Acessibilidade / Reportar erro

Evaluating Scatchard and Differential Equilibrium Functions to study the binding properties of Cu(II) to the surface of mixed species of lyophilized Spirulina (Cyanobacteria)

A ligação de Cu(II) à superfície de espécies mistas da microalga Spirulina foi estudada em pH 6.0 por titulação potenciométrica monitorada com eletrodo íon-seletivo para Cu(II). Três materiais foram estudados: a suspensão completa da alga, a água de lavagem obtida por centrifugação da suspensão completa e a suspensão composta por células lavadas com água. Os métodos de Scatchard e de Funções Diferenciais de Equilíbrio (DEF) foram usados para tratamento dos dados de titulação. Os gráficos de Scatchard possibilitaram a determinação de duas classes de sítios de complexação, sendo que os valores de log K' para os sítios mais fortes variaram entre 7,3 e 7,9. Para os sítios mais fracos os valores de log K' foram determinados entre 3,5 e 3,9. As concentrações totais dos sítios de complexação foram 1,6±0,1; 1,5±0,5 e 0,92±0,08 mmol g-1 para a suspensão total, água de lavagem e células lavadas, respectivamente. O método DEF revelou uma variação linear dos valores de log K DEF em função do log teta(teta = grau de ocupação dos sítios de complexação), sendo que os valores de log K DEF decresceram de 9 para 4 em conseqüência do aumento de log teta de -2,5 para -0,25. Os graus de heterogeneidade determinados por DEF ficaram na faixa entre 0,4 e 0,5 para os três materiais estudados.


Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br