Acessibilidade / Reportar erro

Abordagens morfológicas e moleculares para delimitação de espécie e investigações de hibridação de duas espécies de Cichla .

RESUMO

A hibridação é uma questão amplamente discutida em vários estudos com espécies de peixes. Para alguns autores, hibridações podem estar relacionadas à diversificação e especiação de muitos grupos, ou à extinção de populações ou espécies. Dificuldades para diferenciar espécies e híbridos podem ser um problema para aplicar corretamente o manejo de espécies selvagens, porque linhagens híbridas, especialmente as mais avançadas, podem assemelhar-se aos parentais. O gênero Cichla Bloch & Schneider, 1801 constitui um interessante modelo experimental, considerando que a hibridação e as incertezas taxonômicas dificultam a correta identificação. Considerando estes problemas, neste estudo foram desenvolvidas metodologias genéticas e aplicadas abordagens merísticas e morfométricas em amostras selvagens para identificar espécies e para testar uma possível hibridação entre Cichla kelberi Kullander & Ferreira, 2006 e Cichla piquiti Kullander & Ferreira, 2006. Para isto, C. kelberi, C. piquiti e indivíduos do híbrido em potencial ( carijó) foram coletados nos rios Paraná e Tietê (SP, Brasil). Para os métodos merístico e morfométrico, os indivíduos foram analisados, utilizando-se o software estatístico Pcord 5:31, enquanto que para os métodos moleculares, primers para PCR-multiplex foram desenhados e enzimas para PCR-RFLP foram selecionadas, sob nucleotídeos espécie-específicos. Todos os resultados indicaram que o carijó não é um híbrido interespecífico, porque apresentou padrão genético idêntico e morfologia próxima à C. piquiti. Assim, propomos que o carijó é um morfotipo de C. piquiti. Além disso, este estudo promove uma nova ferramenta molecular que poderá ser utilizada em futuras pesquisas, monitoramento e manejo do gênero Cichla.

PALAVRAS-CHAVE
Cichla kelberi; Cichla piquiti; carijó; Análise de agrupamento; PCA; PCR-multiplex

Museu de Ciências Naturais Museu de Ciências Naturais, Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Rua Dr. Salvador França, 1427, Jardim Botânico, 90690-000 - Porto Alegre - RS - Brasil, Tel.: + 55 51- 3320-2039 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: iheringia-zoo@fzb.rs.gov.br