Pereiraet al., 20121515 Pereira DA, Costa NMSC, Sousa ALL, Jardim PCBV, Zanini CRO. Efeito de intervenção educativa sobre o conhecimento da doença em pacientes com diabetes mellitus. Rev Lat Am Enfermagem 2012;20:478-85. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000300008
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012...
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Ambulatório |
62 adultos |
Paulo Freire |
Aulas expositivas, atividades grupais |
Torreset al., 20101616 Torres HC, Amaral MA, Amorim MM, Cyrino AP, Bodstein R. Capacitação de profissionais da atenção primária à saúde para educação em Diabetes Mellitus. Acta Paul Enferm 2010;23:751-6. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000600006
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010...
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Posto de saúde |
85 profissionais |
Paulo Freire |
Aulas expositivas, círculos de discussão |
Torreset al., 20111717 Torres HC, Roque C, Nunes C. Visita domiciliar: estratégia educativa para o autocuidado de clientes diabéticos na atenção básica. Rev Enferm UERJ 2011;19:89-93.
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Posto de saúde |
63 adultos |
Paulo Freire |
Aulas expositivas, atividades grupais |
Brito e Santos, 20111818 Brito RS, Santos DLA. Percepção de homens hipertensos e diabéticos sobre a assistência recebida em Unidade Básica de Saúde. Rev Eletr Enferm 2011;13:639-47.
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Posto de saúde |
14 adultos |
Dorotea Orem |
Aulas expositivas, atividades grupais |
Torreset al., 20091919 Torres Hde C, Franco LJ, Stradioto MA, Hortale VA, Schall VT. Evaluation of group and individual strategies in a diabetes education program. Rev Saude Publica 2009;43:291-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102009005000001
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102009...
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Hospital |
104 adultos |
Paulo Freire |
Dinâmicas interativas e lúdicas fundamentadas em jogos educativos, baseados nos conhecimentos teóricos e práticos |
Torreset al., 20112020 Torres HC, Pereira FRL, Alexandre LR. Avaliação das ações educativas na promoção do autogerenciamento dos cuidados em diabetes mellitus tipo 2. Rev Esc Enferm USP 2011;45:1077-82. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000500007
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011...
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Centro de Pesquisa e Extensão Universitária |
27 adultos |
Paulo Freire |
Dinâmicas lúdicas e interativas, cartilhas, jogos |
Rodrigueset al., 20092121 Rodrigues FF, Zanetti ML, dos Santos MA, Martins TA, Sousa VD, de Sousa Teixeira CR. Knowledge and attitude: important components in diabetes education. Rev Lat Am Enfermagem 2009;17:468-73. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000400006
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009...
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Centro de Pesquisa e Extensão Universitária |
83 adultos > 60 |
Paulo Freire |
Atividades grupais: dramatizações, role playing, dinâmicas de grupo, troca de experiências. |
Landimet al., 20112222 Landim CA, Zanetti ML, Santos MA, Andrade TA, Teixeira CR. Self-care competence in the case of Brazilian patients with diabetes mellitus in a multiprofessional educational programme. J Clin Nurs 2011;20:3394-403. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2011.03883.x
http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.20...
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Centro de Pesquisa e Extensão Universitária |
43 adultos > 60 |
Dorotea Orem |
Grupos educacionais desenvolvido em 4 sessões com equipe multidisciplinar. |
Scainet al., 20092323 Scain SF, Friedman R, Gross JL. A structured educational program improves metabolic control in patients with type 2 diabetes: a randomized controlled trial. Diabetes Educ 2009;35:603-11. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/0145721709336299
http://dx.doi.org/10.1177/01457217093362...
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Clínica médica, Hospital |
104 Adultos |
Dorotea Orem |
Grupos educacionais desenvolvido em 4 sessões, estimulando a participação ativa durante as aulas, fazendo perguntas e relato da sua experiência |
Torreset al., 20102424 Torres HC, Rozemberg B, Amaral MA, Bodstein RC. Perceptions of primary healthcare professionals towards their role in type 2 diabetes mellitus patient education in Brazil. BMC Public Health 2010;29:583. PMID: 20920232 DOI: http://dx.doi.org/10.1186/1471-2458-10-583
http://dx.doi.org/10.1186/1471-2458-10-5...
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Posto de saúde |
23 profissionais |
Paulo Freire |
Grupos focais |
Rodrigueset al., 20102525 Rodrigues ACS, Vieira GLC, Torres HC. A proposta da educação permanente em saúde na atualização da equipe de saúde em diabetes mellitus. Rev Esc Enferm USP 2010;44:531-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000200041
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010...
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Ambulatório |
Equipe da saúde da família 5 Profissionais |
Paulo Freire |
Oficinas educativas |
Matsumotoet al., 20122626 Matsumoto PM, Barreto ARB, Sakata KN. Siqueira YMC, Zoboli ELCP, Fracolli LA. A educação em saúde no cuidado de usuários do Programa Automonitoramento Glicêmico. Rev Esc Enferm USP 2012;46:761-5. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000300031
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012...
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Posto de saúde |
166 adultos |
Paulo Freire |
Atividades grupais: aulas expositivas, círculos de discussão |
Fariaet al., 20132727 Faria HTG, Veras VS, Xavier ATF, Teixeira CRS, Zanetti ML, Santos MA. Qualidade de vida de pacientes com diabetes mellitus antes e após participação em programa educativo. Rev Esc Enferm USP 2013;47:348-54. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000200011
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013...
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Posto de saúde |
51 profissionais |
Paulo Freire |
Fornecimento de material educativo e de controle de taxas |
Pereiraet al., 20142828 Pereira DA, Costa NMSC, Sousa ALL, Jardim PCV, Jardim LSS. Effect of an educational intervention on the metabolic control of people with type 2 diabetes. J Diabetes Nurs 2014;18:111-6.
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Hospital |
232 Adultos |
Paulo Freire |
Grupos educacionais desenvolvido em 12 sessões cada 15 dias por 6 meses monitorado por enfermeira ou profissional de saúde |
Imazuet al., 20152929 Imazu MF, Faria BN, Arruda GO, Sales CA, Marcon SS. Effectiveness of individual and group intervention for people with type 2 diabetes. Rev Lat Am Enfermagem 2015;23:200-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0247.2543
http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0247...
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Serviço de saúde dentro do "Programa de Monitoramento de Pacientes Crônicos" |
150 adultos |
Paulo Freire |
Consultas de enfermagem bianuais, Monitoramento telefone e atividade de grupos educativos. |