, analisamos vídeos de convocação para as manifestações populares de 15 de março de 2020. Propomos dois conjuntos de discussões: 1) o papel dos gêneros musicais enquanto construções sociais cujas relações afetivas constituem experiências e 2) disputas ocorridas em torno do conceito de cultura popular articulando debates caros aos Estudos Culturais às discussões sobre distinção e capital cultural de Bourdieu (2007). Conclui-se que rock e música clássica têm sido utilizados para construir as narrativas políticas destes grupamentos políticos, em apropriações que materializam sentimentos associados ao nacionalismo e ao conservadorismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El trabajo tiene como objetivo investigar las apropiaciones de diferentes géneros musicales por parte de militantes de la derecha radical brasileña. Para ello, analizamos videos que convocan a manifestaciones populares el 15 de marzo de 2020. Proponemos dos conjuntos de discusiones: 1) el papel de los géneros musicales como construcciones sociales cuyas relaciones afectivas constituyen experiencias y 2) disputas sobre el concepto de cultura popular articulando costosos debates de Estudios Culturales a discusiones sobre distinción y capital cultural de Bourdieu (2007). Se concluye que el rock y la música clásica se han utilizado para construir las narrativas políticas de estos grupos políticos, en apropiaciones que materializan sentimientos asociados al nacionalismo y al conservadurismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper aims to investigate the appropriations of different musical genres by militants of the Brazilian radical right. To this end, we analyzed videos calling for popular demonstrations on March 15, 2020. We propose two sets of discussions: 1) the role of musical genres as social constructions whose affective relationships constitute experiences and 2) disputes over the concept of culture popular articulating expensive debates to Cultural Studies to discussions about distinction and cultural capital by Bourdieu (2007). It is concluded that rock and classical music have been used to build the political narratives of these political groups, in appropriations that materialize feelings associated with nationalism and conservatism.
  • Veracidade e narrativa: os critérios de verdade na entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional Artigos

    Lery, Julia; Santana, Paulo Basilio

    Resumo em Português:

    Resumo O trabalho propõe uma investigação acerca dos critérios de verdade que sustentam a entrevista que Bolsonaro, quando candidato, deu ao Jornal Nacional no dia 28 de agosto de 2018, bem como da checagem simultânea feita pela Agência Lupa. A busca é por compreender quais os mecanismos que dão veracidade à fala do candidato e quais são reivindicados pela checagem. Para isso, trabalhamos com os conceitos de verdade (ARENDT, 1972), mentira (DERRIDA, 1996) e narrativa (FIGUEIREDO, 2016, PIGLIA, 2001).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El trabajo propone una investigación sobre los criterios de verdad que sustentan la entrevista que Bolsonaro, como candidato, concedió a Jornal Nacional el 28 de agosto de 2018, así como la verificación simultánea realizada por Agência Lupa. La búsqueda consiste en comprender qué mecanismos dan veracidad al discurso del candidato y cuáles son los reclamados por el cheque. Para ello, trabajamos con los conceptos de verdad (ARENDT, 1972), mentira (DERRIDA, 1996) y narrativa (FIGUEIREDO, 2016, PIGLIA, 2001).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The work proposes an investigation into the truth criteria that underpin the interview that Bolsonaro, as a candidate, gave to Jornal Nacional on August 28, 2018, as well as the simultaneous check done by Agência Lupa. The search is to understand which mechanisms give veracity to the candidate’s speech and which are claimed by the check. For this, we work with the concepts of truth (ARENDT, 1972), lie (DERRIDA, 1996) and narrative (FIGUEIREDO, 2016, PIGLIA, 2001).
  • Moonlight: a intertextualidade e o seu diálogo com a crítica genética na adaptação cinematográfica contemporânea Artigos

    Reiniger Neto, Roberto Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo No universo da adaptação literária, a narrativa cinematográfica contemporânea cada vez mais ultrapassa a fronteira das relações entre as páginas de uma obra ficcional e as imagens de um filme. O cinema, tal qual o audiovisual que o cerca, constrói o seu discurso de modo convergente (JENKINS, 2006), buscando referenciais intertextuais e interdisciplinares (STAM, 2006). Neste processo outras formas de arte e escrita podem abrir as portas para uma linguagem experimental e independente, mas, esta estaria embasada de fato para uma investigação teórica e crítica? Na busca de uma resposta, ou ao menos um indício sobre esta questão, este estudo dialoga também com a crítica genética (SALLES, 2004), para analisar o filme Moonlight: Sob a luz do luar (Moonlight, 2016), adaptado da peça teatral In Moonlight Black Boys Look Blue (2003). Seu roteiro ao se distanciar do seu texto de origem, ressignifica o seu conteúdo, e desta forma, consegue construir a sua própria trama.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el universo de la adaptación literaria, la narrativa cinematográfica contemporánea cruza cada vez más el límite de las relaciones entre las páginas de una obra de ficción y las imágenes de una película. El cine, como el audiovisual que lo rodea, construye su discurso de forma convergente (JENKINS, 2006) buscando referencias intertextuales e interdisciplinarias (STAM, 2006). En este proceso, otras formas de arte y escritura pueden abrir la puerta a un lenguaje experimental e independiente, pero ¿se basa esto realmente en una investigación teórica y crítica? En busca de una respuesta, o al menos una pista sobre esta pregunta, este estúdio también dialoga con la crítica genética (SALLES, 2004), para analizar la película Luz de Luna (Moonlight, 2016), adaptado de la obra teatral A la luz de la luna, los niños negros se ven azules (2003). Su guión, al distanciarse de su texto original, vuelve a significar su contenido y, por lo tanto, puede construir su propia trama.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the universe of literary adaptation, contemporary cinematic narrative increasingly crosses the boundary of relationships between the pages of a fictional work and the images of a film. The cinema, like the audiovisual that surrounds it, constructs its discourse in a convergence (JENKINS, 2006) way, seeking intertextual and interdisciplinary references (STAM, 2006). In this process other forms of art and writing may open the door to an experimental and independent language, but is this grounded in theoretical and critical inquiry? In search of an answer or at least a clue on this issue, this study also dialogues with genetic criticism (SALLES, 2004) to analyze the movie Moonlight (2016), adapted from the play In Moonlight Black Boys Look Blue (2003). Its script, when distancing itself from its original text, re-signifies its content, and in this way, manages to build its plot.
  • Implementação da política de acessibilidade comunicativa: o segmento televisivo em canais abertos de veiculação estadual Artigos

    Goerck, Cleonice Sabine; Areosa, Silvia Virginia Coutinho

    Resumo em Português:

    Resumo Atualmente, há no Brasil mais de 12,5 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. Este número, apresentado pelo IBGE em 2018, indica que, pelo menos, cerca de 3,4% dos brasileiros não têm acesso pleno à programação da televisão aberta. Ter acesso a todo tipo de comunicação faz com que todas as pessoas com deficiência possam não apenas estar incluídas na sociedade, mas também garante um dos direitos previstos na Constituição Federal, que é o direito à informação. Sendo assim, as emissoras de TV deveriam estar preparadas para atender a esta fatia da audiência. Diante desta realidade, o objetivo dessa pesquisa foi o de conhecer a atual situação no que diz respeito a implementação da política pública de acessibilidade nas emissoras privadas de sinal aberto do estado do Rio Grande do Sul.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Actualmente hay más de 12,5 millones de personas en Brasil que tienen algún tipo de discapacidad: visual, auditiva, motora, mental o intelectual. Esta cifra, presentada por el IBGE en 2018, indica que al menos alrededor del 3,4% de los brasileños no tiene pleno acceso a la programación televisiva. Tener acceso a todo tipo de comunicación significa que todas las personas con discapacidad no solo pueden ser incluidas en la sociedad, sino que también garantizan uno de los derechos previstos en la Constitución Federal, que es el derecho a la información. Como tal, las estaciones de televisión deben estar preparadas para atender a este segmento de la audiencia. Dada esta realidad, el objetivo de esta investigación fue conocer la situación actual con respecto a la implementación de la política de accesibilidad pública en las emisoras privadas del estado de Rio Grande do Sul.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There are currently more than 12.5 million people in Brazil who have some type of disability – visual, hearing, motor, mental or intellectual. This figure, presented by the IBGE in 2018, indicates that at least about 3.4% of Brazilians do not have full access to broadcast television programming. Having access to all kinds of communication means that all persons with disabilities can not only be included in society, but also guarantee one of the rights provided for in the Federal Constitution, which is the right to information. As such, TV stations should be prepared to cater for this slice of the audience. Given this reality, the objective of this research was to know the current situation regarding the implementation of public accessibility policy in the private broadcasters of the state of Rio Grande do Sul.
  • Modelo referencial para a avaliação da Acessibilidade Comunicacional em políticas de comunicação interna de hospitais universitários Artigos

    Duarte, Francisco Ricardo; Morais, Allan Richards de Melo Nunes

    Resumo em Português:

    Resumo Os hospitais públicos necessitam de uma gestão pautada na garantia de acesso equânime aos serviços assistenciais e educacionais. Para tanto, “a comunicação se coloca como uma estratégia importante na construção de um novo paradigma de relacionamento com seus públicos” (NASSAR, 2006a, p. 2). Em Hospitais Universitários, a Política de Comunicação Interna deve assimilar os princípios da Acessibilidade Comunicacional, a fim de subsidiar aspectos assistenciais e acadêmicos. Sendo assim, o presente estudo propõe e aplica o “Modelo referencial para avaliação da Acessibilidade Comunicacional em Políticas de Comunicação Interna de Hospitais Universitários” enquanto instrumento avaliativo para a elaboração e o diagnóstico de políticas endocomunicacionais inclusivas. Demonstrando a validade do instrumento proposto, foi analisado um documento intitulado “Diretrizes de Comunicação Institucional e Normativa Interna da Unidade de Comunicação Social do HU-Univasf”, o qual recebeu parecer negativo. Sendo assim, relata-se a Pesquisa Qualitativa, Descritiva e Documental, baseada nas etapas de Revisão de Literatura, em Pesquisa Documental e Triangulação de Dados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los hospitales públicos necesitan una gestión pautada en la garantía de acceso equitativo a los servicios asistenciales y educativos. Para ello, “la comunicación se plantea como una estrategia importante en la construcción de un nuevo paradigma de relación con sus públicos” (NASSAR, 2006a, p. 2). En Hospitales Universitarios, la Política de Comunicación Interna debe asimilar los principios de la Accesibilidad Comunicacional a fin de subsidiar aspectos asistenciales y académicos. Por lo tanto, el presente estudio propone y aplica el “Modelo referencial para evaluación de la Accesibilidad Comunicacional en Políticas de Comunicación Interna de Hospitales Universitarios” como instrumento de evaluación para la elaboración y diagnóstico de políticas endocomunicacionales inclusivas. Demostrando la validez del instrumento propuesto, se analizó un documento titulado “Directrices de Comunicación Institucional y Normativa Interna de la Unidad de Comunicación Social del HU-Univasf”, el cual recibió un parecer negativo. Siendo así, se relata la Investigación Cualitativa, Descriptiva y Documental, basada en las etapas de Revisión de Literatura, Investigación Documental y Triangulación de Datos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Public hospitals need management based on an equitable ensuring of access to care and educational services. With this aim, “communication is an important strategy in the construction of a new paradigm of relationship with its publics”(NASSAR, 2006a, p. 2).In University Hospitals, the Internal Communication Policy must assimilate the principles of Communicational Accessibility in order to subsidize care and academic aspects. Therefore, the present study proposes and applies the “Reference model for evaluation of Communication Accessibility in Internal Communication Policies of University Hospitals”. This tool assists in the elaboration and diagnosis of inclusive internal communication policies. The document entitled “Guidelines for Institutional Communication and Internal Regulations of the Social Communication Unit of HU-Univasf” was analyzed in order to demonstrate the validity of the proposed instrument.This document received a negative evaluation.Thus, we report the Qualitative, Descriptive and Documentary Research, based on the stages of Literature Review, Documentary Research and Data Triangulation.
  • Caminhos metodológicos para apreensão de rastros discursivos da mineração Arena

    Lima, Fábia Pereira; Generoso, Isaura Mourão; Machado, Marlene Pereira; Vouguinha, Marcela

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho pretende apresentar parte do percurso teórico-metodológico adotado para se analisar a constelação discursiva em torno da mineração, segmento econômico marcado por contradições e conflitos, sobretudo após o rompimento de duas barragens de rejeitos de minério de ferro em Minas Gerais (Brasil), que causou a morte de quase trezentas pessoas e sérios danos sociais e ambientais. O trabalho integra a pesquisa “Disputa de sentidos em torno da mineração: marcas discursivas das organizações e das instâncias de vigilância civil” (PUC Minas/UFMG), que analisa o discurso e o contradiscurso dos principais atores envolvidos no segmento da mineração, nos níveis global e nacional/local. Abordamos neste trabalho a construção do quadro teórico-metodológico desenvolvido para análise da prática discursiva do International Council on Mining & Metals – ICMM, um dos principais atores internacionais da mineração, tomando como referência a Análise Crítica do Discurso, de Norman Fairclough (2001).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente trabajo pretende presentar parte del camino teorico-metodologico adoptado para analizar la constelación discursiva acerca de la minería, un segmento económico marcado por contradicciones y conflictos, especialmente después de la ruptura de dos presas de relaves de mineral de hierro en Minas Gerais, que causaron la muerte de casi trescientos personas y graves daños sociales y ambientales. El trabajo es parte de la investigación “Disputa de significados en minería: marcas discursivas de organizaciones e instancias de vigilancia civil” (PUC Minas/UFMG), que analiza el discurso y el contradiscurso de los principales actores involucrados en el segmento minero, a nivel global y nacional/local. En este trabajo nos acercamos de la construcción del marco teorico-metodologico desarrollado para analizar la practica discursiva de Internacional Council on Mining and Metals – ICMM, uno de los principales actores internacionales de minería, tomando como referencia el Análisis Critico del Discurso de Norman Fairclough (2001).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present work intends to present part of the theoretical-methodological path adopted to analyze the discursive constellation around mining, an economic segment marked by contradictions and conflicts, especially after the rupture of two dams of iron ore tailings in Minas Gerais, which caused the death of almost three hundred people and serious social and environmental damage. The work is part of the research “Dispute of meanings in mining: discursive marks of civil surveillance organizations and instances” (PUC Minas/UFMG), which analyzes the discourse and counter discourse of the main actors involved in the mining segment, at the global and national/local levels. In this work we approach the construction of the theoretical-methodological framework developed to analyze the discursive practice of International Council on Mining and Metals - ICMM, one of the main international actors of mining, taking Norman Fairclough’s Critical Discourse Analysis as a reference (2001).
  • Cidadania nas organizações empresariais: provocando reflexões sobre respeito à diversidade Arena

    Peruzzo, Cicilia Maria Krohling

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto discute a discriminação social nas organizações. O objetivo é refletir sobre conceitos que embasam a compreensão da relação entre direitos humanos e de cidadania para melhor entender a questão do respeito à diversidade nas organizações como algo mais complexo do que o oportunismo para aumentar a lucratividade. Baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental numa abordagem preliminar, portanto, sem a pretensão de esgotar a problemática. Conclui-se que a cidadania pode ser mais bem compreendida se tomada na perspectiva da dupla intersecção entre os direitos civis e os direitos cívicos. Os direitos cívicos remetem a um sentido universalizante dos direitos da pessoa, de um povo e da própria espécie humana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto discute la discriminación social en las organizaciones. El objetivo es reflexionar sobre los conceptos que ayudan la comprensión de la relación entre derechos humanos y de ciudadanía para mejor entender la cuestión de lo respecto a l diversidad em las organizaciones como algo más complejo do que el oportunismo para aumentar la lucratividad. El estudio es basado en investigación bibliográfica y documental en abordaje preliminar, por lo tanto, si la pretensión de agotar la problemática. La conclusión es que la ciudadanía pode ser más bien comprendida si tomada en la perspectiva de la doble intersección entre los derechos civiles y los derechos cívicos. Lo derechos cívicos remiten a uno sentido universalizante de los derechos de la persona, derechos de una nación y de la propia especie humana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses social discrimination in organizations. The objective is to reflect on the concepts that support the understanding of the relationship between human rights and citizenship to better comprehend the issue of respect for diversity in organizations as something more complex than the opportunism to increase profitability. It is based on bibliographical and documentary research as a preliminary approach, therefore without the pretension of exhausting the problematic. It concludes that citizenship can be better understood if regarded in the perspective of the double intersection between civil rights and civic rights. Civic rights refer to a universal sense of the rights of the person, of a people and of the human species itself.
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br