Acessibilidade / Reportar erro

Alterações induzidas por plátano maturado com carbureto de cálcio na concentração plasmática de eletrólitos e na função renal em ratos

Resumo

Introdução:

Agentes de maturação artificial como etanol, etileno, etefon e carbureto de cálcio (CaC2) são comumente empregados para estimular o amadurecimento de frutas. Atualmente, há uma escassez de informações a respeito dos efeitos de diversos métodos artificiais de maturação de frutas no estado de saúde dos consumidores. Neste estudo, investigaram-se os efeitos fisiológicos e possíveis riscos à saúde associados ao consumo de plátano maturado por CaC2 e outros métodos não químicos nos rins.

Métodos:

O plátano artificialmente amadurecido foi misturado com ração de rato e fornecido a ratos albinos Wistar por quatro semanas, e determinaram-se os níveis de eletrólitos plasmáticos (Na+, HCO3, K+, e Cl), ureia, creatinina, bem como alterações histológicas nos rins.

Resultados:

Ratos alimentados com plátano amadurecido com carbureto apresentaram um nível significativamente maior de bicarbonato plasmático (HCO3) em comparação com ratos controle, mas não houve diferença no nível plasmático de sódio (Na+). Entretanto, os níveis plasmáticos de potássio (K+) e cloreto (Cl) foram significativamente baixos em ratos alimentados com plátano maturado com CaC2 comparados com ratos controle. Além disso, os níveis de ureia e creatinina foram significativamente mais elevados em ratos alimentados com plátano amadurecido com CaC2, em comparação com os animais controle. Análises histológicas mostraram atrofia glomerular e necrose tubular em rins de ratos alimentados com plátano amadurecido com CaC2, indicando assim ainda mais toxicidade aos rins.

Conclusões:

Evidências histológicas e alterações nos eletrólitos plasmáticos, ureia e creatinina sugerem que o consumo de frutas amadurecidas com carbureto de cálcio pode ser prejudicial aos rins.

Descritores:
Amadurecimento artificial; Carbureto de cálcio; Plátano; Maturação; Função renal

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com