Acessibilidade / Reportar erro
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Volume: 44, Número: 3, Publicado: 2021
  • Consumo televisivo da população cigana e suas reflexões sobre o reality show Los Gypsy Kings Artigos

    Gonçalves, Gabriela Marques

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo discutir as percepções da população cigana de Barcelona (Espanha) sobre o reality show espanhol Los Gypsy Kings. Será feita uma breve discussão teórica sobre a representação da população cigana nos meios de comunicação espanhóis. Para compreender o debate, mostraremos dados sobre seu consumo televisivo, focando nos programas de entretenimento, com informações sobre preferências de canais de televisão e tipos de programa. Em seguida, apresentaremos as reflexões da mostra sobre o reality show. A metodologia se baseia em entrevistas semiestruturadas com 20 ciganos e ciganas, realizadas entre os anos de 2017 e 2019. Os resultados mostram as semelhanças na representação das populações ciganas em conteúdos de entretenimento e informativos. Vemos também que o consumo de reality shows e o debate público proposto por associações ciganas sobre Los Gypsy Kings estão refletidos nas reflexões da mostra.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir las percepciones de la población gitana de Barcelona (España) sobre el reality show español Los Gypsy Kings. Se hará una breve discusión teórica sobre la representación de la población gitana en los medios de comunicación españoles. Para comprender el debate, expondremos datos sobre su consumo televisivo, enfocando en los programas de entretenimiento, con informaciones sobre preferencias de cadenas de televisión y tipos de programas. Seguidamente, presentaremos las reflexiones de la muestra sobre el reality show. La metodología se basa en entrevistas semiestructuradas con 20 gitanos y gitanas realizadas entre los años 2017 y 2019. Los resultados señalan las semejanzas en la representación de las poblaciones gitanas en contenidos de entretenimiento e informativos. Vemos también que el consumo de reality shows y el debate público propuesto por asociaciones gitanas sobre Los Gypsy Kings están reflejados en las reflexiones de la muestra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to discuss the perceptions by the Romani population from Barcelona (Spain) about the Spanish reality show “Los Gypsy Kings”. We will do a short theoretical discussion about the representation of the Romani population in Spanish media. To comprehend the debate, it will be showed data about their televisual consumption, focusing on entertainment programs, with some pieces of information about preferences related to television network broadcasts and types of programs. Next, it will be presented the reflections of the sample about the reality show analyzed. The methodology consists of semi-structured interviews with 20 Romani women and men between 2017 and 2019. The results point out to the resemblance in the representation of the Romani populations in entertainment and informative contents. We also see that the consumption of reality shows and the public debate proposed by Romani associations about “Los Gypsy Kings” are reflected in the reflexions of the sample.
  • Pílula do câncer na TV brasileira: a cobertura de programas televisivos sobre uma controvérsia científica Artigos

    Ramalho, Marina; Alvaro, Marcela; Carvalho, Vanessa Brasil de

    Resumo em Português:

    Resumo Em 2015, a substância fosfoetanolamina sintética (FS) ganhou as manchetes nacionais como a “pílula do câncer”. Grupos de defesa de pacientes, juristas, governantes, médicos e cientistas passaram a debater o uso e a legalidade do composto. Por meio de uma análise de conteúdo quantitativa de vídeos veiculados em programas das três principais emissoras brasileiras de TV aberta – Rede Globo, Record TV e Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) –, este artigo examina a cobertura televisiva do caso FS. Foram analisados 64 vídeos de 14 programas, totalizando cinco horas e 12 minutos. Os principais enfoques narrativos explorados pelas emissoras foram o político/jurídico e o científico. Embora imagens de cientistas tenham sido veiculadas em maior número em relação às de doentes, apenas 22 cientistas foram entrevistados, em contraste a 75 pacientes. Enquanto Record e SBT recorreram ao testemunho dos pacientes como ponto focal do caso, a Globo destacou o lado racional do debate, centrado em evidências científicas e alertas dos médicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En 2015, la sustancia fosfoetanolamina sintética (FS) llegó a los titulares nacionales como la “píldora del cáncer”. Grupos de defensa de pacientes, abogados, funcionarios gubernamentales, médicos y científicos comenzaron a debatir el uso y la legalidad del compuesto. A través de un análisis cuantitativo de contenido de videos transmitidos en programas de las tres principales emisoras brasileñas – Rede Globo, Record TV y el Sistema Brasileño de Televisión (SBT) –, este artículo examina la cobertura televisiva del caso FS. Se analizaron 64 videos de 14 programas, con un total de 5h y 12 minutos. Los principales enfoques narrativos explorados fueron los políticos/jurídicos y científicos. Aunque las imágenes de los científicos se mostraron en mayor número en relación con las de los pacientes, solo se entrevistó a 22 científicos, en contraste con 75 pacientes. Si bien Record y SBT utilizaron el testimonio de los pacientes como punto focal del caso, Globo destacó el lado racional del debate, centrado en la evidencia científica y las alertas de los médicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In 2015, synthetic phosphoethanolamine appeared in the headlines of many national newspapers in Brazil as the “cancer pill.” Patient advocacy groups, legal experts, politicians, doctors, and scientists weighed in on the ensuing debate about the use and legality of the compound. Through the quantitative content analysis of videos shown on the three leading free-to-air TV channels – Rede Globo, Record TV and Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) –, this article examines the way the phosphoethanolamine case was covered on Brazilian television. Sixty-four stories aired on 14 different programs were analyzed, totaling 5 hours and 12 minutes of footage. The main narrative perspectives explored by the channels were political/legal and scientific. Although they depicted more scientists than patients, this coverage included interviews with just 22 scientists versus 75 patients. While Record and SBT made patients’ first-hand accounts the focal point of the case, Globo highlighted the rational side of the debate, centered on scientific evidence and doctors’ warnings.
  • Uma utopia nacional em produção comercial: o caso do programa radiofônico História da Literatura Brasileira (1952-1954) Artigos

    Ankava, Matan

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo se propõe a estudar o programa radiofônico “História da Literatura Brasileira”(HLB), produzido por Osvaldo Moles, e transmitido entre os anos de 1952-1954. Parte da chamadaera do rádio, o programa parece englobar com êxito os dois modelos que marcaram a históriada radiodifusão: a proposta civilizatória-educativa, através da discussão de um cânone literárionacional, e a direção comercial-mercadológica, expressa no sucesso de audiência e crítica quefoi o programa. Desta forma, uma realização como HLB evidencia a complexidade do universoradiofônico e sua constituição como ambiente de produção cultural multiforme e polissémico. Nestetrabalho, buscamos refletir sobre os sentidos e significados contidos na massificação das temáticaspresentes no Programa, que incidiam sobre aspectos como a identidade nacional, a cultura brasileirae os jogos de interesses e disputas por trás da (re)produção destes debates.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo busca estudiar el programa de radio “História da Literatura Brasileira” (Historia de laLiteratura Brasileña - HLB) producido por Osvaldo Moles y transmitido entre los años 1952-1954. Parte de la llamada “Era de la Radio”, el programa parece abarcar con éxito los dos modelos que han marcado la historia de la radiodifusión: la propuesta civilizadora-educativa, a través de la discusión de un canon literario nacional, y la dirección de marketing comercial, expresada en la audiencia y el éxito crítico que fue el programa. De esta manera, un logro como HLB resalta la complejidad del universo radio y su constitución como un entorno de producción cultural multiforme y polisémica. En este trabajo, buscamos reflexionar sobre los sentidos y significados contenidos en la masificación de los temas presentes en el Programa, que se centró en aspectos como la identidad nacional, la cultura brasileña y los juegos de intereses y disputas detrás de la (re) producción de estos debates.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The following article seeks to study the radio program “História da Literatura Brasileira” (“Historyof Brazilian Literature” - HLB), produced by Osvaldo Moles, and broadcasted between the years 1952-1954. Part of the so-called “golden age” of the radio in Brazil, the program appears to successfully encompass the two models that have marked the history of broadcasting: the civilizatory-educative proposal, through the discussion of a national literary canon, and the commercial orientation, expressed in the audience and critical success achieved by the program. Therefore, an accomplishment such as HLB evidence the complexity of the radio universe, and its constitution as an environment of multiform and polysemic production. In this paper, we seek to reflect upon the significances contained in the massification of the Program’s themes, broaching aspects such as the national identity and Brazilian culture, and the interests and disputes behind the (re)production of these debates.
  • Amazonas, Amazonas de Glauber Rocha e a música de Villa-Lobos: representações entre passado, presente e futuro Artigos

    Alvim, Luiza Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo Glauber Rocha realizou o documentário de encomenda Amazonas, Amazonas (1966) após Deus e o diabo na terra do sol (1964), lançando mão novamente de músicas de Villa-Lobos: a peça Uirapuru e Estudos para violão, alguns deles já utilizados em Arraial do Cabo (Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro, 1959). Destacamos as escolhas musicais e como elas, em conjunção com as imagens e outros elementos sonoros, atuam em Amazonas, Amazonas, tendo em vista as representações da região amazônica, entre mitos, sua desconstrução e evocações do subdesenvolvimento e do progresso, em uma estética entre filme institucional e Cinema Novo. Observamos que, na distribuição dos dois conjuntos de peças (Uirapuru e peças para violão) ao longo do filme, para além de uma relação temporal com um passado mítico ou com o presente da região, há uma lógica geográfica. Destacamos também reutilizações da peça Uirapuru em outros filmes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Glauber Rocha realizó el documental comisionado Amazonas, Amazonas (1966) después de Dios y el Diablo en la Tierra del Sol (1964), utilizando de nuevo músicas de Villa-Lobos: la obra Uirapuru y Estudios de guitarra, algunos de ellos ya utilizados en Arraial do Cabo (Paulo Cezar Saraceni y Mário Carneiro, 1959). Destacamos las elecciones musicales y cómo éstas, en conjunción con las imágenes y otros elementos sonoros, actúan en Amazonas, Amazonas, ante las representaciones de la región amazónica, entre mitos, su deconstrucción y evocaciones del subdesarrollo y progreso, en una estética entre cine institucional y Cinema Novo. Observamos que, en la distribución de los dos conjuntos de piezas (Uirapuru y los estudios para guitarra) a lo largo de la película, además de una relación temporal con un pasado mítico o con el presente de la región, hay una lógica geográfica. También destacamos la reutilización de la pieza Uirapuru en otras películas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Glauber Rocha made the commissioned documentary Amazonas, Amazonas (1966) after Black God, White Devil (1964), employing once more Villa-Lobos’ music: the piece Uirapuru and Guitar studies, some of them already utilized in Arraial do Cabo (Paulo Cezar Saraceni and Mário Carneiro, 1959). We highlight the musical choices and how they, in conjunction with images and other sound elements, act in Amazonas, Amazonas, in view of the representations of the Amazon region, among myths, its deconstruction, and evocations of underdevelopment and progress, in an aesthetic between institutional film and Cinema Novo. We observe that in the distribution of the two sets of pieces (Uirapuru and guitar pieces) throughout the film, besides a temporal relation with a mythical past or with the present of the region, there is a geographical logic. We also highlight reemployments of Uirapuru in other films.
  • Comunicação e Gênero como área de pesquisa: características e desenvolvimento dos estudos a partir da análise bibliométrica Artigos

    Tavares, Camilla Quesada; Massuchin, Michele Goulart; Sousa, Nayara Nascimento de; Silva, Gabriela Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo discutir as características e o desenvolvimento das pesquisas em Comunicação que fazem interface com os Estudos de Gênero. A pesquisa é feita tendo como base a verificação de trabalhos publicados em todas as edições de 70 revistas, classificadas com Qualis A1, A2, B1 e B2 na área da Comunicação e Informação, da Capes. A discussão dos dados tem como base aspectos relacionados a três eixos: áreas predominantes, métodos e técnicas empregadas e processos priorizados nas observações empíricas. Ao todo, foram encontrados 633 artigos que assumem a junção entre Comunicação e Gênero e que compõem o corpus deste trabalho. Os dados são apresentados a partir do método quantitativo, sendo que a análise das publicações foi feita com base na observação sistemática dos artigos, seguindo a técnica bibliométrica. Dentre os resultados, destacam-se as pesquisas qualitativas e nas subáreas do jornalismo e audiovisual.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir acerca de una visión general de las características y del desarrollo de la investigación en Comunicación que interactúan con el análisis de Género. Los estudios se basan en el análisis de artículos científicos publicados en 70 revistas clasificadas como A1, A2, B1 y B2 en el área de Comunicación e Información. El análisis presentado se basa en aspectos relacionados con tres ejes: áreas predominantes, métodos y técnicas empleados y procesos priorizados en observaciones empíricas. En total, fueron categorizados 633 artículos que asumen la unión entre Comunicación y Género y que constituyen el corpus de esta investigación. Los datos se presentan a partir del método cuantitativo, y el análisis de las publicaciones se basó en la observación sistemática de los artículos, siguiendo la técnica Bibliométrica. Entre los resultados, se destaca el predominio de la investigación cualitativa y las subáreas del periodismo y el audiovisual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to discuss the overview of characteristics and development of communication research that interface with gender analysis. The research is based on the analysis of articles published in 70 Brazilian scientific journals classified as A1, A2, B1 and B2 in the area of Communication and Information. The analysis presented is based on aspects related about three points: predominant areas, methods and techniques employed, and processes prioritized in empirical observations. The corpus or this article is formed by 633 articles about Communication and Gender found until 2019. The dates are presented from the quantitative method, and the analysis of the articles was made from the systematic observation of the publications, following the bibliometric technique. Among the results, we highlight the qualitative research and the sub-areas of journalism and audiovisual.
  • Papéis femininos na propaganda e seus efeitos sobre consumidores brasileiros Artigos

    Marcon, Fernanda Almeida; Rocha, Rudimar Antunes da; Ribeiro, Ana Maria Simões

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa objetivou analisar as atitudes de adultos brasileiros acerca do retrato de estereótipos femininos na propaganda e seus efeitos na imagem dos anunciantes e na intenção de compra. Para isso, foi aplicado um survey entre novembro e dezembro de 2017, em uma amostra de 519 respondentes. Os dados coletados foram analisados por modelagem de equações estruturais. Concluiu-se que a ofensividade causada por papéis femininos estereotipados na propaganda influenciou a intenção de boicotar os produtos. Confirmou-se que as mulheres apresentam atitudes mais negativas do que os homens quanto aos estereótipos retratados, em termos de ofensividade. Contudo, não houve diferença significativa entre o gênero feminino e masculino quanto ao impacto da ofensividade sobre a imagem da empresa ou a intenção de boicote.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación objetivó analizar las actitudes de adultos brasileños acerca del retrato de estereotipos femeninos en la propaganda y sus efectos en la imagen de los anunciantes y en la intención de compra. Para esto, se aplicó una survey entre noviembre y diciembre de 2017 en una muestra de 519 personas. Los datos recolectados fueron analizados por un modelo de ecuaciones estructurales. Se concluyó que la ofensividad causada por papeles femeninos estereotipados en la propaganda influenció la intención de boicotear los productos. Se confirmó que las mujeres presentan actitudes más negativas que los hombres en cuanto a los estereotipos retratados, en términos de ofensividad. Sin embargo, no hubo diferencia significativa entre el género femenino y masculino en lo que se refiere al impacto de la ofensividad sobre la imagen de la empresa o la intención de boicot.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to analyze the attitudes of Brazilian adults about the portrayal of female stereotypes in advertising and their effects on advertisers’ image and intent to buy. A survey was applied between November and December of 2017 in a sample of 519 respondents. The collected data were analyzed by structural equations modeling. It was concluded that the offensiveness caused by stereotyped female roles in advertising influenced the intention to boycott the products. It was confirmed that women present more negative attitudes than men about the stereotypes portrayed, in terms of offensiveness. However, there was no significant difference between male and female regarding the impact of offensiveness on the company image or the intention to boycott.
  • Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania Artigos

    Spinelli, Egle Müller

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe uma reflexão sobre o potencial de alfabetização midiática presente nos âmbitos do acesso, da avaliação e da criação, para a formação de senso crítico e reflexivo que promova a atuação autônoma no exercício da liberdade e cidadania. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre alfabetização midiática, comunicação, consumo e educação, propõe-se a compilação de parâmetros teóricos e metodológicos que auxiliem na composição de indicadores de competências midiáticas para a constituição de uma identidade cidadã e participativa, que possam ser explorados em projetos e pesquisas que envolvam alfabetização midiática, tanto na educação formal como informal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo propone una reflexión sobre el potencial de la alfabetización mediática presente en los campos del conocimiento, la comprensión y la expresión, para la formación de un pensamiento crítico y reflexivo que promueva el desempeño autónomo en el ejercicio de la libertad y la ciudadanía. A través de la investigación bibliográfica sobre alfabetización mediática, comunicación, consumo y educación, proponemos la constitución de parámetros teóricos y metodológicos que ayuden a la composición de los indicadores de competencia mediática para la constitución de una identidad ciudadana y participativa, que pueda ser explorada en proyectos e investigaciones que involucren alfabetización mediática, tanto en educación formal como informal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes a reflection on the potential of media literacy present in the areas of access, evaluation and creation, for the formation of a critical and reflective sense that promotes autonomous action in the exercise of freedom and citizenship. Through bibliographic research on media literacy, communication, consumption, and education, we propose to define theoretical and methodological parameters that help to identify media competence indicators to foster a participative citizen identity, which can be explored in projects and research involving media literacy, both in formal and informal education.
  • A “Pedagogia da Autonomia” de Freire e a “Autocomunicação de Massa” de Castells no fortalecimento do protagonismo estudantil na educação híbrida em tempos de pandemia Artigos

    Freitas, Talvacy Chaves de; Lacerda, Juciano de Sousa

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo busca extrair as contribuições dos conceitos de “Autonomia” de Paulo Freire e de “Autocomunicação de Massa” de Manuel Castells para ajudar na compreensão dos processos de fortalecimento do protagonismo estudantil em tempos de hibridismo na educação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, aplicando a técnica de pesquisa bibliográfica, a fim de analisar a literatura dos conceitos supracitados dentro do atual contexto de Covid-19. Entre os resultados da pesquisa, além de consolidar o princípio do protagonismo estudantil como o “pilar central” para o êxito da educação híbrida, evidenciou-se a urgente necessidade de, inicialmente, alfabetizar e conscientizar o estudante à cidadania digital e, concomitantemente, alinhar os atuais paradigmas pedagógicos universitários ao novo perfil do estudante da era digital.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo busca extraer aportes de los conceptos de “Autonomía” de Paulo Freire y “Autocomunicación de Masas” de Manuel Castells para ayudar en la comprensión de los procesos de fortalecimiento del protagonismo estudiantil en tiempos de hibridismo en la educación. Como metodología se optó por un abordaje cualitativo, aplicando la técnica de la investigación bibliográfica, con el fin de analizar la literatura de los conceptos antes mencionados, en el contexto actual del Covid-19. Entre los resultados de la investigación, además de consolidar el principio de protagonismo estudiantil como el “pilar central” para el éxito de la educación híbrida, se ha evidenciado una urgente necesidad de alfabetizar inicialmente y sensibilizar a los estudiantes sobre la ciudadanía digital y, al mismo tiempo, alinear los paradigmas pedagógicos universitarios actuales al nuevo perfil estudiantil de la era digital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article seeks to extract contributions from the concepts of “Autonomy” by Paulo Freire and “Mass Self-Communication” by Manuel Castells to help understand the processes of strengthening student protagonism in times of hybridism in education. As a methodology, we opted for a qualitative approach, applying the technique of bibliographic research, in order to analyze the literature of the above concepts, within the current context of Covid-19. Among the results of the research, in addition to consolidating the principle of student protagonism as the “central pillar” for the success of hybrid education, there was an urgent need to initially literate and make the student aware of digital citizenship and, at the same time, align the current university pedagogical paradigms to the new student profile of the digital age.
  • Desafios ético-políticos no exercício da cidadania científica em Comunicação Arena

    Maldonado, Alberto Efendy

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta uma reflexão transmetodológica sobre a experiência de construção de redes de solidariedade acadêmica, para o exercício de uma cidadania científica crítica, experimental, inventiva e propositiva. Contextualiza a realidade econômico-política e acadêmica latino-americana, e os obstáculos que para a produção de pesquisa e conhecimento transformador tem de enfrentar, em institucionalidades condicionadas pelo modelo positivista de ciência. Argumenta sobre a necessidade da construção de poderes comunieducativos que assumam o compromisso ético/político de propor alternativas para superar o neocolonialismo acadêmico e os modos burocráticos de exercício investigativo. Trabalha uma perspectiva teórico-metodológica heurística, em cooperação com o pensamento crítico latino-americano e mundial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo presenta una reflexión transmetodológica sobre la experiencia de construcción de redes de solidaridad académica, para el ejercicio de una ciudadanía científica crítica, experimental, inventiva y propositiva. Contextualiza la realidad económico-política y académica latinoamericana, y los obstáculos que para la producción de investigación y conocimiento transformador tiene que enfrentar, en institucionalidades condicionadas por el modelo positivista de ciencia. Argumenta acerca de la necesidad de construir poderes comunieducativos que asuman el compromiso ético/político de proponer alternativas para superar el neocolonialismo académico, y los modos burocráticos de ejercicio investigativo. Trabaja una perspectiva teórico-metodológica heurística, en cooperación con el pensamiento crítico latinoamericano y mundial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article presents a transmethodological reflection on the experience of building academic solidarity networks, for the exercise of critical scientific citizenship, experimental, inventive and propositional. Contextualizes Latin American economic-political and academic reality, and the obstacles that for research production and transformative knowledge have to face, in institutions conditioned by the positivist model of science. Argues about the need to build community powers that assume the ethical / political commitment to propose alternatives to overcome academic neocolonialism, and bureaucratic modes of investigative exercise. Works on a heuristic theoretical-methodological perspective, in cooperation with Latin American and world critical thinking.
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br