Acessibilidade / Reportar erro

A suscetibilidade de alvos ao morcego-vampiro Desmodus rotundus é proporcional à sua abundância em fragmentos de Mata Atlântica?

RESUMO

Desmodus rotundus (É. Geoffroy, 1810) se alimenta preferencialmente de sangue de mamíferos, incluindo animais de criação como gado bovino. Apesar de utilizarem presas nativas na natureza os registros desta atividade alimentar são escassos. Neste estudo investigamos atividade de forrageio desta espécie baseado em filmagens de armadilhas fotográficas em fragmentos de Mata Atlântica no sul de Goiás. Das 23 espécies de mamíferos registradas na área de estudo, quatro possuíram interações com Desmodus rotundus (Priodontes maximus, Tapirus terrestris, Mazama americana e Pecari tajacu). Os registros foram obtidos desde o início da noite até o crepúsculo matutino. Houve correlação entre abundância de potenciais presas e a escolha do alvo por D. rotundus. A maior parte da interação morcego-presa ocorreu na borda dos fragmentos. Este trabalho registra pela primeira vez a potencial utilização de catetos (P. tajacu) e do tatu-canastra (P. maximus) na dieta de D. rotundus.

PALAVRAS-CHAVE
Chiroptera; forrageamento; mamíferos

Museu de Ciências Naturais Museu de Ciências Naturais, Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Rua Dr. Salvador França, 1427, Jardim Botânico, 90690-000 - Porto Alegre - RS - Brasil, Tel.: + 55 51- 3320-2039 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: iheringia-zoo@fzb.rs.gov.br