Acessibilidade / Reportar erro

Dimorfismo sexual e morfometria em duas populações do quelônio aquático Neotropical Mesoclemmys vanderhaegei (Testudines, Chelidae)

RESUMO

Como comumente observado em quelônios, dimorfismo sexual em tamanho (SSD) é pronunciado em Mesoclemmys vanderhaegei (Bour, 1973), uma espécie de quelônio Neotropical de água doce onde as fêmeas são geralmente maiores que os machos. Nós estudamos SSD em duas populações de M. vanderhaegei no Cerrado brasileiro, com base em 245 espécimes capturados entre novembro de 2010 e agosto de 2013. O comprimento da carapaça do maior macho foi de 201 mm (9,15% menor que o comprimento da maior fêmea, 220 mm). Os tamanhos médios de fêmeas e machos não diferiram nas duas populações. No entanto, uma comparação de oito variáveis morfológicas revelou que o padrão de distribuição de tamanhos diferiu entre as populações. Usando a seleção de modelos, sete das 34 variáveis morfométricas - incluindo medidas da cabeça, plastrão, ponte e cauda - foram selecionadas como as mais adequadas para distinguir fêmeas e machos. O padrão de SSD encontrado em M. vanderhaegei é similar ao encontrado em outras espécies de quelônios e pode ser o resultado de seleção natural ao invés de fatores ecológicos, uma vez que indivíduos de ambos os sexos usam os mesmos habitats.

PALAVRAS-CHAVE
Dimorfismo sexual em tamanho; Cerrado; tamanho do corpo; seleção de modelos

Museu de Ciências Naturais Museu de Ciências Naturais, Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Rua Dr. Salvador França, 1427, Jardim Botânico, 90690-000 - Porto Alegre - RS - Brasil, Tel.: + 55 51- 3320-2039 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: iheringia-zoo@fzb.rs.gov.br