Acessibilidade / Reportar erro

Fragilidade e doença renal crônica: associações e implicações

RESUMO

Introdução:

Fragilidade e sua associação com DRC foram estabelecidas anteriormente. O presente estudo aprofundou esta associação, estudando distribuição da fragilidade entre grupos definidos por diferentes estágios da doença. Também identificou déficits de saúde associados e explorou sua associação com taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) e relação albumina/creatinina urinária (RAC).

Métodos:

Realizou-se uma pesquisa transversal em 90 pacientes com DRC Estágios 1–4 não dependentes de diálise, recrutados em três grupos estratificados de 30 participantes cada, conforme estágio da doença. Avaliou-se fragilidade usando os critérios de fragilidade de Fried e registraram-se os déficits de saúde associados usando uma lista pré-determinada. A depressão foi verificada utilizando a escala de depressão de 4 pontos.

Resultados:

21,1% dos participantes eram frágeis e 43,3% eram pré-frágeis. A proporção de fragilidade nos grupos de DRC A (Estágios 1 e 2), B (Estágio 3a), e C (Estágios 3b e 4) foi de 10%, 13,3%, 40% respectivamente. A associação de déficits de saúde, incluindo comorbidades, parâmetros físicos, estado mental, atividades diárias etc. com RAC, TFGe e estágios da DRC não foi estatisticamente significativa. Cerca de um em cada dois participantes frágeis estava depressivo comparados com 14% entre não frágeis.

Conclusão:

A distribuição enviesada de 21% dos indivíduos frágeis identificados em nosso estudo indica associação entre fragilidade e doença renal progressiva. Indivíduos frágeis apresentaram menor TFGe, maior RAC, eram mais propensos a depressão, tinham maior índice de déficits de saúde e desempenho inferior no Índice de Atividades da Vida Diária de Barthel e WHOQOL. A identificação precoce da depressão melhoraria o atendimento desses pacientes.

Descritores:
Insuficiência Renal, Crônica; Fragilidade; Depressão; Taxa de Filtração Glomerular

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com