Acessibilidade / Reportar erro

Biópsias musculares em dermatomiosite e polimiosite: relevância prática da análise de diferentes níveis de cortes histológicos de um mesmo compartimento muscular

RESUMO

Introdução:

É frequente na prática médica encontrar achados histológicos com aspectos dentro da normalidade em biópsias musculares de pacientes com dermatomiosite (DM) ou polimiosite (PM). Isso se deve ao fato de, por exemplo, o infiltrado inflamatório ocorrer em focos.

Objetivos:

Avaliar os aspectos morfológicos e o infiltrado inflamatório em diversos níveis histológicos, bem como correlacionar esses achados com os dados clínicos, laboratoriais e terapêuticos dos pacientes.

Métodos:

Estudo transversal no qual foram avaliadas biópsias musculares de 34 pacientes (DM e PM). Para cada bloco de biópsia muscular/paciente, foram realizados três níveis de cortes histológicos (I, II e III), com intervalos de 400 µm entre os níveis adjacentes (I × II e II × III). Foram analisados semiquantitativamente os seguintes parâmetros entre os níveis adjacentes: características das fibras musculares, tecido conjuntivo, vasos e presença de infiltrado de células inflamatórias.

Resultados:

O tempo entre a realização da biópsia muscular e o início de sintomas dos pacientes com DM e PM foi, respectivamente, de 5,5 e 3,5 meses. Todos os parâmetros histológicos analisados variaram entre os níveis e não se correlacionaram com os dados demográficos, clínicos, laboratoriais e terapêuticos pré-biópsia muscular (p > 0,05).

Conclusão:

Nossos resultados reforçam a importância de avaliar diferentes níveis de cortes histológicos de um mesmo bloco de biópsia muscular com o objetivo de minimizar eventuais resultados falso negativos. Além disso, os dados evidenciam que, além do infiltrado inflamatório, os demais parâmetros histológicos analisados também ocorrem em focos, justificando a dissociação entre esses parâmetros e a clínica dos pacientes.

Unitermos:
dermatomiosite; histologia; polimiosite; miosite

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br