Síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético induzida pelo fitoterápico Harpagophytum procumbers: relato de caso

Renata Reis Carvalho Camila Dermínio Donadel Arthur Fernandes Cortez Vitor Ribeiro Gomes de Almeida Valviesse Pedro Felipe de Almeida Vianna Bruno Bordallo Corrêa Sobre os autores

Resumo

Introdução:

A síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH) consiste na incapacidade de supressão do hormônio antidiurético (ADH), comprometendo os mecanismos de excreção da água e concentração urinária. Possui como manifestações a hiponatremia e seus sintomas, sobretudo neurológicos. Há variadas causas que desencadeiam tal distúrbio, a se destacarem: distúrbios do sistema nervoso central, neoplasias malignas e drogas, dentre outros.

Relato de Caso:

Paciente feminina, 65 anos, hipertensa, apresentando manifestações clínicas e laboratoriais correspondentes à hiponatremia. O fato ocorreu em duas ocasiões em vigência de medicação fitoterápica para tratamento de osteoartrite.

Discussão:

A hiponatremia relacionada às drogas pode ser provocada pelo efeito direto do medicamento ou por desencadear SIADH. As manifestações clínicas apresentadas poderiam ter sido atribuídas a um quadro psiquiátrico, o que poderia ter desfecho grave, caso não diagnosticada corretamente. A associação de um fitoterápico à SIADH pôde ser confirmada após novo episódio de hiponatremia relacionado à reintrodução do Harpagophytum procumbers. Nossa revisão da literatura não encontrou este fitoterápico associado à SIADH, até o momento.

Conclusão:

SIADH pode ser ocasionada por medicamento fitoterápico doravante descrita sua associação na literatura.

Palavras-chave:
agitação psicomotora; fitoterapia; hiponatremia; síndrome de secreção inadequada de HAD

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com