Acessibilidade / Reportar erro

Age and time related pheromone production in coffee leafminer Leucoptera coffeella Guérin-Méneville (Lepidoptera: Lyonetiidae)

Este estudo foi feito para determinar o padrão de produção de feromônio sexual em glândulas de fêmeas virgens de Leucoptera coffeella como uma medida indireta do comportamento de chamamento. O composto principal, 5,9-dimetilpentadecano (1) foi extraído de glândulas de feromônio de fêmeas virgens para ser usado em dois experimentos. No primeiro foi investigado o efeito do tempo na produção do feromônio (extratos de 10 fêmeas de dois dias de idade em intervalos de duas horas) e no outro foi avaliado o efeito da idade das fêmeas na produção de feromônio (10 fêmeas com idade entre 1 e 5 dias após a emergência). Os extratos hexânicos contendo 5 ng µL-1 de 5,9-dimetilheptadecano (2) como padrão interno foram analisados por CG. As fêmeas tiveram as maiores quantidades de feromônio nas últimas quatro horas da escotofase e nas duas primeiras horas da fotofase. Fêmeas de um dia de idade produziram as maiores quantidades de feromônio na glândula.


Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br