Acessibilidade / Reportar erro

Comportamento territorial, vocalização e biologia reprodutiva de Allobates olfersioides (Anura: Aromobatidae)

Territorial behavior, vocalization and reproductive biology of Allobates olfersioides (Anura: Aromobatidae)

RESUMO

Em anfíbios a territorialidade, o cortejo elaborado e outras formas de comportamento, parecem estar mais associados a espécies que exibem o padrão de reprodução prolongado. A vocalização é um importante aspecto biológico relacionado à reprodução e ao comportamento social dos anuros. Este é o primeiro estudo com comportamento e vocalização da rã-foguete Allobates olfersioides (Lutz, 1925Haddad, C. F. B.; Segalla, M. V.; Bataus, Y. S. L.; Uhlig, V. M.; Batista, F. R. Q.; Garda, A.; Hudson, A. A.; Cruz, C. A. G.; Strüsmann, C.; Brasileiro, C. A.; Silvano, D. L.; Nomura, F.; Pinto, H. B. A.; Amaral, I. B.; Gasparini, J. L. R.; Lima, L. P.; Martins, M. R. C.; Hoogmoed, M. S.; Colombo, P.; Valdujo, P. H.; Garcia, P. C. A.; Feio, R. N.; Brandão, R. A.; Bastos, R. P. & Caramaschi, U. 2016. Avaliação do Risco de Extinção de Allobates olfersioides (A. Lutz, 1925). Processo de avaliação do risco de extinção da fauna brasileira. ICMBio. Disponível em: <Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/estado-de-conservacao/7498-anfibios-allobates-olfersioides.html >. Acessado 06 de janeiro de 2019.
http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiver...
) e nós registramos em etograma o comportamento de territorialidade e corte, descrevemos e analisamos o seu repertório vocal e avaliamos a influência climática na atividade acústica da espécie. Ao todo 18 machos de A. olfersioides foram observados pelo método de animal focal, registrando todas as atividades individuais durante dez minutos. Adicionalmente, nós utilizamos o playback de um canto de advertência de macho adulto para analisar as respostas territoriais exibidas por indivíduos machos durante o trabalho. Para este anuro, registramos 11 comportamentos distintos e analisamos 14 cantos de anúncio que demonstraram que o canto de A. olfersioides é um canto simples e composto por uma única nota não pulsionada com duração média de 0,02s, intervalo médio entre cantos de 0,35s e frequência dominante média de 5,67kHz. O período de atividade vocal foi registrado durante quase todos os meses do estudo (novembro de 2015 a outubro de 2016), exceto novembro e dezembro, onde os indivíduos ficaram inativos quanto às atividades acústicas. Acreditamos que A. olfersioides apresente uma reprodução contínua (com duração de aproximadamente dez meses), devido à ausência de vocalizações durante os meses mais secos em novembro e dezembro. No que se refere às atividades comportamentais, A. olfersioides apresenta padrões de comportamento semelhantes a outras espécies de Aromobatidae, como também, o padrão territorialista já visto para o grupo, demonstrando a importância dos sinais acústicos e visuais.

PALAVRAS-CHAVE
Repertório comportamental; etograma; atividade vocal; modos reprodutivos

Museu de Ciências Naturais Museu de Ciências Naturais, Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Rua Dr. Salvador França, 1427, Jardim Botânico, 90690-000 - Porto Alegre - RS - Brasil, Tel.: + 55 51- 3320-2039 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: iheringia-zoo@fzb.rs.gov.br