In Memoriam Dr. João Antônio Vozza

IN MEMORIAM

In Memoriam Dr. João Antônio Vozza

Adagmar Andriolo

Editor-chefe do Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial

Nascido na capital paulista em 13 de junho de 1934, Dr. João Antônio Vozza foi patologista clínico formado pela segunda turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em Ribeirão Preto, e doutor em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), permanecendo como chefe do Laboratório de Patologia Clínica da Unicamp de 1976 a 1980. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica em duas ocasiões, durante os períodos de 1977 a 1979 e 1987 a 1989 e presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas de 1983 a 1985. Escreveu cerca de 40 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

No começo dos anos 60, Dr. Vozza mudou-se para Campinas onde fundou, em 1965, o Laboratório Vozza, em uma estrutura modesta no interior de um hospital, no qual apenas quatro funcionários executavam, artesanalmente, cada uma das etapas relativas à realização de análises clínicas, desde o cadastro do paciente até a produção de meios de cultura. No ano seguinte, o quadro de funcionários havia se duplicado. A atitude empreendedora desse renomado médico foi determinante para essa trajetória de sucesso.

Dr. Vozza presidiu o 10º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, realizado em Campinas-SP, em 1976. Um dos destaques de seu primeiro mandato na presidência da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC) foi o lançamento oficial, no 11º Congresso, em Guarujá-SP, do Programa de Qualidade da SBPC/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), então denominado Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (PELM). Nessa mesma gestão, a SBPC/ML consolidou sua representatividade na Associação Mundial das Sociedades de Patologia (WASP).

Como Presidente da SBPC, Dr. Vozza incentivou a realização de eventos regionais, como jornadas e cursos. O resultado foi bastante promissor, tendo ocorrido duas jornadas em Ribeirão Preto-SP, duas em Florianópolis e uma em Maceió, além de 14 cursos técnicos na sede da SBPC/ML, no Rio de Janeiro.

Durante o seu mandato, também aconteceram o 22º e o 23º Congressos Brasileiros de Patologia Clínica, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, respectivamente. O evento da capital mineira foi realizado simultaneamente com o 7º Congresso Latino-americano de Patologia Clínica.

O Laboratório Vozza, sob sua presidência, sempre participou do desenvolvimento da medicina laboratorial brasileira, atuando nos primeiros projetos relacionados com o aprimoramento científico, técnico e ético dessa especialidade médica. Por exemplo, em 1974, participou do I Levantamento Brasileiro de Patologia Clínica, realizado por meio da parceria entre a SBPC e o College of American Pathologists (CAP), buscando aprimorar o desempenho de seus serviços.

Em 1977, foi um dos primeiros laboratórios do país a aderir ao recém-criado PELM.

Dr. João Antônio Vozza permaneceu na presidência do Laboratório até 1999, sendo sucedido pelo filho, Dr. João Antonio Vozza Júnior.

Em 24 de maio de 2006, a Câmara Municipal de Campinas concedeu o Diploma de Honra ao Mérito ao Laboratório Vozza por seus serviços prestados ao município.

Dr. João Antônio Vozza faleceu dia 16 de outubro passado, aos 78 anos, deixando esposa, cinco filhos, oito netos e incontáveis amigos, alunos e admiradores.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Dez 2012
  • Data do Fascículo
    Out 2012
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br