Resumo
Introdução: Compreender os processos inflamatórios associados ao risco de mortalidade em pacientes em diálise peritoneal (DP) pode ajudar a orientar a tomada de decisões clínicas e a estratificação de risco e mortalidade nessa população.
Objetivo: Avaliar a associação entre índices hematológicos derivados de hemograma completo e desfechos desfavoráveis em pacientes sob DP.
Métodos: Coorte prospectiva com 43 pacientes em DP acompanhados por 18 meses. Dados do hemograma completo foram coletados dos prontuários médicos e índices hematológicos foram calculados para todos os participantes nas quatro etapas do acompanhamento. Associações entre esses índices e marcadores inflamatórios clássicos foram investigadas por meio de análises de correlação. A sobrevida dos pacientes foi estimada pelo método de Kaplan Meier (K-M) após divisão dos pacientes em dois grupos, com base na mediana como ponto de corte para cada índice hematológico. Utilizou-se o modelo de Cox com estrutura de risco competitivo para avaliar a influência dos índices na sobrevida.
Resultados: Os índices AISI e SIRI apresentaram correlação positiva significativa com a contagem total de leucócitos (r = 0,74 e r = 0,71, respectivamente, p < 0,001). Apenas AISI e SII apresentaram estimativas significativas de K-M, indicando maior sobrevida para AISI ≤149,61 e SII ≤722,80. No modelo de regressão de Cox, os pacientes com AISI superior a 149,6 e SII acima de 722,80 apresentaram risco 9,38 e 4,0 vezes maior, respectivamente, de óbito ou transferência para HD em comparação aos demais pacientes.
Conclusão: AISI e SII foram independentemente associados ao risco de desfechos desfavoráveis em pacientes em DP.
Descritores:
Biomarcadores; Diálise Peritoneal; Mortalidade; Modelos de Cox
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail


