Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da sertralina na prevenção de hipotensão arterial em pacientes submetidos à hemodiálise

Resumo

Introdução:

A hipotensão intradialítica (HID) é uma das principais complicações da hemodiálise, com uma prevalência de cerca de 25% durante as sessões de hemodiálise, causando aumento da morbimortalidade.

Objetivo:

Estudar os efeitos da sertralina na prevenção da HID em pacientes em hemodiálise.

Métodos:

Este foi um ensaio clínico duplo-cego, cruzado, comparando o uso de sertralina versus placebo para reduzir a hipotensão intradialítica.

Resultados:

Dezesseis pacientes completaram as duas fases do estudo durante um período de 12 semanas. A prevalência de HID foi de 32%. Uma comparação entre intervenções intradialíticas, sintomas intradialíticos (ID) e episódios de HID não revelou diferença estatística na redução dos episódios de HID (p = 0,207) entre os dois grupos de intervenção. No entanto, o risco de intervenções para HID foi 60% maior no grupo placebo em comparação com o grupo Sertralina, e o risco de sintomas ID foi 40% maior no grupo placebo em comparação com o grupo Sertralina. A análise de sobrevida utilizando o estimador de Kaplan-Meier corroborou os resultados deste estudo. A sertralina apresentou um número necessário para tratar (NNT) de 16,3 pacientes para prevenir um episódio de intervenção de HID e 14,2 pacientes para prevenir um episódio de sintomas intradialíticos.

Conclusão:

Este estudo sugere que o uso de sertralina pode ser benéfico para reduzir o número de sintomas e intervenções de HID, embora não tenha havido diferença estatisticamente significante nos níveis pressóricos.

Palavras-chave:
Diálise Renal; Hipotensão; Sertralina; Insuficiência Renal Crônica

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com